segunda-feira, março 10, 2008

NewsCamp: projetos e impressões


Porque outros já disseram o que é uma desconferência...siga os links:
Alexandre Carvalho, no NewsCamp, diz o que foi o Bom DeBaTe.
Bruno Calixto fala sobre o primeiro tema: blogs, monetização, experiência do weblogssl, da Espanha, público consumidor, audiência internet no Brasil.
Marmota explica o que é uma desconferência, faz um merecido elogia à Ceila, responsável pelo NewsCamp ocorrer, e comenta como é difícil em alguns contextos, para algumas pessoas compreender o modelo do evento, que é descentralizado e colaborativo.

Avançando a discussão sobre blogs e mercado consumidor, Ceila no Mídia Social apresenta dados de blogs, leitores de blogs, da internet brasileira e mundial.

O que não foi comentado do que li foi sobre, conforme disse Marmota, "um projeto promissor voltado para a cobertura eleitoral pelos cidadãos brasileiros". Tal idéia foi o motivo de se começar as discussões para este NewsCamp. Apresentada na lista Jornalistas da Web, por Paulo Fehlauer, do Na Rua, bateu em consonância com a de uma rede de jornalistas ativistas ou jornalistas cidadãos (ou qualquer outro termo que queira chamar) para usuários internet, com conhecimento de blogs ou outra ferramenta de publicação de conteúdos, de processos de produção (apuração principalmente) e de ética jornalística, e que queiram produzir informações de qualidade de forma alternativa à grande imprensa, comentada no CampusParty.

Inspirada no modelo estadunidense do Scoop08, a rede estará sendo elaborada para cobrir as eleições municipais de 2008. Após discutirmos sobre o formato a ser aplicado, começamos a esboçar um projeto, com a definição da linha editorial, dos objetivos, da ferramenta, da forma da colaboração, da divulgação, abrangência e metas.

O projeto será piloto em 2008, com o objetivo de estar "perfeito" para as eleições presidenciais.

Carla Schwingel.
Post originalmente publicado no Sistemas para o Ciberjornalismo

Marcadores: , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home