segunda-feira, outubro 29, 2007

Movimento NP por direitos de blogueiros causa frisson na França


Um site anônimo na França criou o movimento NP (NO PRESS), que vem causando um certo frisson.
A idéia não é nova, mas desta vez reveste-se de características de uma "mobilização", com petições a serem subscritas, logomarcas e, naturalmente, com direito a um debate na Blogosfera sobre prós e cons.
A logomarca, que os blogueiros simpáticos à idéia estão sendo convidados a ostentar em seus blogs é um NP, complementado pela inscrição Pour aller lá où la presse non va pas (Para ir lá onde a imprensa não vai).
De que se trata?
De estender aos blogueiros certos direitos reservados a profissionais da mídia e criar um "carnet de blog", similar a um "carnet de presse", ou seja uma "carteira de blogueiro", que contemplaria seu portador(a) com direitos inerentes à profissão jornalística.
Como o que, por exemplo?
Como por exemplo, explicam os proponentes do NP nos FAQs de seu site:
"Livre acesso a certos lugares, notadamente culturais, para garantir uma liberdade de expressão completa e não truncada. A possibilidade de realizar reportagens (mesmo fotográficas) livremente, da mesma maneira que os jornalistas. E por que não a dedução de certos impostos incidentes sobre serviços oferecidos na Internet, ligados à manutenção de blogs? E isso é apenas um começo, esta lista de "vantagens" evoluirá ao longo dos próximos meses, com os comentários proposições de cada um".
Mesmo quem não mantém um blog pode assinar a petição a favor do movimento.
Gilles Klein, no Pointblog.com, ironiza:
"Parece uma pegadinha de Primeiro de Abril (...) um site anônimo que propõe dotar os blogueiros de uma "carte de blog". Eu não sei se os blogueiros que poderão solicitar a "carte" são os blogueiros publicitários, os eleitos pelos blogueiros, os homens políticos blogueiros, ou os blogueiros jornalistas, a menos que isso diga respeito também aos blogs de Histórias em Quadrinhos, ou talvez aos blogs sobre Culinária, aos advogados blogueiros, ou àqueles vivendo de salário desemprego, sem nos esquecermos dos blogueiros músicos amadores, das viúvas blogueiras e dos blogueros amasiados?"
Por outro lado, o Blog Periodismo Ciudadano parece estar levando a coisa bastante a sério.
marcos palacios

Marcadores: , , , ,

1 Comments:

Blogger Adriano Fernandes said...

Essa é boa, eu sou Jornalista e blogueiro viciado mas acho essa atitude um Exagero.
Não se pode dar os "direitos" que goza um jornalista a "qualquer um".
acho bom as pessas devem lidarem com esse assumto com muito cuidado e responsabilidade.
para terminar queria deixar um abraço bem forte a Luciana Moherdaui.

7:44 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home