quarta-feira, novembro 07, 2007

Video Blogger: uma nova ocupação para jornalistas

Você é empreendedor e criativo?
É bom de Internet?
Tem confiança frente a uma câmera?
Pode apresentar notícias?
Frequenta o YouTube?
Já viu Joanne Colan of Rocketboom?
Assiste o Daily Show de Jon Stewart?
Se você respndeu sim, sim, sim, sim, pode se candidatar ao emprego que está sendo oferecido pelo The Florida Times-Union and Jacksonville.com: video blogger.
Mas não se trata de fazer um telejornal requentado com notícias da televisão, advertem os potenciais empregadores. Eles querem alguém que conheça a Internet como "a palma da mão", tenha imaginação ("muita imaginação", enfatizam), possa produzir um vídeo diário com notícias locais, participe das definições de pauta, saiba trabalhar independentemente com áudio e vídeo e produzir uma narrativa.
Dá para sentir o que significa esse tipo de coisa quando se pensa em "formação de jornalistas" em nossas faculdades hoje?
Via SND Updates

marcos palacios

Marcadores: , , ,

1 Comments:

Anonymous Ana Brambilla said...

Nossa, Marcos, dá prá imaginar, sim! E assusta! Especialmente quando a gente vê uma penca de faculdades com uma ou duas disciplinas de online, muuuuitas vezes ministradas por profes com uma paupérrima experiência de navegação (nem falo de fazer jornalismo na rede).

Pena e saudade da sala de aula...

Mas fico feliz que faculdades como a Famecos/PUCRS, desde que mudou o currículo (2005/2006 acho), deu uma baita ênfase para online, faz os alunos terem blogs e trabalha isso já no primeiro semestre.

O mundo ainda não está perdido ;-)

Abraço!

p.s.: tenho adorado essas vagas obtusas que abrem para jornalistas no ambiente digital: de video-blogger a keyword mananger. São bons argumentos para quando me põe na parede perguntando: então esse tal jornalismo colaborativo vai terminar com a profissão do jornalista. Deus meu...

9:46 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home