domingo, março 30, 2008

Blogueiros querem ser tratados como jornalistas?

As instituições, e suas assessorias de imprensa, estão cada vez mais de olho na crescente influência dos blogueiros na formação da opinião pública. Com esta constatação, é natural que as empresas busquem relacionar-se com eles. Muitas vezes, essa relação, ou abordagem, é semelhante à que se tem com os jornalistas. Por falta de conhecimento da cultura blogueira, creio eu, existe uma constante tensão neste contexto.

The State of Blog Relations, uma pesquisa feita nos Estados Unidos, é essencial para entender como está se dando a relação dos blogueiros com as assessorias de imprensa – mais especificamente com os profissionais de relações públicas.

Os dados indicam que é importante lidar com blogueiros de forma profissional. Segundo a pesquisa, 42% dos bloggers recebem, pelo menos, uma vez por dia um email de um profissional de comunicação com uma notícia.

Uma das partes que me chamou atenção no estudo foi o Blogger or Journalist: Differences in Definitio. Esta parte mostra que 32 por cento dos blogueiros concordou que devem ser tratados como jornalistas, sendo que 36 por cento se mostraram neutros.

Dentre os profissionais de relações públicas, 58 por cento deles acham que blogueiros não são jornalistas, mas, inversamente, entendem que a abordagem aos blogueiros deve ser igual à feita aos jornalistas.

A pesquisa, realizada com blogueiros e relações públicas, é bastante rica em dados e merece atenção dos pesquisadores e profissionais de comunicação. Uma leitura altamente indicada.
Via Jornalismo Digital.

Alberto Marques

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