sábado, maio 03, 2008

O Spam trintou


Hoje o spam completa 30 anos. O primeiro spam foi enviado no dia 3 de maio de 1978 por Gary Thuerk, funcionário da empresa Digital Equipment Corporation (DEC), para 393 usuários da Arpanet. Apesar de existirem algumas controvérsias quanto ao seu nascimento, 3 de maio de 1978 ou 5 de março de 1994, a data de hoje marca os 30 anos do envio da primeira mensagem comercial não solicitada enviada em massa via correio eletrônico. A segunda data, em 1994, marca o envio da primeira mensagem não solicitada a popularizar o termo spam. Foi quando dois advogados americanos, Laurence Canter e Martha Siegel, enviaram para usuários da Usenet uma mensagem sobre seus serviços associados a como participar de sorteios de green cards. Na lista de discussão da Usenet foram enviadas várias mensagens de usuários reclamando da mensagem não solicitada e durante as discussões foi utilizado o termo spam em referência a uma cena do programa de TV do grupo inglês Monty Python, onde vikings inconvenientes estavam em uma lanchonete, repetindo diversas vezes a palavra "spam", referindo-se a um conhecido enlatado americano composto de presunto condimentado. O spam hoje representa mais ou menos 90% dos e-mails que chegam em nossas caixas de entrada, sendo que mais de 120 bilhões de spams são enviados diariamente.

Mais informações sobre spam e como se defender dele, no site antispam.br, que oferece dicas interessantes, além de uma seção de vídeos educativos sobre a Internet, suas potencialidades e seus problemas.

Na Wikipédia, a busca pela palavra 'spam' retorna material bastante completo e interessante sobre o assunto.

No G1, uma matéria de hoje sobre os 30 anos do spam.

Beatriz Ribas

Marcadores: , ,

1 Comments:

Anonymous Jacy said...

dorei o site de vocês, sou uma recém-deslumbrada com a tecnologia e com tudo que a Internet pode me oferecer. Gostei tanto que inseri um comentário no meu blog (igualmente recente)com link para o blog de vcs. Espero que não se incomodem...

3:33 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home