quarta-feira, março 05, 2008

Estão abertas as inscrições para Simpósio de Jornalismo Online

Desde ontem estão abertas as inscrições para quem pode ir a Austin assistir ao Simpósio de Simpósio Internacional de Jornalismo Online, da Universidade do Texas. Ao contrário da maioria de eventos como esse, as inscrições são gratuitas. O prazo vai até 21 de março, porém as vagas encerram-se muito rapidamente.

Proposto e coordenado pelo jornalista brasileiro Rosental Calmon Alves, em sua nona edição, o evento se configura hoje como talvez o mais importante e duradouro na área nos Estados Unidos.

A programação do primeiro dia é voltada para o mercado, com representantes e jornalistas de empresas de comunicação com jornais online ou negócios no ciberespaço. No segundo, é dedicada à academia, com a discussão de textos e de resultados de pesquisas. Os artigos e apresentações dos anos anteriores estão disponíveis no site.

Quem estiver em território ianque, pode ir até Austin nos dias 04 e 05 de abril. Já os deste lado do Equador poderão acompanhar o evento pela web. Só ficar atento para o fuso horário, são duas horas a menos em Austin.

As discussões entre academia e mercado é um dos fatores mais interessantes do evento. Ao contrário do Brasil, as empresas são permeáveis aos pesquisadores, financiam pesquisas direcionadas, têm tradição de integrar a pesquisa em seus produtos. As grandes fundações promovem há décadas tal integração.

Alves conseguiu, brasileiristicamente, integrar discussões muitas vezes díspares e árduas. Neste ano, a presença brasileira ocorrerá com a coordenação da mesa "Social Networking and User-Generated Content", pela professora Beth Saad, da Universidade de São Paulo, às 13h15min, do dia 05 de abril, sábado, horário de Austin.

Em 2006, quando o Simpósio passou a ser transmitido via internet, o GJOL esteve acompanhando as apresentações na Facom para fazer perguntas em tempo real.

Carla Schwingel

Marcadores: , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home