domingo, outubro 28, 2007

Os Sobrinhos do Capitão: pestinhas completam 110 anos em quadrinhos de jornais



Originalmente chamados Katzenjammer Kids (literalmente Moleques do Gemido do Gato), depois Hans and Fritz, e finalmente The Captain and the Kids, dois personagens de quadrinhos estão se aproximando dos 110 anos de publicação ininterrupta. No Brasil eles ficaram conhecidos como Os Sobrinhos do Capitão.
Criados por Rudolph Dirks, como personagens de uma tira cômica para o The New York Journal, os dois moleques estrearam no dia 12 de dezembro de 1897, no The American Humorist, o suplemento de domingo do jornal e continuam tendo suas aventuras publicadas até hoje em alguns jornais norte-americanos.
Hans e Fritz são dois pestinhas, que vivem numa colonia alemã em uma ilha tropical. A principal ocupação dos dois é praticar travessuras, que têm como alvos principais a Mama (ou Mama Chucrutz, como ficou apelidada no Brasil), o Capitão (que vive na pensão da Mama) e o Coronel, um inspetor escolar da ilha, amigo do Capitão. No Brasil foram sucesso em tiras de jornais e tiveram suas histórias editadas em gibis.
Muitas das aventuras envolviam as famosas tortas preparadas pela Mama e roubadas por Hans e Fritz (e às vezes pelo próprio Capitão) enquanto esfriavam na janela. A dupla de arteiros é inspirada em um par de travessos alemães ainda mais antigo (Max e Moritz), criado por Wilhelm Bush, em 1860. Rebatizados como Juca e Chico, Max e Moritz tiveram suas aventuras traduzidas no Brasil por Olavo Bilac, em 1915 (livro completo em facsimile aqui).
Quem quiser conhecer os Sobrinhos do Capitão pode se deliciar com um álbum publicado este ano no Brasil (Os Sobrinhos do Capitão - Piores, Impossível!), reproduzindo tirinhas publicadas entre 1936 e 1938. A edição tem 112 páginas, capa dura, traz uma matéria longa escrita por Fabio Santoro e está à venda na Comix.
É curioso lembrar que apesar do nome da série no Brasil, os meninos não são sobrinhos do Capitão, que só aparece nas histórias a partir de 1902, como um náufrago que acaba se radicando na ilha. "Sobrinhos" talvez para moralizar, a la brasileira, a não muito bem explicada relação entre a Mama e o "titio" Capitão?
O vídeo acima é de 1918.
Saiba mais sobre os Sobrinhos no Mundo HQ.
Os dois moleques fazem parte de minhas memórias de infância.
Que vivam pelo menos mais 110 anos!

marcos palacios

Marcadores: , ,

1 Comments:

Blogger Luci Lacey said...

Adorava os 2 meninos terriveis!!

Parabens pelo post!!

Abracos

Luci

9:27 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home