segunda-feira, outubro 22, 2007

Comentários anônimos abusivos na Internet: justiça inglesa se pronuncia

Pela segunda vez em poucos dias, uma decisão judicial inglesa decide que os responsáveis por um site são também responsáveis pelos comentários anônimos e potecialmente ofensivos que ali sejam feitos e devem revelar quem os postou.
Um juiz decidiu que o site owlstalk.co.uk terá que revelar a identidade de fãs do Sheffield Futebol Clube, que disponibilizaram comentários contra a diretoria do clube. Os fãs podem ser indiciados por injúria e difamação.
No caso anterior, na semana passada, o proprietário de uma firma de imóveis admitiu que era responsável por um site que conduziu uma campanha anônima de difamação contra uma companhia rival.
Os casos podem ser importantes marcos legais para a definição de responsabilidades em casos de difamação que emergem de comentários anonimamente postados na Internet.
Via Editors Weblog

marcos palacios

Marcadores:

1 Comments:

Blogger Demétrio de Azeredo Soster said...

Eis que os tensionamentos entre o que é a lei e o que é do jornalismos se manifestam em um ambiente web. Com os demais suportes isso vem ocorrendo há mais tempo; pelo menos desde o século 17, mas mais intensamente nos últimos dez anos. E interferindo na forma e conteúdo, diga-se. Parace que a lógica se repete novamente, o que requer um olhar mais atento da pesquisa.

5:38 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home