terça-feira, dezembro 11, 2007

Corpos Mutantes: ensaios sobre novas (D)eficiências corporais

No sábado dia 15, às 10 horas, estará sendo lançada a coletânes Corpo Mutantes: ensaios sobre novas (d)eficiências corporais, organizada por Edvaldo Souza Couto e Silvana Vilodre Goellner e publicado pela Editora da UFRGS. O lançamento acontece na LDM Livraria Multicampi, Rua Direita da Piedade, 20 em Salvador (Bahia).
O livro contém trabalhos dos seguintes professores:
Edvaldo Souza Couto - UFBA
Silvana Vilodre Goellner - UFRGS
Annamaria da Rocha Jatobá Palacios - UFBA
Malu Fontes - UFBA
Danillo Barata - UFRB
Dagmar Estermann Meyer - UFRGS
Ieda Tucherman - UFRJ
Homero Luís Alves de Lima - UFC
Varlei de Souza Novais - FACOS
Luciana Loureano Paiva - UFRGS
Mara Ambrosina Vargas - UNISINOS
Os organizadores comentam que:
"Este livro tem muitos tempos, espaços, experiências, histórias e vozes. É plural. É resultado de várias reflexões sobre a atual valorização do corpo humano, que expressam e acentuam os imperativos da beleza e da boa forma, da juventude e da saúde perfeita. Discutir, por meio de múltiplas abordagens, as muitas condições e destinos do corpo na aurora do século XXI pode ser definido como o principal objetivo da publicação.
A idéia é sinalizar as possibilidades potencializadas da construção cultural do corpo em suas diversas relações, interações e mesclagens com as tecnologias próprias da nossa época: o uso recorrente e acelerado de condicionamentos, terapias, próteses naturais e artificiais, cirurgias plásticas, implantes, transplantes, que constroem e dinamizam as performances físicas e mentais dos sujeitos.
São justamente as aventuras desses corpos mutantes, as técnicas, os recursos, os comportamentos e as mentalidades, contraditórias ou complementares, os objetos de estudos dos vários pesquisadores e pesquisadoras, originários de diversos campos disciplinares, em diferentes momentos de sua carreira acadêmica, que estão reunidos na coletânea."
marcos palacios

Marcadores:

1 Comments:

Blogger WebjorSuperação said...

Claro que já estou encomendando meu exemplar. Ao ler a notícia ocorre-me pensar a preocupação similar do pós-humano de Santaella, em termos semióticos, mas em um salto para o passado, às experiências franksteinianas de remontagem de um corpo humano por meio de pedaços mortos.
Curiosamente, também chega ao Brasil a um preço "muito feio" (R$ 160,00), o "Ensaio sobre a feiura", de Umberto Eco. Nesse mundo, está difícil amenizar a idéia de que o feio exterior não é uma aparência da alma.
---
wpa

1:12 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home