terça-feira, dezembro 04, 2007

Gramática multimídia

O pesquisador português João Canavilhas, docente na Universidade da Beira Interior acaba de defender a sua tese, na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Salamanca, Espanha. Intitulada "Webnotícia: Propuesta de Modelo Periodístico para la WWW", a tese apresenta uma proposta do que João chama "gramática multimídia", uma espécie de livro de estilo para webjornais.
O objetivo do trabalho, baseado num experimento com 300 participantes, foi desenvolver um modelo que pudesse contrastar com a forma clássica de apresentar notícias, contemplando as características de hipertextualidade, multimidialidade e interatividade como elementos chave. João acredita que “é possível aumentar a percepção da compreensão e a satisfação do utilizador, combinando a hipertextualidade com conteúdos multimédia de diferentes características". A investigação doutoral foi realizada sob a orientação dos professores Juan Jose Igartua Perosanz, docente na Universidade de Salamanca, e António Fidalgo, docente na UBI.
É de João Canavilhas a proposta da pirâmide deitada como alternativa à pirâmide invertida como modelo para a construção da narrativa jornalística nos cibermeios.
Daqui a algumas semanas, a tese estará disponível on-line. Aguardem nova postagem com a indicação do link.

Suzana Barbosa

Marcadores: , ,

1 Comments:

Anonymous clara said...

muito interessante.

cumprimentos!

8:34 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home