quarta-feira, janeiro 02, 2008

O que é ser um "jornalista online"?

Kevin Anderson, editor de Blogs do Guardian, apresenta uma série de reflexões pessoais para responder à pergunta: "o que é ser um jornalista online?"
Anderson rememora como chegou a estar fazendo o que faz hoje e assinala que somente há pouco mais de dois anos o "jornalismo online" realmente decolou e deixou para trás a fase transpositiva, com a generalização da banda larga nos Estados Unidos.
Ele acredita que a definição de um "jornalista online" passa muito mais por uma atitude mental (mindset) do que por uma conjunto de habilidades (skillset).
Interesante também sua visão de jornalismo como um trabalho de equipe e da importância de conhecer as potencialidades do suporte para bem formar uma equipe e vice versa, bem formar uma equipe para utilizar plenamente as potencialidades do suporte:

"Eu sei como trabalhar com um computador e com a Internet, mas eu não sei muito sobre Flash ou programação de base de dados. No que se refere a códigos, eu sou um "copia e cola"(cut-and-paster) e não um desenvolvedor (...) Mas eu sei o que possível e eu sei da importância de trabalhar com pessoas que saibam fazer o que eu não sei. Eu sei que trabalhando-se com uma boa equipe pode-se conseguir não apenas o que é possível agora, mas redefinir-se o que virá a ser possível. Eu sei que o jornalismo online não é um meio maduro como os impressos, rádio, televisão. Ele evolui continuamente e ainda está desenvolvendo formas, estilos, convenções e gramáticas. Isso é o que excita os jornalistas online".


marcos palacios

Marcadores: ,

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home