terça-feira, outubro 09, 2007

Safe Creative: um novo registro de propriedade intelectual


Nascido na Espanha, na cidade de Zaragoza, o Safe Creative surge com a intenção de ser um registro de propriedade intelectual global e gratuito, para proteger os direitos de autor contra o plágio e a apropriação indevida.
"Somos un registro gratuito, donde se puede registrar obras con cualquier tipo de licencia ya sea Creative Commons, como GNU o bajo Copyright, en cualquier idioma y en cualquier formato", explica Juan Palacio, um dos fundadores do Safe Creative.
Peculiaridades do serviço:
- Exige uma cópia da obra a ser registrada, pois tem um depósito de obras. Ao se registrar, o usuário envia uma cópia do trabalho informando que tipo de licença está utilizando e 24 horas depois receberá o certificado digital para fazer qualquer mudança posterior. Junto com o certificado, o autor recebe o código para adicionar à obra;
- Qualquer obra (seja um post em um blog, uma canção, um texto, um desenho, etc) pode ter seu tipo de licença alterado em qualquer momento, desde que o autor assim o deseje. Por exemplo: se um artigo foi registrado como "todos os direitos reservados" se pode, depois, passar ao modelo Creative Commons e, assim, deixá-lo disponível para cópia, desde que seja citado o nome do autor e não se faça uso comercial.
Por enquanto, o Safe Creative está disponível em versão beta e em inglês. A versão em espanhol é prometida para as próximas semanas. Porém, isso não impediu que, quatro dias depois do seu lançamento, o serviço já conte com um depósito de 1.300 obras, muitas delas de origem espanhola e da América Latina.

Suzana Barbosa

Marcadores: , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home