terça-feira, julho 31, 2007

Começa amanhã curso sobre Convergência nos Meios Digitais

"Convergência nos meios digitais: evolução dos modelos editoriais em Internet" é o curso que o professor espanhol Ramón Salaverría, da Universidade de Navarra, estará ministrando nas tardes dos dias 01, 02 e 03 de agosto no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.
O curso é promovido pelo Grupo de Estudos em Jornalismo On-line (GJOL)como parte das atividades do Convênio Internacional de Pesquisa sobre Jornalismo Digital firmado entre pesquisadores de universidades brasileiras e espanholas, com apoio da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Diretor do Laborátorio de Comunicação Multimídia da Universidade de Navarra, Ramón Salaverría é um dos principais especialistas espanhóis da área. Autor dos livros Cibermedios (Comunicación Social, 2005),Redacción periodística en internet (Eunsa, 2005) e Manual de Redacción Ciberperiodística (Ariel, 2003), também tem vários artigos e capítulos de livros publicados sobre gêneros e ciberjornalismo.
A Convergência para o Ciberjornalismo será discutida em três níveis, de acordo como os espanhóis a vem sistematizando: 1) nas organizações jornalísticas (empresas); 2) nas redações jornalísticas (sistema de produção); 3) na prática e produção jornalística (conteúdos).
O curso é gratuito e direcionado a pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e jornalistas profissionais. As inscrições serão feitas no local no dia 01/08, quarta-feira, das 14 às 15 horas e terá certificado emitido pelo GJOL para quem tiver 100% de freqüência.

O professor Salaverría encontra-se na Facom como visitante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Monitorando cria lista de blogs de pesquisadores

Rogério Christofoletti, do blog Monitorando, criou uma lista de blogs dos pesquisadores em comunicação no Brasil. Segundo definição de Christofoletti, “a lista é provisória, em constante construção e aceita novos links.” Os critérios para inclusão de links são: 1. Tem que ser pesquisador da área da Comunicação; 2. Tem que ser blog, independente se ele trata de Comunicação. Uma boa iniciativa.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

segunda-feira, julho 30, 2007

La Iglesia Católica intentará evangelizar por medio de Second Life

Que la Iglesia Católica hace tiempo que utiliza a la Red Internet para difundir su palabra no es ninguna novedad. Pero esta vez es diferente, porque el objetivo es ingresar a Second Life para hacer de la realidad vitual una tierra de misión evangelizadora.
La idea original surgió de sacerdotes jesuitas, quienes están proyectando -con la aprobación del Vaticano- enviar "misioneros virtuales" para evangelizar a los ocho de millones de usuarios que posee Second Life en la actualidad. La voz del proyecto es el sacerdote Antonio Spadaro. Según el religioso italiano, en una nota publicada en el diario argentino Clarín en su versión online, destacó que "hay espacio para Dios en la realidad virtual. En Second Life existen grupos y lugares de carácter religioso y espiritual". Asimismo, agregó que "Los espacios espirituales se han ampliado y algunos advierten la necesidad de crear lugares para orar, así como conventos y monasterios para meditar".
Spadoro manifestó que es justo que los católicos estén presentes en la realidad virtual que ofrece Second Life y, además, que la "Tierra virtual puede ser considerada Tierra de misión", proclamó.


Gonzalo Prudkin

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Larc desenvolve plataforma de gerenciamento e transmissão de vídeos acadêmicos

A equipe do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu uma nova plataforma de gerenciamento e transmissão de vídeos que foi implantada na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O Estadão informa que “o serviço, chamado de Vídeo@RNP, permite a distribuição gratuita de vídeos sobre atividades de ensino e pesquisa realizadas em todo o País. Os conteúdos multimídia podem ser inseridos e acessados pela internet a partir de ferramentas de armazenamento, busca, indexação e transmissão.”
Mais informações aqui.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

Estudos e relatórios

Três novas pesquisas acabam de ser publicadas. A primeira foi realizada pela International Center for Media and the Public Agenda" (ICMPA), chama-se Openness & Accountability: A Study of Transparency in Global Media Outlets. Nela são analisados os 25 mais importantes media sediados nos Estados Unidos para apurar quais aqueles que corrigem os erros, dão indicações sobre quem são os proprietários dos periódicos, divulgam as suas orientações e opções editoriais e promovem o comentário e crítica dos utilizadores. Os mais transparentes, conforme o estudo: The Guardian, The New York Times, The Christian Science Monitor e National Public Radio.

A segunda é a “Governing the Internet- Freedom and Regulation in the OSCE Region”, difundida pelo gabinete do representante da OSCE para a Liberdade dos Media, Miklós Haraszti, e coordenada por Christian Moeller e Arnaud Amouroux. O estudo mostra situações de censura na Internet impostas em países como o Cazaquistão ou a Geórgia e sublinha que esse controle governamental tem crescido em muitos países.

Já a terceira é de autoria da Benton Foundation. O relatório "What is going on with community media" procura responder algumas questões como:

"What are the unique characteristics that distinguish community media?
What makes media-community collaborations successful?
What types of community media organizations best leverage new technologies?
How might community media engage underserved populations in programming tailored to their needs?”
Via Jornalismo e Comunicação.

Alberto Marques
0 comments links to this post

Ferramentas de busca acadêmica

0 comments links to this post

domingo, julho 29, 2007

Livro Journalism 2.0 já está disponível em PDF

O livro Journalism 2.0, how to survive and thrive, de Mat Briggs, está disponível para baixar em PDF. Considerado como um manual, a pesquisa apresenta um panorama das ferramentas básicas da web 2.0 e das tecnologias digitais aplicadas ao jornalismo. Com apoio do J-lab, o projeto foi iniciado há alguns meses em formato de blog. Ainda não li, mas parece ser bastante interessante.
Via Tíscar.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Mapa dos meios e pesquisas em comunicação

O projeto Mapping Communication and Media Research da Universidade de Hensilki tem publicado vários informes que analisam as estruturas dos meios e o estado das pesquisas em comunicação em cinco países: Estados Unidos (pdf), Japão (pdf), Estónia (pdf), França (pdf) e Alemanha (pdf). O projeto também inclui Finlândia e Austrália.
Via Tíscar.

Alberto Marques
0 comments links to this post

sexta-feira, julho 27, 2007

Chicago Tribune é redesenhado

Quem acompanha a internet tem percebido uma onda de redesenho de sites jornalísticos. Jornais como Guardian Unlimited, USA Today, Los Angeles Times, Washington Post, Estadão, entre outros, fizeram mudanças significativas em suas páginas.

O último jornal – que tenho conhecimento – a ter redesenhado seu site foi o Chicago Tribune. O periódico, considerado vanguardista no meio digital, reforçou a cobertura contínua dos acontecimentos e o componente multimídia. Helder Bastos nos informa que as novidades passam por:

Atualização informativa 24 horas por dia, com monitorização permanente por parte de uma editoria criada para o efeito;

Mais leitores de vídeo e de câmeras colocadas pela cidade para captar imagens a serem utilizadas em notícias locais;

Galeria de fotos aumentada e otimizada. Os leitores são agora encorajados a enviar as suas fotos pessoais, que serão publicadas no chicagotribune.com;

Mais de uma vintena de blogs oferece "comentário em tempo real";

Espaço de comentários para que os leitores possam classificar e discutir as notícias com outros leitores (uma clara assimilação de conceitos da web 2.0)

Opção de personalização “MyNews” para alertas de última hora, resumo das notícias da manhã e atualizações via telemóvel;

Um motor de busca melhorado para encontrar notícias num arquivo que recua até 1852, uma opção sempre muito valiosa em qualquer jornal, mas ainda mais em diários centenários. Se bem gerida, esta opção pode ser altamente rentável para o Chicago Tribune;

O chicagotribune.com tem agora um design como deve ser: limpo, simples, moderno e fácil de usar.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Lei pretende controlar publicações em blogs na Malásia

O governo da Malásia acaba de divulgar que não irá tolerar determinadas publicações na internet que tenham origem do seu país. A liberdade com que os blogs na Malásia expressam suas opiniões sobre política e outros temas sensíveis como a religião tirou a paciência do governo, após desrespeitos ao Islã e ao rei da Malásia. Para tentar barrar a liberdade dos blogueiros, o governo anunciou, por exemplo, que aprovará uma lei específica para controlar os conteúdos dos blogs.

Segundo informações da Folha, a nova medida do governo, que completará a legislação vigente, evitará a publicação, na internet, de conteúdos que ponham em perigo a "harmonia da nação".

“O chefe do gabinete do primeiro-ministro, Nazri Aziz, afirmou que o Executivo não vacilará em usar a lei contra aqueles que utilizam a internet para divulgar opiniões ofensivas contra o Islã ou contra o rei, informou à imprensa local”, informa a matéria. Aziz ressaltou, ainda, que a atitude não procura limitar a liberdade de expressão.
Mais informações na Folha online

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Liberdade de expressão ameaçada?

Este é o exemplar de Nº 1573 da revista espanhola Jueves
apreendida por ordem judicial sob acusação de estampar em sua "portada" injúrias aos príncipes de astúrias, pela caricatura grosseira e desrespeitosa. Jueves é uma publicação humorística de teor crítico e, seguindo a sua linha editorial, naquela edição fazia referência ao auxílio (ou incentivo) econômico anunciado pelo governo Zapatero, que pagará 2.500 euros aos casais espanhóis por cada filho nascido. Muitos consideram a ajuda como uma medida eleitoreira. Nos quadrinhos, o príncipe diz à Letícia: ""¿Te das cuenta si te quedas preñada?.... Esto va a ser lo más parecido a trabajar que he hecho en mi vida".
Todos os exemplares da revista foram sequestrados, o que foi alvo de muitas críticas por diversos setores e acendeu o debate sobre a volta da censura. No comunicado dos diretores da revista, que neste ano completa 30 anos, eles dizem: "Somos humoristas gráficos y trabajamos conscientes de que nuestra obligación, lo que nos piden los lectores, es que exploremos el límite de la libertad de expresión. Podemos aceptar que, incluso, en alguna ocasión, lo podamos traspasar . Gajes del oficio. Si nos pasamos para eso están los tribunales pero...¿un secuestro? ¿ la policía recorriendo los quioscos de todo el país retirando nuestra revista? ¿ De verdad escribimos esto el 20 de Julio del 2007?". O Código Penal espanhol prevê pena de até dois anos de prisão a quem cometer calúnia ou injúrias contra o rei ou seus descendentes.
Tanta polêmica, claro, transformou aquele exemplar numa raridade. Quem conseguiu comprar, o mantém como uma relíquia, enquanto outros preferem negociá-lo ao melhor preço, com cotações no ebay que, segundo foi divulgado, alcançaram no início da semana os 2.500 euros.
Aguardemos o desenrolar deste fato...

Suzana Barbosa

Marcadores:

0 comments links to this post

quinta-feira, julho 26, 2007

Busca cultural embalada em interface inovadora

Liveplasma estréia na rede após período experimental e proporciona ao usuário buscar informações culturais (por enquanto sobre música e cinema) através de uma interface inovadora. Ao procurar por sua música ou diretor favorito, um mapa exibe os resultados, mostrando detalhes e outros dados de interesse potencial.
Por enquanto, o Liveplasma não possui opção de busca em português. Os idiomas disponíveis são o inglês, espanhol, francês e alemão. Experimentem!
Eu testei entrando com o nome de "Pedro Almodovar" e o mapa gerado trouxe imagens dos filmes, com informações relacionadas acerca dos atores, entre outras que se vai obtendo à medida que se clica para ampliar as possibilidades. O potencial de hiperlinkagem/inter-relacionamento é muito bem explorado, com uso de técnica mais diferenciada de visualização para os conteúdos.
"Liveplasma é un exemplo de como unha boa categorización pode facilitar ao usuario chegar a contidos do seu interese, aos que probablemente non chegaría de facer unha busca persoal cun método tradicional. Iniciativas como esta non son só exemplo das posibilidades de navegación que nos ofrece a rede; senón que evidencian a potencialidade que estas teñen para dar valor engadido aos novos modelos de negocio das industrias culturais, que si o si deben ir emerxendo en Internet", comentário extraído do blog do grupo Novos Medios, da Universidade de Santiago de Compostela - uma das universidades que integram o convênio binacional Brasil-Espanha em torno da temática "Jornalismo na Internet: Um Estudo Comparado dos Cibermeios Brasil/Espanha", financiado nacionalmente pela CAPES e DGU.

Suzana Barbosa

Marcadores:

1 comments links to this post

Acidente da TAM também repercute na Espanha

Desde o dia 17, a tragédia ocorrida com o airbus da TAM tem tido vasta cobertura pela imprensa espanhola. Nos telejornais, sites, e impressos, o acidente vem ocupando a pauta diária, seja através dos correspondentes no Brasil, ou com entrevistas com especialistas, o assunto tem grande repercussão.
A destacar aqui o infográfico multimídia publicado no Elpais.com, que detalha o momento da aterrisagem com informações específicas do trajeto do vôo e o instante fatal do choque contra o posto de gasolina. Uma peça narrativa muito bem elaborada.

Suzana Barbosa


Marcadores: ,

0 comments links to this post

quarta-feira, julho 25, 2007

Os 100 melhores blogs em espanhol

A revista Personal Computer & Internet publicou na edição 54, uma lista dos 100 melhores blogs em espanhol. Os vencedores foram classificados em dez categorias: Atualidade, Arte/Cultura, Desenho/Tendências, Empreendedores, Fotoblog, Pessoal, Sexo/Erótico, Tecnologia, Televisão/Cine e Outros.
Via E-cauderno.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

terça-feira, julho 24, 2007

WAN tenta controlar distribuição dos conteúdos de periódicos em buscadores

A Associação Mundial de Periódicos (WAN) lidera a criação de um sistema que fará a gestão da propriedade intelectual e a distribuição de conteúdos digitais: Automated Content Access Protocol (ACAP). Tecnicamente, trata-se de uma série de etiquetas que estandardizadas indicam se o conteúdo é de livre acesso ou pago. Essa informação será interpretada de maneira automática pelos buscadores e sistemas de sindicação de conteúdos. O objetivo é evitar que os motores de busca e os grandes portais reproduzam o conteúdo dos periódicos sem pagar nem um direito aos seus autores. Sem dúvida, esse será um novo capítulo nas brigas judiciais entre os periódicos e os buscadores.
Via Infotendencias.

Alberto Marques

Marcadores: ,

1 comments links to this post

Nova revista de comunicação é lançada

Acaba de ser lançada a nova "Revista de Comunicaciono". A iniciativa é de um grupo de editores do "Capital Humano". O número zero está disponível na web e dirige-se à gestão integral da comunicação das organizações. Segundo explica o seu editorial, a revista pretende ser "um agente ativo em matéria de comunicação nas organizações, oferecer um foro de benchmarking das melhores práticas para os profissionais relacionados direta ou indiretamente com esta atividade e oferecer um ponto de encontro onde se possa conhecer e discutir as técnicas e tendências nesta matéria."
Via blog-o-corp.

Alberto Marques.

Marcadores:

0 comments links to this post

TV Perso



Eles chamam "tv maison". Parte dos UGC (user generated content), a tv pessoal (dai, perso) é um novo serviço, lançado no dia 28 de junho passado, pelo Free, provedor de acesso à internet, terceiro operador francês de ADSL com 2,5 milhões de assinantes.

Feita por e para assinantes, a TV Perso é mais do que um Youtube ou DailyMotion (serviço muito utilizado pelos franceses), pois permite fazer ao vivo. Para ter sua tv, é preciso ser assinante, pagando 30 euros por mês, ter o aparelho Freebox que ja vem com o encoder integrado, além de ter, claro, sua camêra digital.


Existem 3 modos de difusão: videos gravados com 3,5 megabytes por segundo; ao vivo a 1 megabyte por segundo sem que o video possa ser baixado; ao vivo com a possibilidade de baixa-lo pelos servidores de Free.

Lia Seixas

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

segunda-feira, julho 23, 2007

Estudo analisa uso das ferramentas online pelos jornais americanos

O The Bivings Report lançou semana passada o relatório “American Newspapers and the Internet; Threat or Opportunity?”. O trabalho analisa o modo como os principais 100 diários dos Estados Unidos tiram proveito das “novas” ferramentas online.

No blog Jornalismo e Comunicação, o professor Manuel Pinto nos informa que na generalidade dos itens, em comparação ao relatório do ano anterior, registra-se um incremento significativo que, em alguns pontos, é notável. “Praticamente todos os jornais fazem agora recurso ao RSS (geral e das várias secções), registrando-se um aumento de 21 por cento face ao ano passado.”

O estudo também mostra que 92% dos periódicos disponibilizam vídeos (eram apenas 61% um ano antes). Em 95%, os sites proporcionam blogues dos respectivos repórteres, contra 80% em 2006. Outro dado interessante é que um terço dos jornais permitem comentários nos artigos que publicam, o que significa um aumento de 14% ao ano anterior.

Caso queira comparar os dados com o relatório de 2006, o estudo também está disponível aqui.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Meio tradicional compra um cidadão

Atenta às recentes oportunidades de negócios abertas pelos meios sociais, diversas empresas de comunicação têm apostado na compra dos novos meios. A Seattle Fisher Communications, empresa de Seattle, dedicada à criação, produção e distribuição de conteúdos, fechou um acordo para comprar o Pegasus News, um meio cidadão, cujos conteúdos são gerados pelos seus usuários na zona de Dallas. Esse tipo de negócio se tornará cada vez mais comum no mundo. O tempo mostrará!
Via Periodismo Cidaudano.

Alberto Marques.

Marcadores:

0 comments links to this post

Vídeos e mapa levam a um tour em Bagdad

O Washingtonpost.com publicou seis pequenos vídeos e um mapa interativo que serve como guia e apresenta zonas “complicadas” de Bagdad. O trabalho é de excelente qualidade e vale uma visita.

Via Travessias Digitais.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

domingo, julho 22, 2007

Pesquisa mostra assentos mais seguros para voar

Como nós, jornalistas, pesquisadores e os mais diversos profissionais estamos sempre viajando, achei que este texto pode ser bastante útil,principalmente para os brasileiros. O site Popular Mechanics fez uma pesquisa que pode servir como dica para quem utiliza o transporte aéreo.

A pesquisa avaliou os últimos 20 acidentes em vôos comerciais nos Estados Unidos, em que houve vítimas fatais e sobreviventes. Depois de várias semanas de análise, os dados indicam que é mais seguro viajar no fundo do avião. Segundo o texto, na parte traseira da aeronave, o passageiro tem uma chance 40% maior de sobreviver, caso aconteça uma tragédia, do que aqueles que viajam próximo à cabine. Foram feitas duas análises: na primeira, fizeram uma análise por assentos; e na outra, eles dividiram o avião em quatro partes. Dos 20 acidentes avaliados, os passageiros traseiros foram favorecidos em 11 vôos; por outro lado, em apenas cinco deles, as pessoas que ocupavam os primeiros assentos tiveram algum tipo de vantagem.

O texto é finalizando com um conselho para os leitores, que, creio eu, não serve para nós brasileiros: “So when the ‘experts’ tell you it doesn't matter where you sit, have a chuckle and head for the back of the plane. And once your seatbelt is firmly fastened, relax: There's been just one fatal jet crash in the U.S. in the last five-plus years.”

Via Eduardo Collado.

Alberto Marques
0 comments links to this post

sábado, julho 21, 2007

Jornalistas são um fator inibidor na mídia cidadã?

Mark Potts, um dos co-fundadores da agora defunta rede cidadã hiperlocal Backfence, fala das lições aprendidas com a experiência e seu fracasso.
Ele lista vários elementos que podem levar ao sucesso ou ao fracasso, mas certamente a mais polêmica das afirmações diz respeito ao papel de jornalistas em sites comunitários desse tipo.
Potts afirma que um site de informação comunitária deve ser, acima de tudo, uma "conversação" e que a presença de jornalistas profissionais, além de aumentar os custos, pode ser um fator inibidor de tal conversação:

"Proponentes de alguns models de mídia cidadã argumentam que jornalistas são essenciais para sites hiper-locais, como líderes de idéias e exemplos de produção profissional de notícias. Mas isso adiciona custos consideráveis e, em nossas conversas com membros da comunidade, aprendemos que a intrusão de um jornalista "sabe-tudo" tende a enrijecer e não a incrementar a conversação na comunidade, produzindo agendas de cima para baixo e sufocando a comunidade com informação. Deixe que a comunidade decida o que é importante e escolha seus próprios líderes".

É ou não é polêmico?

Via Midiashift

marcos palacios

Marcadores:

1 comments links to this post

O avanço da digitalização da cultura



Colhidas no Ciberescrituras, duas visões bem-humoradas do avanço da digitalização da cultura na sociedade.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sexta-feira, julho 20, 2007

Vídeo clandestino: assessores do Governo comemoram notícia de defeito no avião da TAM


Vídeo obtido clandestinamente mostra assessores do Governo comemorando com gestos obscenos a notícia que o avião da TAM estava com um problema técnico, aliviando a pressão sobre a responsabilidade do Governo com relação ao caos do espaço aéreo brasileiro.
Sem comentários. Seja sobre a forma como o vídeo foi obtido, seja sobre a reação que ele exibe. Deixo para que meus colegas professores de Ética utilizem como ilustração e pauta para discussão em sala de aula.

marcos palacios

Marcadores: ,

3 comments links to this post

Morre ACM: repercussões

Após tanto o Globo Online como o Portal Terra terem "antecipado" a morte do senador Antonio Carlos Magalhães em notícia veiculada por ambos durante a madrugada, às 11h50 (hora de Brasília) desta sexta-feira, 20 de julho, esta é a manchete de todos os sites jornalísticos do país.
No UOL, G1, Último Segundo, Terra, Estadão, e nos locais A Tarde e iBahia, textos, fotos, vídeos, infográficos contam a trajetória daquele que é considerado um dos maiores caciques da política brasileira.
A Tribuna da Bahia também publicou matéria sobre a morte. Já no Correio da Bahia, nenhuma referência.

Suzana Barbosa

Marcadores:

0 comments links to this post

ACM: Globo mata e ressuscita senador


A Globo anunciou na madrugada de hoje (02:22 h.) a morte do senador Antonio Carlos Magalhães. Uma hora depois (03:17 h) retificou afirmando que ele havia sido "reanimado". O anúncio oficial da morte saiu depois das 11 horas.
Estava mesmo morto desde a madrugada e a Globo foi pressionada a retirar a notícia?

marcos palacios

Marcadores: ,

1 comments links to this post

Acidente da TAM: declaração de porta-voz confirma tragédia esperada

O vice-presidente técnico da Tam, Rui Amparo, informou ontem no Jornal Nacional (Globo) que o air bus tinha o defeito em um "reversor de turbina". O reversor foi desligado, ou "finado", segundo Amparo (expressão no mínimo infeliz, com quase 200 "finados" soterrados nos escombros ou no Instituto Médico Legal, aguardando reconhecimento).
Na segunda-feira, o mesmo avião fez um pouso difícil em Congonhas, vindo de Belo Horizonte. O piloto avisou que a pista estava escorregadia e que teve problemas para pousar.
Ainda assim, segundo Amparo, nenhuma providência foi tomada porque o "Manual" permite voos até com dois reversores travados, a não ser em pistas "muito contaminadas", ou seja sob forte chuvas.
A condição não foi considerada "contaminada", na segunda-feira, e o avião continuou operando, para o mesmo aeroporto, onde sabidamente as pistas são pouco seguras.
Estamos em pleno inverno paulista.
Amparo acabou declarando que não podia falar sobre a pista, mas só sobre a "máquina".
Ou seja, um labirinto de contradições.
Conclusão inveitável: a TAM sabia que o acidente fatal poderia ocorrer a qualquer momento e não tomou providências porque, segundo Amparo e o "Manual", o aparelho pode operar com esse defeito por até 10 dias, "em qualquer condição de pista". Ou seja, a "contaminação" ficou delegada para as mãos de Deus...
Parece o máximo do absurdo, mas foram as declarações dele.
Há um vídeo com as declarações dele no site do Jornal Nacional.
Confiram.

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Metodologia de Pesquisa em Jornalismo: um novo livro lançado no Brasil

A Editora Vozes acaba de lançar o livro “Metodologia de Pesquisa em Jornalismo".
Organizado por Cláudia Lago e Marcia Benetti, com prefácio de José Marques de Melo, o livro reúne doze textos de autores de vários estados brasileiros e do exterior, divididos em três partes: Métodos, Conceitos e Intersecções com o Jornalismo, Aplicação de Métodos de Pesquisa em Jornalismo e Exemplos de Pesquisa e seus Métodos.
Na primeira parte os autores Richard Romancini, Cláudia Lago, Sônia Serra e Luiz Martins da Silva trabalham, respectivamente, a intersecção entre Jornalismo e os métodos próprios da Pesquisa Historiográfica e da Antropologia, os aportes da Economia Política da Comunicação e a Teoria do Agenda Setting, aplicada aos estudos de jornalismo brasileiro.
Na segunda parte Marcia Benetti apresenta a análise de discurso e Heloiza Herscovitz discute a análise de conteúdo nos estudos sobre jornalismo, enquanto Luiz Gonzaga Motta trabalha a narrativa jornalística e Isabel Ferin Cunha discorre sobre a aplicação de programa estatístico – o SSPS – em estudos do jornalismo.
Por fim, a terceira parte discute pesquisas específicas à luz dos métodos que as geraram. É o caso de Elias Machado e Marcos Palacios, que apresentam a metodologia aplicada pelo Grupo de Pesquisa de Jornalismo On-Line (GJOL), a pesquisa levada a cabo por Alfredo Vizeu que analisou o newsmaking no telejornalismo brasileiro, enquanto Zélia Leal Adghirni e Francilaine de Moraes discutem os critérios que nortearam sua pesquisa sobre instantaneidade e memória no jornalismo on-line. Por fim, José Luiz Aidar Prado e Sérgio Bairon apresentam a metodologia utilizada na pesquisa que analisa discursivamente a representação do Outro na mídia das revistas semanais, notadamente a revista Veja.
“Metodologia de Pesquisa em Jornalismo.” Editora Vozes, 286 páginas, R$ 32,00.
A Editora mantém uma loja virtual em seu site.

marcos palacios

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

Ramón Salaverría ministrará curso sobre Convergência Digital em Salvador

O Prof. Ramón Salaverría (Universidade de Navarra) oferecerá, na Faculdade de Comunicação da UFBA, nos dias 1, 2 e 3 de agosto, um mini-curso de 10 horas de duração, tendo como temática a Convergência Digital.
O curso está direcionado para pesquisadores, professores de Comunicação e áreas afins, estudantes de pós-graduação e jornalistas.
As inscrições terão lugar no local, no início do curso, e são gratuitas.
O Prof. Ramón Salaverría, um dos mais destacados pesquisadores espanhóis no campo de Webjornalismo, está em Salvador como parte do acordo firmado entre Universidades brasileiras e espanholas, através do programa CAPES/DGU

Tema: "Convergência nos meios digitais: evolução dos modelos editoriais na Internet"
Local: Auditório da Faculdade de Comunicação (Campus de Ondina), Salvador, Bahia.
Período: 1, 2 3 de agoosto de 2007.
Horário: 15 h. às 18 h.
Clientela: Pesquisadores, Professores de Comunicação e áreas afins, Estudantes de Pós-Graduação, Jornalistas.
Inscrições: No local, na abertura do curso.
Certificados de participação: Serão emitidos pelo GJOL (Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online) aos participantes com 100% de frequência.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

3 comments links to this post

quinta-feira, julho 19, 2007

UOL se desculpa por publicar foto adulterada do acidente da TAM


O Ombudsman do UOL publicou um texto em que relata as circustâncias da inclusão, na home-page do Portal da UOL (maior provedor brasileiro de acesso à Internet), de uma fotomontagem enviada por um leitor que, supostamente, teria flagrado uma vítima do acidente da TAM saltando da janela do prédio em chamas.
O portal estava incentivando usuários a mandar suas fotos do acidente.
Logo após a publicação, passaram a receber comentários que denunciavam a manipulação.
Perigos da instantaneidade e da utilização indiscriminada de material enviado por leitores. Como filtrar tais colaborações?

marcos palacios

Marcadores: ,

3 comments links to this post

Blog da BBC vai relatar produção de notícias em sistema de atualização contínua

A BBC lança amanhã um blog para acompanhar a produção do canal News 24, de noticiário contínuo. Simon Waldman, editor do 24 horas, explica que a idéia do blog é dar aos usuários uma idéia de como um canal de notícias contínuas opera: como e quando são tomadas as decisões editoriais; como acontecem mudanças de último minuto; que notícias são abandonadas e quais merecem sequência; como eles reagem quando as coisas não andam exatamente como previsto. Tudo isso, em tempo real, à medida que a produção vai ocorrendo.
Pode ser uma experimento muito interessante a ser seguido, para se ter um insight de como eles operam na prática do dia-a-dia, ou melhor dito, do minuto-a-minuto.
Começa a funcionar amanhã.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Brasil aumenta sua produção de spams

O Brasil aumentou sua produção de spams e passou de nono para sexto lugar no ranking mundial. Mais um record negativo para nosso país.
Estados Unidos e China ocuparam, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar no envio de spams entre abril e junho de 2007, segundo o relatório trimestral da Sophos que destaca os 12 países que mais emitem spam no mundo.
Enquanto os norte-americanos enviaram 19,6% das mensagens indesejadas do mundo, a China respondeu por 8,4% do tráfego de spam global. Em seguida aparecem Coréia do Sul (6,5%), Polônia (4,8%), Alemanha (4,2%), Brasil (4,1%), França (3,3%), Rússia (3,1%), Turquia (2,9%), Reino Unido (2,8%), Itália (2,8%) e Índia (2,5%).
Via IDG Now

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

10 razões para não usar o i-Phone

Bob Rankin, do Tourbus, lista dez razões para não adotar o i-Phone.
Conheça-as.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Veja Paris em 49 cliques

Comece clicando na foto e espere o carregamento.
Depois, vá passando o mouse sobre a imagem e clicando nos quadradinhos vermelhos que vão aparecendo, para visualizar aspectos inesperados de Paris.
Clicando fora dos quadradinhos, produz zoom na foto. Um ctrl + clic reverte o zoom.
Uma viagem voyerística muito mais que turistica: cenas de rua, janelas de prédios.
Original, foi o primeiro adjetivo que me ocorreu.
Indicação de Darío Gallo.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Panorama das Tecnologias da Informação no Brasil

A Câmara dos Deputados lançou versão eletrônica do livro "Tecnologias da Informação e Sociedade: O Panorama Brasileiro", disponível para download gratuito.
Documento com 188 páginas, editado e publicado pela Editora Plenarium, traça o cenário brasileiro do uso da informática e das novas tecnologias como ferramenta de inclusão social.
A publicação apresenta ainda conceitos; pesquisas e métricas internacionais comparativas de avaliação de programas; mecanismos de financiamento; o perfil da indústria; o papel do Poder Público; as experiências em governo eletrônico; a atuação do terceiro setor.
Importante também é a seção referente à legislação relativa à área das Tecnologiasda Informação.
Os dados referem-se ao período 2000 a 2005 e são importante fonte para acompanhamento dos indicadores no Brasil.
Via Blogue da Rede LEFIS

marcos palacios
0 comments links to this post

quarta-feira, julho 18, 2007

Fechando de vez, nem impresso nem Internet

No sábado postamos um comentário sobre um artigo de Jon Fine, da Business Week, prevendo que, seguindo uma tendência que já está ocorrendo com as grandes revistas, grandes jornais norte-americanos começarão a descontinuar suas edições impressas, passando a funcionar somente na Web. Para Fine, isso começaria a contecer daqui 18 ou 24 meses.
Por agora, o que parece que vamos ter são fechamentos puros e simples, sem sequer a tentativa de manter a publicação viva na Web.
É o que reporta a E&P, anunciando que um grande jornal norte-americano, o Cincinnati Post vai ser fechado no final deste ano, sem sequer permanecer na Web. A circulação do Post de clinou dos 188.000 exemplares de 30 anos atrás para seus atuais 27.000 nos dias de semana.
Via yelvington.com

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

"Este cookie se autodestruirá em dois anos"

"Esta mensagem se autodestruirá em cinco segundos". Quem é da geração que assistiu televisão no Brasil nos anos 60 e 70, imediatamente identificará essa frase, que se tornou um bordão da série Missão Impossível (depois transposta para o Cinema), na qual os agentes da Impossible Mission Force recebiam suas ordens através de gravações que, uma vez ouvidas, se autodestruíam.
A lembrança voltou com o anúncio de que os cookies do Google vão se auto-destruir depois de dois anos.
Os cookies são usados por todos os mecanismos de busca na Internet e pela maioria dos websites para salvar informações sobre o internauta, como o nome, a língua de preferência e o histórico de buscas.
Atualmente, os cookies do Google estão programados para serem deletados em 2039, mas, com a mudança, os arquivos vão passar a se auto-destruir se o usuário ficar dois anos sem visitar o site.
Este ano, o Google foi classificado como a única empresa "hostil" à privacidade em um relatório da Organização Não-Governamental Privacy International, que analisou vários sites pela forma como eles lidam com dados pessoais dos usuários.
Nos últimos meses, o Google anunciou uma série de medidas de privacidade para tranqüilizar os internautas. Uma delas foi tornar anônimas informações pessoais sobre usuários conseguidas através de suas buscas depois de 18 meses.
Via BBC

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Coloque no YouTube suas perguntas aos candidatos à Presidencia dos Estados Unidos


O debate presidencial norte-americano, que vai acontecer no próximo dia 23 de julho, em Charleston (South Carolina) inaugura também uma parceria entre a CNN e o YouTube. O debate, que envolverá somente pré-candidatos do Partido Democrático, utilizará perguntas formuladas em vídeo e postadas no YouTube por cidadãos que desejem participar.
O vídeo acima é uma amostra.
Vinte ou 30 perguntas serão selecionadas e alguns dos escolhidos terão viagem paga para assistir o debate ao vivo e em seguida gravar suas reações para nova postagem no YouTube.
Uma página do YouTube foi criada especialmente para a promoção.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Rotocando uma imagem no Photoshop: passo-a-passo de uma demonstração

O G1 traz um artigo sobre o uso de Photoshop na fotografia para revistas masculinas.
Profissionais da revista “Sexy” e do site Paparazzo, veículos que exibem fotos sensuais de mulheres, admitem utilizar a ferramenta para retocar as imagens. Nos dois casos, no entanto, eles afirmam que o programa só é usado para pequenas alterações, como apagar espinhas, manchas na pele ou fazer alterações no contraste e cor das fotos.
Para ilustrar a técnica, a equipe do G1 se propôs a "melhorar" ainda mais a aparência da modelo Franciele Almeida e criou um passo-a-passo do exercício.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

terça-feira, julho 17, 2007

Jovens estão deixando de memorizar informações básicas

Uma pesquisa realizada na Inglaterra e envolvendo 3000 pessoas constatou que o boom de telefones celulares e outros aparelhos portáteis de arquivamento de dados pessoais está fazendo com que as pessoas deixem de memorizar até as informações mais simples.
Um quarto dos respondentes não sabiam de cor o código de sua área telefônica e dois terços não eram capazes de citar mais do que três datas de aniversários de amigos ou familiares.
Os mais jovens tiveram um desempenho muito pior que os mais velhos. Os de idade abaixo dos 30´s tinham na memória muito menos informações básicas que os de mais de 50.
Via Reuters

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Jornais impressos: quais sobreviverão?

A editora Contexto lançou o livro Os jornais podem desaparecer?, de Philip Meyer:

“O jornalismo está em apuros. O modelo de jornal que conquistou a opinião pública, que já ajudou a derrubar presidentes com reportagens investigativas consistentes, sofre a concorrência das novas mídias, mais ágeis e rápidas na publicação de notícias. Estamos na era da informação, época em que qualquer tema, qualquer mesmo, pode ser encontrado facilmente na Rede em dezenas, centenas, milhares de páginas. Todos podem informar. Verdade e justiça determinaram a sobrevivência dos melhores órgãos de imprensa no passado. Mas e hoje, o que faz com que alguns jornais sobrevivam e outros desapareçam?”

Philip Meyer, o autor, é professor de jornalismo na universidade de Carolina do Norte, e já foi entrevistado, sobre esse assunto, pelo extinto site NoMínimo.
O Digestivo Cultural e a Editora Contexto querem coletar opiniões sobre o tema do livro. As melhores respostas serão contempladas com exemplares do livro.

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Jogue no computador e queime calorias

A plataforma WiiFit, acessório para o Nintendo Wii que transforma movimentos em comandos dentro dos jogos, permite realizar vários exercícios. Os jogos vão de discoteca a uma relaxante sessão de Yoga.
Veja um vídeo sobre a plataforma.

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

segunda-feira, julho 16, 2007

O estado da arte no Jornalismo Cidadão segundo Dan Gillmor

Com base em sua conferência no OhmyNews International Citizen Reporters’ Forum, organizado pelo OhmyNews e realizado em Seoul (Coréia), no mês passado, Dan Gillmor, produziu e postou um útil, informativo e sintético relatório sobre as dificuldades progressos do Jornalismo Cidadão no último ano.
O texto apresenta 10 pontos para consideração, abrangendo de forma sumária tópicos como difusão, experimentação, modelos de negócios, confiabilidade, reações da mídia tradicional.
Leitura obrigatória para todos os interessados no assunto.
Pode ser lido no Blog do Center for Citizen Media.

marcos palacios

Marcadores: ,

4 comments links to this post

Cool !


O Myvu Personal Media Viewer custa U$300 e estará disponível numa versão “universal” e poderá ser conectado a MP4 players, câmeras, e aparelhos de DVD.
Via Teaching Online Journalism

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Jornais gratuitos continuam aumentando circulação

Segundo o Newspaper Innovation, um blog especializado em jornais impressos gratuitos, um boletim distribuido pela Free Daily Newspaper Barometer, que monitora a circulação de jornais gratuitos, nos meses de junho e julho deste ano foi atingida a marca de 40 milhões de exemplares distribuídos, em 50 países.
Segundo a fonte, o aumento não se deve à criação de novos jornais, mas "a aumentos de circulação e atualização de dados". De fato, este período marcou também, pela primeira vez na história dos gratuitos, uma situação em que se fecharam mais títulos do que foram criados.
Comparando-se com o mesmo período de 2005, temos um aumento de 140 para 210 títulos e de circulação de 24 para 40 milhões.

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Que En Paz Descanse....


Primeira página da edição impressa do jornal esportivo argentino Olé!

marcos palacios
0 comments links to this post

Tarefas de férias para estudantes de Jornalismo

Patrick Thornton, um jornalista new media e web designer, produziu em seu blog The Journalist Iconoclast uma Lista de Tarefas de Férias para estudantes de jornalismo (in English, I´m afraid...), que inclue não apenas leituras, mas especialmente visitas a sites de projetos multimídia arrojados e bem sucedidos.
Além disso ele recomenda que todo estudante de jornalismo aprenda ou aperfeiçoe seu HTML (links para cursos gratuitos) e aprenda CSS (novamente links para cursos, inclusive para iniciantes). Além disso, Thornton oferece dicas para trabalhos em áudio, vídeo e flash. E termina com um conselho: todo estudante de jornalismo deve manter um blog.
marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Cidades digitais e redes sem fio no Brasil

Um artigo muito completo sobre as cidades digitais e redes sem fio no Brasil, A luz das cidades digitais, pode ser acessado online na Revista A Rede.
O Ministério das Comunicações elaborou um Plano Nacional de Cidades Digitais para levar banda larga a todo o país.
marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

domingo, julho 15, 2007

Portal Estadão com cara nova

O portal Estadão.com.br está com nova cara. Muito mais leve, com muitas imagens.
O editor de tecnologia, Alexandre Barbosa, explica em vídeo as novas funcionalidades do portal, informando que a nova cara vai além de uma cosmética de design, com incorporação de novas ferramentas. Nada muito novo, na verdade: coisas como nuvens de tags, página personalizável (Meu Estadão), acesso mais rápido a multimídias e imagens.
Na seção de Tecnologia é possível acessar-se as últimas notícias do Metaverso, que informa sobre o Second Life brasileiro.
Os blogs do portal continuam totalmente endógenos, somente listando os próprios blogs do Estadão em seus blogrolls e sem qualquer tipo de linkagem para fora.
Mas, em relação ao peso-pesado que eles usavam até ontem, já é um começo e a navegação ficou mais fácil...

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Viagem domingueira pelo mundo das linguagens, artes, cultura e bibliofilia

PK, autor do excelente blog BibliOdissey, que se define como especializado em Livros, Ilustrações, História e Matéria Obscura, postou um exercício de linkagem de blogs a partir de "memes", usando sua própria lista de favoritos e realizando o que ele chama de um exercício de "psicologia associativa".
Seja como for, o importante é que as listagens construídas apontam para blogs que são fascinantes descobertas no mundo das artes, história, bibliofilia, linguagem, crítica cultural...
O bom gosto das postagens do BibliOdissey reflete-se na sua escolha de indicações.
Excelente maneira de se passar parte deste Domingão.
marcos palacios

Marcadores: , , , ,

2 comments links to this post

Harry Potter dissecado

Manohla Dargis e A.O. Scott são os comentaristas em um Multimídia do The New York Times, que com uso de vídeo e áudio, faz uma comparação entre temas dos filmes da série Harry Potter.
É possível controlar separadamente o volume da trilha do filmes e do comentário superposto ao vídeo.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sábado, julho 14, 2007

Fidelidade a jornais online: avaliando uma suposição 13 anos depois

Em 1994, a Knight-Ridder produziu um vídeo no qual declarava sua fé no "jornal tablete do futuro", mas ao mesmo tempo dizia acreditar que - fosse qual fosse o formato -, os leitores seguiriam fiéis a seus jornais preferidos.
Em um trecho do vídeo, o áudio assinala que:
" Muitos tecnicistas ... acreditam que a informação é apenas uma mercadoria e que as pessoas não se importam com sua origem, desde que ela atenda a seus interesses pessoais. Discordamos desse ponto de vista. As pessoas reconhecem os jornais que assinam e há uma lealdade que os liga a eles" .
Paleo-Future comenta: na verdade "os tecnicistas" estavam certos e a Knight-Ridder errada. Os jornais estão acionando na justiça o GoogleNews, justamente porque os leitores parecem mesmo querer notícias confiáveis, venham de onde vierem, sem qualquer preocupação com fidelidade.
Clique na imagem para assitir o vídeo completo.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Quando o primeiro grande jornal vai se tornar exclusivamente online?

Jon Fine, da Business Week, acredita que, seguindo uma tendência que já está ocorrendo com as grandes revistas, grandes jornais norte-americanos começarão a descontinuar suas edições impressas, passando a funcionar somente na Web.
Qual será o primeiro, indaga Fine? E passa a especular sobre a situações dos grandes jornais, afirmando que o ano de 2007 não trará nenhuma melhora quanto às perdas que vêm ocorrendo nos últimos anos.
E Fine arrisca um palpite sobre um forte candidato a tornar-se o primeiro grande "online only": o San Francisco Chronicle.
Quando esse movimento de parada das impressoras dos grandes jornais vai se iniciar? Para Fine, nos próximos 18 a 24 meses.
Siga os argumentos expostos por ele.
marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Audiências online: continua sendo muito difícil vender gelo para esquimós

Reagindo à recente mudança de parâmetros para auscultação de audiência online, realizada pela Nielsen/NetRatings, Robert Niles faz uma observação muto relevante:"A composição da audiência é, e sempre será, a métrica de importância primária para anunciantes".
A idéia de "tempo gasto em site" nem sempre reflete de maneira acurada seu valor para um anunciante.
Ou seja: saiba antes quem vai acessar sua publicidade. O resto vem depois. Continua sendo difícil vender gelo para esquimós.
De que vale os usuários gastarem horas em um site, se eles não estão interessados no aqui está sendo anunciado? - pergunta Niles.
Além disso, diferentes anunciantes estão interessados em diferentes composições de audiência. Para um anunciante em um jornal local, a penetração local é o critério de composição mais relevante. De que adianta ele tentar vender, por exemplo, os peixes de uma peixaria local que está a milhares de quilômetros da residência do visitante ao site?
Por outro lado, sites que se dirigem para nichos de interesse, não estão particularmente preocupados com a localização geográfica da audiência. Pode-se vender um jogo de computador, por exemplo, para visitantes de qualquer lugar do mundo, desde que eles tenham o perfil correto para se interessar por esse produto.
Assim, em primeiro lugar os sites têm que mostrar que tipo de audiência estão atingindo, para só então haver alguma validade em termos de diferenciações de "tempo gasto" por usuário no site.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Publicidade no início de vídeos: tortura chinesa da gota d'água?

Rob Walch, consultor de média e criador do podCast411, publica um artigo criticando a técnica de inserção de publicidade antes do início de vídeos (pre-rolls), em sites de podcasts.
A prática está se tornando comum e os sites passaram a utilizar o recurso de inserção automática de algumas publidades em todos os seus vídeos.
Walch apresenta alguns argumentos contrários:
a) em primeiro lugar, como em muitos sites os vídeos são muitos e as publicidades poucas, um mesmo anúncio é inserido em dezenas ou centenas de vídeos. Resultado: a publicidade acaba funcionando como a "tortura chinesa da gota d´água", pois um usuário pode ser perseguido por um mesmo anúncio em 10, 20, 30 vídeos que abra;
b) o anúncio sendo colocado no início, permite que o usuários, estando com os dedos ainda nos controles, facilmente "pule" a parte do anunciante;
c) se você for o autor de um vídeo, vai gostar de ver sua obra sendo iniciada com uma publicidade pobre, inserida automaticamente no seu e em centenas de outros vídeos?
Leia a íntegrad do artigo na revista Blogger & Podcaster de julho, disponível para livre acesso na web.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sexta-feira, julho 13, 2007

Mecanismos de Inclusão Social pelas tecnologias digitais: Prêmio Jovem Cientista

Encontram-se abertas as inscrições para o XXIII Prêmio Jovem Cientista até o dia 30 de novembro de 2007. O tema é Educação para reduzir as desigualdades sociais, devendo ser abordada uma das linhas de pesquisa:
a) mecanismos de inclusão social: tecnologia digital; educação empreendedora; acessibilidade e mobilidade social;
b) popularização da ciência, tecnologia e inovação;
c) o papel da educação na superação da violência;
d) a educação como instrumento do antidesperdício de energia; energia como fator de segurança; conservação da energia elétrica (produção e consumo) fomentando a criação de empregos.
As categorias previstas são: Graduado, Estudante do Ensino Superior; Estudante do Ensino Médio; Orientador e Mérito Institucional.
As premiações variam de R$ 7ooo a R$ 30000, ale´m de bolsas o CNPq.
Mais informações podem ser obtidas em http://www.jovemcientista.cnpq.br/

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

O bom e velho jornalismo está morrendo

"Muitos se recusam a enxergar, mas é fato: a velha mídia e a velha maneira de fazer jornalismo está morrendo. Cabe a nós ajudá-la a morrer mais rápido, ou sermos enterrados juntos. "
A afirmação é de André Deak, no Overmundo, onde publica um artigo em torno do que seja fazer ´bom jornalismo` no mundo das mídias digitais e das novas tecnologias de comunicação.
"Durante muito tempo se convencionou dizer que havia apenas dois tipos de jornalismo: o bom e mau jornalismo. Entretanto, o bom e velho jornalismo, puro e simples, está cada vez menos simples e mais velho. As novas tecnologias já começam a obrigar – e até há pouco o verbo era possibilitar – mudanças na forma como as notícias são produzidas."
"No Brasil, a experiência do repórter multimídia ainda está no início", afirma Deak. " A Agência Brasil é das poucas redações cujos mesmos repórteres produzem tanto para as rádios da empresa quanto para o online, em tempo real".
Leia o artigo completo.

marcos palacios

Marcadores:

2 comments links to this post

Small World: o lado puramente estético das fotos científicas

O concurso Nikon Small World de Microfotografias 2008 está aberto, com inscrições até 30 de abril de 2008.
Os vencedores de 2007 já foram escolhidos, mas ainda não oficialmente divulgados. Enquanto se espera pelos resultados, pode-se visualizar as 100 finalistas e avaliá-las com notas de 0 a 5. Não vai fazer diferença no resultado do concurso, mas é uma verdadeira Viagem Fantástica pelo mundo das micro-estruturas.
Vale muito a pena fazer uma visita e maravilhar-se com o lado puramente estético de imagens produzidas com finalidades científicas.

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Jornalismo e Cidadania em discussão em Austin: webcast link disponível

Hoje e amanhã (sábado) estará ocorrendo, na Universidade de Austin (Texas) o simpósio New Agendas in Journalism and Citizenship. A palestra de abertura será proferida por Dan Gillmor, explorando o tema : "Media Literacy in a Media-Saturated Age", às 16:30 h (13:30 h. de Brasília).
Amanhã ocorrerão vários painéis envolvendo Mark Deuze, Donald Matheson, Lou Rutigliano, Sue Robinson e outros especialistas no tema.
Amanhã sábado o evento terá início às 9:00 h. (6:00 h. de Brasília).
Um link de webcast estará disponível.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, julho 12, 2007

Os 30 webjornais norte-americanos mais populares

O Editor & Publisher divulgou a lista dos jornais norte-americanos mais visitados na Web para o mês de julho.
O The New York Times embabeça o ranking, mais uma vez, mantendo sua posição de jornal mais popular.
Eis a lista dos 30 mais visitados, com indicações de número de visitantes únicos (em milhares) e tempo de visita por pessoa:

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post