quinta-feira, janeiro 24, 2008

Blogs e colunas: conversas de bar não substituem ensaios


"Blogs são como salas de bate papo em um bar e não podem ser tomados tão seriamente quanto colunas em um jornal". Pelo menos é essa a opinião de Simon Jenkins, ex-editor do The Times.

Prestando declarações a um Comitê de Comunicação da Casa dos Lords da Inglaterra, que investiga padrões de propriedade das empresas noticiosas britânicas, Simon Jenkins disse que a diferença entre os dois formatos era comparável a "escrever um ensaio equilibrado" - por um lado - e "largar sua caneta, ir a um bar e contar ao cara que sentar ao seu lado o que você realmente pensa" - pelo outro lado.
"É a diferença entre o escrito e a conversa de bar e é por isso que eu não posso tomar (o blog) a sério demais. O tipo de pessoa que comenta é o tipo que responde para você numa conversa de bar".
Ele considera que a flexibilidade envolvida em se escrever para um blog é "bastante estimulante", mas ressalta que não quer vê-lo substituindo a "antiquada"(old fashioned) coluna.
Jenkins mantém um blog no Huffington Post.
Por outro lado, Andrew Neil, ex-editor do Sunday Times, prestando depoimento ao mesmo Comitê, argumentou que os jornais estão empregando a blogueiros para garantir que as opiniões não se tornem maçantes.
"O aparecimento dos blogs e das opiniões fora do circuito da média tradicional (mainstream) causou um problema para os jornais porque frequentemente esses blogs são mais interessantes que os editoriais nos jornais", explicou Neil.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home