quarta-feira, janeiro 31, 2007

Leitores de periódico têm voz na web

Ultimamente os jornais online têm sofrido algumas alterações nos seus métodos de produção e distribuição da informação. Um dos fatores é grande concorrência entre eles e os agregadores de notícias, que acabam obrigando os periódicos a inovarem a todo instante. The New York Times publicou uma matéria informando que o periódico San Francisco Chronicle está colocando online os arquivos de áudio das mensagens que os leitores deixam nos telefones dos seus repórteres. O primeiro foi publicado essa semana com o título “Correct Me If I’m Wrong ...”, onde o usuário indica um erro na página do jornal. A inovação tem causado surpresa em alguns usuários:
Judging from posted comments, listeners find it amusing. “Some people have said it’s pretty strange and others have thought it was hysterically funny,” Mr. Bronstein said.
Sem dúvida, uma potencialização do serviço.
Via Ponto de Media
Alberto Marques

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Launchy 1.0 permite abrir programas sem uso de ícones no desktop


Cansado de conviver com um monte de ícones de programas e aplicativos em seu desktop, a maioria dos quais não são usados nunca mesmo?
Por outro lado, sem eles o que fazer? O menu de inicialização rápida na barra de tarefas é suficiente? Muitas vezes não...
Launchy 1.0 é um programinha gratuito que permite a abertura de software e lançamento de aplicativos no ambiente Windows através de uma pequena tela de digitação que se auto-completa e oferece escolhas.
Uma vez instalado, o Launchy fica oculto, sendo ativado por alt+space.
A ilustração acima mostra três diferentes skins do Launchy. Há outras disponíveis para download.
Como todo aplicativo desse tipo, só mesmo testando para o usuário saber se vale a pena mantê-lo. Por ora, ainda não tenho certeza...
Para fazer o download vá ao SourceForge

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Serviço de banda larga no Brasil cresceu 660% em três anos

De acordo com dados do Atlas Brasileiro de Telecomunicações 2007, divulgados nesta quarta-feira, a banda larga já está disponível em 72,4% das cidades brasileiras. A tecnologia mais utilizada é a ADSL que tem 3,9 milhões de usuários, ficando à frente da cable modem, com 1,1 milhão de assinantes.
Segundo informações da Folha online, o serviço de banda larga residencial cresceu 660% no Brasil nos últimos três anos. A matéria ainda mostra que somando-se todas as cidades com acesso a banda larga por redes ADSL ou de TV paga (acesso por cable modem), são 1.923 atendidas, o que representa quase 20% a mais do que em 2005. O relatório indica que em 2003 existiam 251 cidades com serviços de banda larga. Em 2005 esse número cresceu para 1.606, apresentando um aumento de 640%. Em 2006 o crescimento foi de 20%.

Além de dados sobre banda larga e outras áreas, o Atlas reúne análises e tendências dos serviços de telecomunicações como: telefonia móvel, telefonia fixa, infra-estrutura, satélites e TV por assinatura.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Extrema-unção para os disquetes?


PC World, a maior loja de produtos de informática da Grã-Bretanha, anunciou que deixará de comercializar disquetes. "Perderam a competitividade" é a explicação de Bryan Magrath, diretor comercial da PC World.
O fato é que nos Estados Unidos Unidos e Europa, computadores com entrada para disquete vão se tornando um fato cada vez mais raro na paisagem informática.

No entanto, o sistema operacional Microsoft Vista, lançado ontem, ainda mantém a imagem do disquete como ícone para "Salvar".
Callipygian comenta:
"I do hope this never changes. Won't it just be quite cool in, say, 40 years' time, when Microsoft Word 2047 still has that familiar icon, and we have to explain to our grandchildren about the 3-and-a-half inch disk. :) They'll be the next generation's phonograph."

Via CNET/News

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Apple perde ação contra jornalista da web que revelou segredo

Em novembro de 2004, Kasper Jade, publicou no site AppleInsider um artigo noticiando que a Apple estaria desenvolvendo um novo produto voltado para bandas musicais, o Asteroid.
A Apple entrou com uma ação contra o jornalista, alegando quebra de segredo industrial e demandando que Jade denunciasse a fonte do vazamento da informação.
A Apple perdeu a ação e foi condenada a pagar pelos custos da defesa e outras taxas, num total de 700 mil dólares.
"A decisão da Justiça é uma vitória para jornalistas de todos os meios e um tremendo golpe para as firmas que acreditam que sua estatura dá a elas o direito de silenciar a média", declarou Kasper Jade. "Possivelmente da próxima vez eles pensarão duas vezes antes de iniciar uma campanha para forçar o mais fraco a submeter-se".
A EFF (Electronic Fronteir Foundation) esteve envolvida na defesa do jornalista, como parte de sua luta pela liberdade dos bloggers.
Leia o artigo que deu origem à disputa legal.
Via Macnn

marcos palacios

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

Yahoo lançará 100 sites de entretenimento durante este ano

Começando com o Nitendo Wii, um site totalmente voltado para o Wii, que inclui vídeos, fóruns, fotos, guia de compras e links para outros Wii sites a partir do Del.icio.us, o Yahoo promete o lançamento de outros 99, todos centrados em "marcas" ligadas ao mundo da diversão.
A iniciativa, batizada como Brand Universe, está baseada na idéia de que sites ancorados em "marcas" deverão ser capazes de atrair grandes audiências, através de um uso direcionado dos recursos disponíveis no Yahoo.
Entre as "marcas" que serão objeto de tratamento imediato estão Harry Potter, os vídeo games Halo e The Sims, os programas de TV Lost e The Office, e a linha Transformers, que engloba brinquedos, revistas em quadrinhos, programas de televisão e filmes.
Os sites serão produzidos em parceria com os diversos produtores de diversões envolvidos.
Via The New York Times

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

terça-feira, janeiro 30, 2007

Lançamento do Windows Vista é a notícia do dia na blogosfera



Via Blaugh.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Windows Vista chega às prateleiras e às calçadas de todo o mundo

Chegou hoje ao varejo de todo o mundo o Windows Vista, nova versão do sistema operacional da Microsoft. Foi também lançado oficialmente o Office 2007.

O software chega às lojas especializadas brasileiras com o preço mínimo de R$ 299. Na Rua Santa Ifigênia, em São Paulo, maior centro de varejo de informática e de comercialização de software pirata, o Vista está disponível desde outubro do ano passado, em várias versões beta. A versão definitiva também está em lançamento nas calçadas, por apenas R$ 15.

Em Nova Iorque, o lançamento ocorreu sob protestos do grupo Bad Vista, de promoção do software livre.

Idealmente, para rodar o Vista um computador precisa estar equipado com processador de 1 GHz, 1Gb de memória, uma placa de vídeo com 128 Mbytes e 15 Gbytes de espaço em disco. Com menos que isso,o sistema não pode ser aproveitado em toda a sua capacidade, seja a nível gráfico, seja a nível da segurança que promete em relação aos dados do usuário.

marcos palacios
0 comments links to this post

Voz do Interior: Livro de estilo e normas jornalísticas acrescenta regras para web


Depois de dez anos das primeiras publicações jornalísticas na web, um diário argentino incluiu em seu livro de estilo, normas específicas de redação para o seu site. O jornal é o La Voz del Interior, um diário da região de Córdoba, que foi redesenhado em setembro de 2006 e acaba de publicar a segunda edição do seu manual de estilo, onde dedica um capítulo inteiro às regras de escrita jornalística para web.

Existem outros manuais que podem ser citados como referência sobre o assunto, como por exemplo o AP StyleBook, da Associated Press, além de livros especificamente voltados para normas de redação para web, como o Guia de Estilo Web, da Luciana Moherdaui, e o manual clássico da revista Wired. Outro exemplo pioneiro foi o Manual de Jornalismo na Internet, criado online pelos professores Marcos Palacios e Elias Machado em 1996, que hoje continua disponível e oferece um panorama do jornalismo na web em seus primórdios, de interesse histórico.

Mais informações sobre o manual do periódico no Clarim: El primer manual de estilo para periodistas digitales tiene acento cordobés.

Via e-periodistas.

Alberto Marques

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Hugo Chávez, isenção jornalística e Web 2.0 em Mídia & Política

A Mídia e o presidente Hugo Chávez, de João Amado, Jornalismo e Isenção, de Ali Kamel, e O Brasil e a Web 2.0, de Flamínio Fantini são alguns dos artigos em destaque na mais recente edição do Mídia & Política, disponível na Web.
Mídia & Política é uma publicação periódica mantida pelo Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (Nemp) da Universidade de Brasília (UnB). Destina-se à divulgação de noticias, análises e críticas sobre a cobertura política na mídia brasileira

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Suécia abrirá embaixada virtual em Second Life

A Suécia pode se tornar o primeiro país a ter uma embaixada oficial no mundo virtual de Second Life. A informação foi veiculada no El Clarín , que agrega que o projeto do governo suéco incluirá a compra de uma ilha em Second Life, para criar um novo espaço para empresas nórdicas.
O Swedish Institute, um organismo ligado ao Ministério do Interior da Suécia, esclareceu que a embaixada virtual não expedirá passaportes virtuais, mas funcionará como um portal, onde todas as informações relevantes sobre a Suécia estarão disponíveis.
Via Blog de Pablo Mancini

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Cresce uso de jornais online como recurso pedagógico em sala de aula

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard mostra que é crescente o uso de jornais online em sala de aula, como recurso pedagógico, em detrimento de jornais impressos, especialmente aqueles de caráter mais local.Em uma amostragem de 1262 professores norte-americanos, 57% declararam que usaram notícias da Internet "com alguma frequência" como recurso de sala de aula, enquanto apenas 28% fizeram o mesmo uso para jornais locais.
Resultados mais detalhados no Editor & Publisher

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Ciberlegenda com novo design

O mais recente número da revista Ciberlegenda, publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF), traz um Dossiê reunindo doze artigos representativos do 1º Congresso de Estudantes dePós-Graduação em Comunicação do Rio de Janeiro.
A revista entrou em uma nova fase, passando por uma reforma gráfica e editorial. A comissão editorial está recebendo, até 10 de março, artigos para o seu próximo número, que será publicado em maio de 2007.
Mais informações no site da revista.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Como ensinar jornalismo na era dos meios digitais?

No texto Rede Ibero-americana de Comunicação digital – Projeto “Comunicadores Digitais”, o professor Carlos Scolari mostra que a rápida expansão dos meios digitais apanhou de surpresa as instituições de ensino onde se preparam futuros comunicadores. Indica também que o ritmo acelerado transmitido pela tecnologia a todas atividades sociais deixou cursos de comunicação, tanto da Europa como da América Latina, até certo ponto defasados da realidade. Nascidas há duas ou três décadas, as licenciaturas em comunicação foram pensadas para um tipo de profissional e de mercado em vias de extinção.

Seguindo a mesma linha, o professor Ramón Salaverría indica um artigo publicado por Guillermo Franco, editor do Eltiempo.com, que traz reflexões sobre a formação jornalística na era dos meios digitais. Segundo Franco, as universidades que têm repensado seus cursos de jornalismo frente ao novo contexto digital são minoria, afirmando que a atual formação se acomoda às exigências da profissão.

O artigo serve de apresentação para tradução de uma dissertação de C. Max Magee, que foi divulgada originalmente em inglês pelo Online News Association. O trabalho analisa as capacidades profissionais que deveriam ter um jornalista para trabalhar nos cibermeios. No mesmo post, publicado em seu blog, Salaverría indica um texto de sua autoria para expressar sua opinião: “Criterios para la formación de periodistas en la era digital, ponencia en el I Congreso Nacional de Periodismo Digital. Huesca, 14-15 de enero de 2000”.

Aproveito a oportunidade e indico outro trabalho desenvolvido pelo professor Carlos Scolari: “Nous perfils professionals de l’actual panorama informatiu audiovisual i multimèdia de Catalunya”. A investigação é do Grupo de Recerca d'Interaccions Digitals (GRID) da Universidade de Vic. O texto é em Catalão e pode ser lindo aqui (PDF).

Alberto Marques

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

Gmail passa a abrir arquivos do Word

A Google acaba de incorporar uma nova e útil função ao Gmail. Agora, quando uma pessoa receber um arquivo em formato Word (doc), é possível abrir diretamente no Google Documents. Com isso você pode editar, modificar e reenviar o texto diretamente, sem necessidade de descarregar o arquivo no PC.


Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Buscador de blogs jornalísticos

Os buscadores temáticos têm surgido a todo instante na internet. Essa tendência está sendo seguida pelas comunidades especializadas que têm lançado novos motores de busca na rede. A blogosfera segue o mesmo caminho. No eCuaderno vi uma indicação de um buscador de blogs jornalísticos. Nele, são rastreados mais de 2.000 blogs. O projeto é bem interessante, infelizmente somente os blogs de língua espanhola são agregados.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

You Tube poderá pagar por conteúdo

Chad Hurley,um dos fundadores do You Tube, anunciou que o serviço de vídeos começará a pagar a alguns usuários por conteúdos publicados. Segundo o El Mundo, isso é fruto da inserção publicitária no site. Em entrevista a BBC, Hurley diz que a iniciativa tem como objetivo recompensar a criatividade, como também é uma forma de incentivar o uso da plataforma. A idéia é dar a alguns autores de vídeos porcentagens pelos benefícios que gerem seus anúncios. Funcionará de uma maneira similar ao do AdSense, um sistema de anúncios de texto do google. Quem tiver interesse em saber mais sobre o anuncio de Hurley, existe um vídeo gravado por um cidadão no Fórum Econômico Mundial, em Davos.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

Bill Gates dá cinco anos para internet "revolucionar" TV

A internet irá revolucionar a televisão em cinco anos por causa da explosão do conteúdo de vídeo on-line e da fusão dos computadores com os aparelhos de TV. Foi o que disse Bill Gates, presidente da Microsoft, no sábado em Davos, na Suíça.

"Estou espantado ao ver que as pessoas não percebem que, daqui a cinco anos, todos vão rir do que temos na TV", disse ele a líderes empresariais e políticos no Fórum Econômico Mundial.

A ascensão da internet de alta velocidade e a popularidade de sites de vídeo como o YouTube (da Google Inc.) já está causando um declínio mundial no número de horas gasto por jovens em frente à televisão.

"Como a TV está se adaptando para transmissão pela web --e algumas grandes companhias de telefone estão criando a infra-estrutura para tanto-- vamos ter esta experiência em conjunto", aposta Gates.

O texto é da Folha Online.

Alberto Marques

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Site permite enviar grandes arquivos pela internet

Senduit é um site que permite enviar arquivos de até 100 megas pela internet. Na hora de carregar o arquivo você escolhe o tempo que ele ficará disponível, podendo permanecer de 30 minutos a uma semana. Depois que o arquivo é armazenado ele gera um link para enviar a quem desejar. Extremamente útil!

Via Wwwhat's new?

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

domingo, janeiro 28, 2007

Jornal britânico acusa eBay de ter fraudes em leilões

O jornal britânico The Sunday Times publicou uma matéria que revela que leilões do site eBay são passíveis de sofrer fraudes pelos próprios vendedores, que usam identidades falsas para inflar as ofertas. Segundo o Estadão, o jornal teria conduzido uma investigação que mostrou que a prática de inflação das ofertas pelos produtos leiloados seria amplamente difundida.

“Na semana passada, um dos maiores vendedores britânicos do eBay admitiu em uma conversa gravada por um repórter disfarçado que ele estava preparado para fazer com que seus sócios fizessem ofertas por ele”, afirma a matéria, intitulada “Me faça uma oferta”.

O Sunday Times alega ter provas de que inúmeros comerciantes - que vão desde a agências imobiliárias até revendedoras de carros - estariam recorrendo à prática. Segundo o jornal, o caso colocaria a segurança que o eBay proporciona aos seus usuários contra esse tipo de fraude.

Mais informações no Estadão.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Para os fãs das audiências

Acompanhem o Blaugh. Muito bom.

Via ContraFactos & Argumentos

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Fórum sobre jornalismo online

No blog Intermezzo, Daniela Bertocchi nos informa que o “Online Journalism Review (OJR) lançou um fórum de discussão sobre jornalismo online. Por lá estão sendo discutidas questões relativas às tecnologias de publicação online, modelos de negócio para o jornalismo feito na web, design de informação entre outros temas. A acompanhar.”

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Editors Weblog produz série sobre integração das redações

O Editors Weblog começou uma interessante série sobre a integração das redações. A primeira parte (The new Telegraph model ) foi lançada essa semana e fala sobre a mega redação do jornal britânico The Daily Telegraph. Próxima semana será lançada uma nova matéria. Acompanhem:

Integrated Newsrooms - Part 1: The new Telegraph model.

Via Ponto de Media.
Foto: What’s Next: Innovations in Newspapers.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sábado, janeiro 27, 2007

Teses doutorais sobre blogs

O projeto Teses Doutorais em Rede já superou a cifra de três mil obras inscritas, todas elas com acesso gratuito ao texto completo em formato PDF. A rede agrupa 14 universidades e é considerada a maior rede de consulta de teses doutorais na internet. Como tenho interesse em blogs (bitácoras em espanhol), fiz uma busca sobre o tema, não obtendo sucesso. O blog La Azotea também indica que não há resultados sobre o assunto. Com o crescimento acelerado da rede, essa situação irá mudar. O mesmo blog fez uma lista interessantíssima sobre teses e dissertações sobre blog. Caso você conheça alguma, indique que atualizaremos o post.

Blogosfera: Les bitàcoles i l ´audiència, de Enric Gil.
Disertaciones de máster y tesis doctorales sobre blogs.
Investigadores que trabajan sobre blogs.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Manifesto Blog Espanha

O Manifesto Blog Espanha (PDF) é uma leitura importante para quem tem interesse em blogs. O texto define 45 pontos, divididos em quatro partes:

Los blogueros como ciudadanos;
El bloguero en la blogosfera;
Las organizaciones, los negocios y los blogs;
Epílogo.

Blog Eduardo Collado

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Paper analisa credibilidade das notícias online

No blog ContraFactos & Argumentos encontrei um artigo bem recente e que me parece interessante ler: Online News Credibility: An Examination of the Perceptions of Newspaper Journalists. Como o título sugere, o texto analisa a credibilidade das notícias online na perspectiva dos jornalistas que trabalham em jornais impressos. O paper mostra que o jornal impresso tem mais credibilidade que o online, por muito motivos. Como exemplo, ele cita que o impresso tem regras mais profissionais e mais notabilidade, sendo mais moderado que o da internet. O resumo não me deixou muito empolgado, mas preciso ler antes de comentar. Olhei também a bibliografia, que está um pouco defasada, mas que compensa conferir. Existem alguns textos que podem servir de referência para futuras pesquisas.

Abstract: This study examines print and online daily newspaper journalists' perceptions of the credibility of Internet news information, as well as the influence of several factors—most notably, professional role conceptions—on those perceptions. Credibility was measured as a multidimensional construct. The results of a survey of U.S. journalists (N=655) show that Internet news information was viewed as moderately credible overall and that online newspaper journalists rated Internet news information as significantly more credible than did print newspaper journalists. Hierarchical regression analyses reveal that Internet reliance was a strong positive predictor of credibility. Two professional role conceptions also emerged as significant predictors. The populist mobilizer role conception was a significant positive predictor of online news credibility, while the adversarial role conception was a significant negative predictor. Demographic characteristics of print and online daily newspaper journalists did not influence their perceptions of online news credibility.

Cassidy, W. P. Online news credibility: An examination of the perceptions of newspaper journalists. Journal of Computer-Mediated Communication, 12(2), article 7, 2007.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Los Angeles Times é atualizado para competir com agregadores de notícias

O editor do Los Angeles Times, James O'Shea, anunciou que a partir de agora a edição digital do periódico terá atualização contínua. Segundo o editor, o jornal será um canal de informação onde o usuário poderá obter notícias o dia inteiro. Com a medida, o Los Angeles Times espera criar um periódico que possa competir com os agregadores de notícia. O'Shea explica que não se pode ignorar concorrentes como Google e o Craiglist, que estão roubando leitores e anunciantes. Ainda informa que a edição online será um espaço que se primará pela atualidade, e a sua edição impressa será centrada em análises, reflexão, contextualização e interpretação.

Via Online Media Daily.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, janeiro 25, 2007

COB censura blogs e sites pessoais de atletas do Pan 2007

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) proibiu os atletas que disputarão os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, de atualizar seus blogs, fotologs ou videologs durante o período de realização do evento. Os sites pessoais dos atletas terão de receber uma autorização para entrar ou continuar no ar.

O COB enviou o comunicado em dezembro para confederações brasileiras com uma série de restrições aos atletas e dirigentes do Pan-Americano. “Nenhum atleta e/ou oficial da Delegação Brasileira dos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007 pode atuar como repórter, produzindo textos ou pesquisas mesmo para fins editorias, enviar periódicos ou diários on-line para sites na web durante o período dos XV Jogos Pan-Americanos”, afirma o comunicado, assinado pelo presidente do COB e do Comitê Organizador do Pan do Rio, Carlos Arthur Nuzman.

As pessoas que fazem parte da delegação também terão de ter muita atenção com os vídeos e fotos que farão durante a competição, já que não é permitido utilizar de forma pública imagens tiradas durante o evento. A entidade acena até com a eliminação do atleta dos jogos em caso de desobediência.

Para mim a grande questão é: será que eles proibirão a entrada dos cidadãos com celulares, filmadoras e máquinas digitais? Não tenho dúvida de que durante os jogos a blogosfera estará fervilhando com fotos, vídeos e textos sobre a competição. O primeiro ponto dos Jogos Pan-Americanos é dos organizadores, a diferença é que não soma, diminui.

Via New Age, new wave.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

Mais de 800 películas para Ipod

No Public Domain Torrents estão disponibilizadas diversas películas de domínio público. O diferencial desse site é que todos os vídeos estão em formatos para uso em iPod. Quem quiser descarregar os arquivos é necessário um cliente BitTorrent. Apenas para esclarecer, no Windows pode ser usado o Azureus, no Mac XTorrent.

Via Methodshop / La Brújula Verde.
Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Reuters divulga regras de uso do Photoshop

Depois de anunciar que irá estreitar o controle da edição de suas fotografias, a Reuters publica em seu blog as regras de uso do Photoshop. Num post recente aqui no blog, mostrei que a agência tomou algumas decisões desde o escândalo que envolveu o seu fotógrafo Adnan Hajj, que havia manipulado pelo menos duas imagens com o Photoshop. Com a descoberta da fraude outras decisões foram tomadas. Confira: Reuters anuncia novo chefe de fotografia para o Oriente Próximo.

Via Ponto Media.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Como serão as notícias em 2015?

Robin Sloan e Matt Thompson produziram um vídeo online, em Flash, para o Museum of Media History. A primeira versão do curta vai até 2014. Já a versão que se pode ver neste vídeo vai até 2015. Algumas reflexões são sugeridas: Como estará o Google nessa altura? O New York Times ainda existirá em papel? Um exercício de imaginação, em 8 minutos.

A indicação saiu do blog de Helder Bastos, professor da Universidade do Porto.

Alberto Marques

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Revistas acadêmicas de acesso gratuito

A Universidade Complutense tomou uma iniciativa que, no meu entender, deveria ser seguida por todas as universidades do mundo. Está disponibilizando num portal quase todas as suas revistas científicas, com acesso gratuito. São periódicos de diversas áreas. Vale conferir!

Via Pablo Mancini.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Como produzir e viabilizar projetos multimídia

A Online Journalism Review traz uma entrevista com Brian Storm, diretor da MediaStorm, na qual ele fala sobre a produção de histórias multimídias e sobre como foi possível viabilizar financeiramente o seu empreendimento.
No ano passado, Storm tentou uma estratégia totalmente nova: leiloar os direitos de seu projeto Iraqi Kurdistan no e-Bay.
Vale a pena ler a entrevista e fazer uma visita aos projetos disponibilizados no Media Storm

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Verso e Reverso compila dossiê sobre pesquisa em Comunicação

Até 21 de fevereiro próximo a Revista Verso e Reverso, da Unisinos, estará recebendo textos para o dossiê sobre O estado da pesquisa em Comunicação, que será publicado no primeiro número da revista em 2007. A revista está disponível para livre acesso na web.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

137 milhões de chineses na Internet

O número de internautas na China registrou seu maior salto ao final de 2006, alcançando 137 milhões, informou um centro estatal de informações nesta terça-feira.

A base de internautas do país cresceu em 26 milhões, 23,4%, na comparação com 2005, maior crescimento desde que o registro começou a ser feito em 1997. Com isso, 10,5% da população do país está online, segundo o China Internet Network Information Center (CNNIC), em seu 19º relatório sobre o desenvolvimento da internet.

Na China, país que está perto de lançar um padrão de telefonia móvel capaz de transmitir dados em alta velocidade, 17 milhões de pessoas usam celulares para acessar a Web, e 104 milhões têm acesso à internet em banda larga. O hábito mais popular entre jovens na China é navegar na Web, segundo informou a mídia estatal.
Via Estadão

marcos palacios
0 comments links to this post

terça-feira, janeiro 23, 2007

Corrigindo a Wikipedia em favor da Microsoft: uma questão de wiki-ética

Rick Jelliffe, um especialista em Informática e programação, publicou na O´Reilly Network, um comentário sobre a oferta que recebeu da Microsoft para trabalhar para eles "corrigindo textos na Wikipedia" e produzindo uma visão mais equilibrada sobre os produtos Microsoft mencionados na enciclopédia comunitária.

Entre outras coisas, a proposta levanta a questão da linha sutil que separa "correção" de "promoção". A idéia seria mesmo apenas "corrigir"?
Jimmy Wales, criador da Wikipedia, foi contatado sobre o assunto por Xeni Jardin, do Boing-Boing, e mandou um e-mail para Rick Jelliffe, convidando-o a publicamente rejeitar o convite da Microsoft:

"Espero que você rejeite publicamente a oferta como anti-ética. Assinalo que pessoas já foram permanentemente banidas da Wikipedia por fazerem exatamente o que você está sendo convidado a fazer. Consideramos esse tipo de procedimento uma grave violação da confiança da comunidade e a Microsoft deveria envegonhar-se de tal oferta".

O assunto promete desdobramentos e pode funcionar como ponto de partida para discussões sobre novas formas de ghost-writing e produção de publicidade disfarçada... E, não sejamos ingênuos, da mesma forma que a Microsoft, outras empresas devem estar fazendo exatamente isso, com relação a seus produtos, seja contratando especialistas para atuarem em blogs, wikis e fóruns de discussão de produtos, seja na base do do-it-yourself, no caso de empresas menos poderosas.

marcos palacios
0 comments links to this post

Empresas de tecnologia participam de discussões sobre liberdade de expressão

Empresas de tecnologia como Google, Yahoo, Vodafone e Microsoft estão discutindo com grupos de defesa dos direitos humanos e da liberdade de imprensa a criação de um código de conduta para a internet, com o objetivo de proteger a liberdade de expressão e a privacidade dos usuários da Web.

As partes anunciaram que desejam finalizar o código ainda este ano, para combater tendências como o número cada vez maior de prisões de jornalistas que trabalham na internet, a monitoração de atividades online e a censura.

As negociações estão sendo lideradas pelo Center for Democracy and Technology, de Washington, e pela Business for Social Responsibility, uma organização sem fins lucrativos de San Francisco. Os dois grupos estão tentando redigir um código que responsabilize as empresas caso elas cooperem com governos a fim de suprimir a liberdade de expressão ou violar direitos humanos.
Mais no Estadão.com.br

marcos palacios
0 comments links to this post

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Fundação Carolina oferece bolsas para estudantes latino-americanos

Estão abertas até o dia 4 de março as inscrições para bolsas de estudo 2007-2008 da Fundação Carolina. São ofertadas mais de 1.600 bolsas. Dessas, 1.140 são para estudantes de pós-graduação, 361 para doutorado e pós-doutorado e 175 para formação permanente. Esta última está aberta para estudantes latino-americanos e espanhóis.

Mais informações aqui.

Via Octavio Islas.

Alberto Marques
0 comments links to this post

Guia para empresas entederem a blogosfera

A empresa de consultoria Edelman publicou um estudo realizado com a colaboração do Technorati sobre os blogs corporativos. A Corporate Guide to the Global Blogosphere: The new model of peer-to-peer communications (PDF) é um guia para ajudar as empresas a compreender a dinâmica da blogosfera, buscando incentivar o estabelecimento de diálogos na blogosfera local e global.

O documento recorre a dados de diferentes locais e permite ver as variações que existem na blogosfera de um país e outro. Por exemplo, o estudo demonstra que 43% dos leitores de blogs belgas reconhecem que já foram influenciados por informações publicadas em um blog. O exemplo não é comparativo, mas dá uma pequena demostração da riqueza dos dados.

A investigação foi coordenada pelos especialistas em meios sociais da Edelman Londres, Paris, Hamburgo, Tókio, Varsóvia, Seul, Nova York, Xangai, Bruxelas, Milão e Chicago.

Via Blog-o-corp / Blogs Corporativos.

Alberto Marques
0 comments links to this post

Itália: download sem fins lucrativos não é crime

A 3ª Vara Penal da Corte Cassação italiana acaba de tomar uma decisão que considera que fazer downloads pela internet de filmes, músicas ou programas sob direitos autorais não é crime se isso não implica em ganho econômico, informou a imprensa local.

A Corte anulou uma condenação do Tribunal de Apelação de Turim a dois jovens que tinham feito download e compartilhado em rede músicas, filmes e softwares protegidos pelos direitos autorais, segundo o site do jornal Corriere della Sera.

A sentença diz respeito, segundo o site do La Repubblica, a um caso precedente à lei em vigor desde 2004 sobre o direito de autor, que estabelece que é punível penalmente a troca ilegal de arquivos protegidos pelo "direitos autorais".

Os dois condenados pelo tribunal de Turim tinham criado uma rede P2P, para trocar arquivos com outras pessoas na internet, para o que se conectavam a um servidor instalado em um computador de uma associação de estudantes da cidade.

Os juízes de Turim consideraram que os autores desse sistema de intercâmbio tinham violado a lei sobre direitos autorais, que pune os que, "com fins de lucro", divulgam ou copiam arquivos e conteúdos multimídia protegidos pelos direitos autorais. No entanto, segundo a Corte Suprema, a ação dos dois acusados não tinha "nenhum fim de lucro" e, portanto, não era uma violação efetiva da lei.

A informação saiu do Estadão.

Alberto Marques
0 comments links to this post

Nieman Reports tem Jornalismo e Novas Tecnologias como tema

Convergência jornalística, modelos de negócios, narratividade e multimídia, ética, mercado de trabalho na era digital são alguns dos aspectos discutidos nos artigos publicados no vol. 60, n.4 do Nieman Reports, que tem como tema o Jornalismo e as Novas Tecnologias de Comunicação. Intitulada Goodbye Gutenberg e de livre acesso na web, a coletânea envolve nomes como Philip Meyer, Michael Riley, Edward Wasserman, Francis Pisani, Judy Muller, dentre muitos outros.
O Nieman Reports é publicado pela Nieman Foundation for Journalism da Universidade de Harvard.
Leitura imprescindível.
Via e-Cuaderno

marcos palacios
0 comments links to this post

Citações em blogs: o maior fator de crescimento da Wikipedia

O maior fator para o boom da Wikipedia em 2006 foram as citações de seus termos em blogs, superando a marca das 29.000 citações, 54% mais do que em 2005.
O site dobrou sua audiência anual, alcançando 37.8 milhões de acessos em novembro de 2006, contra 17.8 milhões no mesmo período em 2005, de acordo com a Nielsen NetRatings.

Segundo Johnathan Carson, CEO da Nielsen BuzzMetrics, “o fortalecimento freqüente da palavra Wikipedia vs. Enciclopédia demonstra a ubiqüidade e a utilidade da marca, da mesma forma que outras marcas como Xerox, Google e iPod representam suas categorias...Independente da controvérsia sobre a credibilidade ou neutralidade dos termos listados, a Wikipedia continua atraindo e – principalmente – retendo o internauta em seu site, facilitando e mediando discussões através da internet".

Eis a lista dos 10 termos mais procurados na Wikipedia no ano de 2006:

Web 2.0
http://en.wikipedia.org/wiki/Web_2.0

Steve Irvin
http://en.wikipedia.org/wiki/Steve_Irwin

Mark Foley Scandal
http://en.wikipedia.org/wiki/Mark_Foley_scandal

Blog
http://en.wikipedia.org/wiki/Blog

Ajax
http://en.wikipedia.org/wiki/AJAX

World War II
http://en.wikipedia.org/wiki/World_War_II

Snakes on a Plane
http://en.wikipedia.org/wiki/Snakes_on_a_plane

Meme
http://en.wikipedia.org/wiki/Meme

Wiki
http://en.wikipedia.org/wiki/Wiki

RSS
http://en.wikipedia.org/wiki/RSS
http://reflexoesdigitais.wordpress.com/2007/01/05/os-mais-procurados-na-wikipedia-em-2006/

Via Reflexões Digitais

Claudia Moreira
2 comments links to this post

Google obrigado a apagar mensagens no Orkut: a Justiça brasileira ataca novamente

A Justiça brasileira está mesmo determinada a provar que pode controlar a Internet e funcionar como um "canal de censura legítima".
Desta vez a decisão de intervenção está ligada a denúncias de erros médicos.
A fonte da informação é o Consultor Jurídico:

"A Google Brasil está obrigada a tirar do Orkut, site de relacionamentos, todas as mensagens postadas nas comunidades de vítimas de erros médicos que envolvam o nome da empresa intermediadora de cirurgias plásticas Plano Top. A determinação é da 34ª Vara Cível de São Paulo, que concedeu liminar à empresa. Cabe recurso.

A determinação é de outubro do ano passado. Alguns textos já foram excluídos, mas novas mensagens estão sendo postadas. Por conta disso, Samantha Cristina D´Allago de Castro, advogada da empresa, entrou com um novo pedido. Desta vez, para incidir também multa por descumprimento de decisão.

De acordo com o processo, em setembro do ano passado, depois de duas rescisões contratuais, a empresa soube que seu nome estava sendo incluído em comunidades do Orkut que discutiam erro médico.
Em um dos textos, uma suposta vítima dizia que tinha ido fazer uma mamoplastia e saiu da clínica mutilada. No final, afirmava: “aonde vc nunca deve fazer sua cirurgia PLANO TOP – AV. PAULISTA 491 10 ANDAR CJ 101” (sic).
Diversas mensagens como essa foram postadas nas comunidades. Por conta disso, clientes chegaram a encerrar o contrato com a Plano Top. Na Justiça, o argumento da empresa foi o de que nunca foi ré em ações de reparação por dano moral ou criminal. Também sustentou prejuízo econômico.

Além de pedir a retirada das mensagens das comunidades, a advogada solicitou o pagamento de multa diária de R$ 1 mil. A primeira instância paulista concedeu a liminar apenas para apagar as mensagens.
A Google do Brasil ainda não se manifestou no processo, nem juntou documento comprovando o cumprimento da ordem."
Via GULP

marcos palacios
0 comments links to this post

Futuro do telejornalismo?

News at seven é um projeto de noticiário funcionando com "um software que cria conteúdos através de artigos que captura na Internet e são apresentados por Maria Laura Santillan, em animação 3D".
Será por aí o futuro dos telejornais?
pergunta Pablo Mancini

marcos palacios
0 comments links to this post

Mail & Guardian Online quantifica reações na blogosfera às suas notícias

Uma nova forma de interação com a blogosfera foi introduzida no Mail & Guardian Online, da África do Sul, através do tipo de informação disponibilizada via Technorati. Antes, o link ao final de cada notícia era para a página de busca do Technorati; agora o link já indica aos leitores quantas reações em blogs foram geradas pela notícia, como na ilustração abaixo:


A idéia, segundo os implementadores do novo formato, é incrementar ainda mais "as relações recíprocas com os leitores" no ecosistema da nova mídia social.
Lançado no início de 1994, o Mail & Guardian Online foi o primeiro jornal africano na Internet.
Via Media in Transition

marcos palacios
0 comments links to this post

Um curioso experimento de visualização de redes sociais

Echelon postou um instigante experimento de visualização de formação de uma rede social, utilizando ferramentas 3D. Um programa foi desenvolvido e testado com a construção de um modelo simples.
A base para a construção do modelo foi o StudiVZ, uma rede de relacionamentos alemã de tipo Orkut.
Echelon tomou como ponto de partida dois de seus amigos na rede. Em seguida, agregou "os amigos de seus amigos" (cerca de 100) e depois "os amigos dos amigos de seus amigos" (cerca de 5000).
O resultado foi materializado no vídeo acima.
No Echelon há detalhes de todos os softwares utilizados e dos diversos passos para a construção do modelo.
Via Data Mining

marcos palacios
0 comments links to this post

domingo, janeiro 21, 2007

Tutorias sobre jornalismo cidadão

Através do blog Social Media descobri uma lista de sites com tutoriais sobre o jornalismo cidadão. A lista é bastante interessante e está disponível no blog Journalistopia. Em inglês!

Alberto Marques
2 comments links to this post

Revista da COMPÓS traz estudo sobre a pesquisa em Jornalismo Digital no Brasil

Quem são os pioneiros na pesquisa sobre jornalismo digital no Brasil? Quantas teses e dissertações já foram defendidas sobre a temática? Qual é o perfil das publicações?Estas são algumas perguntas que Claudia Quadros, Luciana Mielniczuk e Suzana Barbosa levantam e buscam responder em seu em seu artigo Estudos sobre Jornalismo Digital no Brasil, disponibilizado na nova edição da revista e-Compós.
Além de artigos com temática variada, esta edição apresenta um dossiê sobre Economia Política da Comunicação, com 17 artigos produzidos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
O acesso é livre e os trabalhos podem ser baixados em formato pdf.

A COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - foi fundada em junho de 1991, em Belo Horizonte, a partir da iniciativa de alguns pesquisadores e representantes de Cursos de Pós-Graduação existentes, com o apoio do CNPq.
É uma sociedade civil, sem fins lucrativos, congregando como associados os Programas de Pós-Graduação em Comunicação em nível de Mestrado e/ou Doutorado de instituições de ensino superior públicas e privadas no Brasil.

marcos palacios
0 comments links to this post

Polarização entre Salazar e Álvaro Cunhal levanta polêmica em Portugal

Um programa da RTP 1 (emissora de TV estatal portuguesa) acendeu uma polêmica em Portugal quando, ao deixar as pessoas decidirem por telefone quem são os maiores portugueses de todos os tempos, o público colocou o nome do ditador Antônio de Oliveira Salazar - que governou o país entre 1932 e 1968 - na fase final, entre os dez mais votados. Até março, será decidida a ordem dos dez maiores portugueses.

Além de Salazar, entre os nomes estão o fundador de Portugal, D. Afonso Henriques, o ex-dirigente comunista Álvaro Cunhal, os poetas Camões e Fernando Pessoa, os navegadores Vasco da Gama e o Infante Dom Henrique, o estadista Marquês de Pombal, o rei D. João II e o diplomata Aristides de Souza Mendes. Para os brasileiros, uma surpresa: Pedro Álvares Cabral não faz parte dos mais votados, ficando em 49º lugar. O nome de Álvaro Cunhal também está sendo objeto de polêmica, uma vez que críticos consideram a sua inclusão entre os dez como uma manifestação de "saudosismo stalinista".

Francisco Rui Cádima, professor de Ciências da Comunicação, na Universidade Nova de Lisboa, questiona as obrigações do serviço público de televisão por causa do programa ‘Os Grandes Portugueses’, da RTP 1:
“Quando um ditador é responsável por assassinatos políticos, por perseguições, pela censura, pela falta de liberdade de expressão, não vejo como pode ser considerado calma e tranquilamente como um grande português.”
Cádima, que já foi director do Obercom (Observatório da Comunicação), acusa o canal estatal de entrar pelo caminho da “banalização”, porquanto, explica, permite que “um ditador responsável por assassinatos políticos passe por um grande português”, o que, refere a concluir, “numa televisão pública deve fazer pensar”.
Via BBC e Estadão

marcos palacios
0 comments links to this post

Vídeo no YouTube coloca euro-deputado português em apuro


Foi colocado no YouTube um vídeo do euro-deputado Paulo Casaca dançando festivamente com membros do grupo iraniano Mujahedin do Povo, considerado por muitos como uma organização terrorista.
A notícia foi divulgada pelo Expresso Online e tanto Casaca como o euro-deputado alemão André Brie (que acompanhou Casaca na visita) consideram que a divulgação do vídeo coloca o português em perigo de vida.
Paulo Casava já escreveu ao YouTube solicitando a remoção do video, o que ainda não aconteceu.
Via Engrenagem

marcos palacios
0 comments links to this post

sábado, janeiro 20, 2007

Reuters anuncia novo chefe de fotografia para o Oriente Próximo


Ano passado a agência Reuters retirou da sua base de dados 920 fotografias, produzidas por um de seus colaboradores que cobria o conflito entre Israel e o Hezbolá, no Líbano. A decisão se deu após a agência ter descoberto que o fotógrafo Adnan Hajj havia manipulado pelo menos duas imagens com o Photoshop.

Por causa do fato envolvendo o repórter fotográfico, a Reuters acaba de anunciar um novo chefe de fotografia para o Oriente Próximo. Comunicou também que irá estreitar o controle na edição de suas imagens. As medidas foram anunciadas por David Schlesinger, diretor da agência de notícias. Shlesinger informa que estão trabalhando em parceria com as principais empresas fotográficas e de software para desenvolver um instrumento técnico que possa detectar possíveis fraudes digitais.

Num post aqui no blog, Palacios revela que “as fotos dos bombardeios em Beirut, digitalmente manipuladas por Adnan Hajj, não são fato isolado. Em um artigo intitulado A question of truth: photojournalism and visual ethics, publicado no site da National Press Photographers Association, Donald Winslow discute outros casos recentes de manipulação digital, incluindo uma escandalosa montagem produzida pelo Nuevo Herald, de Miami.”

O nomeado para o cargo foi Stephen Crisp, um britânico que já trabalhou para a agência em vários postos, desde 1985.
Um portavoz da Reuters assinalou que a agência não divulgará mais detalhes sobre esse assunto.
Via El Mundo

Alberto Marques
0 comments links to this post

Infográfico de 1862 em leilão no e-Bay

Uma cópia do The New York Herald, que traz em sua primeira página um infográfico explicando operações militares na Guerra Civil dos Estados Unidos, está em leilão no e-Bay. O lance mais alto, neste momento, é U$ 14.95.
Via Innovations in Newspapers

marcos palacios
0 comments links to this post

Anel de blogs integra mantendo identidades dos participantes

Minoic.net é um anel integrando oito blogs hispânicos.
A iniciativa é de José Luis Orihuela, Antonio Cambronero y Guillermo Carvajal.

Estão interligados os blogs:
A clockwork blog (el cine y televisión)
Blogpocket (la locura de los weblogs dentro de uno)
Blogzine (la revista cultural)
Bob Dylan Minoic (el blog no oficial en español sobre Bob Dylan)
eCuaderno (las pistas, noticias y enlaces sobre medios)
Fútbol DeLux (el deporte rey)
iPock (los vídeos favoritos)
La Brújula Verde (la cultura en internet)

Da barra de navegação, pode-se acessar qualquer um deles, realizar buscas conjuntas e tomar conhecimento das últimas postagens. Mantendo a identidade de seus blogs, os participantes se propõem a buscar novas formas de colaboração, que não se esgotem no modelo da rede comercial e que contribuam para gerar sinergias positivas.
Via La Brújula Verde

marcos palacios
0 comments links to this post

Um mecanismo para buscas na Wikipedia

Foi lançada esta semana uma versão beta do Wikiseek, um motor de buscas com resultados restritos à Wikipedia e a sites que são referenciados na Wikipedia. Segundo seus desenvolvedores, o algoritmo utilizado permite refinamento de buscas com resultados mais relevantes que os produzidos por buscadores tradicionais.
Provar para saber.

marcos palacios
0 comments links to this post

Acesso a blogs em jornais norte-americanos triplica em um ano

Segundo a Nielsen//NetRatings as páginas de blogs dos dez maiores jornais norte-americanos atraíram cerca de 3.8 mihões de visitantes únicos no mês passado, mais do que triplicando os acessos de dezembro de 2005 (1.2 milhão).
O número total de leitores dos mesmos dez jornais cresceu apenas 9% no período, indo de 27.3 para 29,9 milhões.
Via Cyberjornalist. net

marcos palacios
0 comments links to this post

Jornais compram palavras do Google

Os métodos de classificação das informações dos motores de busca são desconhecidos por muitos de nós. De forma simplificada, algumas dessas ferramentas tentam explicar esse funcionamento em suas páginas. Outro ponto pouco esclarecido e nebuloso são os acordos comerciais feitos com seus anunciantes. O Waal Street Journal publicou uma notícia que deve repercutir muito na blogosfera e que nos deixa uma pista de como os acordos comerciais podem influenciar esses métodos.

Segundo a matéria, os jornais britânicos estão utilizando o Google como ferramenta de marketing. Diários como o Daily Telegraph, Times of London e o The Sun pagam ao site de busca e, sempre que um usuário procura as palavras-chave "compradas", aparece o link para os respectivos jornais. Essa estratégia já deve ser bastante utilizada em outros locais, inclusive aqui no Brasil, mas de uma fonte segura é a primeira vez que tenho conhecimento.

"Britain's famously competitive newspapers have a new battleground: Google. Newspapers are buying search words on Google Inc. so that links to their Web sites pop up first when people type in a search. The Daily Telegraph, for example, bought the phrase "North Korea Nuclear Test" after the country detonated a nuclear device last October. People in the United Kingdom and the U.S. using English-language Google who typed the phrase into the search engine saw an ad for the Telegraph Web site on the top right of their screen."

A informação saiu do blog coletivo Ponto de Análises que indica também um artigo sobre o assunto no Observatório da Imprensa, que pode ser lido aqui.

Alberto Marques
1 comments links to this post

sexta-feira, janeiro 19, 2007

China tem 20,8 milhões de blogueiros

Em matéria publicada no diário chinês People's Daily Online, saíram os resultados do mais recente estudo sobre o uso da internet na China. Os dados mostram que no país existem 20,8 milhões de blogueiros, dos quais 3,2 milhões atualizam seus blogs habitualmente. O estudo também aponta que os blogs chineses receberam um total de 101 milhões de visitas durante 2006. Já em relação ao número de usuários de internet, são 132 milhões de pessoas que têm acesso, o que representa um aumento de 19% em comparação ao ano anterior.

Via Periodismo Ciudadano.

Alberto Marques
0 comments links to this post

Igreja Católica lança nova agência de notícias em abril

O Vaticano divulgou que está apoiando a criação da agência de notícias H2O-News, criada para fornecer notícias aos canais televisivos e sites católicos de todo o mundo. A idéia é apresentar um serviço para as televisões e sites, procurando "responder às exigências dos canais católicos no campo da informação da atualidade da Igreja no mundo", explicou hoje o porta-voz do Vaticano citado pela agência de notícias Eclesial.

O serviço, que está ainda em fase de estudo, vai fornecer informação em seis línguas, incluindo o árabe, através de televisão, internet e telefone móvel, com estréia marcada para a Páscoa. O padre Federico Lombardi, que além de porta-voz do Vaticano é também diretor do Centro de Televisão do Vaticano (CTV), admitiu ainda uma colaboração com a nova agência. "A CTV está disponível para colaborar com todas as iniciativas que permitam uma melhor comunicação dentro da Igreja e sobre a Igreja.

A informação saiu do Publico.PT.

Alberto Marques
0 comments links to this post

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Orihuela: dez anos de história dos weblogs

José Luis Orihuela, editor do blog eCuaderno, professor da Universidade de Navarra e pesquisador dos weblogs, publica hoje no Ciberpaís (suplemento de tecnologia do El Pais) uma revisão dos dez anos de história dos weblogs. Um texto excelente!

El 1 de abril de 1997 Dave Winer publicó la primera entrada de 'Scripting News’, el que se considera primer ‘weblog’ de Internet. Diez años después hay más de 62 millones de cuadernos personales circulando por la Red. En este periodo han destapado algunos escándalos públicos y denunciado abusos, pero su gran aportación es la participación de los internautas en los contenidos de la Red, germen de la Web 2.0.
Alberto Marques
0 comments links to this post