domingo, outubro 28, 2007

Um “Ibope” para a Internet?

As duas principias associações de publicidade interativa na Europa – Agência Européia de Publicidade Interativa (IAB Europe) e a Associação Européia de Publicidade Interativa (EIAA) anunciaram sua intenção de estabelecer o que seria “um primeiro sistema de medição internacional que definirá as audiências interativas, de maneira concreta e de fácil uso”.

Segundo o projeto de Medição de Audiência Interativa (MIA), algumas metodologias de medição de audiências serão analisadas para criar uma norma padrão da indústria que possa ser aplicada na fase de planejamento de campanhas publicitárias internacionais.

A IAB Espanhola já se antecipou, juntamente com outros órgãos especializados, para elaborar um Livro Branco, cujo objetivo principal é compilar as principais recomendações para se medir audiências na Internet.

Produzir um livro branco me parece uma tentativa mais razoável e possível do que a proposta das instituições européias. Criar um sistema de medição internacional para medir audiências interativas é um projeto faraônico, se não impossível, ao meu ver. Uma espécie de “Ibope” para a Internet, para definir de maneira padrão as audiências interativas, seria reduzir toda uma diversidade de ambientes, suportes, consumo, padrões hierárquicos, temas e opiniões que se colocam frente a esse desafio.

Via El País.

Jan Alyne Barbosa

Marcadores: , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home