quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Em São Paulo: MAGNUM EM 50 IMAGENS


Para os aficcionados do fotojornalismo de alto nível, que estejam em São Paulo, eis uma oportunidade imperdível.

Quem conhece a trajetória da Magnum, trata-se, sem exageros, da agência que deu os rumos iniciais para trabalhos de caráter mais autoral dentro do fotojornalismo. Nas seis décadas de existência, isso se consolidou e inspirou a formação de inúmeras agências de imagens que procuravam se espelhar na Magnum.

Uma das imagens da Exposição. (Paolo Pellegrin. Magnum Photos)


Fundada em 1947, após a Segunda Guerra Mundial, por um grupo formado por Henri Cartier-Bresson, Robert Capa, David “Chim” Seymour e George Rodger, a Magnum queria revolucionar a fotografia em sua linguagem e procedimentos, além de apresentar uma dimensão mais humanística da imagem. Sessenta anos após conquistar o objetivo, a agência abre parte de seu acervo na mostra Magnum 60 Anos, em cartaz a partir de 21 de fevereiro, em São Paulo.

Administrativamente a Magnum também era diferente, funcionando como uma cooperativa em que seus membros tinham a liberdade de apresentar projetos, direito à posse de seus negativos, a edição e assinatura de seus ensaios.

Entre os fotógrafos de destaque que passaram pela Magnum, estão os nomes da fotografia mundial, como Ernest Hass, Wener Bischoff, Gisele Freund, Eve Arnold e os brasileiros Sebastião Salgado e Miguel Rio Branco, este último ainda atuante na agência. A exposição conta com 50 imagens, coloridas e em preto-e-branco, divididas em seis temas: Tradição da Magnum; Momentos; Retratos; Novas Perspectivas; Fotografia Documental Contemporânea e Magnum In Motion.

A curadoria da mostra em SP é de João Kulcsár.

Fonte: Fotosite.

Serviço:
Onde: CAIXA Cultural, Av. Paulista, 2083, (Conjunto Nacional), São Paulo – SP
Quando: Abertura: 21 de fevereiro (para convidados); em cartaz até 6 de abril
Quanto: entrada franca
Visitação: ter. a sáb., das 9h às 21h; dom., das 10h às 21h
Informações: tel. (11) 3321-4400.

Postado por: Afonso Jr.

Marcadores: , ,

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home