quarta-feira, dezembro 03, 2008

"Dicionário Jornalístico Português" lançado em DVD

Notícia publicado no jornal português Publico, informa que "as publicações periódicas editadas em português entre 1625 e 1889 estão finalmente reunidas num livro. Ou melhor, num “Dicionário Jornalístico Português”. Da autoria de Augusto Xavier da Silva Pereira (1838-1902), feito a partir dos arquivos da Academia das Ciências de Lisboa, esta obra de 5865 páginas, distribuídas por 13 volumes", está agora disponível em DVD.
"No dicionário, apresentado por Francisco Pinto Balsemão, presidente do grupo Impresa, é feito o levantamento e identificação de cerca de 6000 jornais que circularam em Portugal e no Brasil - até ao momento da independência - assim como noutros territórios ultramarinos. A obra conta, ainda, com a história cronológica da legislação da imprensa portuguesa.
"A obra de Augusto Xavier da Silva Pereira pertencia à Academia das Ciências mas corria o risco de se deteriorar e perder. Por isso, Adriano Moreira, presidente da instituição fez uma parceria com a Impresa, que se encarregou da digitalização da obra. Um grupo de docentes da Universidade Autónoma de Lisboa organizou e fez um índice de todo o conteúdo para tornar mais simples e rápida a consulta da informação, agora disponível em DVD."
De se lamentar apenas que uma obra tão fundamental para a História do Jornalismo em Língua Portuguêsa não seja também disponibilizada na Internet para livre acesso.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home