sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Entidades entram com representação para defender Wikileaks

Um grupo de organizações dedicadas à preservação do direito de liberdade de expressão, incluindo Citizen Media Law Project, Reporters Committee for Freedom of the Press, Los Angeles Times, Hearst Corp., Gannett Co., Associated Press e Society of Professional Journalists entrou com uma representação contra a ordem de fechamento do Wikileaks.org, uma entidade que estava desenvolvendo uma espécie de wikipedia para liberação e análise de documentos considerados inacessíveis pelas fontes oficiais. Wikileaks vinha servindo como repositório para documentos como as normas de engajamento das tropas dos Estados Unidos no Iraque ou o Manual militar para operações na Prisão de Guantânamo em Cuba. Mais detalhes na nota postada por David Ardia, no Idea Lab.

Elias Machado

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Journalism 3G: um resumo do evento

Na semana passada, anunciamos aqui no blog o Journalism 3G: The future of technology in the field, do Georgia Institute of Technology. Quem tem interesse no assunto e não pode acompanhar o evento, Rich Gordon fez um resumo sobre a conferência e listou algumas postagens de blogueiros. Foram debatidos entre os participantes, temas como avanços na apuração, automação no fluxo de notícias e agregação de conteúdos.
Via Ponto de Media.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Hypercities e a Web 3.0


O projeto Hypercities tem como meta se tornar a primeira plataforma da Web 3.0 - considerada como a web humana - marcada pela convergência cultural e a onipresença da web geoespacial, e sem distinções entre o mundo físico e o digital. Consiste em prover infra-estrutura para preservar as camadas do tempo invisíveis e perdidas, a memória das cidades, enfim.
O projeto foi inicialmente incubado na Universidade de Stanford (2001-2003) e, atualmente, é conduzido a partir da Universidade da Califórnia (UCLA) por uma grande equipe de investigadores. Interessados em desenvolver a sua cidade na plataforma da Hypercities podem contactar o professor Todd Presner (presner@ucla.edu).

Suzana Barbosa

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Redes sociais: um mapa sobre o uso no mundo

O Le Monde publicou um infográfico com as principais redes sociais no mundo. A seleção foi feita por continentes e países. O trabalho não contemplou serviços como Twitter, Flickr ou YouTube.
Via Tíscar.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Links usados como moeda de troca dão autoridade ao blogueiro?

No processo de liderança na blogosfera, os links desempenham uma função fundamental. A distribuição de links gerou uma hierarquia em que os que mais linkados gozam de maior autoridade. O pesquisador italiano Giuseppe Granieri, autor do livro Blog Generation, diz que, a partir do desenvolvimento do Google, o link porta valor econômico, é "a moeda da web" e equivale a um voto no site que o recebe.

Estas relações econômicas ativam novas dinâmicas de visibilidade. Ao contrário do que ocorrera no início da web, quando o link chegou a ser considerado uma violação de direitos autorais, hoje equivale a um pagamento pelo acesso ao conteúdo do site linkado, determinando uma associação entre valor e conteúdo.

Vale ressaltar, no entanto, que a importância do link no blog serve para enviar o leitor em direções previamente avaliadas e valorizadas pelo blogger, portanto, realizam uma função de filtragem do conteúdo disponível, função esta pela qual o blogger é constantemente avaliado pelo seu público, e que constitui para ele mesmo forte diferencial em relação ao resto da blogosfera, diz o pesquisador do GJOL, André Holanda, em sua dissertação.

A partir dessas idéias e da valorização [econômica] do blogging, sugem novas práticas para o blogueiro ser refenciado na web. Não é raro encontrar blogueiros oferencendo troca de links, seja no blogroll ou mesmo em postagens. Também não é difícil encontrar ferramentas de trocas de links. Feevy é um desses serviços. O site é um tipo de comunidade de troca de links. Ao incorporar seu blog nesta ferramenta você começa a obter links dos outros membros que usam o sistema. Aqui, um exemplo de um blog que utiliza o serviço.

A troca de links não é bem vista por muitos blogueiros e pode produzir uma péssima reputação na blogosfera. Na minha opinião, a utilização desses expedientes não confere ao linkado uma “autoridade plena". Sem dúvida, ele ganhará visibilidade nos motores de buscas e, em alguns serviços especializados de ranking, será melhor avaliado. Isso não quer dizer que ele produzirá uma boa reputação no meio. E você, o que acha?

Alberto Marques

Marcadores: ,

1 comments links to this post

Os limites da criação na produção de notícias


O professor Larry Pryor da Annemberg School of Communication acaba de publicar um texto - The News of the future - na Online Journalism Review em que indaga sobre os limites e as possibilidades da utilização dos recursos da realidade virtual na produção de notícias. Entre os exemplos citados por Pryor está o documentário "Six Degree", elaborado pela National Geographic.


Elias Machado.

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

CMSs nas redações americanas e brasileiras

O artigo "The delicate relationship in journalism: where content and production meet in the content management system: A comparative study of US and Brazil Newsroom Operations" é o primeiro resultado da pesquisa comparada "The Use of the content management systems in online newsrooms and academia", proposta em parceria com a doutoranda e professora assistente da Universidade do Texas, em Austin, Amy Schmitz Weiss. Será apresentado no III Colóquio Brasil-Estados Unidos de Estudos da Comunicação, nos dias 25 e 26 de março, na Universidade de Tulane, em Nova Orleans.

A pesquisa, inicialmente proposta como parte do convênio internacional de pesquisa entre a UFBA (GJOL) e a UT, visa compreender como os sistemas de publicação de conteúdos (ou de gestão, ou sistemas publicadores) contribuem ou não para o processo de produção jornalístico e se eles são um fator que restringe a divulgação e apresentação das notícias.

Apesar do trabalho não constar da página da Intercom, certamente por ter sido analisado pela comissão nos Estados Unidos, estão listados ali os demais pesquisadores brasileiros que apresentarão artigos, bem como podem ser conferidas maiores informações do evento em português.


Carla Schwingel

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Gráfico mostra vantagem de Obama sobre Hillary em número das citações em Blogs


Matthew Hurst, do Blog Data Mining, apresenta um gráfico (veja acima) sobre o crescimento das citações do candidato nas primárias do partido Democrata, Barack Obama, em Blogs. Na postagem Hurst indica outro gráfico de Glenn Fannick que confirma a tendência verificada nos Blogs nas menções dos dois candidatos na imprensa dos Estados Unidos.

Elias Machado

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

terça-feira, fevereiro 26, 2008

Liderança e visibilidade: uma investigação sobre posicionamento na blogosfera

Na blogosfera, alguns blogs destacam-se e são conhecidos como líderes (a-list). Estes são caracterizados pelo seu poder de influência e mobilização. O posicionamento (visibilidade/reputação) desses blogs líderes, na minha visão, depende de fatores relacionados a seu funcionamento interno e externo, seja de caráter técnico-mercadológico ou conjunturais.

Os fatores internos estão relacionados à credibilidade ou reputação prévia do blogueiro, qualidade e freqüência de postagens, design do blog, etc. Os externos de caráter técnico-mercadológico estão relacionados com a utilização de serviços especializados ou com a exploração consciente e deliberada de mecanismos que influenciam a mensuração realizada por sites especializados. Já o externo conjuntural pode levar um blog a uma situação de visibilidade por algum período, como foi o caso do blog do Vizinho do Jefferson, durante a crise do mensalão.

Buscando sistematizar e analisar o que faz um blog ser “bem sucedido”, iniciei uma pesquisa neste ano (2008). No momento, estou fazendo uma revisão bibliográfica. Para minha surpresa e satisfação, achei, no blog de Raquel Recuero, uma bibliografia sobre blogs e redes sociais. No mesmo blog, encontrei uma indicação de um livro que parece ser bastante interessante: The Future of Reputation: Gossip, Rumor, and Privacy on the Internet.

O livro é de Daniel Solove e está livre para download. Segundo Raquel, a obra aborda o lado ruim “da questão da reputação e dos fluxos de informação nas redes sociais: as fofocas, os rumores e o problema da privacidade”.

Continuo procurando livros e artigos sobre blogs (visibilidade, reputação e liderança), quem puder ajudar com dicas, será de grande proveito.

Alberto Marques

Marcadores: ,

3 comments links to this post

Bases de Dados como ponto de apoio no jornalismo investigativo



O jornalista Paul Grabowicz, Professor Adjunto e Diretor do Programa de Novos Meios da Escola de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade da Califórnia em Berkeley, publicou texto no Blog Mediashift, chamando a atenção sobre o uso de um mapa interativo - Flight Delays - criado pelo jornal Las Vegas Sun, com os atrasos de vôos no aeroporto McCarran em 2007, de Las Vegas. A partir das informações do mapa montado como uma base de dados o jornal fez uma reportagem em profundidade sobre o caso. O mapa possibilita verificar em que situação se encontra cada aeroporto dos Estados Unidos no ranking dos atrasos. Se você for viajar para lá vale a pena dar uma olhada no que pode estar a sua espera.

Elias Machado

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

"A publicidade não vai pagar por tudo"


Isso é o que diz Chris Anderson, editor-chefe da revista americana Wired e autor do livro "A Cauda Longa" ao comentar sobre a economia do gratuito que caracteriza a internet. Anderson acredita que a tendência é haver mais dólares de publicidade na internet do que existe hoje, e, por isso, a publicidade na web abrirá espaço para novos anunciantes e novas formas de anúncio.
Neste cenário, prevê uma perda de mercado para a mídia e aponta o Goggle como um dos potenciais sobreviventes neste ambiente. Estas afirmações foram feitas em entrevista ao repórter Renato Cruz (Estadão) para o qual Chris Anderson também contou sobre o novo livro "Free", a ser lançado em 2009.

Suzana Barbosa

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Vídeos que ensinam "como fazer" estão em alta

Estão em alta no mercado os vídeos do tipo "How to", que abrangem temáticas tão variadas quanto "Como fazer um sabonete de ervas" a "Como aplicar uma injeção hipodérmica" ou "Como fazer uma proposta de casamento", comprar um diamante, jogar io-iô, deixar de fumar, jogar sinuca, preparar um Dry Martini, economizar energia elétrica, aparar a grama, tocar piano, etc etc, etc.
Nos últimos 40 dias foram criados três sites especializados na busca de vídeos desse tipo: HowCast, Monkey See e WonderHowTo.
O WonderHowTo oferece 405 sub-categorias de classificação dos vídeos "How To" e permite vários tipos de buscas, além de apresentar suas próprias recomendações, de "mais novos", "mais vistos", etc.
Portanto, se você está pensando em fazer um vídeo e quer dar boa circulação a ele, uma idéia construtiva é formatá-lo como um "How to", seja lá o que...

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

SBPC lança novo portal



Quando completa 60 anos de atuação a SBPC coloca a partir de hoje no ar o novo portal da entidade. Quem estiver interessado em informações sobre ciência e tecnologia pode ter acesso aos conteúdos de diversas publicações científicas e de divulgação da ciência como Ciência & Cultura, Ciência Hoje, Ciência Hoje para Crianças, e o JC-Email. Fundada, em 1948, a SBPC congrega as mais importantes sociedades científicas brasileiras e contribui para a formulação de políticas de ciência, tecnologia e inovação para o país.

Elias Machado

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Blogs: manual de uso para empresas

A Infomania, uma rede de inovadores, segundo o site, acaba de lançar um novo manual para blogs corporativos: Manual de uso del blog en la empresa. Cómo prosperar en la sociedad de la conversación.

O texto começa com uma introdução ao fenômeno blog, centrando depois suas aplicações ao mundo das empresas. Você pode baixar o livro em formato PDF.

A dica saiu do Blog-o-corp, que sugere outro estudo: "comunicación empresarial 2.0", do grupo BPMO.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Como aumentar a popularidade dos seus vídeos

O pesquisador e consultor de mídias sociais, JD Lasica, postou em seu blog algumas dicas para promover tráfego para os seus vídeos na web. Tiago Dória traduziu o texto e publicou em seu blog:

"1 - Cadastre seu vídeo em algum site de "favoritos social" - Digg, Del.icio.us, StumbleUpon, Meneamé, Rec6.
2 - Publique o seu vídeo em algum site de entretenimento: Fark, I-Am-Bored, The 9 on Yahoo! e YouTubeClips.
3 - Procure pelos vídeos mais populares no YouTube e veja se o seu vídeo pode ser publicado como resposta a eles.
4 - Publique seu vídeo em fóruns na internet.
5 - Publique seu vídeo em shows de TV [?].
6 - Publique em seu blog.
7 - Espalhe para família e amigos".

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

FNPJ recebe inscrições de alunos até dia 16/03


O XI Encontro Nacional de Professores de Jornalismo que acontece em São Paulo, na Universidade Mackenzie, entre os dias 18 e 21 de abril, terá uma sessão de apresentação de pôsters e as inscrições podem ser feitas até o dia 16/03 pela Internet na página do congresso. Os pôsteres podem ser de pesquisas de iniciação científica ou extensão universitária, dispostos conforme o modelo definido na Chamada de Trabalhos publicada na internet.

Elias Machado

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Concurso na UFSM

As pesquisadoras Raquel Recuero e Luciana Mielniczuk nos informam que o concurso da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para professor de jornalismo (jornalismo digital, radiojornalismo e telejornalismo), é para uma unidade da instituição. O Centro de Educação Norte (Cesnors), como o nome explica, fica ao norte do estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Frederico Westphalen. O edital está disponível e as incrições podem ser feitas até 19 de março. A ilustração deste post é uma explicação da localização do Cesnors.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

domingo, fevereiro 24, 2008

NY Talk Exchange: mapeando através da internet e telefonia móvel

Será inaugurada, neste domingo (24), uma exposição na cidade de New York que, mediante o uso de visualizações e interações, tenta explicar a relação da metrópole com o resto do planeta. O trabalho baseia-se em análises do tráfego da internet e da telefonia móvel. NY Talk Exchange é uma obra do MIT e do Yahoo! Design Innovation. A exposição durará até o mês de maio. Estão disponíveis, na web, algumas visualizações e vídeos. Também é possível baixar alguns capítulos de um livro, que será lançado sobre este trabalho.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no blog Un gaditano en Silicon Valley.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Social media mudará seu negócio?

A resposta de Stephen Baker e Heather Green, na BusinessWeek Online, é sim: Social Media Will Change Your Business.

Uma pequena citação:

“Blogs were the heart of the story in 2005. But they're just one of the tools millions can use today to lift their voices in electronic communities and create their own media. Social networks like Facebook and MySpace, video sites like YouTube, mini blog engines like Twitter – they've all emerged in the last three years, and all are nourished by users. Social Media: It's clunkier language than blogs, but we're not putting it on the cover anyway. We're just fixing it...”
Via Social Media.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Computadores Apple: uma coleção brasileira


Para quem gosta de rememorar, aqui vai uma boa dica do blog Meiobit: "O MarioAV, um blogueiro brasileiro das antigas, compartilhou no flickr fotos de sua coleção de Macs, que ele vem acumulando há vários anos. Segundo ele, começou a colecionar computadores movido por nostalgia, já que foi editor das revistas Macmania e Magnet".

Veja a lista dos destaques da coleção:

Apple II+ (1979)
Lisa 2 (1983/84
Mac IIci (1989)
Macintosh Portable (1989)
Mac IIsi (1990)
Classic II (1991)
PowerBook Duo 210 (1992)
PowerBook 180c (1993)
Color Classic (1993)
Power Mac 8500/120 (1995) (2 exemplares)
PowerBook 1400c (1996) (não funciona)
Power Mac 5500/250 (1997)
Performa 6300 com selo "Made in Brazil" (1997)
Power Mac 6500/300 (1997)
Newton eMate 300 (1998)
iMac G3 233 MHz "Bondi Blue" Rev. A (1998) (2 exemplares, um aguarda reparos)
G3 bege desktop (1998)
G3 bege minitorre (1998) (2 exemplares + um case vazio)
G3 torre azul 350 MHz (1999).

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Mídia & Política tem endereço provisório

Os editores do Mídia & Política informam que o site do observatório "foi invadido por um hacker que alterou as configurações da página, impedindo-nos de inserir novos conteúdos. Para não interromper as edições quinzenais do nosso observatório, publicaremos os artigos provisoriamente nesse endereço: http://www.mepnempp.blogspot.com"

Mídia&Política é uma publicação periódica mantida pelo Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (Nemp) da Universidade de Brasília (UnB). Destina-se à divulgação de noticias, análises e críticas sobre a cobertura política na mídia brasileira.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Charming Burka : mostrando por celular o que os panos escondem

Um grupo da Universität der Künste Berlin criou um projeto chamado Charming Burka para possibilitar que uma mulher usando burka envie uma mensagem, via Bluetooth, para todos os celulares a seu redor, mostrando sua verdadeira face por debaixo dos panos.
Mais fotos e explicações.
Só fiquei com uma pequena dúvida: como emburcada pode saber que entre os que receberão a foto não estará um talibã? Os autores do projeto argumentam que a imagem virtual enviada não fere a Lei Islâmica.
Você arriscaria?

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sábado, fevereiro 23, 2008

Jornalismo Digital em Bases de Dados



Cada vez mais aumenta o número de pesquisadores interessados em articular relações entre jornalistas e programadores, esforço que a equipe do GJOL têm desenvolvido no Brasil e sistematizado entre outros no livro Jornalismo Digital em Base de Dados. O jornalista Rich Gordon, (foto ao lado) professor Assistente da Medill School of Journalism da Northwestern University , em Chicago, que está participando do simpósio Journalism 3G, em Atlanta, fez uma série de postagens no Blog Mediashift. Idea Lab na tentativa de definir o que são e fazem os jornalistas programadores. Estes profissionais são essenciais para a prática do jornalismo digital de última geração, articulado em torno de bases de dados. Uma das mais importantes escolas de jornalismo dos Estados Unidos, a Medill sedia este projeto financiado pelo Knight News Challenge, da Knigth Foundation, que busca o desenvolvimento de soluções para o jornalismo digital e participativo.

Elias Machado

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

SEOs: mobile e social media estão entre as tendências de 2008

Top 5 Search Engine Marketing Trends 2008 é um artigo de William Flaiz bastante recente, de 18 de Janeiro de 2008. O texto trata das tendências de search engine optimization (SEO) para 2008. Segundo o autor, "o jogo está começando a mudar para a comunidade SEO. Após a recente tempestade de previsões e resoluções para o novo ano, agências e profissionais de SEO internos estão cochichando sobre novas idéias e estratégias para a próxima grande atração do search".

William acha que com “o recente surto de Natal no tráfego do Google através de novas compras do iPhone, a comunidade de search começou a rever o móbile”. Além disso, ele acha que já é esperada a guerra da social media. O uso de social media para SEO “não apenas decolou, explodiu. O próximo passo para o novo SMO (social media optimization – ‘otimização para redes sociais’ ou ainda ‘marketing em redes sociais’) é praticidade e aplicação”.



Para quem tem interesse no tema, o texto é bastante interessante. Encontrei a dica no blog Web Marketing, que traduziu o artigo para o português e acrescentou sua opinião.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

2 comments links to this post

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Aproximações ao jornalismo digital

Acaba de ser lançado o livro Aproximaciones al periodismo digital(Madrid: Dykinson S.L., 2008). A obra é coletiva e conta com a participação de investigadores conhecidos nesta área: Xosé López, Marita Otero, Xosé Pereira, Manuel Gago ou Koldobika Meso Ayerdi.
Via e-periodistas.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

UFSM abre concurso para professor de JOL


A Universidade Federal de Santa Maria-RS está, até o dia 19 de março, com inscrições abertas para concurso público. São três vagas para a área: jornalismo digital, radiojornalismo e telejornalismo. Quem tiver interesse, pode acessar o edital e verificar prazos e requisitos. Ao contrário de concursos anteriores, este exige habilitação em Jornalismo (Comunicação Social) ou Mídias Digitais ou em Rádio e TV. Para a pesquisadora Carla Schwingel, isso evitará, certamente, "futuros e possíveis dissabores, facilitando a vida da banca e dos concorrentes. O concurso é para professor assistente, o que significa ter titulação de mestre".

Alberto Marques

Marcadores: ,

3 comments links to this post

Site divulga produções indígenas

Isuma.tv é um site de vídeos online, dedicado exclusivamente a cineastas indígenas. O objetivo, segundo explica o site, é ajudar para que as produções atinjam um público mais vasto: Our goal is to help films and filmmakers reach a wider audience; help audiences see themselves in their own languages; help communities connect around common concerns; and help worldwide viewers see indigenous reality from its own point of view.
Via Tíscar.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Pressionada, Microsoft libera informações sobre seus softwares

Depois de 30 anos(?) escondendo o código dos seus programas, a "Microsoft se rendeu". Anunciou nesta quinta-feira (21) que revelará mais detalhes a respeito de seus produtos e suas tecnologias em seu site. Segundo as editorias de tecnológia de diversos jornais, a intenção da empresa é facilitar o acesso a informações que possam ajudar a desenvolvedores a criarem softwares compatíveis com seus produtos. Você acredita?

Para mim alguns fatores foram cruciais: software livres, possibilidades de novos negócios. Resumindo: pressão do mercado. O senhor Bill Gates não tem nada de besta. Com o anúncio, a empresa buscará estimular o surgimento de mais programas que sejam compatíveis com o seu novo sistema operacional, o Windows Vista, além das aplicações para o pacote Office e outros produtos chaves da companhia.

Ainda não indentifiquei como a empresa pretente estimular os programadores ou comunidades de desenvolvedores, já que a instituição não pretende fornecer licenças ou pagar qualquer forma de taxa pelos programas desenvolvidos a partir das informações em seu site. O certo é que a imagem da Microsoft não é nada querida no meio. As reações começarão a surgir logo.

O anúncio de hoje é mais uma etapa da mudança de postura anunciada pela empresa em outubro do ano passado. Na ocasião, a empresa havia concordado em permitir que fabricantes independentes de softwares tenham acesso à documentação técnica necessária para desenvolver produtos compatíveis com o sistema operacional Windows, uma antiga reivindicação do setor.

Via Folha.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Palestras da Campus Party estão disponíveis na internet

Quem não foi ao Campus Party Brasil, na semana passada, já pode assistir as discussões que aconteceram no evento. A Fundação Vanzolini, que participou da infra-estrutura de rede, colocou os vídeos na internet. Para conferir os vídeos das palestras clique aqui.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Simpósio discute Jornalismo 3G


Grandes nomes do jornalismo e da computação estarão reunidos dias 22 e 23 (sexta e sábado desta semana) durante o Journalism 3G: O future of technology in the field. A symposium on computation + Journalism, Georgia Institute of Technology, Atlanta, GA. Entre os convidados Krishna Bharat, principal cientista do Google e criador do Google News (foto ao lado), Michael Skoler, diretor-executivo do Center for Innovation in Journalism @ American Public Media e o fundador do Public Insight Journalism® e Elizabeth Spiers, colunista para Fast Company e fundadora e editora da Gawker.com. Em debate temas como avanços na apuração, automação no fluxo de notícias e agregação de conteúdos.

Elias Machado via Online Journalism Review

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

História da comunicação em imagens

The History of Visual Communication é um site muito interessante. Como o nome já diz, é um projeto que repassa milhares de anos de história descrevendo com textos e imagens a história da comunicação [visual]. A página permite também descarregar slideshows das suas ilustrações.

This website attempts to walk you through the long and diverse history of a particular aspect of human endeavour: The translation of ideas, stories and concepts that are largely textual and/or word based into a visual format, i.e. visual communication.
Via Félix Bahón.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

RSS: conselhos para aumentar subscritores


Para aumentar a lista de dicas aqui no blog, publico mais alguns conselhos valiosos: ‘11 Ways to Find New RSS Subscribers for Your Blog’. Trata-se de uma lista de informações para aumentar o número de subscritores dos seus feeds. A grande maioria das dicas, para não falar todas, é conhecida e praticada pelos blogueiros. O interessante é que nesta postagem muitas estão reunidas e servirão de fonte para quem pesquisa ou trabalha na área.
Via Mangas Verdes.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Em São Paulo: MAGNUM EM 50 IMAGENS


Para os aficcionados do fotojornalismo de alto nível, que estejam em São Paulo, eis uma oportunidade imperdível.

Quem conhece a trajetória da Magnum, trata-se, sem exageros, da agência que deu os rumos iniciais para trabalhos de caráter mais autoral dentro do fotojornalismo. Nas seis décadas de existência, isso se consolidou e inspirou a formação de inúmeras agências de imagens que procuravam se espelhar na Magnum.

Uma das imagens da Exposição. (Paolo Pellegrin. Magnum Photos)


Fundada em 1947, após a Segunda Guerra Mundial, por um grupo formado por Henri Cartier-Bresson, Robert Capa, David “Chim” Seymour e George Rodger, a Magnum queria revolucionar a fotografia em sua linguagem e procedimentos, além de apresentar uma dimensão mais humanística da imagem. Sessenta anos após conquistar o objetivo, a agência abre parte de seu acervo na mostra Magnum 60 Anos, em cartaz a partir de 21 de fevereiro, em São Paulo.

Administrativamente a Magnum também era diferente, funcionando como uma cooperativa em que seus membros tinham a liberdade de apresentar projetos, direito à posse de seus negativos, a edição e assinatura de seus ensaios.

Entre os fotógrafos de destaque que passaram pela Magnum, estão os nomes da fotografia mundial, como Ernest Hass, Wener Bischoff, Gisele Freund, Eve Arnold e os brasileiros Sebastião Salgado e Miguel Rio Branco, este último ainda atuante na agência. A exposição conta com 50 imagens, coloridas e em preto-e-branco, divididas em seis temas: Tradição da Magnum; Momentos; Retratos; Novas Perspectivas; Fotografia Documental Contemporânea e Magnum In Motion.

A curadoria da mostra em SP é de João Kulcsár.

Fonte: Fotosite.

Serviço:
Onde: CAIXA Cultural, Av. Paulista, 2083, (Conjunto Nacional), São Paulo – SP
Quando: Abertura: 21 de fevereiro (para convidados); em cartaz até 6 de abril
Quanto: entrada franca
Visitação: ter. a sáb., das 9h às 21h; dom., das 10h às 21h
Informações: tel. (11) 3321-4400.

Postado por: Afonso Jr.

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Edição especial sobre blogs traz texto do GJOL

Os blogs no ensino do jornalismo: Relatos e reflexões a partir de experiências pedagógicas. Este é o nome do texto dos pesquisadores do GJOL, Beatriz Ribas e Marcos Palacios, publicado na revista Diálogos de la Comunicación. Como foi publicado aqui no blog, o periódico dedicou a edição 76 aos blogs. São 17 artigos sobre o tema:


Los blogs en la comunicación empresarial
Dra. Amaia Arribas Urrutia (México)

Periodistas iberoamericanos con voz en la blogosfera
Bella Palomo (España)

En busca del sujeto extraviado. Reflexiones en torno al estudio de blogs
Dorismilda Flores Márquez (México)

Blogósfera en Rusia
Elena Igorevna Dityatkina (Rusia)

Perfil del blogger hispano. III Encuesta a Bloggers
Fernando Garrido y Tíscar Lara (España)

Los blogs no amenazan al periodismo
Gerardo Albarrán de Alba (México)

Os Blogs e a Comunicação no mercado digital e virtual
Helaine Abreu Rosa (Brasil)

Reflexiones sobre la pecera mediática
Jerónimo León Rivera Betancur (México)

La percepción mediática de los blogs: del miedo al intrusismo al intrusismo de los medios
Dr. José Manuel Noguera Vivo (España)

La angustia estilizada. El blog como actuación interpersonal
Luis Sandoval (Argentina)

Blogs: a remediação das mídias que permite à audiência publicar
Mágda Rodrigues da Cunha (Brasil)

Una mirada a los blogs
Mario Campos Cortéz (México)

Los blogs en el imaginario de la educación de la sociedad 2.0. La educación móvil
Octavio Islas y Amaia Arribas (México)

Los blogs en la reinvención del periodismo y los medios
Dr. Jesús Miguel Flores Vivar (España)

Bitácora del cibernauta. Navegando con libertad por las aguas del hipervínculo
Tanya Imaña Serrano (Bolivia)

La blogosfera gallega: una red sociocultural articulada en el ciberespacioXosé López García, José Pereira Fariña, Manuel Gago Mariño, Moisés Limia Fernández (España)

Blogs: un ejercicio de caracterización
Eduardo Villanueva Mansilla (Perú)

Blogs educativos de comunicación en Iberoamérica
Daniel Martí (España).

Alberto Marques

Marcadores: ,

1 comments links to this post

Luis Nassif X revista Veja: blogosfera está fervilhando

A blogosfera está fervilhando sobre a disputa político-ideológica(?) do jornalista Luis Nassif com a revista Veja. É a primeira vez que vejo um assunto gerar tanto debate na blogosfera. O fato curioso é que não apenas os blogs de política estão acompanhando o tema.

Nassif começou a publicar no blog Projeto Brasil, no início deste ano, uma série de textos sobre o papel de revista Veja em episódios políticos recentes na história do país, especialmente durante os governos FHC e Lula. Outro local em que Nassif também tem publicado os textos é no GooglePages - no que provavelmente será o embrião de um livro.

Na linha de frente da disputa, estão o blogs dos colunistas Diogo Mainardi (podcast) e Reinaldo Azevedo, ambos da Veja, e os também jornalistas Paulo Henrique Amorim, do blog Conversa Afiada, e o próprio Nassif. Além deles, centenas de blogs acompanham o desenrolar da história.

Sem dúvida, um debate interessante e um fato a continuar acompanhando!

Alberto Marques

Marcadores: ,

1 comments links to this post

terça-feira, fevereiro 19, 2008

Blogs: 11 passos para melhorar posicionamento nos motores de busca

O pesquisador Octavio Isaac Rojas Orduña está traduzindo em seu blog, para o espanhol, o texto 11 Steps to Successful Search Engine Optimization. A tradução foi dividida em posts, que está no terceiro. Quem tem interesse em aplicar técnicas de SEO em seu blog, o texto é bastante interessante e traz dicas valiosas.

O termo SEO (Search Engine Optimizers), que se refere a técnicas utilizadas em otimização de projetos de websites, também tem relação com a indústria de consultoria para otimização de sites. Para quem não conhece as conseqüências do uso destas práticas, uma delas é a melhora da visibilidade nos motores de busca. Na blogosfera, tais técnicas estão intimamente ligadas a liderança e posicionamento dos blogs.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Blog por uma causa: um guia de ativismo

Global Voices Advocacy acaba de anunciar o seu segundo manual: Blog por uma causa!: The Global Voices Guía de Blog Promoción (PDF). Este manual busca ensinar técnicas sobre a utilização dos blogs como mídia tática. O guia foi feito para ser acessível e prático, dando conselhos sobre como usar e promover sua causa. Foi dividido em cinco seções:

1. Perguntas mais freqüentes sobre o que é a promoção de um blog;
2. Cinco elementos chave para o êxito de qualquer promoção de um blog;
3. Quatro passos para criar uma promoção de blog;
4. Como fazer de seu blog uma vibrante comunidade de voluntários ativos;
5. Conselhos para ajudar os ativistas blogueiros.

Além disso, o guia tem vários exemplos de atividades de promoção dos blogs em todo o mundo. O texto foi escrito por Mary Joyce, pesquisadora de ativismo digital. Para mais informações, entre em contato com Mary no email: MaryCJoyce [arroba] gmail [ponto] com.
Via Periodismo Ciudadano.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Ciberjornalismo no Campus Party

De terça-feira a sábado, oficinas, palestras, mesas temáticas e mesas redondas, além de bate-papos informais debateram, por tabela, o ciberjornalismo no maior evento sobre internet 2.0 já realizado no Brasil. Por tabela, porque não houve um espaço específico, uma programação voltada para as questões do jornalismo digital. Então, a área naturalmente ocupada pelos jornalistas, uma das comunidades mais ativas do Campus Party, foi a CampusBlog.

Coordenada por Lúcia Freitas , o CampusBlog mostrou quem bloga, para que bloga, como bloga e como se pode blogar. Com uma das programações mais acessíveis dos setores do evento (CampusBlog, BarCamp, Criatividade, Desenvolvimento, Modding, Games, Robótica, Música, Software Livre, Simulação e Astronomia), as palestras sempre com grande número de assistentes mostraram ferramentas para publicar conteúdos e para incrementar postagens.

Uma das brincadeiras, mas que denota a seriedade das alterações do processo de produção do jornalismo, foi o pterorepórteres dos veículos credenciados para a cobertura oficial do evento. O espaço de trabalho da chamada "imprensa tradicional" (muitos deles de mídia digital e blogueiros) foi um aquário na área central, entre as bancadas de computadores e os palcos das palestras e oficinas, no mais cartesiano modelo. Quando comentei a necessidade de discussões entre academia, mercado, jornalistas e usuários, Lúcia afirmou:"A ênfase desta comunicade é com a prática, com o fazer. A gente faz com a academia o mesmo que com os jornalistas, deixa ali no aquário".

A mesa temática "Jornalismo e a Nova Economia" foi o único evento específico na programação oficial. Anunciada anteriormente com a presença de outros colegas, foi composta por profissionais identificados como jornalistas, publicitários e blogueiros, como Pedro Dória, Heródoto Barbeiro, Suzana Apelbaum, Ethevaldo Siqueira, Fabiana Zanni, Paulo Bicarato, Sabu Brochado, Jorge Rocha, Carlos Cardoso, Pollyana Ferrari e Carla Schwingel. Ou melhor, alguns como jornalistas e outros como blogueiros. Estava entre os blogueiros e identifiquei-me como mestre em cibercultura e doutoranda em jornalismo digital, Pollyana é mestre e doutora na área, Jorge é mestre em cognição o que o levou ao jornalismo colaborativo, tema de sua pesquisa e prática.

Mas de que isso importa? Importa porque somos um país pioneiro e diferenciado em estudos sobre o jornalismo digital. Temos alguns doutores e mestres formados na área. Nossas discussões, análises e proposições em nada devem para pesquisadores dos Estados Unidos, Europa e Oceania.

Em um universo complexo, não há mais espaços para as dicotomias que o jornalismo e os jornalistas insistem em empregar de forma reducionista. Que o próximo Campus Party venha com o ciberjornalismo em seu real contexto: multilinear, multifacetário, multimidiático, colaborativo, com todos os pontos de vista que compõem a prática, com todas as ações e teorias que trazem avanços.
Este Campus Party mostrou uma importante parcela. Parabéns à Lúcia. À gente, cabe pensar em como ajudar.

Crédito da foto mesa Jornalismo e a Nova Economia: WillPubli.

Carla Schwingel.

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

Blogs: Diálogos dedica edição

A Revista Diálogos, editada pela Felafacs, dedicou a sua nova edição (76) aos blogs. A coordenação é do pesquisador Octavio Islas, com textos de estudiosos da Argentina, Bolívia, Brasil, Espanha, México, Peru e Rússia. Além de entrevistas com José Luis Orihuela, Alejandro Piscitelli, Joan Mayans e Fernando Gutiérrez. Os textos estão disponíveis online.
Via eCuaderno.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Blogs de atletas serão atualizados na Olimpíada de Pequim

Os blogs de atletas que participarão da Olimpíada de Pequim estarão em plena atividade durante os jogos, em agosto. O COI (Comitê Olímpico Internacional) resolveu liberar os blogs pela primeira vez na história olímpica. Muitos competidores relatarão suas experiências pessoais no evento.

Segundo a Folha, o COI impôs limitações, visando não infringir os direitos das empresas donas dos direitos dos Jogos. Assim, os atletas estão impedidos de usar imagens da Olimpíada e pôr áudio no ar. Estão vetadas fotos de áreas credenciadas. Os blogueiros também não poderão ter contrato com empresas ou postar anúncios.

Em 2007, nos Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) proibiu os atletas de atualizarem seus blogs, fotologs ou videologs durante o período de realização do evento.

A decisão do COI atende às reivindicações dos atletas vindas ao menos desde a Olimpíada de Atenas, em 2004, quando os blogs começaram a se popularizar entre os esportistas.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

domingo, fevereiro 17, 2008

Jornal irlandês inicia integração de suas redações

O Irish Times, periódico com mais credibilidade na Irlanda, deu início ao processo de integração das suas redações do impresso e da internet. Na opinião de Alberto García Avilés, do blog Infotendencias, as empresas que buscam difundir-se são aquelas que apostam num sério jornalismo digital e posicionam-se como grandes provedores de informação em qualquer meio. Para Avilés, as instituições, como os jornalistas, devem estar preparadas para fornecer informação em qualquer formato. O pesquisador finaliza seu post falando que o futuro é dos integrados, não dos apocalípticos.

Mais informações podem ser encontradas no Sundy Tribune.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

sábado, fevereiro 16, 2008

Web semântica em seis minutos

Encontrei um vídeo bem didático e explicativo: The Semantic Web in 6 minutes. Quem tem interesse em saber mais sobre a web semântica, essa é uma dica introdutória. Francis Pisani diz que encontrou o vídeo no Digital Bazaar.
Via eCuaderno.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Steve Outing lança nova página

Steve Outing estreou esta semana seu novo site/blog:: GrowingYourNewsWebsite.com. Outing explicou qual é a sua idéia: I’ve just debuted a new website/blog designed to be a resource for ideas, tips and advice for online news publishers. It’s called GrowingYourNewsWebsite.com, and it’s NOT another industry news blog. The focus is exclusively on advice. I hope you’ll find it useful
Via eCuaderno.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Que cores têm esse site? Uma ferramenta online para web designers

mooColorFinder é uma ferramenta online que permite determinar as cores exatas usadas em um web site, facilitando a criação de elementos a serem ali integrados harmonicamente.
Experimentanmos com o site do GJOl (http://facom.ufba.br/jol) e o resultado e a paleta acima.
Passando-se o mouse por sobre os quadradinhos, obtem-se uma leitura do valor da cor.
Via wwwhat´s new

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Grupo de blogueiros satiriza pterorepórteres


Um grupo de Blogueiros presentes na Campus Party 2008, em São Paulo, resolveu fazer uma série de provocações com os jornalistas vinculados aos meios convencionais presentes. Desde a colocação de cartazes no aquário da Sala de Imprensa até a visita de um blogueiro fantasiado de dinossauro. Uma brincadeira que deixa espaço para algumas importantes perguntas: existe de, fato, a contraposição entre blogueiros e jornalistas? Como tratar os jornalistas-blogueiros? Na minha opinião blogueiros e jornalistas são atividades distintas e complementares e que podem inclusive se superporem em alguns casos. Como se trata de um formato e de um gênero que pode ser apropriado livremente, muitos jornalistas hoje estão entre os melhores blogueiros. Jane Singer faz uma interessante discussão sobre o tema na revista Media Ethics, textos para livre consulta on-line.

Elias Machado.

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Hillary contra-ataca em vídeoclip, mas falta algo... ou sobra...


Tentando fazer frente ao imenso sucesso do clip musical de apoio a Obama Barack, do will.i.am e companhia, que permanece no primeiro posto do Viral Video Chart, Hillary Clinton contra-atacou com seu clip musical: "Hillary for you and me".
Quando comentei o vídeo do Obama, falei em revival dos anos 60 na campanha do candidato. O clip de Hillary está mais para atraso do que revival: é anos 80 mesmo, filme e série televisiva Fame, no estilo gente bem-comportada.
Uso aqui o revival de uma expressão dos 60 para dar minha opinião sobre a tentativa de resposta Hillary: uma caretice, bicho...
Mas é a cara dela e de grande parte do eleitorado que - suponho - ela quer atingir.
Termine de assistir o de Hillary e volte a assistir o de Obama, só para conferir...

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

MofoTV: memória da televisão brasileira

MofoTV é uma comunidade de vídeos no YouTube que se propõe resgatar a memória da TV brasileira. Há coisas do arco-da-velha: trechos de shows, novelas, publicidades, clips musicais, mini-séries, dos anos 70, 80 e 90.
Que tal este comercial de Pelé e Xuxa em tempos de vacas magras (anos 80), desejando Boas Festas à todos os clientes da Francisco Xavier Imóveis?

marcos palacios

Marcadores: , ,

2 comments links to this post

Série de artigos vai examinar questão do Copyright na Web

O site britânico journalism.co.uk anuncia para a próxima semana uma série de artigos dedicados à questão do copyright na Web.
Foram entrevistados representantes de agências de notícias e imagens, editores de tablóides, produtores independentes, buscando saber de que maneira eles estão sendo afetados pela Web e que estão fazendo no sentido de proteger seus direitos sobre o material produzido.
A série promete...

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Banco Imobiliário em edição mundial terá cidades do tabuleiro escolhidas por votação

O tradicional jogo de tabuleiro Monopoly, conhecido no Brasil como Banco Imobiliário, vai lançar uma edição mundial.
Para decidir que cidades serão incluídas no tabuleiro da edição internacional, está aberta uma votação no site do Monopoly. As 22 cidades mais votadas farão parte do jogo.
A votação vai até 29 de fevereiro. Até o momento, Rio de Janeiro foi única cidade brasileira a receber votos e se encontra na vigésima nona posição.
Via Indústrias Culturais.

marcos palacios

Marcadores: , ,

1 comments links to this post