quarta-feira, abril 30, 2008

Robert Callieu nos 15 anos de WWW como código livre: liberar não foi decisão simples

A Web comemora hoje 15 anos de abertura de seu código para domínio público pelo CERN. Falando sobre o evento, Robert Calliau, que trabalhou lado a lado com com Tim Berners-Lee no desenvolvimento do software que levou à materialização da web, revelou que a decisão de liberar seu uso gratuito não foi fácil: o diretor do CERN teve que ser convencido de abrir mão de uma possível comercialização da invenção:
"No início jogamos com a idéia de se cobrar algum tipo de royalty, mas Berners-Lee não era muito favorável a isso. Se tivéssemos colocado um preço no código, como a Universidade de Minnesota havia feito com o Gopher, a web não teria se expandido naquilo que é hoje. Teríamos uma parte dos lucros de mercado em serviços como AOL e Compuserve, mas não teríamos achatado o mundo (we would not have flattened the world)".
Seu inventor, Sir Tim Berners-Lee, mostrou-se otimista com relação ao futuro da Internet:
"A experiência de colaboração internacional continua. Continua também o espírito de que apenas começamos a explorar as suas possibilidades."
Existem hoje mais de 165 milhões de sites no mundo e Berners-Lee acredita que o lado colaborativo da web irá ser fundamental na gestão futura do planeta.
Mais no site da BBC News
marcos palacios

Marcadores: ,

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home