segunda-feira, abril 30, 2007

Por favor, parem de me perguntar se blogging é jornalismo!!!

Paul Bradshaw, Professor Titular de Jornalismo Online na UCE Birmingham (Inglaterra), comenta que , ao se aproximar o final do ano letivo inglês, tem recebido um enorme número de e-mails de estudantes que lhe fazem basicamente as mesmas duas perguntas:
1. Você considera que blogging é uma forma de jornalismo? Por que?
2. Jornalistas profissionais são instruídos sobre os princípios e a ética que regem sua profissão. Como muitos bloggers são são jornalistas profissionais, como você acha que a credibilidade dos blogs poderia ser incrementada?

Como, volta e meia, recebo mails de estudantes com perguntas semelhantes, faço minhas as respostas de Bradshaw.

marcos palacios

Marcadores: ,

2 comments links to this post

Design Gráfico nos Estados Unidos: entrevistas


O VisualMente de Norberto Baruch está disponibilizando uma série de cinco entrevistas com importantes designers gráficos norte-americanos. Três delas já estão disponíveis. Todas fartamente ilustradas. Vale muito a pena acompanhar.

marcos palacios

Marcadores: ,

2 comments links to this post

Textos e Planilhas do Google permite construir gráficos básicos

O Textos e Planilhas do Google já permite a construção de gráficos. São modelos muito básicos, mas que podem ser suficientes para trabalhos escolares ou outros usos que não exijam grande detalhamento ou recursos técnicos.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Coisas que você sempre quis saber sobre Web Semântica, mas teve vergonha de perguntar


O W3C anuncia a publicação das FAQs (Perguntas frequentes) sobre a Web Semântica.
As perguntas (e respostas) versam sobre os standards relacionados com a Web Semântica (WS) e seu uso e relações entre WS e Inteligência Artificial, tagging, folksonomia, ou coisas mais misteriosas como SPRQL.
E se você quiser viajar mais nesses assuntos, uma outra parada instigante é The Semantic Grid
Via La Brujula Verde

marcos palacios

Marcadores:

2 comments links to this post

Memória Digital: Balanço de uma década

O aumento exponencial da informação, produzido pela disseminação e generalização das tecnologias digitais, coloca recorrentemente uma pergunta: "E como faremos para preservar essa massa de informação que está sendo produzida e disponibilizada?".
Um artigo de Nancy McGovern, publicado no RLG DigiNews, propõe-se a fazer uma avaliação sobre o que vem sendo construído nesse campo, nos últimos dez anos. Intitulado "A Digital Decade: Where Have We Been and Where Are We Going in Digital Preservation", o trabalho assinala que um programa de preservação digital apoiado no tripé Organização, Tecnologia e Recursos é muito mais sólido e sustentável que um "pula-pula tecnológico".
Via Current Cites

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

domingo, abril 29, 2007

Carteira porta-notas com fotos digitais

Comercializada pela Brookstone, foi lançada no mercado uma carteira porta-notas que elimina a necessidade de se carregar as fotos dos "entes queridos". A carteira permite levar 55 fotos digitais, pode ser conectada a um PC via USB e vem com batéria recarregável. Preço U$ 59.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Uma história da Humanidade em uma tira contínua

No La Brujula Verde encontramos um link para uma História Visual da Humanidade, postada no Flickr. As duas tiras acima são início. Realmente uma síntese muito especial...
A tira é de Milo Manara.
Bom Domingo
marcos palacios

Marcadores: ,

2 comments links to this post

Trâfego aéreo: uma representação visual

Do blog de Enríque Dans vem o link para uma experiência de representação visual, produzida pela FlightAware, impressionante e bela. Cada um dos pontos vermelhos sobre o mapa representa um avião circulando pelo espaço aéreo norte-americano, em um período de 24 horas. A aceleração é de uma hora por segundo e pode-se notar a concentração do trâfego em alguns horários, formando, por vezes, um contorno perfeito e pontilhista do mapa dos Estados Unidos.
Clique no mapa para ver animação.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Arquitetura da Informação Social


Via Findability.org, um gráfico representando a Arquitetura da Informação Social em três ferramentas de ponta na Internet hoje: Flickr, Twitter e Digg. Os gráficos são auto-explicativos e mostram as distribuições de diversos elementos das relações sociais nos três casos.

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Um supermercado 2.0 no mundo real

Um divertido vídeo, que imagina como seria um Supermercado 2.0 no mundo real (em inglês).
Via Online 2.0

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

O mundo como você nunca o viu antes

WorldMapper é um site britânico com uma coleção de 366 mapas que representam o mundo com um redimensionamento dos países de acordo com a distribuição de diferentes variáveis: população, transportes, educação, habitação, comunicação, etc etc.
O mapa acima representa a distribuição de restaurantes McDonalds no mundo, em 2004.
O único problema é que nem todos os mapas usam dados tão atuais, mas ainda assim o conjunto é de grande interesse.
Via SND Update

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Blog é o neologismo mais usado em espanhol

O Mangas Verdes informa que nada menos de 50.506 neologismos foram detectados na Língua Espanhola. O mais usado é Blog, forte candidato a rápida dicionarização.
Os números foram apresentados pela Profa. Judit Freixa, da Universidad Pompeu Fabra, na mesa redonda «Nuevas palabras en noticieros», no seminario «El español en los noticiarios de televisión a ambos lados del Atlántico», em andamento em San Millán de la Cogolla (La Rioja):
“El Observatorio de Neología ha detectado nada menos que 50.506 neologismos en la lengua española, entre los que «blog» es el más común, a pesar de que sólo tiene dos años de edad. en la . (…) Después de «blog», «que ya tiene un nivel de estabilidad importante y su propia familia de palabras», el segundo más usado es «deslocalización», detectado en 1992".

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sábado, abril 28, 2007

Concurso premia manchetes criativas

Plutão permanecerá planeta? Parece remoto...
O título acima (Will Pluto stay a planet? It looks remote...) é uma das manchetes ganhadoras do concurso nacional nos Estados Unidos, promovido pela American Copy Editors Society, para escolher as melhores manchetes de 2006. As premiações foram divididas por categorias, de acordo com a circulação dos jornais.
Houve também um prêmio para jornais estudantis. Parece ter havido forte inclinação por parte dos jurados do concurso pelos títulos metafóricos e com jogo de palavras.
Leia a lista completa das manchetes premiadas.

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

"Laptop de U$ 100" já está em U$ 175 e começa a ser colonizado pela Microsoft

O famoso OLPC (One Laptop per Children), que está em desenvolvimento no MIT, impulsionado por Nicholas Negroponte, já está agora orçado para custar U$ 175. Além disso, a Microsoft já colocou suas garras no projeto. O OLPC vai poder rodar também uma versão do Windows XP, além de seu Linux residente. A versão especial do XP para OLPC vai custar "apenas" U$3. Multipliquem isso por centenas de milhões de unidades e temos outro bom negócio do Big Brother Gates em andamento.
Via GigaOM e Ciberescrituras.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Personalização no jornalismo: uma proposta

Uma idéia para personalização. O usuário teria uma série de caixas para clicar, decidindo se quer ou não mais cobertura e atualizações sobre as notícias veiculadas naquela edição. Uma forma de personalização viável. Mas será que isso não restringiria, mais uma vez, a amplitude daquilo que deve ser definido como "informação que todos devem ter", gostem ou não gostem?

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Software tenta reproduzir som de Stradivarius

Existem hoje no mundo cerca de 600 violinos Stradivarius, avaliados em U$ 10 milhões cada um. Foram produzidoa na Itália Renascentista pelo luthier Antonio Stradivari (1648-1737) e são considerados insuperáveis.
Agora um professor da Universidade de Manchester (Inglaterra) anunciou ter conseguido reproduzir o som característico do Stradivarius com um instrumento muito mais barato. O professor Patrick Gaydecki demonstrou o método pelo qual conseguiu realizar a proeza: acompanhado de colaboradores, ao dedilhar as cordas do violino com impulsos laser, registram-se as vibrações produzidas, que são manipuladas com um software, com o qual o som das cordas é dividido para que forneça uma amplificação originária de um autêntico Stradivarius.
marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

India estuda banda larga gratuita para 2009


Alexandre Barbosa, no Vida Digital informa que "o governo indiano estuda fornecer acesso de banda larga para todos os habitantes do país em 2009. O novo serviço deve ser lançado pelas operadoras ligadas à administração federal, a BSNL e MTNL.
A Índia também tem um projeto de redução de tarifas telefônicas de longa distância e em redes celulares que visa baixar os custos para usuários finais nestas redes em até 20 vezes nos próximos 7 anos.
Embora tenham o aval dos consumidores, há a preocupação de que iniciativas do tipo comprometam a viabilidade financeira das operadoras de telecomunicações na Índia, país que pode, juntamente com a China, ser um dos mais populosos no século XXI.
A ironia é que as autoridades querem alcançar este resultado com recursos do Fundo Obrigatório de Universalização de serviços (USOF - Universal Service Obligation Fund), que, a exemplo do FUST brasileiro (Fundo de Universalização das Telecomunicações) recolhe 5% de todos os pagamentos feitos às operadoras.
A grande diferença é que, no caso brasileiro, apesar dos R$ 4,616 bilhões de reais disponíveis no fundo (dados de dezembro de 2006), ainda não há um plano concreto de aproveitamento dos recursos para fins de inclusão digital."

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

O ano 2000 segundo a visão de 1900

Uma maravilhosa coleção de postais, produzidos em 1900 e prevendo como seria o mundo no ano 2000. Além de vários links para outras coleções semelhantes. Calçadas deslizantes, híbridos de trem e navio, cidades envidraçadas, aparelhos para voar e outras curiosidades. A ilustração acima é de uma máquina para controlar o clima. Viria a calhar nestes tempos de aquecimento global...
marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

sexta-feira, abril 27, 2007

Debate Presidencial visto por Nuvens de Tags

Um debate realizado ontem entre pré-candidatos do Partido Democrático à Presidência dos Estados Unidos, foi objeto de uma interessante experiência de uso de Nuvens de Tags para classificar os principais pontos no discurso de cada um deles. O resultado pode ser visto no Shakesville.
Pela dica, obrigado Ana Moutinho.

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Wikipedia como agregador de informação jornalística no massacre da Virginia Tech


Mathew Wingran, no seu blog, chama a atenção para um artigo no The New York Times sobre como a Wikipedia funcionou como um agregador jornalístico, disponibilizando uma das mais completas coberturas da recente tragédia na Virginia Tech. Com mais de 2000 contribuições, a Wikipedia criou e poliu um artigo detalhado sobre o massacre, com mais de 120 notas de rodapé, além de um completo perfil do atirador e um timeline dos ataques. Vale a pena conferir e verificar o que foi feito e continua em construção.
marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

A blogosfera estacionou nos 15 milhões de blogs ativos?

O site Valleymag, usando dados do recente relatório State of the Blogosphere, em conjunto com comentários da Business Week, sugere que a blogosfera teria estacionado em torno de 15 milhões de blogs ativos, apesar da continuidade de criação de novos blogs.
Inclusive, a percentagem de blogs ativos em relação ao número tal de blogs, vem declinando nos últimos meses, conforme os números abaixo:
Março 2007 15,534,430 20.93%
Outubro 2006 15,297,100 27.42%
Maio 2006 13,720,748 36.71%
Observe o gráfico acima.
Leia também os comentários de Seamus McCauley, no Blog Virtual Economics, sobre as possíveis razões da aparente estagnação.

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

UUUUPPSSSS.....

Ontem à noite, no Estádio do Pacaembu (São Paulo), uma derrota frente o Náutico (Pernambuco) levou à eliminação do Corinthians da Copa do Brasil. Inconformados, alguns torcedores invadiram o campo e tentaram entrar nos vestiários, para agredir técnico e jogadores. O Estadão traz uma ótima sequência de fotos dos conflitos.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quinta-feira, abril 26, 2007

Emissor & Receptor

Tirinha de André Dahmer, no site Malvados.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Publicidade, velocidade e irresponsabilidade

Está na moda, entre empresários e pessoas de marketing, falar-se de "responsabilidade social" das empresas, "sustentabilidade", "transparência" e afins. Em meio a essa nova abordagem "responsável", a Fiat destoa completamente, com um vídeo de lançamento do Novo Palio 2008 no Brasil. Por trás do slogan "toda emoção está aqui", o que está sendo anunciado é realmente a velocidade do carro. Isso em si mesmo já seria problemático, num país onde os acidentes, especialmente envolvendo jovens, ocorrem majoritariamente por imprudência, excesso de velocidade e abuso de álcool. Para completar a irresponsabilidade, o vídeo termina com um "pega de rua" entre três Fiats. É pouco ainda? O "pega" acontece dentro de um túnel!! Só faltou colocar os corredores tomando uma "geladinha" ou cheirando uma linha antes do "pega", para aumentar "a emoção".
marcos palacios

Marcadores: ,

2 comments links to this post

Telegraph lança blogs de leitores

O Daily Telegraph vai ser o primeiro jornal britânico de circulação nacional a abrigar blogs de leitores. De acordo com Shane Richmond, Editor de Comunidade do jornal, "o My Telegraph permite que leitores criem seus próprios blogs, armazenem todos os comentários que fazem em blogs de outros leitores e guardem artigos para leitura posterior". Shane acha que o modelo adotado pode atrair para o blogging pessoas que nunca se interessaram por essa atividade.
Via Cybersoc

marcos palacios

Marcadores: ,

1 comments links to this post

As 24 horas de Flickr: 5 de maio

José Luis Orihuela informou, em uma conferência skype, que Flickr lançou uma proposta para o dia 5 de maio, chamada 24 horas de Flickr.
Para participar é preciso fazer fotografias nesse dia, de sua vida cotidiana, de qualquer coisa que chame sua atenção, e enviá-las ao Flickr, registrando-se no grupo que será aberto especificamente para esse propósito.
Todas as fotos serão utilizadas en diversos eventos que Flickr desenvolverá em todo o mundo, nos meses seguintes, e um livro será publicado com uma seleção das melhores.
Via La Brujula Verde

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Tagged cresce como praga usando spams

O site de relacionamentos Tagged conseguiu aumentar sua audiência em mais de 800% desde outubro de 2006, sem oferecer inovações ou atrativos aos internautas. Para tal, o endereço usa em um sistema de spam. Ele pede a senha de e-mail dos usuários e dispara convites em tom apelativo para todos seus contatos. A prática vem gerando protestos na web. Para saber mais, leia a reportagem completa no Informática.
marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

quarta-feira, abril 25, 2007

Podcast em revista feminina gera debate sobre publicidade e ética em veículos online

Um podcast da revista feminina Marie Claire, em sua versão norte-americana, levantou polêmica quanto à inserção de referências diretas a produtos comerciais em espaços editoriais da revista. A revista vem usando seu podcast (The Masthead With Marie Claire) para, em meio a material editorial, anunciar produtos e serviços.
Marie Claire se defende alegando que as normas da ASME (American Society of Magazine Editors) não se aplicam a podcasts. No que é contraditada por Marlene Kahan, diretora executiva da ASME, que informa que pelos padrões vigentes, as normas de separação entre material editorial e publicitário se aplicam a todos os formatos digitais:
"All online pages should clearly distinguish between editorial and advertising or sponsored content. A magazine’s name or logo should not be used in a way that suggests editorial endorsement of an advertiser. The site’s sponsorship policies should be clearly noted, either in text accompanying the article or on a disclosure page, to clarify that the sponsor had no input regarding the content.”
Mais discussão sobre o tema em WWD
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Mídia & Política discute eleições na França

O número mais recente do Mídia&Política está dedicado a uma discussão das recentes eleições francesas.
Mídia&Política é uma publicação periódica mantida pelo Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (Nemp) da Universidade de Brasília (UnB). Destina-se à divulgação de noticias, análises e críticas sobre a cobertura política na mídia brasileira.
marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Revista sobre Blogs & Podcasts

Já está disponível o primeiro número da revista Blogger & Podcaster que, como o nome indica, é direcionada para o segmento dos usuários de Internet que se dedicam à criação e manutenção de Blogs e Podcasts. A edição digital pode ser livremente acessada online. A edição impressa é distribuída através de assinaturas.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Second Life em português já está disponível

Os cerca de 200 mil brasileiros que estão no Second Life já podem utilizar uma versão nacional do programa, informa a Folha Online. “Além de ter a plataforma em português --o que já era parcialmente possível, editando-se as preferências na edição original do software--, os usuários poderão adquirir Linden dólares (a moeda corrente) pagando em real, empregando cartão de crédito nacional ou boleto bancário.

Para permitir a compra de Linden dólares em reais, foi criada uma moeda intermediária, o Kaizen Cash (KC$). Cada real vale, hoje, KC$ 1.000. O residente precisa usar seu crédito em Kaizen Cash para comprar Linden dólares e fazer qualquer transação. A inauguração do mundo virtual na versão brasileira se dá junto com a abertura de territórios com referências ao mundo real de São Paulo e Rio de Janeiro.”

Mais informações na Folha Online.

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Jornais e blogs

O Online Journalism Review acaba de publicar um texto de David Vaina, pesquisador do Projeto Excelência em Jornalismo. Newspapers and blogs: Closer than we think? Um texto para ler.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

terça-feira, abril 24, 2007

Ferramenta online identifica vírus, trojans e spyware

Oblog eCauderno informa que o Departamento de Comunicação do Panda Software está testando uma ferramenta online gratuita para detecção de vírus, trojans e spyware. Atualmente Infected or Not só funciona no Explorer. Futuramente poderá ser usado com o Firefox. Avaliem.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Londres estréia maior rede Wi-Fi da Europa

Já está funcionando em Londres a maior rede Wi-Fi da Europa. Lançado nesta segunda-feira (23) pela Cloud Networks, a rede usa a tecnologia mesh para dar conectividade para mais de 350 mil usuários dentro das fronteiras do município.

A conectividade mesh funciona da mesma forma que uma rede celular, que segue o usuário quando ele está em movimento, passando os dados para a central de comunicação mais próxima. A dica saiu do IDG Now, que informa que no primeiro mês de operação, a Nokia está subsidiando os acessos, que são gratuitos para todos os usuários. A Cloud diz que planeja expandir o serviço para toda a região próxima a Londres.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Jovem coloca número de celular no You Tube e recebe 5 mil chamadas

Esta saiu da Estadão: “O jovem norte-americano Ryan Fitzgerald, de 20 anos, está desempregado e vive com seu pai em Southbridge, nos EUA. Sem muito o que fazer, deixou um vídeo no YouTube com o número de seu celular, dizendo-se disponível para aceitar ligações de qualquer um que quisesse conversar.

Foi o suficiente para que ele recebesse mais de 5 mil chamadas e mensagens de texto, segundo uma matéria publicada pelo jornal The Boston Globe. Até o momento, seu vídeo no YouTube ganhou mais de 116 mil visualizações. Fitzgerald disse que se inspirou em Juan Mann, um homem que se tornou uma celebridade no YouTube por oferecer abraços grátis a estranhos (e que foi destacado como o melhor vídeo motivacional do portal em 2006).”

Marcadores:

0 comments links to this post

Inclusão digital radical

No blog Circuito Integrado, encontrei esta imagem tirada do site iLounge de uma mulher da Etiópia, da tribo Mursi, segurando um iPod e um fuzil AK-47. Pensando na imagem, resolvi buscar alguns dados sobre inclusão digital no país. De acordo com a União Internacional de Telecomunicações (ITU), Síria, Zimbábue, Nicarágua e Etiópia estão entre os mais excluídos do mundo digital.Um contra-senso. "Será que ela compra músicas legalmente na loja virtual iTunes?" De onde vem o dinheiro(?) que ela segura – escondido – na mão que está o iPod?

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Dallas Morning News investe em jornalismo cidadão

Depois de o Chicago Tribune ter lançado o seu site de jornalismo cidadão com notícias hiperlocais, é a vez do Dallas Morning News lançar o NeighborsGo.
Via Ponto de Media .

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

segunda-feira, abril 23, 2007

Sun-Times News Group aposta no jornalismo hiperlocal

Sun-Times News Group, empresa editora do Chicago Sun-Times e mais de 100 diários locais na área de Chicago, lançou o NeighborhoodCircle, sua aposta online em jornalismo hiperlocal com conteúdos enviados por seus leitores. No momento, são três comunidades (Montgomery, Oswego e Yorkville) que contam com seu espaço. Segundo o blog Periodismo Cidaudano, este número irá aumentar ainda este ano. Como em outros sites similares, os leitores podem criar blogs, participar de fóruns e escrever informações relativa a sua comunidade.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Chicago Tribune lança site hiperlocal com notícias cidadãs

O Chicago Tribune acaba de lançar o Triblocal, um site projetado para que leitores de nove comunidades possam publicar suas próprias histórias, criarem blogs e publicar suas informações locais. As pessoas que contribuem com o periódico são chamadas pela editora de colaboradores cidadãos. Inicialmente, quatro jornalistas estão trabalhando no jornal.

Triblocal will start with one site that has a home page for each community: Batavia, Geneva, St. Charles, Elburn and Maple Park in the west; Tinley Park, Orland Park, Orland Hills and Homer Glen in the south.

Mais informações no Chicago Tribune.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Que competências devem ter os docentes?

No portal Educar encontrei este “slideshow” que tenta responder esta pergunta: Que competências deve ter o docente universitário? Vejam e opinem!


Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

domingo, abril 22, 2007

Um link, um livro

Maxi Tomas teve uma idéia para aumentar o tráfico do seu blog. Enviará um livro tirado de sua grande biblioteca para cada link que aponte o seu blog. Basta colocar o link (http://tomashotel.wordpress.com) em seu blogroll e avisá-lo por e-mail que você irá ganhar um livro. A promoção é válida somente neste final de semana. Ainda há tempo!

“Por cada nuevo link que este blog reciba en el blogroll de otro, el autor del enlace se hará acreedor a una novedad de ficción o ensayo que deberá retirar oportunamente en la dirección que se le hará llegar por correo electrónico. Sólo debe linkear y enviar un mail a la dirección que figura en el perfil de este espacio. Hay tiempo hasta la última hora del domingo.”
Via eBlog

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Clarín lança blog

O Clarín tem um novo blog: RetroVisor. Um espaço onde os conteúdos do passado serão disponibilizados por links, fotos, vídeos. Leandro Zanoni, autor do blog, explica que “personajes, hechos de nuestro país y del mundo que insisten –y merecen- sobrevivir al paso del tiempo”.
Via 3.0

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Comic é homenageado pelo El Periódico

O El Periódico da Catalunya é considerado como um dos grandes especialistas em comic na Europa. A edição do periódico desta semana surpreendeu seus leitores com uma homenagem ao comic. Na Espanha, o jornal é conhecido como o responsável pela rápida expansão do estilo comunicativo. Para se ter a dimensão da representatividade do veículo, o periódico fatura em torno de 95 dos 100 milhões de euros que ganham o setor, informa o Elperiódico.com.

“Algunas publicaciones aún hacen bandera de sus dibujantes, pero a menudo la viñeta vive confinada en espacios fijos y sólo algunos editores se atreven con una portada o con su uso en la información.”
Via Periodistas 21

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sábado, abril 21, 2007

24 Horas: um jornal gratuito para imprimir

O diário espanhol El País acaba de lançar um jornal gratuito, "atualizado a cada minuto", em formato PDF. Chama-se 24 Horas e pode ser personalizado a partir de cinco edições disponíveis.
Via Travessias Digitais

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Al-Jazeera cria página no YouTube


A rede de televisão Al-Jazeera disponibilizou seus programas em inglês no You Tube. Segundo o Intermezzo, “a emissora do Qatar não conseguiu fechar acordo de distribuição com empresas americanas para transmissão em escala nacional. O jeito foi o YouTube."

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

O Estado vai matar a internet na França?

Com este título ("L'Etat veut-il tuer la Internet en France?"), um artigo de um grupo de empresas representadas pelo presidente do Geste (Groupement des éditeurs de sites en ligne), Philippe Jannet, foi destaque no LeMonde.fr no dia de ontem. O texto denuncia um decreto que está sendo preparado pelo estado francês, enquanto todos os holofotes estão voltados para a campanha presidencial, com primeiro turno amanhã (22 de abril).

O decreto sob a Lei
pela confiança na economia digital (n° 2004-575, de 21 de junho de 2004), se aprovado, exigirá que os editores de site, empresas de hospedagem, operadores de telefonia fixa e móvel e fornecedores de acesso à internet arquivem e conservem todos os dados dos internautas e assinantes para entregarem à Polícia Judiciária ou ao Estado, se solicitarem, sob qualquer simples demanda.

Os fornecedores de acesso ou sites franceses que não disponibilizarem as informações estarão sujeitos a uma multa de 375 mil euros (mais de 1 milhão de reais, hoje) e seus dirigentes a um ano de prisão e multa de 75 mil euros (mais de 200 mil reais), além do fechamento da empresa e impossibilidade de exercer outra atividade comercial.

Segundo o artigo, o Estado francês utiliza o pretexto de ameaça real de terrorismo, motivo j
á coberto pela legislação francesa (requisição administrativa pela "prévention du terrosime"). Enquanto o decreto é gestado, a propria midia digital está voltada para campanha eleitoral. O Geste acredita que é a morte anunciada da internet.

Via Lemonde.fr

Lia Seixas

Marcadores: , , ,

1 comments links to this post

sexta-feira, abril 20, 2007

A New FireFox Security Problem



Via Blaugh!

Marcadores:

0 comments links to this post

EL País lança página de jornalismo cidadão

O fenômeno do jornalismo cidadão cresce e tem se consolidado a cada dia que passa. O EL Pais acaba de lançar um espaço cidadão: Yo Periodista. O objetivo é dar aos leitores um espaço para que possam contribuir com informações na edição online do jornal.

Segundo o próprio diário, que criou uma página especialmente para introduzir o serviço, as informações podem ser enviadas pela Internet - a partir de um formulário que permite o envio de textos, fotos, vídeos e demais arquivos - ou via telefone celular.

De acordo com o blog Periodismo Ciudadano, “entre las secciones abiertas figuran: Fotodenuncia, Medio ambiente, Manifestaciones… Los lectores pueden enviar textos, fotografías o vídeos, tanto desde Internet como a través de un mensaje multimedia de móvil al 7750, con la palabra clave PAIS”.

O EL Pais também informa que as notícias devem respeitar normas mínimas de conduta: “Las informaciones tienen que estar redactadas de forma clara y sencilla, y han de ser veraces. No pueden atentar contra el honor de terceras personas. Todos estos requisitos serán vigilados y reforzados por un equipo de periodistas”.

Alberto Marques

Marcadores: ,

1 comments links to this post

Associated Press lança blog

Associated Press lançou um blog para atrair audiências mais jovens. O nome do blog é Far and Wide e segundo a AP, o espaço opina sobre notícias.

The Associated Press has launched a weblog aimed at younger audiences. Far And Wide provides signposts to the news stories flying across the AP's global news wires, from the agency staff's own perspective.
Via Journalism.co.uk
Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quinta-feira, abril 19, 2007

Como fazer backup do seu blog

Se realmente funcionar, essa ferramenta evitará muita dor de cabeça para os blogueiros. Grátis, mediante registro, você poderá fazer o backup do seu blog. O limite de dados é de 50 Mb. A informação saiu do Bloc de Periodista:

"Si no tenés servidor propio, es ideal: te suscribís le señalás la dirección de tu blog y BlogBackupOnline te chupa todos los posts y comentarios. Además, queda activado para hacer el backup diario, o cada vez que postees. Intenté bacapear el Bloc pero sólo me tomó los últimos 25 posts de los mil y algo que tiene. Probá con el tuyo. Otra de las ventajas es que te genera un archivo para usarlo en una futura migración, por ejemplo de Blogger a WordPress. Hasta que apareció esta herramienta hacer el backup de un blog era bastante engorroso."

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Jornalista multimídia e convergente

No Travessias Digitais, blog de Elder Bastos, um post que reforça a tese de que o perfil dos jornalistas tem sido alterado e que será bem diferente num futuro próximo. Na compreensão de Helder, "são as empresas do sector a moldar esse perfil à medida das suas necessidades e ao ritmo dos avanços tecnológicos".

Mindy McAdams encontrou, no site de anúncios JournalismJobs.com, 131 anúncios de emprego na área do ciberjornalismo nos EUA. Entre eles, estão estes três, que ilustram bem para que lado sopram os ventos da mudança. Duas palavras-chave aqui a reter: convergência, multimídia.”

«KGTV, the ABC affiliate in San Diego, is looking for a "convergence manager" to work with "the news director and Web managing editor to improve the quality and relevance of coverage on air, online and on mobile, and to increase new media skills and participation in the newsroom."

National Public Radio (NPR.org) is looking for "a creative video producer and filmmaker" who will "help develop the stories and strategy that translate NPR's signature style of in-depth storytelling and journalism to a new medium.... Requires five years television and/or professional video experience in a news or documentary setting."

The New York Times online needs "a journalist with a portfolio of long-form audio storytelling" who will produce multimedia for both news and features sections. Experience: At least three years producing audio features "for broadcast on air or on the Web."»

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quarta-feira, abril 18, 2007

Global Voices: blogosfera lusófona em inglês ganha versão em português

O blog coletivo Global Voices Online sintetiza e repercute, em inglês, os temas em debate na blogosfera em todo mundo, inclusive na nossa língua pátria. Trata-se de uma iniciativa interessantíssima, mas que publicava o material apenas em inglês, impedindo que grande parte dos brasileiros acompanhasse e participasse das discussões. O GVO tem agora uma versão em português. Este é um dos tópicos da entrevista que Tiago Dória fez com o editor de língua portuguesa, José Murilo Junior.
marcos palacios

Marcadores: ,

1 comments links to this post

Mapa indica homicídios e tentativas de homicídio e recupera notícias

Um mapa da violência na Grande Vitória (Espírito Santo/Brasil). É essa a proposta do GVcrime, disponibilizado desde o dia 16 de abril. O site utiliza o Google Maps para identificar locais de ocorrências de homicídios e tentativas de homicídios. Quando um crime desse tipo é registrado, um balão é exibido. Ao clicar no ícone têm-se informações como a hora, o local exato e o nome da vítima, além de links para notícias sobre o fato na imprensa.
O monitoramento teve início em março de 2007. Até ontem (17/04) foram registradas 144 ocorrências. O site é resultado de um projeto do Instituto Brasileiro de Pesquisa em Subjetividade & Design — Psiconcept, um grupo de pesquisadores vinculado ao Grupo Place2 do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo.
marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Aquário ganha prêmio de design wi-fi

Não, não se trata de mais um software de "pets virtuais". Este é um aquário real, com água e peixes dourados, que pode ser monitorado online, através de uma webcam. Seu proprietário, usando qualquer tipo de conexão, pode alimentar os peixes à distância, ajustar a temperatura da água, controlar a luminosidade, ligar e desligar o filtro de água. A invenção ganhou um prêmio de U$ 2000 no Wireless Design Contest, em San Jose (California). O aquário foi criado por Mohamad Abou El-Nasr, professor assistente na Academy for Science and Technology do Egito. Veja a relação completa das invenções premiadas.
marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

terça-feira, abril 17, 2007

Manchete

Uma manchete em jornal português, no mínimo curiosa, que foi parar no Flickr e de lá chegou até nós via Testosterona
marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post