quinta-feira, janeiro 31, 2008

Roubo de rim deixou de ser lenda urbana: é fato



Uma lenda urbana (urban legend) que circula na Internet pelo menos desde 1997, conta a história de um homem que estando viajando, vai sozinho a um bar em Nova Orleans, é convidado para um drink por um desconhecido, acaba drogado e desperta no dia seguinte em um hotel, dentro de uma banheira cheia de gelo, com um dos rins retirados de forma profissionalmente impecável.
Pois a lenda urbana deixou de ser lenda: aconteceu não em New Orleans, mas em Nova Delhi (India).
Uma organização montada para fornecer órgãos para clientes ricos e muitas vezes estrangeiros, na falta de voluntários pagos para fazer a "doação", retirou o rim de um homem que foi enganado e dopado.
O médico que fez a operação - "excepcionally well", segundo o veredicto de outro médico que examinou a vítima - está desaparecido.
Um grego e um norte-americano, que estavam na clínica aguardando transplantes foram presos. Segundo a polícia, a quadrilha operava por dez anos e realizou pelo menos 500 transplantes ilegais. A prática de venda de órgãos é comum entre a população pobre de Delhi, apesar de a legislação proibir a prática e restringir doações para parentes e amigos pessoais, com estrito consentimento do doador.
A reportagem é da CNN.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home