segunda-feira, abril 07, 2008

Graduandos elaboram sistema de publicação para assessoria de comunicação da UFS

De forma interdisciplinar, um estudante de jornalismo e dois de Ciências da Computação elaboraram o "Gestão de conteúdo como apoio à produção jornalística: a construção do Sistema Unificado de Reportagem SURF", como Trabalho de Conclusão de Curso na Universidade de Sergipe.

E o que faz o SURF? Sistematiza o processo de produção da assessoria de comunicação da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe. Para ser elaborado, foram feitas entrevistas com os membros da equipe da assessoria, para identificar as deficiências e potencializações do processo; foram sistematizadas as etapas de produção jornalística e ações necessárias para executá-las; foram verificados processos para a concepção de um sistema de publicação. Vale ressaltar aqui que ao se falar em Sistema de Publicação, demilita-se o campo jornalístico.

O trabalho aplicou a mais abrangente e elaborada prática interdisciplinar. Ben-Hur Correia foi o arquiteto da informação do projeto, coordenando-o sob o aspecto jornalístico, e seus colegas da Computação, Gustavo Ataújo Soares e Wesley Andrade Silva, agregaram as informações da área de Tecnologias da Informação, a metodologia de desenvolvimento do sistema e sua implementação.

Avaliado por uma banca composta pelo professor Carlos Franciscato, atual presidente da SBPJor e coordenador da assessoria de comunicação da Reitoria, Messiluce Hansen, professora de Jornalismo On-line da UFS, e Josenildo Guerra, orientador da monografia, o trabalho recebeu nota máxima e está sendo adotado pela Reitoria. O TCC teve minha co-orientação, que apesar de ser remota funcionou muito bem.

Para saber mais, contate Ben-Hur Correia.

Carla Schwingel

Marcadores: , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home