sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Quem ocupa que posição de popularidade? LalistaWip.com responde para você

Produto do grupo midiático espanhol Prisa e Buzztrend, LalistaWip.com é um site especializado em rankear personalidades de acordo com sua popularidade na Web. Os rankings são produzidos por scaneamento automático de milhões de páginas web, com especial referência a notícias jornalísticas e blogs, para que seja levado em conta o fator mediação.
Em reportagem publicada no ElPaís, seus criadores explicaram que Lalistawip utiliza tecnologia semântica, que permite não só contabilizar ocorrências, como também contextualizá-las. Por exemplo, apesar de Paris Hilton aparecer fortemente nos noticiários, ela não ocupa posição proeminente quando se trata de um ranking de cantoras ou escritoras.
Além de criar listas de popularidade por país e por assunto, o site permite que se estabeleçam comparações de popularidade entre figuras. O usuário determina as personagens e o programa estabelece o comparativo, com detalhamentos para quantidade de citações em páginas web e movimentação no posicionamento nos últimos dias ou semanas e até alguns dados biográficos, como lugar de nascimento e signo do zodíaco.
Ao fazer um teste, decobri um bug bastante estranho: coloquei Barack Obama, Ronaldinho e Paris Hilton lado a lado para um teste. Até aí tudo bem, com enorme vantagem para Paris. Ao tentar incluir no ranking o Papa, o programa indentificou o nome através de múltiplas entradas (Ratzinger, Benedict XVI, etc), mas se negou a inclui-lo no comparativo! Um dedo do Vaticano em ação?
A busca pelo Papa coloca uma outra questão. Não está claro se o site é capaz de registrar e contabilizar todas as inúmeras variações em torno de um nome. Ratzinger é Benedict XVI nos Estados Unidos, mas é Bento XVI no Brasil, Benedetto XVI na Itália; assim como a rainha Elizabeth da Inglatera, transforma-se em rainha Isabel na Espanha e outros países de habla hispânica.
Outro site onde se pode conferir o posicionamento de personalidades no noticiário, além de suas ligações com outras pessoas, organizações e assuntos é o EMM News Explorer, que também vale muito uma visita.

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home