sábado, maio 31, 2008

O uso de software livre no ensino de jornalismo

A diretora do Centro para a Mídia do Século XXI e da Escola de Jornalismo e Rádio e Televisão da Universidade do Kentucky Ocidental, Pam McAllister-Johnson, relata a experiência de uso de software livre em projetos desenvolvidos pelos alunos da instituição apresentados no congresso da Associação de Notícias On-line e atualmente testados em jornais do Estado. Pam cita como exemplos o GIMP, um software gratuito que substitui sem problemas o Photoshop que custa ao menos 369 dólares. O GIMP pode ser baixado no endereço http://www.gimp.org Outro caso é o do OpenOffice disponível em http://www.openoffice.org É conferir e usar. Ao menos no caso do OpenOffice, que eu já usei, posso afirmar que funciona e bem.

Elias Machado

Marcadores: , , ,

2 Comments:

Anonymous Marcelo Freire said...

Utilizo em sala de aula o editor de audio Audacity (http://audacity.sourceforge.net/) que substitui perfeitamente o Sound Forge. Outro exemplo é o Inkscape (http://www.inkscape.org/)que pode ser usado sem prejuízos em relaçao ao Corel DRAW.

9:04 AM  
Blogger Meira da Rocha said...

O Scribus (http://www.scribus.net/) pode ser usado como "genérico" em lugar do InDesign ou QuarkXPress. O projeto já tem maturidade para ser usado profissionalmente. E tem versões que cabem em um pen drive.

6:30 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home