quinta-feira, novembro 06, 2008

Quantos visitantes únicos por dia? Segredos de números de acesso revelados?


Um serviço online que vai gerar controvérsias ("Totalmente fora!"; "Não confere em absoluto!", etc) é o statbrain.com , que propõe a oferecer dados sobre acessos únicos a qualquer site da Internet. Você coloca o endereço do site e o statbrain fornece o número de visitantes. Como a divulgação desses números, em alguns casos, não é de interesse dos sites, eles podem ser fonte de muita controvérsia.
A idéia é que pesquisadores e anunciantes podem, através dos números fornecidos pelo statbrain.com, fazer uma idéia do trâfego de sites que lhes interessem.
O próprios criadores do serviço avisam que os números não são absolutamente exatos ("it is not an exact science"), mas apenas uma aproximação, e explicam o funcionamento do sistema:
Statbrain contém uma coleção de números de visitas de centenas de sites. O número de visitantes é combinado com informação sobre o número de links que apontam para site, país, ranking no Alexa e outros dados disponíveis online. Toda essa informação é usada para criar uma fórmula que usa os dados disponíveis online para estimar o número de visitas realmente recebidas”.
Ou seja tudo bastante vago e pouco explicativo.
Uma limitação clara é que, ao que tudo indica, o sistema só funciona razoavelmente para sites que tenham seu endereço começando por WWW
Fiz alguns testes e para sites sem WWW no endereço e alguns números gerados foram realmente absurdos, inclusive para todos os blogs que eu testei alojados no Blogger e Wordpress e dos quais eu conheço estatísticas de acesso bastante razoáveis através do Google Analytics.
Juan Diego Polo, no wwwhat´s new avisa que o statbrain funciona mal para sites brasileiros de uma forma geral.
Testem e vejam o que acham.

marcos palacios

Marcadores:

3 Comments:

Anonymous André Holanda said...

Comparei Atarde e Correio da Bahia e obtive o seguinte resultado:

Estimated number of visits for www.atarde.com.br
65 visits per day

Estimated number of visits for www.correio24horas.globo.com
11,717 visits per day

Parece claro que o software é dependente do servidor em que o site está hospedado. Pode ser que para os .com funcione, não sei. Está estranho.

11:59 AM  
Blogger jvk said...

"Estimated number of visits for jvkurtz.blogspot.com
Less than 10 visits per day"

é... não tá tão ruim...

2:47 PM  
Blogger Gonzalo said...

Hice la prueba con mi blog. Dispongo de 2 sistemas diferentes que contabilizan visitantes únicos por día (Google Analytics y Blogflux) un promedio de 100 visitas. El resultado con el programa en cuestión fue de menos de 10 visitas por día. Me parece que erró bastante, no se que tiene que ver links direccionados al sitio con contar visitantes diarios??
Gonzalo

7:16 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home