sexta-feira, janeiro 04, 2008

"Podgogia": usando podcasts para mastigar textos para seus estudantes

(Foto de G205)

Mindy McAdams traz uma postagem na qual coloca um dilema que todos nós professores temos que confrontar: regurgitar ou não regurgitar em sala de aula as leituras básicas recomendadas para os estudantes a cada semestre? Produzir explicações demasiadamente detalhadas sobre textos supostamente lidos pelos estudantes acabam por aborrecer aqueles que realmente os leram com cuidado e não necessitam de tanta explicação. Por outro lado, simplesmente não regurgitá-los acaba por desincentivar ainda mais aqueles que lêem com menos cuidado, têm mais dificuldades para tirar do texto seus elementos essenciais ou simplesmente não lêem.

McAdams chama atenção para um artigo de Alan Stavitsky, professor de jornalismo na University of Oregon, publicado na revista acadêmica Journalism & Mass Communication Educator (Winter 2007), onde ele discute justamente esse problema e propõe uma solução: criar podcasts que comentem a mastiguem os textos das leituras recomendadas e que sirvam de guia para os estudantes nas leituras.

Stavistky experimentou e gostou. Em seu artigo ele esclarece que os podcasts foram produzidos semanalmente e colocados online em arquivos MP3, com duração de 15 a 28 minutos, fornecendo pistas sobre o que os estudantes deveriam notar ao ler os textos, conectando o texto com outras leituras, explicitando passagens mais complexas, etc. Breves notas escritas eram também colocadas à disposição dos estudantes, como guias para leitura. Com isso, Stavitsky eliminou a chateação de ter que repetir as mesmas coisas básicas sobre cada texto, semestre após semestre, reservando para a sala de aula apenas a discussão de pontos mais específicos.

Um estudante de doutorado acompanhou o experimento durante um semestre e registrou que a resposta dos estudantes foi bastante positiva.
87,6% dos participantes do curso que responderam a seu questionário (209 em 249) afirmaram que ouviram todos os podcasts "pelo menos uma vez".

Uma sugestão que me ocorre seria, a partir de uma lista de "leituras essenciais", partir-se para a criação de um "banco de podcasts", produzidos por diferentes docentes, de várias universidades, utilizando um roteiro comum, para garantir um mínimo de padronização. Agregados em um site único o material poderia ser muito útil...

marcos palacios

Marcadores: ,

1 Comments:

Blogger César xrmr said...

Gostei muito da idéia. Sou professor e penso em aderir à podgogia no próximo semestre.

9:06 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home