sexta-feira, junho 30, 2006

Uso da Internet cresce em Portugal 29% ao ano



Manuel Pinto, coordenador do projeto Mediascópio, divulgou no blog ‘Jornalismo e Comunicação’ um estudo que diz que mais de 3,4 milhões (correspondente a 41,3%) de portugueses, maiores de 14 anos e residentes no Continente, dizem utilizar habitualmente a Internet.

De acordo com Bareme Internet, da Marktest, a ocupação, a classe social e a idade são as variáveis que mais discriminam os indivíduos relativamente a este uso. "A taxa de utilização da Internet em Portugal tem crescido sistematicamente nos últimos anos. Entre 1997 e 2006, a taxa de variação média tem sido de 29,7% ao ano, sendo em 2006 mais de sete vezes superior ao valor observado em 1997", refere a newsletter da Marktest.

Alberto Marques
1 comments links to this post

Nuevo libro de José Luis Orihuela: La Revolución de los Blogs


Colegas:

José Luis Orihuela acaba de lanzar su último libro sobre el fenónemo blogs. El título completo del texto es "La revolución de los blogs. Cuando las bitácoras se convirtieron en el medio de comunicación de la gente". Por lo que pude apreciar hasta ahora, el libro posee una gran diversidad temática. Si a alguien le interesa conocer más características sobre el mismo, recomiendo que ingresen a http://www.ecuaderno.com/larevoluciondelosblogs/


Gonzalo
0 comments links to this post

"The programmer as journalist"

Este é o título da entrevista que o Online Journalism Review publicou com Adrian Holovaty, o guru de tecnologia do washingtonpost.com.
Para ele, as tarefas básicas do processo de produção jornalístico (Gathering information; Distilling information e Presenting information) podem ser automatizadas para garantir um modo diferente de alcançá-las. Ele explica, por exemplo, como se daria o procedimento em relação à primeira tarefa:
"(...) it's possible to automate that first step, the gathering of information. That's how my chicagocrime.org site works. Each weekday, my computer program goes to the Chicago Police Department's website and gathers all crimes reported in Chicago. Similarly, the U.S. Congress votes database . I helped put together at washingtonpost.com works the same way: Several times a day, an automated program checks several government websites for roll-call votes. If it finds any, it gathers the data and saves it into a database."

Suzana Barbosa
0 comments links to this post

quinta-feira, junho 29, 2006

O Soft(íssimo) Cinema de Manovich

Comprei, já chegou e já explorei o DVD do Manovich (Soft Cinema).
Confesso que deixou muito a desejar, depois das expectativas que são criadas para quem visita o site, mas vale como uma aplicação de idéias dele e como um estímulo para pensarmos sobre coisas como Narratividade & Databases; Narratividades Algorítmicas etc etc.
Senti como se estivesse assistindo a uma apresentação de uma sessão de Lanterna Mágica, em relação ao que é o cinema de hoje.
Mas acho que isso mesmo. Afinal, sem Laterna Mágica não haveria Cinemascope...
Uma das explicações para a reduzida performance do DVD é que, na verdade, ele é apenas um sample das databases que foram criadas e usadas quando o Soft Cinema foi primeiro apresentado ao público, como uma instalação.
O DVD, que atualmente está esgotado na Amazon, mas pode ser adquirido pelo serviço de "usados" da empresa, traz três filmes curtos, uma entrevista com Manovich e alguns outros extras, sobre as databases, os gráficos e cenas do Soft Cinema como instalação.
Uma resenha crítica está na revista online Image & Narrative

marcos palacios
0 comments links to this post

Agência Brasil no creative commons

Sinal dos tempos ou resultado do atrito (positivo) entre a dinâmica das agências e o jornalismo na web?

O importante é a iniciativa pioneira do pessoal da AGBR, abrindo o conteúdo para ampliar a disseminação.


No próximo final de semana, a Radiobrás anunciará que todo o conteúdo produzido pela Agência Brasil, agência de notícias governamental, poderá ser adquirido, reproduzido e modificado livremente. O acervo completo de um dos maiores órgãos de comunicação do Brasil, que é o responsável pelo programa de rádio "A Voz do Brasil", por exemplo, será licenciado sob a
bandeira Creative Commons.
Textos, imagens, arquivos de áudio e filmes estarão disponíveis para os internautas utilizarem livremente no novo site da empresa (www.agenciabrasil.gov.br ), com lançamento previsto para o dia 3 de julho. O visitante poderá, por exemplo, editar um pronunciamento e incluí-lo em um filme. "A Agência Brasil sempre possibilitou aos visitantes utilizar seu conteúdo", disse Rodrigo Savazoni, redator-chefe da empresa. "Mas agora será permitida a criação de obras derivadas de nosso material e ainda a utilização comercial dele." A empresa BBC usa licença semelhante em seu conteúdo, mas não está sob a Creative Commons.

Abraços a Todos - Afonso.

Mais em:

- Notícias do acervo da Radiobrás serão liberadas ao público (Folha de São Paulo)

- Radiobrás ganha vídeo online e sistema de tags para atrair usuário final <IDGnotícias>

Radiobras adota Creative Commons para licenciar seus conteúdos (Última Instância/Uol)
0 comments links to this post

Baianos plugados (3)


A maioria absoluta lê notícias na internet (74%). Os jornais impressos começaram a perder leitores para a web, o que confirma o State of Media deste ano.

Quanto tempo passam plugados no site do A TARDE:

- menos de uma hora (69%)

Navegam em busca de notícias de

- Local (81%), Nacional (76%) e Cultura (74%)

Eles querem pagar:

- 60% toparia fazer assinatura (pay content)

Horários de acesso

Segunda a sexta

8h às 10h (30%)
10h às 12h (25%)
12h às 14h (22%)
14h às 16h (37%)
16h às 18h (32%)
18h às 20h (24%)
20 às 22h (29%)
22h às 24h (30%)
24h às 2h (21%)

Sábado, domingo e feriado

8h às 10h (23%)
10h às 12h (28%)
12h às 14h (28%)
14h às 16h (45%)
16h às 18h (44%)
18h às 20h (42%)
20h às 22h (45%)
22h às 24h (37%)
24h às 2h (20%)

Luciana Moherdaui
0 comments links to this post

Baianos plugados (2)


O que eles fazem:

- Busca/pesquisa (83%)
- Notícias (63%)
- Comunicação (e-mail, MSN) (60%)

Durante a semana, querem

- Busca/pesquisa (66%)
- Notícias (45%)
- Comunicação (e-mail, MSN) (36%)

Mas no fim de semana...

Comunicação (e-mail, MSN) (50%)
Entretenimento (39%)
Busca/Pesquisa (38%)
Notícias (38%)

São Google, campeão de acessos: 73%

Eles têm medo de e-commerce

- 74% disseram não comprar pela rede

Se conectam para ler notícias: 88%. Desse total, 42% o fazem diariamente

O site do A TARDE é o mais acessado (83%), seguido da Folha (31%) e de O Globo (28%)

Como eles querem as notícias...

Resumidas (54%)
Linguagem clara e objetiva (44%)
Atualização constante (43%)
Variedade de informações (34%)

Eles não ligam para

Layout (11%) e serviços (11%)

Luciana Moherdaui
0 comments links to this post

quarta-feira, junho 28, 2006

Baianos plugados


A maioria dos usuários que acessam notícias em Salvador pertence às classes A e B (73%). São solteiros (61%) e têm nível superior incompleto (65%). As mulheres estão mais plugadas que os homens: 53% contra 47%.

Cinquenta por cento dos internautas têm entre 16 e 29 anos. Os outros cinquenta estão divididos entre os que têm entre 30 e 49 anos. A metade dos 320 entrevistados afirmou ser heavy user. A turma acessa a rede do trabalho (33%). Domícilio (25%), universidade (24%) e cibercafés (20%) também são boa opção.

O estudo do Ibope Mídia, encomendado pelo Grupo A TARDE e divulgado em março passado, mostra que trata-se da geração Google e Orkut... Os sites criados por Larry Page e Sergey Brin estão no topo dos mais acessados: 15% e 10%, respectivamente. Em tempo: a lista de top of mind tem 18 itens... Eles estão no topo apesar do baixo percentual. A amostra representa um universo de 293.776 pessoas.

Como indica a tendência no exterior, aqui também aumentou o acesso à banda larga: 54% afirmaram se conectar via broadband.


Luciana Moherdaui
1 comments links to this post

Viva o B2B!

Deu na Carta Capital que está nas bancas: O comércio eletrônico entre empresas cresce numa velocidade bem maior do que a economia brasileira. É o que mostra o recém-divulgado índice business-to-business online (B2BOL), que mede as transações entre empresas, referente ao primeiro semestre de 2006. Os dados, divugados pela E-Consulting e Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico (Camara-e.net), indicam que a movimentação registrada entre as 30 maiores empresas do Brasil (B2BOL Companies) foi de R$ 47,5 bilhões, alta de 17,5% na comparação com o mesmo período sw 2005. Já o B2BOL realizado entre os e-markets independentes (os mercados digitais intermediários) teve um crescimento maior, de 26.3%, tendo somado R$ 14,4 milhões.

Luciana Moherdaui
0 comments links to this post

É tudo free...


A onda agora é piratear o sinal das emissoras que transmitem os jogos do Mundial. Ideal para quem não é liberado do trabalho nos dias em que a Seleção entra em campo, o site LiveFoot disponibiliza gratuitamente a transmissão das partidas. Basta baixar o programa, esperar carregar e assistir ao vivo, com um pequeno delay. O Live também transmite jogos de basquete e de tênis. Cool...

Luciana Moherdaui
1 comments links to this post

Cultura Convergente?



Henry Jenkins, Diretor do Comparative Media Studies Program do MIT, vai lançar ainda este ano, pela New York University Press, um livro intitulado Convergence Culture: Where Old and New Media Collide
Ele criou o Blog Confessions of an Aca/Fan especialmente para adiantar e discutir algumas idéias que estão no livro.

Aí está a definição inicial de Convergência sugerida por Jenkins :

"By convergence, I mean the flow of content across multiple media platforms, the cooperation between multiple media industries, and the migratory behavior of media audiences who would go almost anywhere in search of the kinds of entertainment experiences they wanted. Convergence is a word that manages to describe technological, industrial, cultural, and social changes, depending on who’s speaking and what they think they are talking about. In the world of media convergence, every important story gets told, every brand gets sold, every consumer gets courted across multiple media platforms. Right now, convergence culture is getting defined top-down by decisions being made in corporate boardrooms and bottom-up by decisions made in teenagers' bedrooms."

marcos palacios
0 comments links to this post

WEB 2.0: um vídeo muito didático

Descoberto e divulgado por Hugo Pardo, do Blog Digitalismo.com, este vídeo sobre Web 2.0 é muito claro e ilustrativo. Ótimo para usar em cursos e apresentações. Curto (5 minutos) e em inglês, claro...

marcos palacios

0 comments links to this post

Copa multimídia por estudantes de jornalismo


O site Na Estrada da Copa propõe uma cobertura bem humorada e alternativa à grande imprensa. A iniciativa de dois alunos do curso de jornalismo da Faculdade de Comunicação da UFBA oferece informações atualizadas continuamente de um trailler que roda pelas diversas sedes dos jogos da Copa 2006. A odisséia iniciada no dia 2 de junho é registrada pelos estudantes através de fotos, vídeos, textos, áudio, além de depoimentos com cara de blog na seção "Diário de Bordo". O material em formato jornalístico é produzido por Ricardo Sangiovanni, Vitor Rocha e seus colaboradores Osvaldo Torres, Paulo Montemor e Sebastian Gross. Acesse - http://www.naestradadacopa.com

Beatriz Ribas
2 comments links to this post

terça-feira, junho 27, 2006

Eu blogo, tu blogas, ele bloga...


O caderno Mais! (só para assinantes), da Folha de S.Paulo, publicou matéria de quatro páginas sobre blog em 14 de maio passado, com destaque para o Gawker Media, miniimpério de blogs inteligentes, movidos a fofocas, criado em 2003 por Nick Denton, ex-repórter do "Financial Times". O Gawker tem cara e estrutura de jornal online, com editor e tudo o mais... Falei deles na última reunião do GJOL. Será o blog o futuro do jornalismo online, já que mistura informação, análise e interpretação? No mais, eles são muito chiques, têm mais patrocínio que muito site de jornalismo. Há links patrocinados, classificados de empregos, vários banners da Volkswagem... Uau!

Luciana Moherdaui
0 comments links to this post

Wikipedia revê política editorial

A Wikipedia, enciclopédia aberta que permite atualizações online, estabeleceu novas regras de funcionamento. Agora os administradores têm autoridade para exercer o controle editorial, deletar artigos inadequados e proteger de vandalismo os mais vulneráveis. Entre os tópicos que já foram protegidos pelos administradores estão o da cantora Christina Aguilera e o do físico Albert Einstein. Os de George W. Bush e Adolf Hitler estão semiprotegidos (Folha de S.Paulo - 18/06/2006).

Luciana Moherdaui
0 comments links to this post

Dê um Digg neles!

Os americanos Kevin Rose e Jay Adelson criaram em 2004 o Digg, site de notícias de tecnologia. As notas são publicadas por usuários. Eles votam, ou melhor, dão diggs e definem o que vai para a home page. Há 260 mil internautas registrados. O site recebe 600 usuários únicos por mês.

Em tempo: a capa da revista info de junho conta tudo sobre a web 2.0 e traz uma lista de sites cujo conteúdo é produzido por usuários. Ao contrário do que defende a matéria - produção descentralizada e free -, o conteúdo da revista não está disponível na web. Se quiserem navegar nos sites destacados, terão de comprar a revista nas bancas. Como diria McLuhan, adentramos o futuro marchando para trás...

Luciana Moherdaui
0 comments links to this post

Google Notebook


Fiz o download, experimentei e estou gostando. É o Google Notebook , uma espécie de Caderno de Rascunho onde você vai colocando coisas enquanto navega. Basta selecionar o que interessa, dar um clic no ícone do Notebook, que fica na barra de ferramento de baixo, e as clipagens vão sendo guardadas. Depois, sempre online (e portanto de qualquer computador) você acessa seu Notebook e decide o que guardar, o que deletar, salvar como imagem (para uso em PowerPoint, por exemplo). Em suma, é isso mesmo: um Caderno de Rascunho online. Ou cadernos, porque é possível ter vários abertos simultaneamente, com vários nomes e assuntos.

marcos palacios
0 comments links to this post

Isolado, eu?

Pesquisa realizada em conjunto pela DukeUniversity e University of Arizona mostra que a internet pode ser culpada pela perda de amigos próximos. A materinha saiu no IDG Now(português).

O estudo completo está disponível em inglês.

Luciana Moherdaui
0 comments links to this post

segunda-feira, junho 26, 2006

Livro de Pablo Boczkowski em espanhol


Notícia no La Nación informa o lançamento em espanhol do livro de Pablo Boczkowski (Digitiging the News) pela Ediciones Manantial.
Em entrevista no Portal Educ.ar ele fala sobre o lançamento e expõe algumas de suas idéias.

marcos palacios
0 comments links to this post

Bayosphere mudou de vez

O Bayosphere, criado pelo Dan Gillmor e que deu todos os problemas que nós já conhecemos, mudou definitivamente de endereço, completando sua incorporação ao grupo comercial Backfence. Até o nome mudou: agora ele é o Palo Alto Backfence.
O Gillmor continua por lá, dando seus pitacos, com um blog novinho só dele..
Lições a serem aprendidas...

marcos palacios
0 comments links to this post

Washington Post tem artigo sobre o Digg

Por falar em Digg...

The Washington Post publicou dia 22 de junho artigo sobre o Digg. Nele, Leslie Walker, diz que o site é um dos representantes do que considera o futuro da notícia online e anuncia os planos de expansão do Digg. Entre eles está a criação da categoria de notícias gerais.
O link para o artigo, caso haja algum problema, é:
http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/
2006/06/21/AR2006062101864.html


Vi a dica no blog do António Granado

Suzana Barbosa
0 comments links to this post

New Media Timeline

Linha do tempo da New Media feita pelo Poynter. Destaca os principais fatos de 64 a 2004....

Luciana Moherdaui
1 comments links to this post

Dig, Dig, Dig...

O Editors Weblog tem notícias fresquinhas sobre jornalismo digital. Vale a pena passar os olhos...

Interessante também o DIG, comandado por Tim Bernes Lee
http://dig.csail.mit.edu/breadcrumbs/blog/4
http://dig.csail.mit.edu/

Luciana Moherdaui
0 comments links to this post

Prazo para SBPJOR vai até dia 01 de julho

Marcia Benetti Machado, Diretora Científica da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR) informa que o prazo para envio de trabalhos para o IV Encontro Nacional da SBPJOR se encerra no dia 01 de julho.

A submissão de trabalhos não exige inscrição prévia, apenas o cadastro na página do congresso.
Na página da SBPJOR estão todas as informações sobre o evento.

Marcos Palacios
0 comments links to this post

Um Blog para o Gjol

A idéia é a seguinte: estamos continuamente trocando dicas e informações sobre Jornalismo Online e sobre Internet em geral na Lista do Grupo. Os problemas são dois:
a) as dicas e informações ficam dispersas e
b) só circulam no âmbito do Grupo.
Daí a idéia deste Blog para coisas de interesse mais geral e duradouro.

Um abraço
marcos palacios
1 comments links to this post