domingo, dezembro 02, 2007

Um caso ilustrativo das complicadas fronteiras entre Jornalismo e Publicidade

GameSpot, o mais importante site sobre vídeo games , funcionando na web desde 1996 e relacionado entre os 200 mais acessados no mundo na listagem do Alexa, está sendo foco de discussões envolvendo as relações entre Jornalismo e Publicidade.
A razão do barulho é a demissão de Jeff Gerstmann, um comentarista de jogos que trabalha no GameSpot há quase 10 anos.
A razão do cartão vermelho?
Uma resenha negativa do game Kane and Lynch, que havia saturado o GameSpot com seus anúncios previamente ao lançamento mundial do novo jogo.
O fato coloca em discussão as difíceis relações entre Jornalismo e Publicidade, especialmente em veículos que se especializam em jornalismo de produtos (automóveis, games, equipamentos fotográficos, etc). O jornalismo de produtos atrai consumidores potenciais de tais produtos, que por sua vez atraem os anunciantes dos produtos.
Se um anunciante inunda seu site/revista com publicidade numa campanha de lançamento pode depois receber um 6,0 (em 10 possíveis) na resenha de um dos mais importantes editores do veículo? Foi justamente tal situação que levou Gerstmann ao desemprego.
Amadeo Plaza, editor do Gamer2.0, comenta a situação, através da perspectiva mais ampla da relação Jornalismo/Publicidade.
Quanto a Jeff Gerstmann, não se preocupem demais com ele: um comentarista de games de seu porte já deve estar escolhendo dentre as muitas ofertas de emprego que certamente está recebendo.

marcsos palacios

Marcadores: , ,

1 Comments:

Anonymous Nilson Soares said...

É discutível se o Gerstmann foi realmetne demitido da GameSpot devido a dar uma nota baixa em um review de jogo. Na verdade, não é difícil encontrar na GameSpot reviews negativos, com notas bem mais baixas que 6,0. O que o veículo aponta é que o Gerstmann já havia sido alertado sobre a forma como ele vinha redigindo os textos para a revista. E, de fato, se olharmos para a versão do texto original publicada pelo Gerstmann e a versão editada que está atualmente online no site da gamespot, notamos, de modo geral, uma redução da agressividade direta presente no texto, mas também uma perspectiva mais madura - e não por isso menos ácida. Algumas das críticas feitas ao jogo aparecem somente na versão editada. Para conferir, é só seguir o link:
http://www.joystiq.com/2007/12/05/comparison-shows-significant-edits-to-gerstmanns-kane-and-lynch-r/

7:34 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home