quinta-feira, junho 12, 2008

Informação, entretenimento e espetacularização em debate

Está disponível para livre acesso na Web a revista *Estudos em Jornalismo e Mídia* (Ano V - nº 01 - 1º semestre de 2008), do Programa de Mestrado em Jornalismo da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, que traz como núcleo temático uma série de artigos sobre Informação, entretenimento e espetacularização

"É histórica nos estudos de jornalismo e nos debates sobre as coberturas da mídia a oposição entre notícia e entretenimento. De um lado, a produção de notícias sérias e, de outro, as estratégias de entretenimento empregadas seja como um atrativo ou como um olhar diferenciado sobre a vida mais ordinária; a conhecida disputa entre os territórios do interesse público e interesse do público, cujas fronteiras ora são fortemente demarcadas, tanto pela prática, ensino e pesquisa de jornalismo, ora se mostram como um terreno interseccional.
Os estudos publicados no Núcleo Temático da revista atualizam essa questão, recuperando vestígios na origem do jornalismo e analisando o infotenimento, um neologismo para o que está sendo considerado fenômeno novo. As reflexões e resultados de pesquisa revelam quão variadas são as abordagens sobre afastamentos e confluências entre jornalismo e entretenimento ao discutirem: a potencialidade do entretenimento como um valor-notícia fundamental para o discurso jornalístico; a mcdonaldização do jornalismo online; os rumores transformados em notícia nas colunas de notas sobre política; os (des)caminhos do jornalismo quando opta pelo entretenimento; a exaltação dos crimes como espetáculo; o trânsito entre a ficção da telenovela na pauta do telejornalismo e a inserção de temas noticiados pelos jornais na obra de ficção; a não-notícia nas revistas de celebridades; as operações de auto-referencialidade que celebram e consagram os próprios jornalistas; e o desafio do jornalismo na apreensão de acontecimentos midiaticamente espetaculares".

NÚCLEO TEMÁTICO

Entretenimento: valor-notícia fundamental no jornalismo
Leonel Azevedo de Aguiar - PUC-RJ

Mcdonaldização no jornalismo, espetacularização da notícia
Thaís de Mendonça Jorge - UnB

Infotenimento nos impressos centenários brasileiros
Fabia Angélica Dejavite -Universidade Anhembi Morumbi

Colunas de notas e a lógica midiática do entretenimento
Rogério Martins de Souza - UFRJ

Os (des)caminhos da notícia rumo ao entretenimento
Márcia Franz Amaral -UFSM

A exaltação do espetáculo no Linha Direta
Michele Negrini - UFSM

O telejornal e a telenovela: o discurso realidade-ficção
Silmara Cristina Dela-Silva - Imes - Fafica

A não-notícia, um produto do infoentretenimento
Fabiana Moraes da Silva - UFPE

Notas sobre as estratégias de celebração e consagração do jornalismo
Antonio Fausto Neto - Unisinos

Da rua para o bumbódromo: flagrantes do espetáculo em Parintins
Patrícia Patrício - Unip

marcos palacios

Marcadores: , ,

2 Comments:

Blogger Marcos Alves said...

Pessoal do GJOL,

em primeiro lugar, gostaria de parabenizar pelo blog. Mesmo conhecendo o trabalho de vocês há pouco tempo, dá pra perceber que é muito bem produzido. Uma leitura no mínimo aconselhável, principalmente para estudantes de jornalismo, como este que escreve.

Elogios à parte, comento também para fazer uma sugestão. Como disse, acompanho este blog há pouco tempo, e talvez isso já tenha sido comentado. No entanto, fica a dica assim mesmo. Acontece que quando clico nos links do blog, deixo a página de vocês. Talvez fosse mais interessante que os links abrissem em outra janela de navegador. Assim, o fluxo de atenção não se perde, e, ao mesmo tempo, o leitor pode continuar sua leitura e deixar que as páginas dos links carreguem numa boa.

No mais, só mais elogios mesmo. E muito sucesso no trabalho de vocês.

Marcos Alves
Estudante de Jornalismo da Ufes

4:15 PM  
Blogger GJOL said...

Prezado Marcos,
Obrigado pela visita, pelos comentários e pela sugestão. Vamos examinar a possibilidade de configurar os links em segundas janelas.
Volte sempre...
Saudações,
marcos palacios

8:03 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home