sábado, outubro 04, 2008

Cultivando Comunidades Online: entre a Motivação e a Moderação


Do Blog Notes de Giuseppe Granieri vem a indicação para a leitura de um artigo em duas partes, publicado no inkblurt, de Andrew Hinton,  sobre a criação e manutenção de plataformas para atividades sociais. Hinton se especializa em arquitetura da informação sob a perspectiva da Experiência do Usuário (User Experience) e um dos assuntos recorrentes em seus escritos é a manutenção da conversação, como elemento estruturante da Web e, nesse contexto, a criação de espaços para a fomentação e manutenção de comunidades é um campo de reflexão e ação privilegiado.
Em seu artigo em duas partes sobre Cultivation (Cultivação) de Comunidades, Hinton apresenta uma fórmula que serve de ponto de partida e pretexto para suas elaborações: “Cultivation equals Motivation divided by Moderation.” (Cultivação é igual a Motivação, dividida por Moderação).
O termo  Cultivação é utilizado no sentido próprio de "cultivar", como quem "cultiva" um jardim.
"Como ajudamos uma comunidade a manter sua saúde, valor e efetividade para os indivíduos nela envolvidos?", pergunta Hinton."Nós certamente não começamos por redefini-la e prescrever (ou pré-escrever) cada processo e ação. Ao  invés de ditar conteúdos para o comportamento da cultura, nós criamos e gerenciamos as condições certas para que a comunidade melhore em seus próprios termos. É muito mais como se  estivéssemos praticando jardinagem, do que se estivéssemos gerenciando, no sentido tradicional", argumenta Hinton.
Vale a pena ler as duas partes. Uma terceira está prometida, mas sem data estabelecida para a entrega.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home