domingo, dezembro 30, 2007

L’Chaim!... Feliz 2008!



E em comemoração ao Ano Novo fica, como última postagem de 2007, este comercial de champanhe, dirigido por ninguém menos que Martin Scorsese...
Voltamos em 2008.

marcos palacios

Marcadores:

1 comments links to this post

Quando o passado se faz futuro...

A HERANÇA
Mario Prata

"Ouve só. A gente esvaziando a casa da tia neste carnaval. Móveis, roupas de cama, louças, quadros, livros. Aquela confusão, quando ouço dois dos meus filhos me chamarem:
- Mãe!
- Faaala.
- A gente achou uma coisa incrível. Se ninguém quiser, pode ficar para a gente? Hein?
- Depende. Que é?
Os dois falavam juntos, animadíssimos:
- Ééé... uma máquina, mãe. É só uma máquina, velha, meio meio velha, sabe? É, mas funciona, está ótima!
Minha filha interrompeu o irmão mais novo, dando uma explicação melhor:
- Deixa que eu falo: é assim, mãe, oh
- é uma máquina, tipo um... teclado de computador, sabe... só o teclado?
- Só o lugar que escreve?
- Sei.
- Então. Essa máquina tem assim, tipo... uma impressora, ligada nesse teclado, mas assim, ligada mesmo, direto, sem fio. Bem, a gente vai, digita, digita...
Ela ia se animando, os olhos brilhando
- ... e a máquina imprime direto na folha de papel que a gente coloca ali mesmo! É muuuito legal! Direto, na mesma hora, eu juro!
Eu não sabia o que falar. Eu juro que não sabia o que falar diante de uma explicação dessas, de menina de 12 anos, sobre uma máquina de escrever. Era isso mesmo?
- ...entendeu mãe? ..zupt, a gente escreve e imprime, a gente até vê a impressão tipo na hora, e não precisa essa coisa chata de entrar no computador, ligar, esperar hóóóras, entrar no word, de escrever olhando na tela, mandar para a impressora, esse monte de máquina, de ter que ter até estabilizador, comprar cartucho caro, de nada, mãe! É muuuito legal, e nem precisa de colocar na tomada! Funciona sem energia e escreve direto na folha da impressora!
- Nossa, filha...
- ... só tem duas coisas: não dá para trocar a fonte, nem aumentar a letra, mas não tem problema. Vem, que a gente vai te mostrar. Vem...
Eu parei e olhei, pasma, a máquina velha. Eles davam pulinhos de alegria.
- Mãe. Será que alguém da família vai querer? Hein? Ah, a gente vai ficar torcendo, torcendo para ninguém querer para a gente poder levar lá para casa, isso éo máximo! O máximo!
Bem, enquanto estou aqui, neste "teclado", estou ouvindo o plec-plec a tal máquina, que, claro, ninguém da família quis, mas que aqui em casa ah! deu até briga, de tanto que já foi usada.
Está no meio da sala de estar, em lugar nobre, rodeada de folhas e folhas de textos "impressos na hora" por eles.
Incrível, eles dizem, plec-plec-plec, muito legal, plec-plec-plec. Eu e o Zé estamos até pensando em comprar outras, uma para cada filho."

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sábado, dezembro 29, 2007

Localização de pessoas e instituições através de mapas

AcheCerto se propõe a ser um buscador especializado de pessoas e instituições em todo o Brasil, com imediata associação a mapas de sua localização. Testei e achei que funciona de maneira bastante razoável.

marcos palacios

Marcadores: ,

4 comments links to this post

Uma colonoscopia virtual em Bush


"Quem é Christophe Hugo? Ao certo, ninguém sabe...Entrevistado pelo Metro International quando o seu avatar vestia a pele de uma caricatura de Ségolène Royal em Second Life, o avatar de Christophe já foi caricatura de Jesus Cristo, de Pinochet,..., e agora de Sarkozy. Caricavatars é um espaço em Second Life onde Chistophe reside quase em permanência, e onde dá asas à sua imaginação delirante, sobretudo caricaturando políticos franceses e figuras públicas internacionais."
Paulo Frias, no Discursos do Outro Mundo, descreve uma visita a um dos projetos de Hugo em Caricavatars: uma colonoscopia virtual em Bush.
Isso mesmo! por dentro dos intestinos do Presidente, para ver toda a merda que por ali se esconde.
O flagrante acima mostra os advogados de Bush manipulando os resultados das eleições de 2000...
Veja de perto, se tiver estômago...
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Perspectivas de evolução dos mundos virtuais em 2008.

"Os mundos virtuais ligar-se-ão cada vez mais à "First Life" (o mundo real), tornando-se espaços de menor fantasia e ficção, convertendo-se em ambientes mais realistas e funcionais, vocacionados para a oferta, na vida real, de serviços, produtos e actividades, através, por exemplo, de aplicações ligadas ao comercio electrónico. O que, ao nível técnico, se traduzirá na ubiquidade dos mundos virtuais que passarão a poder ser acedidos através de consolas, telemóveis, PDA e outros dispositivos móveis, abrindo, assim, um espectro de novas e fascinantes possibilidades."

Esta é uma das observações de Norberto Nuno de Andrade em seu artigo publicado hoje no Público, com uma avaliação de como se comportaram os mundos virtuais em 2007 e o que nos espera em 2008.

A matéria é bem fornida de dados e apoia-se fortemente em um relatório que vale a pena consultar (Virtual Worlds Management Industry Forecast 2008), mas é de se espantar que mesmo um analista do assunto ainda continue a usar, como na citação que abre esta postagem, a expressão 'mundo real' - sem aspas - como se os mundos virtuais, por mais fantasiosos que possam ser, não pertencessem ao real sem aspas...

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Multimídia no The New York Times: o mais visto e a escolha dos Editores



O The New York Times foi destaque no jornalismo na Internet em 2007 com seus especiais multimídia.
Aqui estão dois deles:
a) o mais visto foi o Victims, sobre as vítimas do massacre na Virginia Tech;
b) a escolha dos Editores do NYT foi o Exonerated, Freed, and What Happened Then, com depoimentos de 137 dos mais de 200 prioneiros norte-americanos que, desde 1989, foram libertados com base em evidência de DNA, um teste que não existia na época em que foram condenados.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Redes sociais: quem usa o que em que parte do mundo

O uso das diferentes redes de relacionamentos (Orkut, Facebook,Myspace, etc) varia consideravelmente em diferentes partes do mundo.
No Brasil a predominância do Orkut é claríssima.
No mapa acima os dados são do segundo semestre deste ano.
Com o avanço do MySpace, que lançou versão em português recentemente, a figura pode mudar em 2008.
Será interessante acompanhar.

marcos palacios

Marcadores:

1 comments links to this post

Tirando máximo proveito do Google Reader

Quem utiliza blogs como fonte de informações não pode deixar de usar um agregador de feeds. Através deles, você pode saber rapidamente que mensagens estão sendo disponibilizadas nos blogs de seu interesse e lê-las, quando for o caso. Os agregadores online mais utilizados atualmente são o Google Reader e o Bloglines e há infindáveis disputas e desacordos entre os usuários sobre qual deles é mais eficiente.
O problema maior, no entanto, é que muitos usuários não tiram proveito total das potencialidades dos agregadores que utilizam.
Steve Rubel, no blog Micro Persuasion, levanta esse ponto e dá algumas dicas sobre como se tornar um ninja no uso do Google Reader.
É verdade que é possível melhorar o uso que se faz do agregador simplesmente estudando suas potencialidades, através de uma leitura cuidadosa do help disponível.
Rubel facilita as coisas, indicando usos evidentes como buscas, tagging, organização em pastas etc. Rubel chama também atenção para algo que nem sempre é tão evidente para muitos usuários: o Google Reader é uma base de dados, com muitas possibilidades de busca e recuperação de informação. Não importa quantos blogs estejam indexados. Aliás, assinala Rubel, quanto mais blogs indexados, maior e melhor será sua base de dados. Parece óbvio? Talvez, mas o básico e saber como organizar seus feeds para usuá-los rapidamente e com maior proveito. Vale a pena.
marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Fim de um ícone da década de 90

Netscape foi o grande navegador da década de 90. Dominou o mercado durante anos e levou um tiro mortal quando a Microsoft integrou o Internet Explorer ao Windows.
A última versão, 9.0.0.5, está disponível para download e o suporte será encerrado no dia 1 de Fevereiro, 2008. AOL recomenda que os usuários remanescentes migrem para o Mozilla Firefox, que tem em sua base código do Netscape.
Via MeioBit

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sexta-feira, dezembro 28, 2007

MATRIZes: colaborações para segundo número


MATRIZes, Revista do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo, convida os estudiosos de comunicação a enviar trabalhos para publicação em seu segundo número, cujo lançamento está previsto para o mês de abril de 2008.
A revista está recebendo trabalhos inéditos para as seguintes seções:Em Pauta, seção destinada à análise crítica de produtos, processos e fenômenos comunicacionais; Media Literacy , seção que abre espaço para acolher formulações e conceitualizações sobre o fazer comunicacional em suas mediações na dinâmica sócio-cultural.
Data limite para envio de artigos: 25 de fevereiro de 2008
Informações detalhadas sobre as normas para publicação estão disponíveis no site da revista.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Brazilian Journalism Research recebe artigos até 15 de fevereiro



A revista científica da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) Brazilian Journalism Research recebe trabalhos para o primeiro número de 2008 até o dia 15 de fevereiro. Os artigos e resenhas devem ser encaminhados para as editoras Claudia Quadros e Tattiana Teixeira. Detalhes abaixo.

Elias Machado

Brazilian Journalism Research
Call for paper – Volume 4, number 1, 2008
Deadline: february 15 th. 2008

The journal Brazilian Journalism Research is now announcing a call for paper for its next issue, to be printed during Semester I, 2008. The deadline is february 15th, 2008. Brazilian Journalism Research is a semi-annual scientific journal published by the Brazilian Journalism Researchers Association (SBPJor). For further information about SBPJor, please visit our website ( www.sbpjor.org.br). The association is dedicated to theory and research on journalism (both theoretical and empirical work). The journal is totally edited in English.
Schedule for Vol IV, number 1
Call for paper ends: February 15rst 2008
Editorial decisions: March 31rst 2008
Editing and printing: April 2008

Submission
1. Articles : Preference will be assigned to articles describing empirical research reports. The articles should be originals in the English language. Authors should send a copy of the manuscript of the article ( about 7.000 words), labeled and typed in double space throughout to the following electronic addresses by february 15th, 2008 : editorclaudiaquadros@gmail.com and tattianat@gmail.com. Please send a separate page containing the title of the article, name and identification of the author.
Each article's manuscript should contain:
In a separate page, please type title, subtitle, full name(s) of the author(s) with current affiliation(s) and full regular mail and electronic mail address(es);
- authors should also list five key-words and an abstract of 100-150 words;
- a short (up to 5 lines) biographical note should also be supplied on a separate sheet.
Main text (in separate pages): about 7000 words clearly organized, with a clear hierarchy of headings and subheadings; please, use a clear readable style;
- references in both text and notes should be cited in the text (author, date, page)
- footnotes should be displayed at the bottom of the page;
- tables, figures, photos and illustrations should have a good range of contrast; they should also be numbered consecutively and must be clearly identified;
- an alphabetical reference section should follow the text; please, use Harvard style;
- permissions from copyright holders: authors are responsible for
obtaining permissions from copyright holders for reproducing any quotation,
illustration or photo previously published elsewhere;
Please send articles to Claudia Quadros ( editorclaudiaquadros@gmail.com ) and Tattiana Teixeira ( tattianat@gmail.com )
2) Book reviews : the journal will include a section in which relevant books are reviewed; manuscripts in clear readable style should have up to 1000 words.
Please send book reviews originals to Sonia Moreira ( soniavm@terra.com.br ) and Iluska Coutinho (i luskac@uol.com.br).

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Sequência de fotos capta momento do assassinato de Benazir Bhutto

Impressionante sequência de fotos de John Moore no assassinato da ex-primeira ministra do Paquistão Benazir Bhutto, com narração em off do fotógrafo. As fotos captam o momento exato da explosão.
Está no The New York Times.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

FAPERJ lança revista online de divulgação científica

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) lançou a revista Rio Pesquisa.
Com periodicidade trimestral e tiragem inicial de 10 mil exemplares, além de acesso livre na Web, a revista traz as principais novidades na área científica e tecnológica no estado.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Mapeando a blogosfera política norte-americana

Presidential Watch 08 é um site que tem como objetivo mapear a blogosfera norte-americana, acompanhando as transformações que vão ocorrendo em torno da campanha presidencial.
O site estabelece as seguintes categorias para os blogs: Progressive, Conservative, Independent e Mass Media e estabelece os padrões de linkagem entre eles.
As imagens são excelentes.
Um artigo discutindo padrões de linkagens na blogosfera norte-americana com relação às eleições de 2004 deve também ser anotado por quem esteja interessado em fazer um acompanhamento comparativo da situação atual.
Via Data Mining

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

Mangas Verdes fecha canal de comentários

O Mangas Verdes, um dos mais importantes blogs da Espanha, resolveu fechar a possibilidade de comentários em suas postagens.
As razões? Comentários fora da onda, spams, tempo gasto com moderação:

" ¿Los motivos? No vamos a caer en argumentaciones trascendentes ni en intrincadas teorías de la comunicación: los cerramos porque nos da la gana, porque hasta la mejor conversación tiene un límite y, directamente, porque estamos hartos de que cualquier Enjuto Mojamuto de tres al cuarto con un teclado en las manos venga a chafar lo que con tanto esmero y dedicación publicamos por aquí casi a diario. Por eso, y por el spam, que nos tiene fritos. Son muchas horas de moderación que, simplemente, no podemos ya soportar. Cerramos los comentarios por el bien de la ‘conversación’."

Por agora há um experimento em andamento: por 24 horas é possível deixar um comentário de voz à postagem. Mas há também um aviso bem claro: trata-se de "um beta" . Se não funcionar, será também fechado:

"Si los comentarios recibidos durante esas 24 horas ofrecen un nivel suficiente de onda 2.0, dejaremos el invento por tiempo indefinido. Si no, lo cerramos también, y a otra cosa mariposa".

marcos palacios

ATUALIZAÇÃO: Menos de 24 horas depois, o Mangas declarou abertos novamente os comentários, dizendo que havia sido só uma "brincadeirinha" e que não era possível aguentar nem 24 horas sem eles...

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Ditos tipográficos

Do Visualmente vêm as 100 melhores frases sobre tipografia no ano de 2007.
marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

quinta-feira, dezembro 27, 2007

Especial de fim de ano do Jornalistas da Web

Para celebrar o ano de 2007, o Jornalistas da Web convidou profissionais do meio online, ciberjornalistas e especialistas, para apontar acontecimentos de destaque ocorridos durante o ano e possíveis tendências para 2008.
Acompanhe.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Web de Blogs foi um dos destaques de 2007

Cada vez mais completo, o Web de Blogs mantido por José Luis Orihuela, autor do blog eCuaderno, destacou-se como referência das mais importantes em 2007 para todos os que trabalham com a blogosfera. Um trabalho a ser aplaudido.

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Quem disse o que sobre quem: infografia política estilo The New York Times

Mais um infográfico muito criativo do The New York Times. Um mapeamento de como os candidados à presidência dos Estados Unidos se referiram uns aos outros. O material foi montado com base nas transcrições dos mais recentes debates.
Via Infographics News

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

domingo, dezembro 23, 2007

Natal


Amigos, amigas
deixo para vocês, a título de mensagem natalina, este poema de minha amiga e colega Rosângela Vieira Rocha, professora e escritora.
Ela fala do que eu gostaria de falar, a todos e a cada um de vocês.

Não vou falar de Natal,
(desde sempre muito igual)
de perus, de rabanadas
ou de enormes saladas,
nem tampouco de pinheiros
enfeitando os fins de ano
ou de bolas coloridas
em nossas salas e vidas.
Deixemos Papai Noel
entregar os seus presentes,
figurinha carimbada
no fundo de nossas mentes.
Quero falar da amizade,
das visitas que não fiz,
de quanto quero dizer
que você me faz feliz.
E não lhe telefonei,
enquanto o ano passava,
sempre com tanto serviço,
cada vez mais me afastava
do sorriso iluminado
que é o seu, quando me vê:
como fui trabalhar tanto
sem ligar para você?
Entre aulas e projetos
infinitas reuniões,
que não se acabavam nunca,
dizia, com meus botões:
amanhã procuro o amigo.
A amiga, onde andará?
Mas então caía a noite
e assim deixava pra lá,
pois é duro lecionar
tirar daí o sustento,
inda lidar com enredo,
personagens, argumento.
Além de me devotar
à deusa Literatura
juntei-me a outros fiéis
para criar estrutura
que suavizasse, em Brasília
o caminho do escritor,
deixando-lhe praticar
sua vocação, seu pendor,
pois a Deusa cobra um preço
bem difícil de pagar
quer devoção exclusiva
e ai de quem se negar.
Saiba assim de meu afeto,
desculpe-me, se possível;
desejo que o novo ano
seja realmente incrível.
Que haja, em 2008,
mais encontros que saudade;
que todo o cinza do mundos
se transforme em claridade.
_____________
_____________
Um grande abraço,
marcos palacios

Marcadores:

2 comments links to this post

sábado, dezembro 22, 2007

Recesso Natalino

O Blog estará em recesso entre 23 e 27 de dezembro, para as Festas Natalinas.


marcos palacios
0 comments links to this post

Diários oficiais brasileiros online: transposição e falta de informação


A Ong Transparência Brasil divulgou um estudo intitulado Gutenberg em bits – Breve Panorama dos Diários Oficiais brasileiros que apresenta os resultados de um levantamento dos Diários Oficiais brasileiros, compreendendo o da União e os dos estados.
"O objetivo foi examinar as condições que esses veículos oferecem ao acesso à informação que veiculam. A resposta que emerge do exame dos Diários Oficiais brasileiros é, na maioria dos casos, desfavorável. Numa época em que o desenvolvimento dos meios eletrônicos de comunicação alterou radicalmente o modo como a informação circula, e em que é universal a demanda por um comportamento ativo do Estado em relação à prestação de contas para a sociedade, a maioria dos Diários Oficiais brasileiros ainda funciona conforme o paradigma – e a mentalidade – inaugurado por Johannes Gutenberg há mais de quinhentos anos.
"O resultado é uma modernidade cosmética, uma vez que o produto transformado em bits é tratado estaticamente, como se fosse um produto impresso. Na quase totalidade dos casos, a única diferença entre o DO impresso e o DO apresentado na rede é o suporte, que em vez do papel passou a ser a tela do monitor. Meramente se reproduz o produto impresso no meio eletrônico, sem que a informação seja organizada de modo a possibilitar uma recuperação por meio da definição de critérios de agregação (agrupamento de informações de mesmo tipo publicadas em dias diferentes) e filtragem.
"Um dos poucos estados que escapa parcialmente à regra é Alagoas – cujo DO, porém, é afetado por outros problemas."
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sexta-feira, dezembro 21, 2007

David x Golias: estudantes lançam Glubbe, um clone do Google em open source

O Meio Bit anunciou que por iniciativa de um grupo de estudantes brasileiros, está sendo lançado o Glubbe, uma tentativa de clonar o Google e desenvolver um código open source para tornar as buscas na web mais amigáveis rápidas e eficientes.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

National Geographic oficialmente desmente lenda do esqueleto gigante

Está no site oficial da National Geographic: o esqueleto gigante, que teria sido desoberto na India pela National Geographic Society, é apenas uma fotomontagem de três diferentes imagens, criada por um ilustrador canadense para um concuso de manipulação fotográfica, em 2002.
O estranho é que a National Geographic tenha esperado sete anos para esclarecer que não tem nada a ver com o assunto, depois da foto ter se tornado um clássico das "lendas urbanas" da Internet.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Auroras de Júpiter entre as 10 melhores imagens do espaço em 2007

"Júpiter tem auroras maiores que o tamanho total de nosso planeta", explica Randy Gladstone, do Southwest Research Institute no Texas.
"Auroras de Júpiter" foi considerada uma das 10 melhores imagens do espaço em 2007, na seleção da National Geographical.
Na verdade, trata-se de uma montagem colorizada. Não no sentido fraudulento do termo, mas numa acepção "cientificamente aceitável".
Veja as outras nove imagens da seleção - que inclue uma imagem artística de um lago de metano em Saturno, morada de possíveis E.T.s - e saiba como as "Auroras" foram obtidas, via La Brujula Verde.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Conteúdos criados por usuários ferroviários

A idéia de usar conteúdos produzidos pelo usuário espalha-se.
A empresa Vale do Rio Doce, que opera a Estrada de Ferro Vitória Minas, está convidando os usuários dos trens a produzirem enfeites para as árvores de natal que adornam as estações por onde passa o comboio.
Instrutores de origami viajam nos trens, ensinam a arte aos passageiros, que produzem suas peças e depois penduram nas árvores das estações.
Tudo com papel já usado na empresa e posteriormente reciclável, como seria de se esperar...
marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Cresce criação de conteúdos por adolescentes na Internet: 28% mantém blogs

(Foto Joshua Davis)
93% dos adolescentes norte-americanos utilizam Internet e 64% ativamente participam de alguma forma de criação de conteúdo online. Blogs são mantidos por 28% deles e 39% disponibilizam e compartilham suas próprias criações artísticas online (fotos, vídeos, escritos, etc).
Os dados são de um estudo realizado pelo Pew Internet & American Life Project e relativos ao ano de 2006, em comparação com 2004 e 2005.
O texto do relatório, intitulado Teens and Social Media , pode ser acessado na íntegra.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, dezembro 20, 2007

A Web 2.0 e a produção de jornais: um guia disponível na Web

A Web 2.0 “não é um produto, não é uma tecnologia, e apesar de estar na crista da onda, também não é um novo avanço revolucionário. É antes um termo abrangente e apelativo para uma evolução em curso no modo como as pesoas usam a web”. É o que se considera na publicação “Publisher’s How-To Guide to Web 2.0“, que a IFRA, uma associação internacional voltada para a produção e o negócio de jornais, acaba de editar.
Via Jornalismo e Comunicação
marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Portal Comunidade França Brasil

Lançado o Portal Comunidade França Brasil, para incrementar as rela~ções acadêmicas e culturais entre os dois países.
Eis aqui sua auto-apresentação:
"O portal "Comunidade França-Brasil" é uma iniciativa da Embaixada da França para possibilitar o encontro e aprofundar o relacionamento dos brasileiros que estudaram ou trabalharam na França, ou simplesmente, daqueles que se interessam por esse país. São muito bem-vindos também os franceses que mantêm relações com o Brasil. É um espaço de informação e de diálogo, com o objetivo de ampliar os vínculos entre os dois países.
O foco deste portal é a interatividade. Ele possibilita iniciar conversas no espaço "comunidade", onde cada um poderá inscrever-se livremente, criar comunidades segundo seus interesses e dialogar com os membros da sua rede.
Fique à vontade para comentar as notícias divulgadas e enviar sugestões ao webmaster da "Comunidade França-Brasil".
A organização do portal reúne os protagonistas franceses da cooperação entre a França e o Brasil. Você encontrará neste portal toda a atualidade dessa colaboração classificada em três categorias: acadêmica, cultural e econômica. As informações serão permanentemente atualizadas".

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Evolucionismo x Criacionismo em narrativas com sinais trocados



Produzido por Ryan Uhrich e Marcos "Boca" Ceravolo, da Vancouver Film School, este vídeo relata as versões evolucionista e criacionista das origens do Universo. A novidade do experimento é que as duas versões são mostradas lado a lado e os estilos de narração estão invertidos. Ou seja: a versão criacionista é relatada em uma linguagem científica, enquanto a evolucionista é tratada em estilo religioso.
Divirta-se.
Via Information Aesthetics

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quarta-feira, dezembro 19, 2007

Reflexões sobre o 'jornalista cordial'

A partir de reflexões advindas de seu mestrado, Adriana Santana criou um blog para discutir uma figura que está criando: o Jornalista Cordial. Ela explica: "cheguei à persona do ‘jornalista cordial’ - expressão calcada no conceito de ‘homem cordial’ de Buarque de Holanda (2003 [1936]), podendo ser definido como aquele profissional que, relegando apuração e compromisso com a busca dos fatos, numa postura de agradar a todos (ou não desagradar a ninguém), acaba por não cumprir sua função social de investigador e responsável por levantar e disseminar informações do interesse dos cidadãos."
Vamos acompanhar para ver o que ela tem a dizer sobre essa figura.

marcos palacios

Marcadores:

1 comments links to this post

Internacionalização da pesquisa em jornalismo: tema da Brazilian Journalism Research

Já está inteiramente disponível na Web o mais recente número da revista Brazilian Journalism Research, publicada pela SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo). De periodicidade semestral, o número mais recente tem como foco as questões e desafios colocados pela necessidade de internacionalização das pesquisas em jornalismo.
A BJR é publicada em inglês.

BRAZILIAN JOURNALISM RESEARCH Vol. 3, Nº 2 (2007)
Editorial
Brazilian Journalism Research: Courageous Adventure in Search of an Identity
PDF Luiz Gonzaga Motta
Dossier
What to do About Journalism ? Journalism and the International academic world
PDF Barbie Zelizer
Journalism Research and the Hierarchy of Influences Model: A Global Perspective
PDF Stephen D. Reese
Networking Journalism Studies: Towards a World Journalism Survey
PDF Thomas TH Hanitzsch
Comparative International Communication Projects: Overcoming the Challenges
Articles
PDF Frank Esser
Journalism as Permanent and Collective Invention
PDF Roselyne Rigoot e Denis Ruellan
Science in the Press in Nine Latin American Countries
PDF Luisa Massarani e Bruno Buys
Images of The World in Brazil: International News in Two Daily Newspapers in 2006
PDF Sônia Virgínia Moreira
Three Domensions of the Author-function in Journalism Practices
PDF Rosemeri Laurindo
Media and Public Communications Policies: An Empirical Analysis of the Brazilian Print Media
PDF Guilherme Canela
Political Tv Talk Shows on Greek Television: Live Broadcasting as an ideological and Cognitive frame PDF Ioanna Vovou
book reviews
Comparings Media Systems: Three Models of Media and Politics
PDF Daniel Hallin e Paolo Mancini
A imprensa e o dever da verdade
PDF Ruy Barbosa
Metodologia de Pesquisa em Jornalismo
PDF Marcia Benetti Machado e Claudia Lago
marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

terça-feira, dezembro 18, 2007

Podcast e crítica literária: que faço com isso? Ouço e tomo notas?

André Deak trouxe para seu blog o experimento do The Guardian, que juntou críticos e editores de literatura num podcast onde dão dicas dos livros que leram sugestões para o Natal. Bizarro? Mais bizarro ainda é o fato que o podcast dura 41 miuntos!
Diz Deak:
" O curioso nem é tanto o conteúdo (a maioria dos livros nem saiu aqui no Brasil), mas a discussão gerada nos comentários do podcast. A maioria das pessoas achou que valia muito mais o jornal oferecer uma lista do que um podcast.
“Me dê uma lista a qual eu possa olhar rapidamente e clicar - a possibilidade de usar novas tecnologias não significa que deve ser usada das maneiras mais estúpidas”, diz um comentário. Muitos concordaram com ele.
“O que vocês querem que eu faça agora? Ouça e tome notas? Se existe uma oportunidade para oferecer uma lista, é justamente essa”.
“Podcasts são ótimos para entrevistas, para qualquer coisa em que vozes e tons de voz são importantes, coisas que envolvem atores, atmosfera… Não são bons para listas”.

Moral da História: lembra um ditado finlandês que diz que não se pode abrir latas de sardinhas usando pincéis de pelo de camelo. Ou algo assim...

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Segurança maior para menores no MySpace brasileiro é balela

Lançada na semana passada, a versão brasileira do MySpace, que pretende concorrer com o Orkut - o site de relacionamentos mais popular no Brasil - entrou no mercado anunciando como um diferencial maior segurança para os menores de idade. Pelo menos é o que afirma Emerson Galagaretti, diretor geral do MySpace, em entrevista publicada no Correio da Bahia de segunda-feira.
Supostamente, para se cadastrar no MySpace é necessário ter no mínimo 14 anos e os perfís dos usuários entre 14 e 16 só serão visíveis para seus amigos.
Resolvi verificar como funciona.
Resultado, do alto dos meus 58 anos, aqui da Bahia, tentei fazer uma inscrição totalmente fictícia, com o nome de Pinocchio Souza, residente em São Paulo e com 15 aninhos de idade.
Nenhum problema: a inscrição se efetivou, uma página foi criada para mim (ou melhor para o Pinocchio) e eu imediatamente fui instado a começar a formar minha rede, convidando "amiguinhos" na faixa de 14 a 16 anos. Basta que eu conheça seus e-mails...
E alías eu poderia ter feito do mesmo modo a inscrição, se tivesse 11 ou 12 anos: bastaria que eu declarasse ter 15.
Pois é...

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Formando comunidades no Jornalismo Online: a questão do pertencimento

Foto: Curtis Perry

Vamos parar com essa mania de chamar qualquer tipo de participação de leitor no jornalismo online de "formação de comunidade"?
Em síntese, é essa a posição de Robert Marcus, diretor da Chat Moderators, uma empresa de consultoria para comunidades online que declarou, em entrevista para o Journalism.co.uk , que permitir que usuários façam comentários em notícias e blogs não é fomentar "comunidade":

"A palavra comunidade está sendo usada como uma espécie de rótulo onde cabe qualquer coisa, mas uma comunidade é feita por gente que se conhece, ainda que de maneira puramente virtual, que se envolve em variadas conversações. Comentar notícias é uma atividade limitada. Não constrói comunidade. Pode construir lealdade para com o site e interatividade, em algum grau, mas não consigo ver como isso construa comunidade, porque é uma atividade que só tem apelo para um número limitado de pessoas", explica Marcus.

Para ele, o recurso dos 'comentários em notícias' é um mecanismo de "natureza vertical que restringe a interação entre usuários e o crescimento de uma comunidade. Não há oportunidade de discutir com outras pessoas e os comentários se tornam apenas uma lista de 'o que voce acha?' com opiniões que não se interligam".

E qual seria a solução? Para Marcus "em sentimento de comunidade entre usuários de um site só pode ser criado com a criação de espaços de comunidade, como fóruns, paralelos às áreas de comentários nas notícias ou postagens."

Ele adverte, ademais para os perigos de 'infiltrações' nas comunidades, lembrando que "os sites de notícias devem precaver-se para que áreas de comentários não sejam dominadas por lobistas ou por gente que apenas deseja 'aparecer', colocar seus nomes em evidência, um fenômeno que pode ocorrer por falta de 'sentimentos de amizade' (friendliness) e comunidade entre usuários e jornalistas que utilizam a área de interação".

Trocando em miúdos, o elemento essencial para podermos falar em comunidade é algo que poderia ser definido como 'sentimento de pertencimento', algo que vai além de simplesmente deixar um comentário ao pé de uma reportagem ou postagem em blog. Nos idos de 1995, eu falava sobre isso, analisando o então emergente fenômeno das Comunidades Virtuais. Meu artigo está disponível, para quem quiser saber como era o mundo naqueles tempos pré-históricos. Talvez se naquele ano eu tivesse montado uma "empresa de consultoria para comunidades online" hoje eu fosse milionário...

marcos palacios

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

Classes C, D e E passam a liderar compras pela Internet

Com vendas em até 12 parcelas mensais sem juros, o comércio eletrônico já tem mais consumidores nas classes C, D e E do que nas classes A e B em São Paulo.
Pesquisa do Data Popular/McCann Erickson mostra que a expansão do crédito --particularmente do cartão de crédito-- e a popularização do computador transformaram a internet em um varejo virtual com público potencial de 3,185 milhões de consumidores com renda familiar mensal de menos de R$ 2.836 em São Paulo. As classes A e B têm 1,885 milhão de pessoas aptas para comprar pela internet.
Na pesquisa, o Data Popular identificou 1,096 milhão de consumidores das classes C, D e E que já fizeram algum tipo de compra pela internet. Nas classes A e B, os que já compraram pela web somam hoje 1,066 milhão de pessoas. A pesquisa ouviu 900 pessoas em São Paulo.
marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

segunda-feira, dezembro 17, 2007

Bitaites é o melhor blog português

Foram divulgados os resultados do concurso Melhor Blog Portguês 2007. O vencedor geral foi o Bitaites.
Na classificação por categorias, o prêmio para o melhor blog de mídia foi para o Ponto Media, de António Granado, que ficou na décima-quinta posição dos melhores dentre os melhores.
Parabéns Granado, continue o bom trabalho!

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Knight Foundation oferece emprego: Gerente de Comunidades Online



Você respira Blogosfera e praticamente vive na Web? Tem um portfolio que inclui a criação e/ou desenvolvimento de comunidades online? Tem talento para atrair e manter leitores online? É fera em comunicação e tecnologia?
Então a Knight Foundation tem um emprego para você: Gerente de Comunidades Online.
O que se exige: conhecimentos de jornalismo e comunicação, especialmente mídia digital; curso superior em área compatível com a função.
Principais tarefas: atrair , facilitar e moderar conteúdos gerados por usuários; aumentar a visibilidade da Fundação entre blogueiros e sustentar o envolvimento da Knight com a comunidade online.
Mais detalhes ou assista o vídeo.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

150 anos de publicidade na Holanda

Esta é uma das milhares de peças publicitárias disponíveis na exposição virtual '150 anos de Publicidade na Holanda'.
Via Bibliodissey

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Fotojornalismo em podcasts

A renomada agência de fotojornalismo Magnum, que em 2007 completa 60 anos de atividades, está disponibilizando podcasts de vídeo sobre a sua produção e de seus fotógrafos.
São clipes de alguns minutos onde os fotógrafos narram os trabalhos de destaque da agência.
O material é de excelente qualidade, principalmente para ser usado em cursos de fotografia.
O download é feito via Itunes ou qualquer outro programa que gerencie podcasts.
O melhor: é de graça.
Basta ir lá e baixar
.

Afonso da Silva Jr.

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Os avisos de erros bizarros do Windows Vista

O Gizmodo pediu que seus leitores enviassem mensagens de erro bizarras geradas pelo Vista da Microsoft. Receberam muitas, como essa aí acima (Um erro ocorreu enquanto se criava um relatório de erro). Agora eles estão fazendo uma enquete para escolher o Melhor Erro do Vista.
Participe, ou apenas divirta-se com eles...
marcos palacios

Marcadores: ,

1 comments links to this post

Começa o Natal "interativo"

Desde a última quinta-feira, duas câmeras ao vivo (24/7) transmitem a árvore natalina que está sendo construída aos poucos através dos pedidos dos usuários na Mkt Virtual, uma agência de webdesign e soluções de mídia digital.
Quem acessa diz o que acha que deve ser pendurado na árvore. Se o pedido é razoável, eles atendem. E também criaram um FlickR, com um close-up dos objetos colocados.
marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

O histograma e seus usos

Aprenda em detalhes o que é um histograma, que informações fornece e como deve ser usado para incrementar suas fotos digitais.
Quem ensina é o Professional Photographer.

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

domingo, dezembro 16, 2007

Caça à baleia: um experimento extremo em fotografia e narratividade


Gaças a Jeff Jarvis, do Buzz Machine, conheci esta tarde o trabalho de Jonathan Harris. Em maio deste ano, Jonathan Harris passou nove dias vivendo com uma família de Eskimós Inuapiat em Barrow, Alaska, o ponto de habitação humana mais extremo no norte dos Estados Unidos.
Durante esse período, ele tirou fotos a cada cinco minutos, mesmo quando dormindo (usando um cronômetro) para contar uma história: a caça à baleia, um ritual que se repete anualmente entre os Eskimós Inuapiat há pelo menos mil anos. A depender da adrenalina do momento, as sequencias de foto variaram em quantidade. A maior delas chegou a 37 fotos em cinco minutos, quando a primeira das duas baleias caçadas estava sendo cortada.
O resultado é uma interface-mosaico de 3214 fotos - algumas das quais esplêndidas - que você pode explorar de muitas maneiras: pela linha do tempo, pelos personagens envolvidos, pelo tipo de imagem, pela adrenalina (quantas fotos numa mesma cena) por conceitos (como sangue, por exemplo).
It's amazing!
marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

As cidades que mais blogam nos States

Qual a cidade que mais bloga nos Estados Unidos?
New York, San Francisco, Miami?
Nada disso.
Segundo a Nielsen Media Research, Austin (Texas) está no topo da lista. Por ter uma enorme população de universitários, alguém poderia argumentar. Sim, mas o mesmo se dá em muitíssimas outras cidades norte amerocanas e em proporção até muito maior que em Austin...
A lista é esta:
1. Austin, Texas (15% dos adultos entrando na Web para ler ou contribuir para um blog, nos últimos 30 dias)
2. Portland, Oregon (14%)
3. San Francisco Bay Area (13%)
4. Seattle (13%)
5. Honolulu
6. San Diego
7. Dallas-Fort Worth, Texas
8. Columbus, Ohio
9. Nashville, Tenn.
10. Colorado Springs, Colo.

Repararam nos índices? Pois é, 15% é o máximo. Nos Estados Unidos. É bom ter em mente tais parâmetros quando falamos da "penetração dos blogs", "influência dos blogs" etc...

Via Social Media.

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Para passar o domingo II: uma nova forma de contar histórias?


Do MultimediaShooter vem a indicação para NAWLZ.
Uma nova forma interativa de contar histórias?
Clique, passe o mouse, explore...
Avalie.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Para passar o Domingo I: Time divulga sua lista de Top 10 em várias categorias


Isso aí na foto é um haboob (ou será uma haboob?), uma gigantesca nuvem de pó, avançando em direção a Kartum (Sudão), em abril deste ano. Haboobs acontecem regularmente no Sudão nessa época do ano, podendo alcançar 1000 metros de altura (3000 pés). Esta foi uma das fotos incluídas entre as 10 Mais de 2007, na recém divulgada relação das Listas das 10 Mais (Top 10) da Time Magazine.
Melhores reportagens, melhores fotos, melhores filmes,descobertas científicas,produções teatrais,idéias ecológicas, brinquedos, etc, etc, etc
As categorias incluem:
+ Top 10 News Stories+ Top 10 Underreported Stories+ Top 10 TIME.com Photos+ Top 10 Editorial Cartoons+ Top 10 Asia Stories+ Top 10 Mideast Stories+ Top 10 Religion Stories+ Top 10 Crime Stories+ Top 10 Oddball News Stories+ Top 10 Campaign Gaffes+ Top 10 TIME.com Most Popular Stories
+ Top 10 Movies (Richard Corliss)+ Top 10 Movies (Richard Schickel)+ Top 10 DVDs+ Top 10 New TV Series+ Top 10 Returning TV Series+ Top 10 Non-fiction Books+ Top 10 Fiction Books+ Top 10 Songs+ Top 10 Albums+ Top 10 Live Performances+ Top 10 Theater Productions+ Top 10 Museum Exhibits+ Top 10 Graphic Novels+ Top 10 Children’s Books
+ Top 10 Medical Breakthroughs+ Top 10 Scientific Discoveries+ Top 10 Green Ideas+ Top 10 Natural Disasters+ Top 10 Man-Made Disasters
+ Top 10 Worst Biz Deals+ Top 10 Best Biz Deals+ Top 10 Websites+ Top 10 Gadgets+ Top 10 Toys+ Top 10 Video Games+ Top 10 Sports Matches+ Top 10 Sports Moments
+ Top 10 Quotes+ Top 10 Buzzwords+ Top 10 T-shirt Worthy Slogans+ Top 10 Viral Videos+ Top 10 TV Ads+ Top 10 Magazine Covers+ Top 10 Fashion Trends+ Top 10 Fashion Must-Haves+ Top 10 Breakups+ Top 10 Scandals+ Top 10 Awkward Moments+ Top 10 Animal Stories.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sábado, dezembro 15, 2007

Arc: mais uma forma de mapear visualmente recomendações no Digg


Uma nova forma de acompanhar e mapear visualmente o que esta sendo recomendado por usuários do Digg está disponível no Digg Labs.
É o Arc, um sistema visual que mostra as histórias que estão sendo recomendadas pelos usuários do sistema arranjadas em um círculo. Quanto mais grosso o aro, mais recomendações estão acumuladas naquela história.
Clicando-se na história, vai-se à fonte da informação.
O Arc soma-se a outros recursos disponíveis há mais tempo no Digg Labs: O BigSpy, o Stack e o Swarm, todos eles formas de mapear visualmente o que está no topo das recomendações dos usuários a cada momento.
Todos são muito atrativos, de um ponto de vista estético, e divertidos de usar.
marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Encontrando vídeos similares no YouTube

O YouTube está testando uma nova forma de permitir que seus usuários encontrem outros vídeos relacionados com aqueles que estão assistindo no momento. Trata-se de um recurso que produz uma constelação de vídeos (como na tela acima) dentro da tela original, levando para outros vídeos (supostamente) sobre o mesmo assunto ou assunto correlato.
Funciona assim:
primeiramente passe o vídeo para o modo de exibição "Tela Cheia", clicando no último ícone à direita da barra de controle;
uma vez obtendo a tela cheia, clique no ícone que aparece à esquerda da barra de controle.

That's it!

Via Read/Write Web.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post