sexta-feira, julho 25, 2008

Navegação na Web para daltônicos

Estima-se que cerca de 8% da população mundial, principalmente masculina, sejam constituídos por daltônicos, ou seja pessoas portadoras de uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores (Van Gogh era daltônico!).
Evidentemente, o daltonismo tem consequências quando se trata de navegar na Web. Não só porque as cores são percebidas diferentemente, mas também porque - a depender dos contrastes utilizados no design da página - algumas imagens ou textos podem nem ser visualizados pelos daltônicos.
A ilustração acima mostra como um daltônico vê a página do Twitter, em comparação com uma pessoa não portadora do problema.
Para possibilitar um acesso pleno aos daltônicos, a página deve ser construída de acordo com certo padrões e evitando-se determinadas combinações de cores. O site Colorfilter discute a questão e aponta soluções. Há inclusive uma logomarca, que pode ser utilizada por sites que se ajustam aos padrões de plena visibilidade para daltônicos.
marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home