segunda-feira, março 31, 2008

Obras raras são disponilizadas online

O Ministério da Cultura espanhol, em parceria com bibliotecas públicas dos estados, está disponilizando para pesquisadores, historiadores e o público em geral um acervo raro. A biblioteca virtual de imprensa histórica é o resultado de um processo de digilitalização de obras editadas desde o seculo XVIII. Muitos desses materiais são desconhecidos e únicos. A publicação mais antiga é 'La Pensatriz Salmantina', de 1777, conservada na Biblioteca Pública de Cáceres. Trata-se de uma rarissíma publicação do XVIII, destinada às mulheres.
Via El Mundo.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

domingo, março 30, 2008

Blogueiros querem ser tratados como jornalistas?

As instituições, e suas assessorias de imprensa, estão cada vez mais de olho na crescente influência dos blogueiros na formação da opinião pública. Com esta constatação, é natural que as empresas busquem relacionar-se com eles. Muitas vezes, essa relação, ou abordagem, é semelhante à que se tem com os jornalistas. Por falta de conhecimento da cultura blogueira, creio eu, existe uma constante tensão neste contexto.

The State of Blog Relations, uma pesquisa feita nos Estados Unidos, é essencial para entender como está se dando a relação dos blogueiros com as assessorias de imprensa – mais especificamente com os profissionais de relações públicas.

Os dados indicam que é importante lidar com blogueiros de forma profissional. Segundo a pesquisa, 42% dos bloggers recebem, pelo menos, uma vez por dia um email de um profissional de comunicação com uma notícia.

Uma das partes que me chamou atenção no estudo foi o Blogger or Journalist: Differences in Definitio. Esta parte mostra que 32 por cento dos blogueiros concordou que devem ser tratados como jornalistas, sendo que 36 por cento se mostraram neutros.

Dentre os profissionais de relações públicas, 58 por cento deles acham que blogueiros não são jornalistas, mas, inversamente, entendem que a abordagem aos blogueiros deve ser igual à feita aos jornalistas.

A pesquisa, realizada com blogueiros e relações públicas, é bastante rica em dados e merece atenção dos pesquisadores e profissionais de comunicação. Uma leitura altamente indicada.
Via Jornalismo Digital.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Tendências da web semântica

Diversos pesquisadores têm buscado desenvolver novas tecnológias que darão suporte à web semântica. Os motores de busca, na minha opinião, estão na linha de frente nos investimentos e na experiementação de novas formas de classificação e recuperação das informações.

O texto Semantic Web Patterns: A Guide to Semantic Technologies é essencial para quem tem interesse no assunto. Neste artigo, são analisadas as tendências e tecnologias que suportam a web semântica.

The Semantic Web means many things to different people, because there are a lot of pieces to it. To some, the Semantic Web is the web of data, where information is represented in RDF and OWL. Some people replace RDF with Microformats. Others think that the Semantic Web is about web services, while for many it is about artificial intelligence - computer programs solving complex optimization problems that are out of our reach. And business people always redefine the problem in terms of end user value, saying that whatever it is, it needs to have simple and tangible applications for consumers and enterprises.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

La Vanguardia estréia trackbacks

Mais um jornal incorpora o serviço de trackbacks. Desta vez, foi o espanhol La Vanguardia que passou a usar a mesma ferramenta utilizada pelo periódico português Público: Twingly. Segundo o La Vanguardia, o objetivo é potencializar a participação das audiências. “Queremos uma comunidade de leitores ativos, que escutem e sejam escutados”.

A ferramenta, Twing, é um servidor de ping e um motor de busca de blogs, que conecta diretamente os jornais que possuem o serviço com a blogosfera. Assim, ao linkar uma notícia de um dos periódicos que possuam o serviço, aparecerá nele a sua postagem com um link do seu blog.

Agora existe um detalhe importante: para receber trackbacks é necessário incoporar a lista de serviços do seu blog este endereço: http://rpc.twingly.com/. Caso a plataforma que você utilize não seja compativel com um ping automático, tem que fazer um ping manual neste endereço: http://www.twingly.com/ping.aspx.
Via eCuaderno.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Wikiworld está disponivel para baixar

O livro “Wikiworld - Political Economy and the Promise of Participatory Media” (PDF) acaba de ser disponibilizado online. A obra é de autoria de Juha Suoranta e de Tere Vadén, da universidade finlandesa de Tampere. Segundo o blog Atrium, a nota de divulgação informa:

The book provides a critical view on the use of new technologies and learning practices in furthering socially just futures, while at the same time paying critical attention to the constants, or “unmoved movers” of the information society development; the West and Capitalism. The essential issue in the Wikiworld is one of freedom – levels and kinds of freedom. Our message is clear: we write for the radical openness of education for all.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Top 100 Twitter

No Social Media, encontrei uma lista dos 100 mais populares usuários do Twitter. A lista foi feita a partir do número de seguidores. Muitos conhecidos estão entre os tops: Barack Obama, Robert Scoble, Jason Calacanis, Leo Laporte. E por falar em Twitter, no Loïc Le Meur blog, há uma lista de 58 aplicativos para usar com a rede.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Folha defende nova Lei de Imprensa

Em editorial publicado neste domingo, a Folha de S. Paulo, defende que o STF deveria manter o núcleo vivo da Lei de Imprensa, posicionando-se contrária a extinção pura e simples de uma legislação específica para determinar os parâmetros de funcionamento dos meios de comunicação. No editorial, a Folha sustenta ainda que o Congresso Nacional deveria com urgência elaborar uma nova Lei de Imprensa. Leia a íntegra do editorial (para assinantes). Nos próximos meses, o STF deve se pronunciar sobre a Lei de Imprensa em duas ociasiões, quando tratar do julgamento da necessidade da exigência de formação superior para o exercício do jornalismo e para julgar a liminar que suspende a execução de determinados artigos da Lei de Imprensa aprovada em 1967. A posição da Folha de S. Paulo marca uma diferença em relação a maioria das empresas de comunicação, contrárias a existência de qualquer dispositivo legal que oriente a prática da imprensa. Uma das empresas que mais combate a exigência do diploma de jornalismo para a prática da profissão - postura que vem provocando duros embates com órgãos sindicais dos jornalistas como a FENAJ - a Folha agora admite a necessidade de uma legislação específica para regular a prática dos meios de comunicação.

Elias Machado

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sábado, março 29, 2008

Blog divulga produção científica na região de Juazeiro



O curso de Jornalismo em Multimeios, do Departamento de Ciências Humanas, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) acaba de lança o Blog, MultiCiência - Agência de Notícia, Ciência, Educação e Tecnologia, projeto de extensão para a divulgação da produção científica na região de Juazeiro. O Blog é uma das atividades de um projeto de extensão existente há quase três anos e procura fornecer aos meios locais de comunicação acesso a fontes cientificas e informações sobre a produção da ciência produzida na região de Juazeiro-Bahia e Petrolina-Pe.

Elias Machado

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

BBC News lançará novo site

A BBC News lançará na próxima semana o seu novo site. A página oferecerá possibilidade de agregação dos seus vídeos e grandes imagens, além de um novo sistema de audio e vídeo, segundo o editor Steve Herrmann. A última alteração do site aconteceu em 2003.

Early signs suggest that on those stories where we’ve embedded the video in a story, as opposed to providing the link to a pop-up player as we've done up to now, the video gets about ten times more usage than before. So it looks like it’s working well so far… More soon on the rest of the changes.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Pôsteres aprovados para o XI ENPJ são divulgados

Os 13 pôsteres aprovados para apresentação no XI Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, que acontece em São Paulo, na Universidade Mackenzie, foram divulgados nesta semana. O evento acontece entre os dias 18 e 21 de abril.

Confira a lista dos aprovados:

1-Fabiane de Souza e Juliana Passos Alves ˆ Título: Projeto Ciência em Pauta. Orientadora: Tattiana Teixeira (UFSC) - Iniciação Científica
2-Ana Carla da Silva Lopes, Aline Scarso, Arthur da Silva Pires, Natália Mantovan de Almeida, Priscila Lidiane de Freitas João, Vanessa de Paula Machado e Yula Marjorie Ribeiro. ˆ Título: Jornal do Ferradura. Orientador: Ângelo Sottovia Aranha - UNESP Bauru - Extensão
3-Nayra Vasconcelos - A mulher jornalista na editoria de esportes ˆ Orientadora : Socorro Veloso ( Unifae-SP) - Iniciação Científica
4- Luana Envira Barros, Ana Maria Martins e Elyadja Cinthia Barbalho de Matos - Título: Muito Além do Forró: História das relações entre imprensa e política no interior do nordeste ˆ o caso de caruaru - Orientador: Marconi Aurélio Silva - Favip ˆ Fac. do Vale de Ipojuca-PE.- Iniciação Científica
5-Alberto Silva Cerri, Ana Carolina Almeida, Bruno Espinoza, Gabriel Leite de Moraes, Gabriel Pansardi Ruiz e Tatiana Aoki Cavalcanti. - Título Raiz Social ˆ orientador : Antônio Francisco Magnoni ˆ UNESP Bauru - Extensão
6-Diego Kerber ˆ Título ˆ Plataforma de conteúdos jornalísticos - O caso Opennews - Orientador: Elias Machado ˆ Iniciação Científica
7- Vanessa Silva, Amanda Rabelo, Bruna Ferrari, Denis de Lima, Felipe Ibrahim, Giuliano Martins, Juliane Cintra, Pâmela Raquel, Raúl Sosa e Marjorie Ribeiro. - Título - Diferente pero no mucho ˆ orientador Antônio Francisco Magnoni - Unesp Bauru - Extensão
8- Juliane Cintra de Oliveira, Regina Colon e Vanessa Silva. - Título: Falando em Política ˆ Orientador: Antônio Francisco Magnoni - UNESP Bauru. - Extensão
9- João Guilherme da Costa Franco Silva D´Arcadia ˆ Título: Toque da ciência ˆ Orientador: Juliano Carvalho ˆ Unesp-Bauru - Iniciação Científica (?)
10- Flaviana de Freitas Oliveira ˆ Uma nova realidade ˆ o processo de implantação da TV digital no Brasil ˆ orientador: Juliano Carvalho ˆ UNESP Bauru - Iniciação Científica (?)
11 - Ana Carolina Figo Curvello ˆ Oficina de produção de notícia - orientadora: Liliana Ribeiro ˆ Universidade Católica de Brasília. – Extensão
12 ˆ Érika M. Nering - Diálogo de discursos ˆ Orientador : Juliano Carvalho UNESP
-Bauru ˆ Iniciação Científica (?)
13 ˆ Fabiano Fachini ˆ Maluco Beleza ˆ no ar, um exercício de cidadania.Orientadora : Ivete Cardoso do Carmo Roldão (Puc-Campinas)- Iniciação Científica.
Mais informações sobre o XI Encontro Nacional de Professores de Jornalismo no endereço aqui ou aqui.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sexta-feira, março 28, 2008

Consultor Júridico dá barrigada

A falta de apuração, para mim, é a maior causadora de barrigadas do jornalismo mundial. Todos os meses centenas de jornais publicam, por falta de apuração, informações que não condizem com a realidade. Nesta quinta, foi a vez do Consultor Jurídico. O periódico, especialista no meio juridico, demitiu o ministro José Antonio Toffoli, da Advocacia-Geral da União. Algumas horas depois, o informativo retirou o texto do ar – o que é grave – e publicou uma nota desmentindo a informação.

Os blogs também não estão distante desta realidade. O blog do Noblat, e alguns outros, seguiram o texto do Consultor, sem checar a informação. Noblat publicou o texto às 10h da manhã, sendo que às 17h36 atualizou o post com uma nota do AGU esclarecendo o fato.

Lamentável.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Interatividade no jornalismo é o tema da terceira ciranda de textos

Está acontecendo a terceira ciranda de textos. O tema desta edição é jornalismo e interatividade. Quem tiver interesse em fazer parte deve publicar um texto sobre tema em seu blog e avisar ao blog guia, que, desta vez, é o Mil Idéias e Ideais de Todos. No guia, você pode conferir os textos com links para os participantes. Confira o FAQ da Ciranda de Textos, no Blog Meio Digital.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Arquivos do Conversa Afiada podem ser consultados

Depois que o portal IG retirou do ar o site do jornalista Paulo Henrique Amorim, o Conversa Afiada, vi diversos blogs e matérias falando da retirada de todo o conteúdo do site. Para tirar a dúvida, fiz uma consulta no google e realmente todo o arquivo foi apagado dos servidores.

Felizmente, nem todo material que é colocado na internet pode ser deletado. O Internet Archive Wayback Machine é um tipo de museu que arquiva, há 12 anos, páginas da web de todo mundo, inclusive brasileiras. Consultei o endereço do Conversa Afiada do IG, e lá estavam arquivos de 2006 e 2007.

O Internet Archive possui mais de 85 mil milhões de sites guardados neste arquivo digital que pretende mostrar a evolução da internet e preservar a informação online.

Agora, o Conversa Afiada tem novo endereço.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Yahoo! adota semântica

O Yahoo! lançou uma plataforma de busca aberta. Será possível alterar e melhorar os resultados da busca com dados estruturais que possam ser úteis a outros usuários.

Também dará suporte a uma série de padrões web semânticos, como a utilização de microformatos. Essa mudança, segundo o blog Web Marketing, “torna os resultados muito mais organizados e, principalmente, trazem uma qualidade muito maior”.

O blog avalia que, “com essa adoção do Yahoo!, a web em geral vai ter que correr para se organizar, porque ninguém vai querer perder tráfego do Yahoo! nem as possibilidades de construir aplicações em cima da plataforma de busca”.

O Web Marketing faz uma avaliação muito interessante sobre o tema e questiona: “quantas das empresas web estão preparadas para isso? Quantas das empresas que dizem conhecer SEO sabem fazer bom uso de microformatos, entre outras aplicações semânticas na web? Mais que uma corrida nos buscadores, essa proposta do Yahoo! vai causar uma mudança nos produtos de otimização de sites e criação de websites oferecidos atualmente”.
Via Tech Crunch.

Alberto Marques

Marcadores: ,

1 comments links to this post

Edição de imagens

Esta foto publicada pela CNN é um caso de manipulação ou uma edição comum?
Via 槽边往事.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quinta-feira, março 27, 2008

Photoshop Express: muito mais que um editor de imagens

Já está disponível a versão beta de Photoshop Express, o muito esperado serviço de edição de imagens da Adobe. A página é construída inteiramente em Flash 9 e disponibiliza dois gigas de armazenamento de imagens. É possível integração com o Picassa e Photobucket, mas nada de Flickr. Cheguei a criar uma conta e fiquei impressionado com a qualidade visual das galerias de imagens.

Nele, como em muitos outros sites do gênero, é possível cortar, retocar, rodar, redimensionar e outras pequenas funções. Uma me chamou atenção: a de retoque, que produz um resultado bastante interessante.

Sem dúvida, o novo Photoshop Express não é apenas um editor de imagem. É uma página para armazenamento e compartilhamento de imagens, nos moldes da web social. O resultado é muito bom.
Via Webware.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Hábitos de consumo online

O estudo da Pew Internet e American Life Project, publicado em fevereiro, reafirmou o que muitos já sabiam: os conteúdos gerados na internet pelos consumidores influencia nas decisões de compra de outros clientes. A pesquisa mostra que, em 2007, 60% dos norte-americanos buscaram informações sobre produtos ou serviço. O nome do estudo é Online Shopping: Internet users like the convenience but worry about the security of their financial information(PDF).

Alguns dados:

As compras na internet são motivadas, principalmente, pela comodidade e velocidade; os americanos continuam preocupados com a segurança ao comprar com cartão de crédito; os que menos compram são justamente os que mais têm medo de seus dados serem extraviados; mais da metade dos entrevistados sentem-se frustrados em não conseguir finalizar uma compra online; quatro em cada dez norte-americanos usam internet para realizar operações bancárias.
Via Blogs Corporativos.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

quarta-feira, março 26, 2008

Um século de ensino de jornalismo

No próximo sábado (29), comemoram-se 100 anos de ensino de jornalismo. Na Universidade de Missouri, foi criada a primeira escola de jornalismo do mundo. Para quem tem interesse em conhecer mais um pouco sobre a história do surgimento das escolas, o texto Jornalismo a serviço da confiança do público, do professor da Universidade de Stanford, William F. Woo, é uma excelente opção.
Via Webmanário.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Blog ou site? Pedro Almodóvar lança nova página

Pedro Almodóvar estreou um novo site: Pedro Almodóvar Blog. Não sei porque chamaram-no de blog. Não possui links permanentes, endereço RSS e outras características que um blog possui. Apesar de ter sido lançado, a sensação é que o site está inacabado. Na página inicial, ele oferece a versão em três línguas, sendo que somente o espanhol funciona. Além disso, a seção de vídeo não possui nenhum arquivo. Sobre os textos publicados, existe somente um. Achei, em diversos pontos, um desastre. Sorte dos cinéfilos que os filmes do Almodóvar não são parecidos com seu blog(?). De qualquer forma, seus fãs ganharam um novo espaço.
Via eCuaderno.

Alberto Marques

Marcadores: ,

1 comments links to this post

Reputação online torna-se negócio rentável

Companhias como Reputation Hawk, International Reputation Management e a High Position definem-se como a próxima geração de relações públicas. Elas são especialistas em criar reputação e apagar rastros negativos na web. O preço do serviço, segundo a matéria do Atualidade Digital, pode chegar a vinte mil euros.

Para dar visibilidade aos clientes, as empresas trabalham com diversas técnicas de SEO. Além disso, acredito que elas devam trabalhar em parceria com os motores de busca.

Em janeiro de 2007, publiquei um post que mostrava que os jornais britânicos estavam utilizando o Google como ferramenta de marketing. Diários como o Daily Telegraph, Times of London e o The Sun pagavam ao site de busca e, sempre que um usuário procura as palavras-chave escolhidas por eles, aparece o link para os respectivos jornais.
Via Jornalismo e Comunicação.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Guia da BBC para mídias sociais está online

A BBC lançou um guia de uso das mídias sociais (PDF). O manual foi dividido em duas partes. A primeira indica como a BBC deve lidar com as redes sociais. A segunda, está relacionada a sua utilização.
Via Reportr.net.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

terça-feira, março 25, 2008

Buscador de notícias apresenta resultados de forma geográfica

MetaCarta, empresa americana de busca geográfica, lançou um site que mapeia notícias de mais de 1.400 fontes em todo o mundo. O serviço permite aos usuários especificar um local de interesse e apresenta graficamente um mapa virtual. Os resultados da busca no GeoSearch News são apresentados por ordem de relevância.
Via Journalism.co.uk.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

Cem redes sociais para vídeo

Big crazy list. É como classifica Dave Saunders a sua lista de 100 redes sociais para vídeos. Uma boa seleção. Para quem tiver interesse, é imperdível.
Via Social Media.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Jornal português faz links para blogs

O diário português Público estreou um serviço de trackbacks. A ferramenta é administrada pela Twingly e permite mostrar os links recebidos na blogosfera. Acho que em Portugal esta é a primeira iniciativa. Agora é esperar para ver como a blogosfera irá reagir.
Via eCuaderno.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Biblioteca oferece clássicos bolivarianos em PDF

0 comments links to this post

segunda-feira, março 24, 2008

O mundo, de acordo com os jornais

Nicolas Kayser-Bril, no Online Jornalismo Blog, postou mapas que permitem você conhecer quais países receberam maior atenção dos jornais no mundo, em 2007. Como exemplo, Nicolas cita três diários britânicos, em que seus editores deram maior destaque aos países maiores e mais populosos. Fala também que os países que têm imigrantes britânicos, especialmente se forem brancos, receberam maior espaço.

"Hardly surprising, but still disheartening, especially when you consider that the only brand that does not advocate objectivity, The Economist, covers the world more equally".

O projeto foi idealizado no período que Nicolas Kayser-Bril estava escrevendo sua dissertação (PDF). Os primeiros mapas foram publicados no blog francês L'Observatoire des Médias. "Seeing the response, Gilles Bruno and I decided to go further and keep track of newspaper coverage. We want the maps above to be updated daily (or weekly) in order to pressure editors into covering more diverse issues".

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

"Internet é último reduto do jornalismo independente"

A afirmação que dá título ao post foi extraída do texto-esclarecimento de Paulo Henrique Amorim anunciando o novo espaço para o Conversa Afiada depois do blog ter sido retirado do ar pelo iG, no último dia 18, quando o portal anunciou a demissão do jornalista.
Paulo Henrique Amorim assinala no texto: "Não é a primeira vez que me mandam embora de uma empresa jornalística. Só o Daniel Dantas me “tirou do ar” duas vezes: na TV Cultura e no Uol. E ele sabe que não vai me tirar, nunca ... Com isso, se encerrou a vida deste blog num portal da internet. Nenhum blog de relevância política nos Estados Unidos, por exemplo, está pendurado num portal. Clique aqui para ver: http://www.huffingtonpost.com ou http://www.talkingpointsmemo.com, para ficar em dois dos melhores exemplos. Essa é a virtude da internet: último reduto do jornalismo independente". Texto completo aqui.
Em tempo: O editorial assinado por Caio Túlio Costa sobre a demissão de PHA é um dos destaques na home do iG desta segunda.

Suzana Barbosa

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Uso de redes sociais na América Latina dobra

O uso das redes sociais cresceu 103% nos países latino-americanos. Esta é a conclusão do estudo comScore: Uso das redes sociais na América Latina (PDF). Os países analisados foram Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México. São 29,6 milhões de pessoas usando as redes sociais nos cinco países. Este número equivale a 64% dos usuários de internet nos países, de acordo com os dados divulgados. As sete redes sociais utilizadas são: bebo, facebook, friendster, hi5, mySpace, Orkut e Sónico.
Via Analytics 2.0.

Alberto Marques

Marcadores:

1 comments links to this post

Representative journalism será testado

Leonard Witt colocará em teste a viabilidade do representative journalism. O pesquisador recebeu uma doação da Harnisch Family Foundation, em parceria com o projeto Locally Grown, para executar sua proposta.

Witt está propondo que as próprias comunidades – tanto geográficas, como de interesses temáticos – financiem jornalistas para editar e transmitir informações geradas dentro de cada uma delas.

O blog Periodismo Ciudadano explica que a interatividade e o contato direto com as redes sociais online também serão ferramentas para os “jornalistas de comunidades”.

“Y en la idea de Witt, esos nichos de información comunitarios podrían agregarse a otros similares hasta llegar a un centro de información de carácter nacional o incluso internacional”, informa o blog.

Não vi muita inovação na proposta, mas como a explicação foi pequena e não procurei mais informações no blog do projeto, pode ser que exista algo interessante.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

domingo, março 23, 2008

UFRN abre concurso para professor de Jornalismo

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte publicou edital de concurso público para professor. Tem uma vaga para doutores na área de Jornalismo. As inscrições vão de 27 de março a 18 de abril de 2008. Mais informações no Edital do Concurso.

Elias Machado

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Seu guia para web móvel

Your Guide to the Mobile Web é o título do post de Mark Glaser sobre web móvel. O texto é bem inicial e didático. Para quem quer entender como está se dando este processo de mobilidade, o texto é imperdível.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Um novo mundo

A notícia não é nova, mas merece um registro: O diário espanhol El Mundo preparou um trabalho multimídia para apresentar sua nova sede. A empresa mudou para um novo edifício e reforçou a aposta na convergência. As redações tradicional e digital partilham agora o mesmo espaço, dividido também por outras duas publicações do grupo Unidad Editorial, Marca e Expansión. Helder Bastos nos informa que “no total, são 900 jornalistas distribuídos por 18 mil metros quadrados”.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Mídias sociais e o voto dos universitários americanos

Acaba de ser lançado o The student's guide to voting. O objetivo do guia é demonstrar e levar aos estudantes universitários informações e ferramentas para estes exercerem o seu poderoso e fundamental direito ao voto. Um dos pontos que me chamou atenção foi uma seção do manual sobre mídias sociais e ferramentas da web 2,0. Segundo o texto, elas estão ajudando a envolver mais os jovens no processo democrático. Uma boa idéia e que pode ser seguida em outros países.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Fora da lei: estudo aponta hegemonia da direita nos meios de comunicação

Os políticos dos partidos de direita e de centro, DEM, PSDB e PMDB são os “donos da mídia” nacional. É o que conclui o Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (Epcom). Ao total, 271 políticos são sócios, proprietários ou diretores de emissoras de rádio e TV. Contrariando a legislação, a maioria deles é prefeito, seguidos dos deputados estaduais.

E se isso não fosse o bastante para o controle sobre as informações que são veiculadas nos meios de comunicação, o relacionamento dos parlamentares direitistas está bem à frente dos de esquerda, quando o assunto é dialogo com jornalistas.

No Congresso Nacional, observo que os senadores e deputados de direita, e seus assessores, têm um relacionamento bem melhor com os jornalistas. Um prova disso é que, nas coletivas e no dia-a-dia, os direitistas sempre municiam os jornalistas com dados e informações que são importantes para eles, políticos. Isso é “pouco explorado” pelos esquerdistas.

Em relação à agenda a ser seguida, esta também é pautada pelos jornalistas mais antigos, geralmente oriundos dos grandes meios de comunicação e que têm a linha editorial de direita. Não é difícil encontrar em entrevistas no Senado ou na Câmara mais ou menos 20 jornalistas; dentre esses, somente cinco fazem perguntas. O resultado é que todos seguem o mesmo recorte.

E o que digo pode ser constatado diariamente nas manchetes e na pauta negativa imposta pelos meios de comunicação no Brasil. Numa análise superficial, posso imaginar que estes dados e visões aqui colocados são motivados e justificados pelo estudo da Epcom. A conclusão, em termos de comunicação, é que “não adianta” os partidos de esquerda, e os movimentos sociais, continuarem a chamar a grande mídia de golpista e ficar esperneando. É necessário aprofundar o debate e investir mais em meios comunicação.
Via Monitorando.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Os desafios do jornalismo sem fins lucrativos



Em artigo na revista Miller-Mccune o jornalista Ryan Blitstein trata das possibilidades de sucesso e os modelos de financiamento do chamado jornalismo praticado por organizações sem fins lucrativos. Um dos casos apresentados é o do Chi-Town Daily News, de Chicago, (foto da redação acima), dirigido por Geoff Dougherty

Via Media Shift Idea Lab

Elias Machado

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sábado, março 22, 2008

Registros multimídias dos cinco anos de guerra de Bush

Nesta semana, os jornais americanos deram destaque ao aniversário da guerra do Iraque. Diversos periódicos produziram trabalhos multimídias que retrataram os cinco anos de invasão de Bush. Mindy McAdams fez uma coletânea de alguns trabalhos:

Bearing Witness: Five Years of the Iraq War (Reuters)
Iraq: Five Years On (BBC)
Iraq in Transition (PBS Newshour)
Bush’s War (PBS Frontline)
Dayton Daily News
Iraq 5 Years In (Nytimes)

A guerra de Bush, até o momento, tem um custo estimado em US$ 504 bilhões [R$ 859,82 bilhões]. Os cinco anos foram completados nesta quinta-feira (20). Durante este período, cerca de 4.000 militares norte-americanos morreram. No entanto, não há consenso, quanto ao número de civis mortos, que é muito maior.

Segundo a Folha, a OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou, em janeiro, que o número de civis mortos violentamente desde o início da invasão oscila entre 104 mil e 223 mil. Já a organização não-governamental IBC (Iraq Body Count) afirma que entre 82.249 e 89.760 civis morreram desde março de 2003.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Audiências de jornais online americanos aumentam

Uma pesquisa da Nielsen Online, encomendada pelo Editor & Publisher, revelou os 30 melhores jornais online de fevereiro. A pesquisa indica que o tráfego de alguns jornais online tem aumentando bastante. É surpreendente constatar como alguns ultrapassaram em 100% o número de sua visitação comum. Este é o caso do Atlanta Journal-Constitution (105.7%). Uma explicação plausível são as primárias para as eleições norte-americanas.

É importante frisar que nem todos os periódicos cresceram suas audiências. O The Houston Chronicle, por exemplo, teve uma diminuição de 18.9% e mesmo assim continua na lista. Como em todas as pesquisas realizadas neste sentido, a metodologia usada para alcançar as cifras está sendo questionada.

E no Brasil, alguém tem dados?

Brand or Channel -- Unique Audience (000) -- % Change (YoY)

NYTimes.com -- 18,975 -- 46.4%
USATODAY.com -- 10,571 -- 16.8%
washingtonpost.com -- 10,441 -- 30.0%
LA Times -- 6,183 -- 36.0%
Wall Street Journal Online -- 6,040 -- 75.8%
Boston.com -- 4,904 -- 53.4%
SFGate.com/San Francisco Chronicle -- 4,431 -- 36.9%
New York Post -- 4,150 -- 54.6%
Newsday -- 3,911 -- 91.1%
Daily News Online Edition -- 3,563 -- 39.5%
Chicago Tribune -- 3,284 -- 10.5%
Atlanta Journal-Constitution -- 2,940 -- 105.7%
The Politico -- 2,885 -- 161.8%
The Houston Chronicle -- 2,670 -- (-18.9%)
Azcentral.com -- 2,652 -- 42.7%
International Herald Tribune -- 2,598 -- 54.2%
Village Voice Media -- 2,496 -- 76.0%
Seattle Post-Intelligencer -- 2,273 -- 33.9%
Philly.com -- 2,204 -- 77.3%
Chicago Sun-Times -- 2,203 -- 2.8%
Star Tribune -- 2,108 -- 52.2%
The Seattle Times -- 2,051-- 13.3%
DallasNews.com - The Dallas Morning News -- 2,044 -- 50.5%
tampabay.com -- 1,938 -- 57.8%
The Washington Times -- 1,685 -- 4.9%
Baltimore Sun -- 1,667 -- 39.3%
The San Diego Union-Tribune -- 1,582 -- (-6.9%)
MiamiHerald.com -- 1,535 -- (-6.6%)
Pittsburgh Post-Gazette -- 1,472 -- 27.0%
St. Petersburg Times -- 1,376 -- 15.2%

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Investimentos em blogs chegam a US$ 25 milhões

À medida que os weblogs se difundiram e tornaram-se ferramentas importantes de relações públicas e posicionamento de marcas, sua utilização profissional vem gerando altos lucros para alguns blogueiros e para as empresas, como Blogger. Para exemplificar o montante dos investimentos em 2007, foram aplicados em blogs, e redes de blogs, US$ 25 milhões. Mike Arrington,no blog Tech Crunch, fez uma postagem muito interessante sobre o tema. No post, existe um levantamento dos investimentos feitos por companhias durante alguns anos. O texto mostra como os valores mais que dobraram em 2007. Resumidamente, o post trata de uma análise do mercado que se formou com a criação dos blogs.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

sexta-feira, março 21, 2008

Campo Grande News cria "repórter cidadão"

O portal de notícias regional Campo Grande News criou, na última quinta-feira, 20 de março, um canal reservado para colaboração dos leitores chamado "Repórter News". Segundo informações do Campo Grande News, o leitor pode enviar vídeos ou fotos sobre fatos relevantes em Mato Grosso do Sul.

O sistema definido como "jornalismo cidadão", onde qualquer pessoa pode sugerir e enviar texto, imagem ou vídeo para os jornais impressos, emissoras de televisão ou de rádio e ainda portais jornalísticos; começou a ser adotado pelo Campo Grande News. No primeiro dia o portal recebeu quatro matérias dos leitores sendo uma com vídeo e outras três com fotos.

O portal criou um Canal na coluna esquerda da página para que os colaboradores possam efetuar o login e remeter os textos, imagens ou vídeos. Antes disso, o leitor/colaborador deverá efetuar um cadastro simples, onde insere dados como nome, endereço eletrônico (e-mail), CPF, telefone e criou um login e senha para acesso ao sistema.

Com a iniciativa o portal regional de notícias Campo Grande News implementa recursos disponíveis há alguns anos em outros portais e oferece mais um recurso para o público. O novo canal atualiza o portal no que se refere aos recursos e características do ciberjornalismo atual.

Gerson Luiz Martins
Do Blog Redação Ciberjornalismo

Marcadores: , , , ,

2 comments links to this post

Especialização e linkagem: uma proposta para cobertura jornalística

Jeff Jarvis está propondo "um novo formato" de cobertura para os jornais online. Segundo Jeff, cada meio deve concentrar-se no que está melhor preparado, criando links para o resto. New rule: Cover what you do best. Link to the rest é o título do post. Em lugar de tentar cobrir tudo e não linkar nada, o autor sugere uma nova arquitetura das notícias, baseada na especialização e nos links.

This changes the dynamic of editorial decisions. Instead of saying, “we should have that” (and replicating what is already out there) you say, “what do we do best?” That is, “what is our unique value?” It means that when you sit down to see a story that others have worked on, you should ask, “can we do it better?” If not, then link. And devote your time to what you can do better.
Via eCuaderno.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

Cartografia está incorporada nas rotinas jornalísticas?

No blog Cobertura Digital, Christian Espinosa apresenta alguns exemplos do uso do Google Maps em trabalhos jornalísticos. Ele cita a cobertura das inundações do Equador, feita pelo diário Hoy On line e, depois, recorre a outras experiências com a ferramenta:

Google Maps en la cobertura de incendios
La BBC creo un mapa de una de las peores inundaciones
Mapa interactivo de crímenes
Un mapa de Francia del siglo XVIII sobre Google Maps
Google Manía hace un seguimiento

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Rede social de medicina alternativa

Considerados ineficientes por muitos, os métodos de cura alternativos têm se expandido cada vez mais no mundo. Técnicas como acumputura, aromaterapia, reike e outras técnicas milenares estão cada vez mais conhecidas.

rVita é uma rede social de medicina alternativa que proporciona aos usuários um contato com os profissionais da área, que respondem a perguntas e publicam artigos sobre as mais diversas enfermidades. Permite-se ainda aos membros compartilhar experiências.
Via Wwwhat´s New.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quinta-feira, março 20, 2008

Concurso para jornalistas cidadãos

VídeoNews24 está promovendo um concurso de jornalismo cidadão em vídeo. As inscrições da primeira edição do concurso estão abertas e podem ser feitas até julho de 2008. A segunda começará em 1º de setembro deste ano e finalizará em abril de 2009. Os prêmios variam entre 250 e 100 euros. Podem ser enviados até três vídeos. Aqui você pode consultar o regulamento.
Via Periodismo Ciudadano.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Para quem acredita que o jornal impresso acabará

No Press Gazette uma notícia para quem acha que o jornal impresso acabará: Death of print? News International unveils 'biggest printing plant in the world'. O texto cita um investimento feito por James Murdoch, presidente e principal executivo da News Corp's. Segundo ele, the investment "should be ample answer to those who believe the business of journalism, in print, is a business for yesterday's readers, not tomorrow's."

No final do texto existe um questionamento que justifica a tese: "Why, then, is Rupert Murdoch, the most successful media proprietor in the world, investing £650m in state-of-the-art presses to print the Sunday Times, Sun, Times and News of the World?"
Via ContraFactos & Argumentos.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Parlamento europeu promove prêmio de jornalismo

Estão abertas as inscrições do Prêmio de Jornalismo do Parlamento Europeu. É a primeira vez que acontece o concurso, que é destinado a jornalistas que, segundo os organizadores, tenham trabalhado as grandes questões européias ou promovido um melhor conhecimento das instituições e/ou políticas da União Européia.

O prêmio será atribuído em quatro categorias diferentes: imprensa, rádio, televisão e Internet. O vencedor de cada uma receberá 5000 €. De acordo com a página do concurso, a participação pode ser feita a título individual ou em equipes com até cinco pessoas, através de artigos ou reportagens, quer se trate de um trabalho único ou parte de uma série de trabalhos.

Os artigos têm de ter sido publicados ou difundidos numa das línguas oficiais da União Europeia entre 1º de maio de 2007 e 30 de abril de 2008. Todos os participantes devem ser cidadãos ou residentes de um país membro da UE e ter carteira profissional de jornalista.

Os trabalhos deverão ser entregues entre 15 de março de 2008 e 15 de maio de 2008. O vencedor do prêmio será conhecido em outubro de 2008. O regulamento do concurso pode ser lido aqui.
Via ContraFactos & Argumentos..

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Deuses gregos: uma navegação genealógica

Family Tree of the Greek Gods é um navegador interativo na genealógica dos deuses gregos. O usuário pode navegar, em inglês, por toda mitologia conectando informações entre os distintos personagens.
Via La Brujula Verde.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

quarta-feira, março 19, 2008

Abertas inscrições para seminários de Jornalismo em Florianópolis


Os interessados em participar do I Seminário sobre o Conhecimento do Jornalismo e do II Seminário do Programa Nacional de Estímulo à Qualidade do Ensino de Jornalismo e do Estágio Acadêmico têm até o dia 26 de março para se inscreverem. Os eventos serão realizados em Florianópolis, de 27 a 30 de março. O professor Nilson Lage, do Programa de Mestrado da UFSC, faz a conferência de abertura do I Seminário sobre o Conhecimento do Jornalismo. Haverá o lançamento dos livros O conhecimento do Jornalismo, editado pela FENAJ e Olhares sobre o Jornalismo. A contribuição de Adelmo Genro Filho, publicado pela FACOS Editora, da UFSM. Mais informações sobre a programação e inscrições para os seminários em www.fenaj.org.br ou www.sjsc.org.br.

Elias Machado

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Evento discutirá cenário 3G

O Rio de Janeiro será sede do Rio Wireless International Conference, nos dias 15 e 16 de abril. A conferência apontará, segundo texto de apresentação do encontro, as tendências e os caminhos da inovação no setor, mostrará as experiências de países que já adotam a terceira geração, as tecnologias de acesso, novos terminais e os serviços que poderão ser oferecidos ao mercado brasileiro a partir dessas tecnologias. A programação completa está aqui.
Via Jornalismo Móvel.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Feira de fotografia: um exemplo a ser seguido

Uma idéia a ser seguida aqui no Brasil: A Sociedade Lomográfica Portugal realizará a edição zero da Feira da Fotografia, que será inaugura nesta quinta-feira (20). A feira estará aberta ao público entre os dias 21 e 27 de março, de 17h às 21h. Este evento tem como principal objetivo fomentar a troca de trabalhos entre fotógrafos e/ou lomógrafos, assim como disponibilizar imagens a baixo custo, contribuindo para uma dinamização da atividade fotográfica de autor. Além disso, servirá também para sensibilizar o público para este gênero artístico.

Mais informações podem ser encontradas no Blog Fotojornalismos.

Marcadores:

0 comments links to this post

Jornalismo Digital em Ambientes Dinâmicos em artigo na OberCom

Está disponibilizado o número mais recente da revista académica Observatorio (OBS*).
OberCom, Observatório da Comunicação, é um dos centros portugueses de investigação em comunicação. A sua revista Observatorio (OBS*), é uma publicação online, multimédia, em open access, e de características académicas. Trata-se de uma revista interdisciplinar que, embora focada na comunicação, se encontra aberta às contribuições de outras áreas que se reclamem parte dos estudos da comunicação, desde a academia até ao mundo empresarial.
Na presente edição, está incluído um artigo de Suzana Barbosa, pesquisadora do GJOL, intitulado Jornalismo Digital em Ambientes Dinâmicos. Propriedades, rupturas e potencialidades do Modelo JDBD. Destaque também para o artigo de Elizabeth Saad Correa, nossa parceira no Convênio de Colaboração Brasil-Espanha sobre Cibermeios, Reflexões para uma Epistemologia da Comunicação Digital.
Observatorio (OBS*) e-journal é uma publicação de alcance internacional, que aceita e publica textos escritos em Português, Inglês, Francês,Italiano, Castelhano, Catalão e Galego.

marcos palacios
0 comments links to this post

Ferramenta agrega busca em diversas fontes 2.0

Detesto colocar barras em meu navegador, mas esta parece ser interessante: Joongel. A ferramenta possibilita fazer buscas em diversas fontes, como digg, google, wikipedia, Technorati, Yahoo answer, flickr, del.icio.us.

Não cheguei a instalar, mas vou pensar com carinho na possibilidade. Quem o fizer, favor informar a funcionalidade da ferramenta.
Via Wwwhat´s New.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Berners-Lee defende proteção contra monitoração na internet

Há alguns dias, muitos blogs têm postado sobre uma entrevista com o pioneiro da web, o britânico Tim Berners-Lee. O pesquisador defendeu, em entrevista à BBC, que os usuários da internet devem ser protegidos contra sistemas que monitorem a sua atividade na internet. Um tema bastante polêmico e que merece atenção.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

terça-feira, março 18, 2008

Pai do iPod

Uma FM descobriu o pai do iPod:
Muito boa.
Via eCuaderno.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Iraque: cinco anos de guerra em imagens

A Reuters, em parceria com MediaStorm, lançou um belo trabalho sobre os cinco anos de horrores na guerra do Iraque. Narrando o que é testemunhar o conflito, repórteres, fotojornalistas e produtores apresentam em vídeo, imagens e sons o que é a guerra. Além disso, existe uma linha do tempo simplesmente magnífica.

Para não dizer que não há problema, apesar de ter uma boa conexão, os arquivos da página, em flash, demoraram muito a carregar. Mesmo assim, compensa a espera. Um trabalho digno de aplauso.
Via Multimedia Shooter.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post