sexta-feira, novembro 09, 2007

Jornalismo hiperlocal na web chega ao nível do rua-a-rua

YourStreet é uma nova forma de fazer jornalismo hiperlocal: rua-a-rua.
Ao abrir o site, o usuário localiza a área de seu interesse, através do nome da localidade ou CEP postal e encontra um mapa das ruas da cidade, com marcações que representam notícias colocadas pelos próprios usuários ou coletadas automaticamente pelo YourStreet.
O YourSteet coleta automaticamente entre 30 e 40 mil artigos por dia, além de mais de 10 mil RSS feeds, especialmente de jornais comunitários.
O maior avanço tecnológico do site é sua habilidade de descobrir e identificar informação geográfica nas notícias. Usando um algoritmo de processamento de linguagem natural, devenvolvido pela equipe do próprio MyStreet, o site busca nos textos de notícias disponibilizadas na web as pistas associadas a localizações geográficas. O sistema direciona-se, particularmente, para notícias envolvendo entidades dentro de uma cidade, como hospitais, clubes, escolas, estádios esportivos, explica James Nicholson, um dos fundadores e responsáveis pela iniciativa.
Além das notícias coletadas automaticamente, o sistema se alimenta das notícias colocadas pelos próprios usuários (registrados). Um usuário registrado pode contribuir com notícias, iniciar uma conversação sobre um tópico do interesse daquela rua ou bairro, ou simplesmente colocar seu perfil como morador da rua, para fazer-se conhecido por seus vizinhos.
Visite o YourStreet e leia mais informações sobre o algortimo na Technology Review.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home