sábado, maio 17, 2008

Rede Memória Virtual Brasileira

A Rede da Memória Virtual Brasileira é um projeto que interessa a todos nós. E que depende de nosso apoio e colaboração para que se consolide e se torne um ponto de apoio fundamental de nossa cultura, nestes tempos de transição em que temos o privilégio de viver.

Ninguém melhor que o Prof. Muniz Sodré, Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, para fazer a apresentação:

"Rede da Memória Virtual Brasileira é um projeto tanto ambicioso quanto inédito. Primeiro, a saudável ambição de automatizar e disponibilizar no ciberespaço os acervos de todas as instituições nacionais que disponham de um patrimônio visual ou textual. Se a preservação física de um bem simbólico já assegura a permanência intergeracional de um traço valioso numa cultura consolidada, a memória digital acrescenta a promessa de ampliação do acesso a esse bem. É, por isto, um artefato poderoso de democratização do olhar e do conhecimento.

Com iniciativas desta natureza, a Fundação Biblioteca Nacional ratifica o seu lugar de guardiã do patrimônio bibliográfico e documental do país, não porém como uma depositária estanque e imóvel, e sim como um verdadeiro dispositivo cultural, na acepção radical da palavra “dispositivo”: instrumentalizar e pôr à disposição. Para tanto, é preciso atentar para o que a existência põe diante de nós em termos de realizações simbólicas e técnicas. São essas realizações que as instituições costumam catalogar como “acervos” e que, agora, por milagre da rede eletrônica, podem dispor-se ao acesso universal.

A FBN não concebe “cultura nacional” como um conjunto romântico de bens, mas como percepção coletiva e integrada da soberania de pensamento do povo. Esta é, no limite, a orientação político-cultural da Rede da Memória Virtual Brasileira. E isto faz dela um projeto também inédito".

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home