sexta-feira, novembro 30, 2007

I Colóquio Internacional Brasil-Espanha sobre Cibermeios

Como parte das atividades do Convênio de Colaboração Brasil-Espanha (CAPES-DGU) estará acontecendo, de 03 a 07 de dezembro, das 9:00 às 13 h. , no Auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, o I Colóquio Internacional Brasil-Espanha sobre Cibermeios .
Estarão presentes oito pesquisadores de Universidades espanholas e 12 pesquisadores de Universidades brasileiras.
O Colóquio está estruturada em torno da apresentação de 22 trabalhos, que colocarão em dimensão comparativa Brasil-Espanha os estudos acadêmicos sobre Jornalismo Digital em redes de alta velocidade.
O eixo comum de construção dos trabalhos é a questão metodológica e a análise dos referenciais teóricos que vêm orientando os estudos dos Cibermeios nos dois países.
Os assuntos abordados incluem: narratividade, jornalismo participativo, gêneros jornalísticos, arquitetura da informação e bases de dados, ensino do jornalismo, design e infografia, convergência, entre outras.
O Colóquio é aberto para pesquisadores e estudantes de pós-graduação.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Como reduzir fraudes em avaliações online

Antigamente as "colas" ou "pescas" se faziam escrevendo respostas em rolinhos de papel, na palma da mão, na carteira escolar e em lugares mais exóticos. Hoje, na educação mediada por computadores, novas formas de fraudar se desfraldam. Uppsss....
Impedir fraudes em avaliações realizadas online - ou pelo menos minimizá-las - é uma das temáticas recorrentes quando se discute EAD. Um artigo intitulado "Ways toPrevent Cheating on Online Exams", publicado por Gail E. Krovitz , no Educator´s Voice (vol. 8, issue 6, November 15, 2007) oferece algumas regras gerais para reduzir fraudes.
A indicação vem da TL Infobits de novembro, que traz várias outras sugestões de leituras na área de Educação e Tecnologias, com respectivos links.
marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Censura: YouTube suspende conta de ativista egípcio de direitos humanos


O News Blog do Guardian e o Slashdot reportam que o YouTube suspendeu a conta de Wael Abbas, um ativista egípcio que milita contra violações de direitos humanos em seu país. Abbas vinha postando vídeos que flagravam tortura, abusos sexuais e violência de policiais contra cidadãos, sendo que um deles ajudou a condenar dois agentes da polícia, responsáveis por um ataque brutal a um motorista de ônibus.
O YouTube nega que a suspensão tenha caráter político, tendo ocorrido porque o conteúdo dos vídeos vai contra os "termos de serviço" do site.
marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Universidades não preparam jornalistas para as novas realidade

Alex Gamela, em O Lago, entrevista Antonio Granado, editor da edição online do jornal português Público, que recentemente lançou uma nova versão de seu site, com uso de vídeos e outras novidades.
Alguns trechos da entrevista:
"É evidente que a maioria das universidades não está a preparar os estudantes para as novas realidades. A título de exemplo, ainda se faz uma divisão entre o ensino do jornalismo escrito, radiofónico e televisivo, uma aproximação tipo século XX, já desactualizada".
"É preciso treinar os jornalistas para as tarefas que o novo jornalismo exige, é preciso fazê-lo com o apoio dos jornalistas e não contra eles. Em muitos sítios isto não está a ser feito".
"Penso que não há ainda jornalismo participativo em Portugal".
"O jornalista do futuro é alguém que consegue olhar para uma estória e contá-la da forma mais eficaz. Que se preocupa mais com os leitores e não tanto com as suas fontes".
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Gratuito impresso abre espaço para jornalismo participativo de estudantes

O gratuito impresso semanal Bahia Notícias, criou uma seção denominada Eu Repórter, concebida para acolher matérias e fotos de seus leitores. A diferença é que serão aceitas contribuições apenas de estudantes de Jornalismo. O jornal considera que essa é uma forma de abrir espaço para quem está necessitando de prática e quer ver seus textos impressos.
Os textos e fotos devem ser enviados para soureporter@bahianoticias.com.br

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Banco Central desmente que moedas com face de Kubitschek tenham maior valor

O Banco Central, em seu site, desmente que esteja recomprando por um valor maior moedas de um Real de uma série especial que comemora os 100 anos do ex-presidente Juscelino Kubitschek . Segundo o BC, trata-se de uma urban legend, e a moeda vale o valor de face.
No entanto, já está estabelecido na Internet um comércio desses reais anômalos.
Sugestão: quem tiver tais moedas que as guarde.
Vão valorizar.

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Produtores de conteúdos propõem acordo com sites de busca e indexação

Produtores de conteúdos na Internet estão preocupados com a maneira como os robots de busca e indexação (spiders ou crawlers) dos sites como o Google, Yahoo e outros, estão fazendo essa indexação e posteriormente exibindo os conteúdos indexados.
Atualmente o Google e Yahoo, bem como algumas outras grandes empresas de busca e indexação, voluntariamente aceitam um acordo pelo qual os sites de produção de conteúdos têm direito de estabelecer um limite do que pode ou não ser indexado, através de um arquivo conhecido como "robots.txt" que é lido pelas spiders (aranhas) de busca.
O acordo foi estabelecido em 1994, em função da pressão de acesso que os robots de indexação estavam causando a alguns sites pela velocidade e constância das visitas. De lá para cá, alguns desenvolvimentos como a disputa entre o GoogleNews a alguns jornais e a agência AP, levaram os publicadores à criação de uma nova proposta, que será divulgada na próxima semana, numa tentativa de que se estabeleça um novo acordo, de validade geral, sobre os limites de buscas e indexação automática de material disponível na Web.
Dentre os ítens em discussão está a questão de por quanto tempo um site de busca e indexação pode manter em seus arquivos o material obtido pelos robots de busca. A nova proposta, conhecida como Automated Content Access Protocol, vai ser discutida com representantes dos principais sites de buscas e indexação automática.
Um porta-voz do Google já declarou que a empresa está disposta a discutir o novo protocolo e vê como principal dificuldade de sua implementação a garantia de que será obedecido por todas as empresas do ramo.
Mais detalhes na Technology Review.

marcos palacios

(O desenho da aranha é de Tanja, uma artista holandesa. )

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Pesquisadores da Espanha ministram curso de Jornalismo Digital na FACOM

Ministrado por quatro dos maiores especialistas espanhóis em Ciberjornalismo, um mini-curso em Jornalismo na Internet será ofertado gratuitamente, de 10 a 14 de dezembro, das 14:30 às 17:30 h., no Auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
O curso é parte das atividades do Convênio Brasil-Espanha para estudos dos Cibermeios (CAPES/DGU), envolvendo uma rede de pesquisadores de diversas universidade brasileiras e espanholas.
Abaixo o programa:
Dia 10. Prof. Dr. Javier Díaz Noci (Universidade del País Vasco): “Redacción para periódicos digitales” .
Dia 11. Prof. Dr. Guillermo López (Universidad de Valencia): “Blogs, esfera pública y periodismo ciudadano” .
Dia 12. Prof. Dr. Koldo Meso (Universidad del País Vasco): ”Enseñanza del Ciberperiodismo en la Universidad española" .
Dia 13. Prof. Dr. Pere Masip (Universidad Ramón Llull): “El impacto de Internet en las rutinas periodísticas” .
Dia 14. Mesa redonda sobre Tendencias e o Futuro do Jornalismo na Internet .
O curso será ministrado em espahol, com direito a Certificado de Extensão da UFBA.
Inscrições no NICOM, primeiro andar da Faculdade de Comunicação da UFBA (Campus do Canela), Salvador, das 09 às 16 horas.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

1 comments links to this post

quinta-feira, novembro 29, 2007

Sugestões de presentes de Natal para jornalistas online

A OJR (Online Journalist Review) traz um artigo assinado por Noah Barron, com nove sugestões para presentes para jornalistas online.
Estou aceitando de bom grado qualquer um dos listados.

marcos palacios
0 comments links to this post

Nos bastidores da nova redação integrada do The New York Times

Um vídeo mostrando a nova redação convergente do The New York Time.
Uma peça de propaganda, é claro, mas vale a pena conhecer.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

War in Rio

Um novo Blog, no Rio de Janeiro, está dando o que falar.
Baseado no original "War", a ação é transferida para a Cidade Maravilhosa.
Segundo o autor da idéia quer “gerar uma discussão através de uma proposta cínica de diversão”.

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

quarta-feira, novembro 28, 2007

Fiat: Publicidade, Velocidade e Irresponsabilidade II

Sentado numa poltrona de um avião da Tam, fui forçado a vir de Belo Horizonte a Salvador com as vistas postas numa publicidade do novo Fiat Punto, colada nas costas do assento à minha frente.
"Se não fossem o salário, as festas e as mulheres, você poderia se sentir um verdadeiro piloto de corridas" é a mensagem utilizada para vender um automóvel claramente direcionado para o segmento jovem do mercado, tendo como um dos chamarizes uma série de engenhocas desenvolvidas em parceria com a Microsoft que permitem ao motorista desempenhar várias tarefas com comando de voz como acionar agenda telefônica, atender chamadas por meio de bluetooth, ouvir através do sistema de áudio do veículo as mensagens SMS, escutar músicas em MP3 no CD, ou até mesmo pelo pendrive.
Ah, e vem com airbags e freios ABS para maior proteção dos "pilotos de corrida". Você mata os outros, mas escapa ileso.
Considerando que acidentes de trânsito são a segunda causa de mortalidade de jovens no país (superada somente por homicídios), a campanha apelando para velocidade é no mínimo irresponsável. Ao antes, para usar um adjetivo mais apropriado: criminosa.
E não é a primeira vez que a Fiat usa esse tipo de apelo.
Como é mesmo aquela história de "auto-regulamentação publicitária"?
Lamentável.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Mapeamento completo dos Terreiros de Candomblé em Salvador


Foi lançado hoje um mapaeamento disponível na Internet de todos os Terreiros de Candomblé em Salvador.
Buscas podem ser feitas por Nações, por Regentes e por Bairros de Salvador.
Salvador é a terceira cidade mais populosa do Brasil (2.714.119 habitantes) pela estimativa de 2005, depois de São Paulo e Rio de Janeiro. Também é a capital brasileira com o maior contingente negro entre a população. Mais de 70% dos seus habitantes são afrodescendentes e a negritude se expressa através da sua forma de organização geográfica, cultural e social.
Tal herança deu origem às religiões de matriz africana e se diferenciam por nações com diferenças rituais e no vocabulário (Angola, Ketu, Jeje, Ijexá).
As Secretarias Municipais da Reparação e da Habitação, em parceria com o Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA, realizaram um grande pesquisa sobre as religiões de matrizes africanas na cidade do Salvador.
O objetivo foi conhecer os terreiros da nossa cidade: saber quantos são, onde estão localizados, suas condições de documentação, regularização fundiária e infra-estrutura, entre outros aspectos sócio-culturais e demográficos.
A Coordenação Geral dos trabalhos foi do Prof. Jocélio Teles dos Santos.
O site traz uma impressionante qualtidade de informações sobre o assunto.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

terça-feira, novembro 27, 2007

Periódico brasileiro começa trabalhar com tecnologia móvel


No Brasil, o Jornal do Commercio dá o primeiro passo para a utilização do celular como plataforma para produção e divulgação de notícias. A informação foi passada pelo membro do Gjol, Fernando Firmino da Silva, no blog Jornalismo Móvel. Segundo o pesquisador, o "Sistema Jornal do Commercio - SJCC, de Recife, em parceria com a Claro e a Nokia, viabilizou o projeto 'Notícia celular'. Vídeos serão produzidos pelos repórteres da TV Jornal (retransmissora do SBT em Pernambuco) e veiculados na programação do canal".

Fernando explica que o projeto começou nesta segunda-feira (26) com o uso de celulares Nokia N95 -- que grava com qualidade de DVD. Em combinação com a tecnologia 3G, a banda larga da telefonia brasileira, em teste pela Claro em 37 municípios de cinco estados e do Distrito Federal, possibilita "transmissão em tempo real ou o upload dos dados, como fotos e vídeos em alta velocidade".

Assista o vídeo explicando o projeto.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

segunda-feira, novembro 26, 2007

Um novo Diretório de Blogs Brasileiros


Um Diretório de Blogs Brasileiros.Criado pela Kdesign, uma empresa de criação de sites de São Paulo especializada em desenvolvimentos para web
Ainda em seus inícios.

marcos palacios

Marcadores: ,

1 comments links to this post

Uma base de dados interativa para administrar idéias


Uma empresa de Boston desenvolveu um software que possibilita a criação de uma base de dados interativa para para trabalho em grupo. O software permite seguir quem está trabalhando com quem, onde, que idéias foram geradas, como elas foram sendo utilizadas e citadas e por aí afora.
Detalhes via Blog Your Mind

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Interfaces que vêm por aí...



A Smashing Magazine traz uma matéria mostrando uma série de interfaces, para jogos, e-commerce, etc, atualmente em desenvolvimento. Algumas novidades logo poderão estar no mercado.

marcos palacios

Marcadores:

1 comments links to this post

Por que os jornais impressos ainda são necessários?



Uma resposta bem-humorada.

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Links tipográficos


O designer inglês Dan Collier criou um livro com links feitos à mão, com fios mostrando os caminhos. No site dele detalhes do livro.
Via Designer Blog.it

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

domingo, novembro 25, 2007

Divas do Cinema

Sem palavras...
Clique para ver.
(Um beijo para Angelina Bulcão Nascimento pelo envio do link...)
marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

VuVox é uma nova forma de criar narrativas audiovisuais

VuVox (pronuncia-se ViewVox) é uma ferramenta para criar narrativas audiovisuais, integrando fotografias com som através de colagens em movimento.
No site há uma série de exemplos e tutoriais.
Os criadores da ferramenta explicam que estamos entrando numa era de Voz Visual...
Algumas das criações expostas são bastante convincentes como experimentação estética. Os usos jornalísticos, ainda que infrequentes na galeria disponível, são igualmente evidentes.
No Scoble Show há um vídeo mostrando como Richard Hernandez, que trabalhou por 13 anos para o San Jose Mercury News, monta uma história usando o VuVox. Na sequência, criadores da ferramenta falam sobre ela.
Via Journerdism

marcos palacios

Marcadores: , , , , ,

0 comments links to this post

Produção de conteúdo vai saturar a Internet em dois anos, afirma estudo

Somente este ano, usuários da Internet criarão 161 exabytes de novos dados. Um exabyte é um quintilhão de bytes ou 1.1 bilhão de gigabytes. Para simplificar: cerca de 50.000 anos de vídeo em DVD de alta qualidade.
Para onde leva isso tudo? Para a saturação da capacidade da Internet, aí por 2010, a não ser que investimentos em backbones muito maiores do que os que estão planejados sejam feitos.
A conclusão é de um estudo da Nemertes Research Group.
Bruce Mehlman, co-presidente do grupo, afirma que a demanda por aplicações de Internet como streaming vídeos interativos e transferências de arquivos peer to peer, downloads de música, entre outros, estão criando uma necessidade de expansão que não está atualmente realisticamente planejada.
O estudo informa que cerca de três quartos dos usuários de Internet nos Estados Unidos assistiram a uma média de 158 minutos de vídeo em maio, acessando mais de 8.3 bilhões de vídeos.

marcos palacios

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

OhmyNews abre escola de Jornalismo Cidadão

Jornalistas profissionais da impresa escrita, televisão e rádio, repórteres cidadãos e outros especialistas serão os professores da OhmyNews Citizen Journalism School, uma escola de jornalismo criada pelo OhmyNews, na Coréia.
Situada a 90 minutos de carro de Seul, o centro de capacitação vai funcionar numa escola rural abandonada, que foi reformada para esse propósito.
Com capacidade para 100 estudantes (incluindo alojamentos, quadras de esporte e áreas de convivência), já dá para imaginar a excelência das instalações.
Além de formar jornalistas, a escola oferecerá cursos para empresários e organizações governamentais interessados em criar novos meios.
Vía Periodismo Ciudadano.
Muitas fotos da escola no OhmyNews.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sábado, novembro 24, 2007

Mundos Espelhados e Realidade Aumentada



André Lemos, sentindo frio lá no Canadá (que inveja, enquanto derreto no abafado de hoje aqui em Salvador!), fez uma postagem no Carnet de Notes, falando sobre Mundos Espelhados e Realidade Aumentada.
Assista o vídeo sobre realidade aumentada, para comunicação no espaço urbano criando fusões entre espaço físico e informacional e confira detalhes no Carnet.

marcos palacios

Marcadores: , ,

2 comments links to this post

As melhores capas de revistas de 2007

A American Society for Magazine Editors divulgou os ganhadores do concurso para escolher as melhores capas de revista de 2007. Eu ainda não tinha visto e faço questão de reproduzir pelo menos esta.
Veja todas as capas premiadas.

marcos palacios

Marcadores: ,

2 comments links to this post

Convergência com integração linear é taylorismo, afirma Presidente do Le Monde online

Bruno Patino, Vice Presidente do grupo Le Monde e Presidente do Le Monde interactif, afirmou que a integração linear das redações, como no caso do The New York Times (USA), do Daily Telegraph (Inglaterra), Fairfax (Austrália) e outros, é uma forma de neo-Taylorismo:
“É Taylorismo,” says Patino. Cada operário na linha de produção dando uma mão de pintura em um carro, sem perceber que eles estão- ou deveriam estar - trabalhando em carros completamente diferentes. É um modelo baseado na organização do século XX, ao invés da reinvenção da redação para o século XXI".
A opinião foi formulada em uma entrevista para o Editors Weblog sobre convergência e formas de integração das redações para a produção em plataformas múltiplas.
"Para começar- afirma Partino - a questão real subjacente não deveria ser a integração, mas sim como oferecer um melhor produto editorial para uma variedade de plataformas."
"Em dois anos, essa questão de integração ou não-integração vai parecer obsoleta" - completa ele - vaticinando que num futuro próximo (três anos provavelmente) um novo modelo de redação baseado em organização do trabalho vai emergir.
A distribuição de tarefas será a principal ocupação de um editor. Alguns trabalhos serão adaptados para apenas uma plataforma, outros para uma multiplicidade delas, enquanto alguns permanecerão "agnósticos" em termos de plataforma.
Patino sugere que cada plataforma deve ser analisada de acordo com três eixos:
*diferentes relações com a linguagem, ou seja com as técnicas de literalidade e de contar histórias (storytelling and literacy);
* diferentes relações com a audiência, que tem diferentes necessidades, a depender da plataforma, e que agora também toma parte da produção de conteúdos;
* diferente relações de temporalidade, a sensibilidade temporal do meio.
Para Patino, o processo de integração linear, que supostamente afinaria a máquina de produção de notícias, na verdade só faz distanciá-la da especificidades desses eixos.
Mais no Editors Weblog, que também oferece links para discussões correlatas.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Semiótica dos Meios na América Latina em livro publicado na Itália

Carlos Scolari (Universitat de Vic) e Paolo Bertetti (Università di Siena) acabam de publicar na Itália uma coletânea sobre Semiótica e Análise dos Meios na América Latina, através da casa editorial Cartman Edizioni, de Turín.
O volume conta com a participação de Geane Alzamora, Mario Carlón, Alfredo Cid Jurado, Eliseo Colón, Lucrecia Escudero Chauvel, Yvana Fechine, José Luis Fernández, Adrián S. Gimate-Welsh, Rocco Mangieri, Óscar Quezada Macchiavello, Eliseo Veròn, Mario Villagrán, Rosana de Lima Soares y Rafael del Villar Muñoz.
"Reunindo pesquisadores da Argentina, Chile, Brasil, Peru, Venezuela, Porto Rico e México, alguns clássicos e outros emergentes, buscou-se construir um mapa pensado na medida dos leitores italianos, que encontrarão trabalhos sobre o cinema, a televisão, a rádio ou os novos meios, junto com a análise de diferentes situações mediáticas (consumo de video-animações, religiosidade nos meios, etc.)"- assinala Carlos Scolari.
O livro pode ser adquirido online.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Serviço quantifica postagens em blogs a partir de palavras-chave

Data Mining de Matthew Hurst chama a atenção para um serviço denominado Trendpedia.
Similar ao Blogpulse, a ferramenta online levanta a quantidade de postagens (com escolha de alguns idiomas de referência, ou "all languages") para um assunto qualquer, numa linha de tempo.
Testei com "Lula" como palavra chave.
Pode ser muito útil em alguns levantamentos quantitativos.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Conheça em detalhes a nova Redação do The New York Times


Visualize e navegue por ela, com várias entradas em 360 graus.
Comece por esta aí acima e depois explore as outras possibilidades.
Via Bloc de Periodista

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

O jornal e o jornalista do futuro na visão de 22 especialistas


No Infotendencias está a indicação de uma publicação, em formato Blog, da American Association of Newspapers, com a visão de 22 especialistas sobre o futuro dos jornais.
Ilustração via Visón.

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Redes Literárias e novos A(u)tores

Ciberespaços literários: dos blogs aos livros, a cargo de Marcelino Freire, é uma das temáticas que serão debatidas na Jornada Literária SESC, em Salvador (Bahia) , entre 26 e 30 de novembro.
A Jornada tem como foco geral as redes literárias e os novos a(u)tores.
Veja a Programação completa e faça sua inscrições online.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sexta-feira, novembro 23, 2007

Bolsas da CAPES terão 20% de aumento, mas professores continuam a ver navios

Bolsas da Capes terão 20% de aumento. Excelente notícia.
A partir de março de 2008, as bolsas de mestrado passam de R$ 940,00 para R$ 1.130,00, e as de doutorado, de R$ 1.394,00 para R$ 1.620,00.
O absurdo é que esse mesmo governo, que percebe que nossos bolsistas não podem se dedicar ao seu trabalho sem um mínimo de tranquilidade financeira, continua mantendo congelado os salários do docentes das Universidades Federais.
Os vencimentos de várias outras funções públicas vão sendo reajustados, enquanto que para os docentes sequer se repõe anualmente a inflação (é, mesmo a "oficial" já seria uma ajuda...).
Um ascensorista do Senado Federal já deve estar ganhando bem mais que um Professor Auxiliar. Sem querer desmerecer os ascensoritas, é claro...
O plano de expansão de vagas (REUNI) proposto pelo goveno e aprovado pela maioria das Universidades Federais traz uma série de pontos positivos quanto ao atendimento da crescente e insatisfeita demanda para acesso ao ensino superior gratuito. Sintomaticamente, nada inclui sobre as condições de trabalho dos docentes, a não ser mecanismos para aumentar a "produtividade e eficência".
Será que o atual governo ainda pensa que ser mestre é uma "missão e vocação"?
Tudo indica que sim.
Estamos em plena negociação sindical com o governo. Esperemos que prevaleça o bom-senso. Do jeito que está, vou seriamente ter considerar outras alternativas no ano vindouro.
Desculpem pelo off-topic, mas já não tenho onde colocar tantas "contas a pagar" em meus escaninhos e a mistura está começando a atrapalhar mihnas atividades de docência e pesquisa...

marcos palacios

Marcadores: ,

1 comments links to this post

quinta-feira, novembro 22, 2007

Programa detecta plágios produzidos com material disponibilizado na Web

Não há discussão sobre uso da Internet na Educação em que não recorra a célebre preocupação com o CtrlC/CtrlV, o famoso "copia e cola".
O software Ephorus promete acabar com as dúvidas. Coloque um texto no Ephorus e ele se encarrega de verificar se há trechos "surrupiados" da Net.
Fiz um teste criando um texto a partir de colagens de vários trechos de textos existentes na Web.
O Ephorus encontrou todas as fontes utilizadas.
O software é vendido para instituições, mas é possível criar-se uma conta demo pessoal gratuita, através de um registro. Não descobri quantos testes podem ser feitos com a conta demo antes que ela expire.
É um software holandês, mas há interfaces disponíveis em várias línguas, inclusive português.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Novo Público.pt


O Público.pt estreou esta semana um novo layout, que o deixou esteticamente muito mais interessante. Mas não só: a organização do conteúdo na home melhorou a visualização da informação, e o menu horizontalizado favorece a usabilidade. Contudo, a maior novidade está na incorporação de vídeos.


Suzana Barbosa

Marcadores: ,

0 comments links to this post

"Por que no te callas?"

Via Jornal Hoje .

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

quarta-feira, novembro 21, 2007

Nação Palmares: último multimídia da Agência Brasil com assinatura Deak-Pimentel-Savazoni-Nunes

O documentário interativo Nação Palmares surgiu a partir de uma reportagem sobre Linharinho, comunidade quilombola no extremo norte do estado do Espírito Santo.
No especial, o caso é apresentado como um exemplo dos conflitos que o debate mais amplo sobre os quilombos no país tem envolvido.
A reportagem que resultou no especial foi coordenada pelo jornalista Spensy Pimentel, ex-editor de especiais da Agência Brasil. Além de acompanhar manifestações dos quilombolas em Brasília e o debate sobre a legislação que regula as titulações das terras dessas comunidades, ele viajou ao Espírito Santo, onde, junto com o cinegrafista Robson Moura e o fotógrafo Valter Campanato, conheceu Linharinho de perto.
A coordenação-geral multimídia foi do ex-editor executivo dessa área na Agência Brasil André Deak, com participação de Rodrigo Savazoni, Spensy Pimentel e Juliana Nunes.

marcos palacios
Atualização em 24/11/07: O título da postagem foi alterado para atender à observação no comentário de André Deak.

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

Como conjugar todos os verbos da Língua Portuguesa e não errar nunca

A Insite, uma empresa brasileira de consultoria e soluções Internet, desenvolveu e disponibiliza na web vários aplicativos na área de Linguística e Linguagem Natural, como processadores de análises estatísticas em textos, reconhecedor automático de idiomas e outros. São muito úteis para várias áreas de pesquisa. Mas há um pequeno aplicativo que é realmente um achado: um conjugador de verbos para a Língua Portuguesa.
Genial!

marcos palacios

Atualização em 22/11: Nosso colega Victor Gentilli, da UFES, já identificou um bug no software: ele não reconhece verbos impessoais (como "chover") e conjuga-os em todas as pessoas! Mas conjuga "certo"... Por isso, eu chovo...

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

terça-feira, novembro 20, 2007

Mestrado em Jornalismo oferece bolsa para recém-doutor

O Mestrado em Jornalismo da UFSC aceita candidaturas de recém-doutores interessados em atuar no programa através de bolsa prodoc da Capes.
A manifestação de interesse deve ser encaminhada para o email posjor@cce.ufsc.br até o dia 27/11, em carta em que o recém-doutor informe a linha de pesquisa do Mestrado em que pretende atuar, e apresente um esboço preliminar do projeto de pesquisa que pretende desenvolver no período da bolsa. O candidato deve anexar o currículo lattes.
O programa de Mestrado selecionará um único candidato para encaminhar à Capes, e o resultado desta seleção será comunicado aos participantes até o dia 30/11.
A seleção vai considerar: 1) a aderência do projeto esboçado à área de concentração e a uma das linhas de pesquisa do programa; 2) a relevância, originalidade e complementariedade do projeto em relação à capacidade de pesquisa instalada no programa; 3) A produção científica e a experiência acadêmica do candidato.
O candidato selecionado nesta fase deverá finalizar o projeto de pesquisa esboçado na primeira carta até o dia 10 de dezembro, dando-lhe formatação final para encaminhamento à Capes através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSC.
As informações sobre a bolsa prodoc estão disponíveis no site da Capes.
As informações sobre o Mestrado em Jornalismo da UFSC estão disponíveis no site do programa.
Outras informações podem ser solicitadas através do email posjor@cce.ufsc.br

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Leia um jornal online e ganhe um filme

Não existem aquelas promoções em que você compra um jornal e ganha um livro ou filme de graça? Pois é. A idéia está sendo aplicada na internet. ´
O jornal espanhol ElPaís oferece, em seu site, o download ou o streaming gratuito de um filme.
O primeiro é o longa-metragem El caballero Don Quijote, de Manuel Gutiérrez Aragón, que pode ser baixado até amanhã.
No caso do streaming a tela é bem pequena e no caso do download o "gratuito" não é tão gratuito, porque o usuário tem que fazer um registro e autorizar expressamente o uso dos dados para uso comercial. Mas a idéia é original na Web...

Pablo Barbosa

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Distribuição de conexões Internet no mundo

Chris Harrison criou uma série de mapas da internet que mostram padrões de conexões em todo o mundo. No mapa acima a densidade de conexões reproduz com fidelidade a distribuição de pobreza e riqueza.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

segunda-feira, novembro 19, 2007

New Media & Society lança número com temática de Tecnologias Móveis

Está em circulação o mais recente número da New Media & Society(1 December 2007; Vol. 9, No. 6) com especial enfâse em Comunicação Móvel.
Atráves dos links abaixo pode-se acessar os abstracts.
Textos completos disponíveis através do Portal de Periódicos da CAPES, para as instituições brasileiras conveniadas.
Editorial: mobile communication and Asian modernities
Jack Linchuan Qiu and Eric C. Thompson; New Media Society 2007;9 895-901 http://nms.sagepub.com/cgi/reprint/9/6/895?etoc
The accidental accomplishment of Little Smart: understanding the emergenceof a working-class ICT
Jack Linchuan Qiu New Media Society 2007;9 903-923 http://nms.sagepub.com/cgi/content/abstract/9/6/903?etoc
State, power and mobile communication: a case study of China Jia Lu and Ian Weber New Media Society 2007;9 925-944 http://nms.sagepub.com/cgi/content/abstract/9/6/925?etoc
The hermeneutic circle of cellphone use: four universal moments in aMalaysian narrative of continuing contact
Tony Wilson and Florence ThangNew Media Society 2007;9 945-963 http://nms.sagepub.com/cgi/content/abstract/9/6/945?etoc
Party profiles on the web: an analysis of the logfiles of non-partisaninteractive political internet sites in the 2003 and 2004 electioncampaigns in Belgium
Marc Hooghe and Wouter TeepeNew Media Society 2007;9 965-985 http://nms.sagepub.com/cgi/content/abstract/9/6/965?etoc
Media dependencies in a changing media environment: the case of the 2003SARS epidemic in China
Zixue Tai and Tao SunNew Media Society 2007;9 987-1009 http://nms.sagepub.com/cgi/content/abstract/9/6/987?etoc
A preliminary evaluation of the impact of unsolicited commercial emailpromoting stocks on the price of the stock
Dave D'Alessio New Media Society 2007;9 1011-1027 http://nms.sagepub.com/cgi/content/abstract/9/6/1011?etoc

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Pesquisa de opinião por amostragem instantânea via web e jornais impressos

ASK 500 People é um beta de um site que promete pesquisas de amostragem instantâneas via web. Funciona assim: você propõe uma questão para ser respondida e gerar uma amostragem de opiniões. A questão é colocada no site e os usuários dão seus votos para as questões que consideram mais interessantes. Atingindo um certo número de votos (não está claro quantos), a questão passa a ser respondida por 100 pessoas. Um mapa vai mostrando de onde estão vindo as respostas e depois computa os resultados.
Certamente aberto a questionamentos sobre a validade científica dos resultados, mas no mínimo curioso.
Fiz um teste com a afirmação "Os jornais impressos vão desaparecer em um futuro próximo".
De acordo com os resultados obtidos (clic na imagem para ampliá-la) os impressos não têm com que se preocupar: 62 % dos respondentes, espalhados por várias regiões do mundo, "discordam" ou "discordam fortemente" da idéia que os jornais impressos vão desaparecer proximamente.
Para colocar questões para amostragens de 100 respondentes, basta fazer um registro gratuito. Para amostragens com 500 respondentes paga-se U$ 100 ou mais a depender do serviço.
Pode ser o embrão de uma ferramenta com desenvolvimentos para formas mais sofisticadas e controladas.
Vale a pena visitar e ver como funciona.
marcos palacios

Marcadores: , , ,

1 comments links to this post

Um ranking das Universidades a partir do número de links para seus sites

G-Factor é um indice de rankeamento das Universidades a partir da quantidade de liks para seus sites. As primeiras dez do raking são universidades norte americanas. A única brasileira a figurar no índice das 300 é a USP, ocupando a posição 188.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Lançado CNET TV o primeiro site britânico especializado em vídeo online

Lançado hoje o CNET TV, o primeiro serviço britânico especializado na produção de conteúdos originais em vídeo e direcionado para usuários interessados em música, cinema, televisão, jogos e tecnologias digitais.
A iniciativa foi impulsionada pela constatação que 80% dos britânicos com acesso a banda larga assistem vídeos online, com uma média de consumo per capita de 80 vídeos por mês.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Em defesa das publicações acadêmicas online e com livre acesso

O Professor Stevan Harnad, da University of Princeton, é um dos mais importantes defensores e promotores das redes eletrônicas como ambiente para a produção, discussão e livre circulação das idéias científicas.
Seu incansável trabalho está materializado em extensa produção bibliográfica sobre o assunto (disponibilizada para livre acesso online, of course...) e na valiosíssima lista de discussão que criou e coordena, a American-Scientist-Open-Acess-Forum.
Uma discussão emblemática nessa batalha foi a contraposição, ponto-a-ponto, de Harnad a uma argumentação do Professor Gerald M.Phillips, da Pennsylvania State University, contra as revistas acadêmicas online.
Phillips levanta vários e - diga-se de passagem - desgastados argumentos contra o uso da Internet para tais revistas: a hostilidade para com a mídia impressa por parte dos usuários de computadores; o perigo do declínio da indústria editorial em consequência das novas tecnologias; a facilidade de publicação online e portanto a baixa qualidade decorrente da proliferação de veículos acadêmicos; a facilidade do plágio, etc. Professor Phillips declara expressamente que, mesmo reconhecendo ser essa uma posição anti-diluviana, não concorda que artigos publicados em revistas acadêmicas online (mesmo com revisão de pares) sejam considerados em concursos públicos e provas de títulos.
A refutação que Stevan Harnad apresenta para cada um dos argumentos de Phillips é clara e precisa e - para ser propositalmente pleonástico- irrefutável. O mais impressionante é que isso foi em 1990, mas as atitudes contrárias continuam as mesmas, apesar do desgaste e da evidência em contrário.
A American Scientist Open Access Forum é uma Lista de Discussão criada por Harnad em 1998. Tornou-se espaço essencial para todo pesquisador interessado em questões referentes à livre circulação de idéias e colaboração científica na Web.
A Lista preserva arquivos de todo o material postado desde sua fundação, com várias opções para buscas.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Ele bloga e mostra de onde está blogando

O nome dele é Chris e a cidade é San Francisco. Usando um mashup de Google Map com uma versão modificada do WordPress e um GPS em seu telefone celular, ele faz postagens e mostra onde está.
Estará lançando uma moda?

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

domingo, novembro 18, 2007

Site da Pós-Graduação em Comunicação da UFBA hackeado

O estrago foi pequeno. Serve como aviso de que a segurança está deixando muito a desejar...

Alberto Marques

Marcadores: ,

1 comments links to this post

Copyright e acesso ao conhecimento: análises e propostas

Flávia Goulart Rosa, professora e diretora da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), lança livro em que analisa a questão do uso de cópias nas Universidades. Que modelos podem ser acionados para fazer frente a esta nova realidade?
O livro estará disponível em breve através das principais livrarias online brasileiras.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Conteúdos abertos no webjornalismo: um balanço da situação

A liberação do livre acesso, ainda que parcial (cinco artigos por dia), no Financial Times serve de mote para um artigo hoje no The Washington Post com um balanço sobre o movimento de abertura dos conteúdos para livre acesso nas publicações online.
"Acesso por assinatura floresce onde há conteúdos que não podem ser obtidos em nenhuma outra parte. Fora disso, necessita-se de um modelo apoiado em publicidade", afirma Rafat Ali, editor do PaidContent.org.

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Sessão nostalgia: laptops e desktops de um passado não tão distante

Reclamando do peso de seu laptop? Dê uma olhada nisso aí..
Muitos mais aqui.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

1 comments links to this post

Nome de domínio "por que no te callas" em leilão no e-Bay: lances já alcançam 10 mil euros

O domínio www.porquenotecallas.com está em leilão no e-Bay. Lances já superam 10 mil euros. O lance inicial foi 29 euros...
Um blog anti-chavista com o mesmo nome está em pleno funcionamento.

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Sexo e alta tecnologia digital: conceito e resultado


video

Porque hoje é domingo...

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

60-second jornalismo científico fast-food

A Revista Scientific American lançou o 60-second Science, um site-filhote da revista que pretende ser um espaço de cobertura rápida, atualizada várias vezes por dia e abrangendo áreas de Tecnologia, Meio Ambiente, Saúde, Espaço e outros assuntos científicos.
O site direciona-se prioritariamente para um público jovem e sedento de informações sobre tecnologia.
O visual é quase o de um Blog convencional e a idéia surgiu do bem-sucedido podcast de mesmo nome mantido pela revista, que apresenta notícias científicas com exatos 60 segundos de duração..

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Não se perca em Pequim

Em preparação para os Jogos Olímpicos, o governo chinês está instalando quiosques com mapas digitais por toda a cidade de Pequim (desculpem-me mas não consigo usar Beijing...), para facilitar a circulação dos turistas.
Mais fotos e detalhes no O´Reilly Radar


marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Suas apresentações em PorwerPoint são ineficazes e chatas? Saiba como melhorá-las

A maior parte das apresentações em PowerPoint são ineficazes, aborrecidas e redundantes. Quem diz isso é o consultor de apresentações (sim, já existe essa profissão!) Alexei Kapterev, que considera apresentações com slides um formato excelente, mas não utilizadas como a maior parte dos usuários monta seus shows.
Ele explica porque no Core77 e dá idéias para melhorar apresentações.
É claro que você pode ir diretamente ao site de Kapterev, mas não vai adiantar muito se você não puder ler em russo.
Via Via Designer/blog.it

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sexta-feira, novembro 16, 2007

Arquivo de Elpais.com já está com livre acesso

O material editorial publicado ao longo de três décadas pelo diário El País está agora disponível, gratuitamente, através da hemeroteca de Elpais.com. Por outro lado, a empresa informativa espanhola manterá um serviço para assinantes que queiram acessar o conteúdo do jornal e seus suplementos em formato PDF.
"El País ha decidido abrir tanto el contenido de su edición impresa como la totalidad de sus archivos históricos, convirtiéndose así en el único medio español (con excepción del recién aparecido Público) que permite la consulta gratuita de todas sus informaciones", afirma o texto que anuncia a abertura do acesso aos arquivos.

Suzana Barbosa

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, novembro 15, 2007

As últimas 24 horas em imagens

Sendo um dos primeiros jornais online a funcionar 24/7 (vinte e quatro horas por dia/sete dias por semana) o The Guardian mostra essas 24 horas de várias maneiras. Uma forma sempre fascinante e ver, em rápida sucessão, na seção 24 hours da editoria World do jornal, as melhores fotos que mostram o dia que se vai encerrando.
Em cursos de fotojornalismo de nossas faculdades de Comunicação, uma passada pelo 24 horas deveria ser tarefa diária obrigatória para todos os estudantes.
marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post