quinta-feira, abril 24, 2008

Que buscamos na Web?

Um estudo realizado no Penn State's College of Information Sciences and Technology pelo Prof. Jim Jansen colocou essa pergunta, analisou mais de um milhão e meio de buscas feitas na web e concluiu que queremos basicamente três coisas quando pesquisamos na web: informação, navegação ou transação.
O professor Jim Jansen, auxiliado por dois estudantes de graduação, Danielle Booth e Amanda Spink, do Queensland University of Technology, usou uma tecnologia que automatizou a coleta e análise dos dados em tempo real, através de uma amostragem de acessos nos principais motores de buscas, com uso do meta-buscador Dogpile .
Os resultados indicaram que 80% das buscas são de caráter informacional, ou seja direcionadas para um fato ou tópico específico; os outros 20% distribuem-se, de forma mais ou menos equitativa entre buscas navegacionais (direcionadas para localizar um site específico) e transacionais (direcionadas para a compra de determinado produto ou serviço).
O pesquisador acredita que os resultados são importantes para os criadores de mecanismos de buscas e para gestores do comércio online.
O estudo, intitulado "Determining the informational, navigational and transactional intent of Web queries", vai ser publicado na edição de maio 2008 da revista Information Processing & Management, mas pode desde já ser acessado online, em PDF.
Via redOrbit.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home