quarta-feira, janeiro 09, 2008

Micos jornalísticos: vitória de Obama e rally Paris-Dakar

A edição impressa do do importante jornal inglês The Independent pagou mico esta manhã ao atribuir erradamente a vitória nas primárias norte-americanas de New Hanpshire ao democrata Barack Obama. A edição, rodada na madrugada de hoje, trazia a manchete: Iowa...New Hampshire...America? Barack Obama's incredible journey (Iowa...New Hampshire, America? A incrível jornada de Barack Obama).
Acontece que Obama não levou New Hampshire, no final, apesar de sua vantagem nas pesquisas de boca de urna e nos primeiros resultados apurados. Hillary Clinton chegou três pontos percentuais na frente (39%) de Obama (36%). O jeito foi The Independent parar as máquinas às quatro horas da manhã e apagar as palavras Iowa...New Hampshire...America? E quem não sabe da história e está comprando a edição emendada deve estar se perguntando o que há de "incrível" nessa história...

Enquanto isso, no front online, a revista espanhola digital +QueFútbol, que é totalmente editada em Flash, havia preparado uma vistosa edição especial sobre o rally Paris-Dakar, com muitos mapas e infográficos. Só não contava com as ameaças da Al Qaeda e a suspensão da prova. Resultado: decidiram publicar assim mesmo o especial sobre o "rally que não houve".
"Es lo que pasa cuando se aplican a internet modelos editoriales propios del papel. La red exige elasticidad de cintura, atención al último minuto, capacidad de respuesta ante lo imprevisto. El Flash y la riqueza gráfica están muy bien, pero deben conjugarse con la versatilidad de la edición en hipertexto convencional. Si no, ocurren estas cosas y te dejan en evidencia."
marcos palacios

Marcadores: , ,

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Caros amigos da Bahia,

parabéns pelo blog, é muito bom !

Coloquei uma nota sobre a história do Independent no blog da PicturaPixel.

http://www.picturapixel.com/blog/?p=1516

Abs.

Claudio Versiani

2:07 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home