quinta-feira, outubro 25, 2007

Quantos cabem em uma praça?

Via Giornalismo d´altri, de Mario Tedeschini Lalli, tive notícia dessa curiosa reportagem preparada por Filippo Ceccarelli do jornal italiano Repubblica. O jornalista teve a idéia de mapear as principais praças italianas , calculando com bastante extatidão quantas pessoas poderiam caber em cada uma delas e depois comparando essas medidas com números estimados por organizadores de várias manifestações populares em tais praças.
Os resultados, como seria de se esperar, mostram que os organizadores tendem a inflar consideravelmente os números quando calculam "quantos manifestantes estavam presentes" a um determinado evento.
Só para se ter uma idéia a Piazza San Giovanni (Roma) tem uma capacidade real de 150.000 pessoas, mas os seguintes números foram apresentados por organizadores de manifestações recentes na praça:
*Funerais de Enric Berlinguer (13 de junho 1984): um milhão;
*Concerto e Festa do Trabalho (anual): 700.000 a um milhão;
* Manifestação do CDL contra o governo Prodi (2 de dezembro 2006): dois milhões;
*Dia da Família (12 de maior 2007): um milhão e meio.
O San Francisco Chronicle já havia feito um experimento similar, em 2003, demonstrando que os números reais de manifestantes costumam ser menores não só do que os calculados por organizadores (que tendem a inflar as cifras), mas também pela polícia (que tende a subestimar as aglomerações por dever de ofício).

marcos palacios

Marcadores:

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home