quinta-feira, julho 31, 2008

Nova redação multimídia do Correio da Bahia

A empresa de consultoria e design Innovation, uma das mais importantes do mundo, divulgou hoje as primeiras imagens da redação multimídia do Correio da Bahia. O jornal baiano está sendo redesenhado e a estrutura física redifinida para comportar característica multimídia. O gerente de projeto da Innovation em Salvador, Eduardo Tessler, explicou que o Correio da Bahia passará por mudanças significativas se tornando um dos mais inovadores do país. O jornal passará a circular em formato berliner (um tamanho menor que o standard e próximo ao tablóid, adotado principalmente na Europa. O Jornal do Brasil há mais de três anos circula neste formato no Rio de Janeiro.

Veja abaixo o antes e o depois da redação do Correio da Bahia.


////ANTES////




/////DEPOIS /////




...
Fernando Firmino

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Uma galáxia de tags em imagens

Tag Galaxy é um sistema de busca de imagens a partir de palavras-chave. Fiz um experimento com a tag internet e a ferramenta apresentou uma infinidade de imagens, com a possibilidade de acrescentar novas palavras para filtrar o conteúdo. A "novidade" do sistema é a beleza e a forma como os arquivos são apresentadas.
Vale a pena visitar.
Via Intermezzo.

Alberto Marques

Marcadores: ,

1 comments links to this post

Technorati lançará relatório em setembro

De volta do período de férias, o pesquisador Alex Primo traz uma postagem em seu blog sobre um assunto de que não ouço falar há um bom tempo: o relatório State of the Web, do Technorati.

Os dados quantitativos, desde outubro de 2004, eram publicados trimestralmente pelo site. Alex explica que, desde que Dave Sifry, fundador do Technorati, deixou de ser o CEO da empresa, nenhum novo estudo foi lançado depois de abril de 2007.

A novidade é que Primo recebeu uma mensagem da equipe do Technorati convidando-o para responder a um questionário para o novo relatório que será lançado no final de setembro. "Segundo informa o texto, o estudo não se baseará apenas nos dados quantitativos coletados pelo mecanismo de busca. Desta vez, o estudo trará novos dados sobre padrões nos usos de blogs, a partir das respostas coletadas diretamente com blogueiros de todo o mundo".

Quem é cadastrado no Technorati certamente receberá o convite para responder.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Revista explora geografia, etnografia e aspectos sociais dos Mundos Virtuais

A revista Space and Culture (Sage) dedicou seu mais recente número (August 2008, Volume 11, No. 3 ) aos mundos virtuais.
São artigos sobre a geografia, etnografia, experiência cívicas em Second Life, educação nos Mundos virtuais.
No site da revista há acesso livre aos Abstracts.
A revista integra o Portal de Periódicos da CAPES, com acesso aos textos integrais para conexões em instituições assinantes do Portal. Há porém um detalhe: Space and Culture não está listada na relações de periódicos de Comunicação e sim de Geografia.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

2 comments links to this post

Os aposentos de Sherlock Holmes na Londres Vitoriana


Depois de ler as 60 histórias de Sherlock Holmes, o artista, infografista e fanático de Sherlock Holmes (como eu!), Russel Stutler criou uma gravura reproduzindo em seus mínimos detalhes os aposentos do mais famoso detetive vitoriano, no 221B Baker Street de Londres.
Tudo que é mencionado nos escritos de Arthur Conan Doyle aparece na gravura. Há uma versão indicando cada um dos objetos, além de várias opções de arquivo para quem quiser imprimir a gravura, em resolução de 300 dpi.
O quarto do Dr. Watson não aparece, pois ficava localizado acima, com acesso pelas escadas que se vêm à direita, na parte superior da gravura.
Via Blog do Dodô

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

1 comments links to this post

quarta-feira, julho 30, 2008

Jornalistas do Telegraph usam Google Apps para compartilhamento de matérias

O grupo Telegraph firmou parceria com a Google para utilizar o conjunto de aplicações online Google Apps e manter os jornalistas conectados. Acesso a emails, documentos e uma série de informações passam a ser compartilhados através desta plataforma. Para executivo da Telegraph, Robert Whiteside, estas ferramentas online facilitam a colaboração entre os jornalistas na produção e edição da notícia. O Google.Docs é um dos apps mais avançados e que se diferencia do Word ou do pacote Office da Microsoft pela possibilidade de trabalho compartilhado, gratuito e disponível online para textos, planilhas e apresentações.

Fernando Firmino

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Cuil pretende fazer sombra ao Google, mas também tem forte sotaque ianque

Lançado há pouco mais de 48 horas, mas já amplamente testado por blogueiros (experimentem buscar "cuil" no Technorati !) e comentadores de todo o mundo, o Cuil (lê-se "cool" e a palavra cuil é uma forma arcaica para conhecimento, em irlandês) é mais novo site de buscas, propaladamente lançado como um real e direto competidor do Google.
Segundo a maioria dos críticos, o Cuil não parece ter mostrado a que veio. Pelo menos por agora.
De fato, as resenhas são majoritariamente negativas.
O ReadWriteWeb chega a dizer que o Cuil não se destaca de centenas de buscadores alternativos que polulam por aí e que o auê todo é puramente publicitário e se deve ao fato de que seus criadores são Anna Patterson, arquiteta do maior indexador de páginas do Google, o TeraGoogle, e do marido Tom Costello, antigo funcionário da IBM, especialista em tecnologias de pesquisa.
Há quem esteja perguntando se o lançamento não foi prematuro (apesar da garantia de que 120 bilhões de páginas estão indexadas no buscador). Até apagão aconteceu nas primeiras 48 horas de funcionamento do novo buscador.
Fiz meu próprio teste, com resultados variáveis, mas em geral com muita coisa aproveitável. Não deixa de ser refrescante obter coisas diferentes do que se espera obter no Google.
O maior problema continua sendo o viés anglofônico nas buscas. É claro que existe uma predominância de páginas em inglês na Web, mas mesmo quando se usa palavras de conotações fortemente francesas, como "marionette", "madeleine", "moulin rouge", "marie curie", "sarkozy", praticamente todas primeiras páginas de resultados estão recheadas de opções para sites em inglês.
Nas Preferências não encontrei nenhuma ferramenta para privilegiar outras línguas na busca.
De qualquer modo, para acompanhar como vai se desenvolvendo, coloquei uma janela do Cuil no meu Firefox ( Add Cuil to Firefox), para usá-lo mais continuamente nesta semana.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

You Tube: ferramenta ajudará na localização de conteúdo em áudio

A Google está experimentando um novo serviço no You Tube para localização de conteúdo. Trata-se de um sistema que seleciona palavras-chave em vídeos através da voz. Sem dúvida, a idéia ajudará bastante os profissionais que trabalham com comunicação, reduzindo o tempo de busca por conteúdos específicos.

O que não ficou claro, para mim, talvez por falta de conhecimento, foi de que forma essa nova ferramenta filtrará o conteúdo dos arquivos que possuem BG e muitos outros que podem gerar uma dubiedade no conteúdo sonoro? Imagino que, nestes casos, a filtragem será prejudicada.

No blog Hector Milla existe um teste.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

terça-feira, julho 29, 2008

Cibermeios valencianos são pesquisados

Está disponível para download o livro "Los cibermedios valencianos: cartografía, características y contenidos" (PDF). No blog do autor, Guillermo López, é possível encontrar o livro, um resumo da obra, a base de dados e as variáveis da análise.

A pesquisa, segundo o Guillermo, é o resultado de uma completa análise das características de 232 cibermeios valencianos. "Se trata de un ámbito de investigación hasta ahora prácticamente inexplorado, y no porque carezca de interés. Como esperamos que quede reflejado en el libro, se trata, bien al contrario, de un campo fecundo para el análisis y la prospección académicas. Y cuyos resultados, además, también son de singular interés para los periodistas valencianos y las propias empresas mediáticas (tanto las directamente analizadas aquí como las que puedan verse indirectamente reflejadas)".

Alberto Marques
0 comments links to this post

Wwwhat's new lança versão brasileira

O excelente Wwwhat's new lançou uma versão brasileira do blog. Segundo um post, o "WWWhatsnew Brasil mostrará las noticias de la nueva web en portugués, dando un protagonismo especial a la Internet brasileña que cada vez se mueve más fuerte".

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Delegado da operação Satiagraha lança blog

O delegado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz, que coordenou a Operação Satiagraha, responsável pela prisão do banquiero Daniel Dantas, do ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta e de Naji Nahas lançou um Blog em que publica comentários e notícias relacionadas com as operações da Polícia Federal. O endereço http://blogdoprotogenes.com.br/ já foi acessado por mais de 5 mil vezes desde que entrou no ar, no último sábado. Notícia publicada pela Folha de S. Paulo de hoje informa que até o início da noite de ontem, havia 167 comentários postados, a maioria parabenizando e elogiando o trabalho do delegado. Além da Operação Satiagraha, Protógenes comandou outras ações da Polícia Federal de grande repercussão como os casos Corinthians-MSI, Contas CC5 do Banestado e Law Kin Chong e da Máfia do Apito.

Elias Machado

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Zooando na Web

Foto: Milena Palacios
Afirmando ter influências de tom zé, jackson do pandeiro, nelson cavaquinho, smetack, rolling stones, arrigo barnabé, titãs(cabeça d. à õ blésc blon), patty smith, paulinho da viola, raul seixas, massive attack, banda crac!, pearl jam, led zeppelin, deep purple, ramones, cazuza, rush, nancyta, riachão, ladrões de bicicleta, walter franco, elza soares, itamar assumpção, grupo rumo, jards macalé, nação zumbi, primus (a banda), nick cave, rebeca matta, os mutantes, ambitious lovers, arto lindsey, chet baker, premeditando o breque, john cage, luís melodia, john zorn, bob marley, robert fripp, caymmi, joão bosco, samba de roda de dona dalva, marcelo nova, lecuona cuban boys, pulsa, the doors, a Zooa é a mais nova banda baiana que usa a Web como plataforma de lançamento.
A promessa é de um som "bastante alternativo e não se encaixa em nenhuma categoria fixa. Misturando reggae, dub e rock, Zooa é irrotulável e incomparável".
É prometer demais?

marcos palacios

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

233 grados centígrados

Este é o título do blog do novo projeto liderado por Mario Tascón. Enquanto vão avançando no desenvolvimento do que será a "factoria de medios", os integrantes da equipe estão registrando as suas idéias, recompilando notícias de interesse, entre outros, nesta bitácora. Se apresentam assim:
- "Somos el equipo de Dixired, un grupo de gente que viene de sitios diversos aunque comparte el mismo objetivo: crear el grupo más importante de comunicación en Internet. Sin complejos, con convicción".

Suzana Barbosa

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Blogs no Times estão em alta, mas continuam escondidos

Os blogs do Times Online estão absolutamente em alta. O gráfico acompanha a evolução dos blogs publicados no site do jornal nos últimos 12 meses e é auto-explicativo. Clique na imagem para ampliá-la e ler alguns comentários postados sobre o assunto no Online Journalism Blog.
A pergunta para o Times é a seguinte: por que, diante do evidente sucesso, os Blogs não figuram no menu superior da home page? É preciso advinhar que o caminho é abrir Comment, para em seguida encontrar-se a "sub-seção" Blogs, de permeio com Letters, Obituaries, Columnists, Cartoon. A indexação pode fazer sentido lógico, mas não mercadológico....

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

PowerPoint faz as pessoas estúpidas ou estúpido é quem não sabe usar?


Andrea Bagatta, jornalista italiano e consultor de multimídia e negócios, acaba de lançar um livro onde se propõe a ensinar com bem usar o PowerPoint.
E dai? Mais um livro sobre uso do PowerPoint, deste vez incorporando os avanços da versão 2007?
Na verdade o que nos interessa aqui, mais que o lançamento, é a polêmica que o autor reaviva: PowerPoint é uma forma estúpida de fazer apresentações para estupidificar audiências?
Bagatta afirma que antes de produzir um livro que se pretende prático, refletiu também sobre os aspectos comunicacionais. Releu - e aqui vai o convite para todos - o artigo de Edward Tufte, Emérito Professor de Ciência Política, Ciência de Computadores, Estatística e Design Gráfico da Universidade de Yale, publicado na Wired em 2003, no qual o PowerPoint é descrito como a encarnação do Mal. Lembrou a acusação de que o acidente com ônibus espacial Columbia, em fevereiro de 2003, chegou a ser imputado - em notícia no New York Times - à pobreza de uma apresentação em PowerPoint, na qual os riscos de um acidente daquele tipo eram indicados. E releu e indicou para nós o artigo de Giancarlo Livraghi, no qual o uso do PowerPoint é visto como o caminho mais certo para a criação de "aparências sem substância", uma tendência que Livraghi acredita estar se tornando uma epidemia social.
Depois de toda a releitura, Bagatta escreveu e publicou tranquilamente seu livro sobre como Bem usar o PowerPoint, em contraposição ao Mau uso, ou uso "do Mal". O autor continua convencido de que ferramentas são apenas ferramentas (uma premissa altamente questionável, é claro) e que "uma apresentação em público é algo mais que simplesmente os slides do PowerPoint: é um mix entre os diapositivos (que devem ser produzidos de modo eficiente, sem recorrer-se aos estúpidos modelos pré-formatados) e a relação do apresentador" com sua audiência.
É sempre saudável revisitar a discussão sobre algo que tem uma utilização social e pedagógica tão alentada.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Um erro de design

Dick Stroud no 50-Plus Marketing, um blog dedicado ao marketing e publicidade direcionados para idosos, faz um comentário sobre o design de embalagem de champu e condicionador. Como distinguir um do outro, se as embalagens são praticamente iguais? Especialmente no apertado e normalmente pouco iluminado espaço de um box de banheiro; mais especialmente ainda, se o produto for, como neste caso, direcionado para pessoas mais velhas...
Será que os fabricantes querem que eu use óculos até para tomar banho?, pergunta Stroud...

marcos palacios

Marcadores: ,

2 comments links to this post

segunda-feira, julho 28, 2008

Contemporanea faz chamada de artigos

Contemporanea - Revista de Comunicação e Cultura, uma publicação semestral do Programa de Pós-graduação emComunicação e Cultura Contemporâneas (UFBa), está recebendo ensaios, artigos, entrevistas, atualizações bibliográficas, resenhas de livros de pesquisadores da área de estudos da comunicação e de áreas afins para seu próximo número, a ser lançado em dezembro de 2008.
A revista Contemporanea visa a divulgação de pesquisas nacionais e internacionais na sua área de interesse e aceita trabalhos inéditos para publicação, com predileção por abordagens contemporâneas dos fenômenos comunicacionais. Seu interesse localiza-se nas questões do enlace entre a cultura e as novas formas, linguagens e processos da comunicação mediática. Serão aceitos textos inéditos em Português, Inglês, Francês e Espanhol. Estes serão avaliados, sem identificação, por dois membros do Conselho Editorial.O original deverá ser submetido exclusivamente via Sistema de Revistas Eletrônicas Revcom.
Após a recepção do material, Karla Brunet e José Carlos Ribeiro, os editores responsáveis, entrarão em contato visando confirmar os procedimentos iniciais do processo de submissão.
Data final para o envio de originais: 22 de agosto de 2008.
As normas de publicação estão disponíveis online.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Salaverría analisa publicações de blogs jornalísticos

O trabalho “El estilo del blog periodístico: usos redaccionales en diez bitácoras españolas de información general” (.pdf), do pesquisador Ramón Salaverría, já está disponível na rede. Em seu blog, Salaverría explica o trabalho:

"Mi trabajo se apoya en un análisis de contenido realizado mediante técnicas cibermétricas. En concreto, analizo una muestra que comprende todos los artículos publicados durante dos semanas completas de mayo de 2006 por diez de los más significados blogs periodísticos españoles (Escolar.net, Mangas Verdes, La Huella Digital, Periodistas 21, Jabalí Digital, Caspa TV, Guerra Eterna, Sonia Blanco, Internet Política y Diario IP). Esta muestra permitió analizar un total de 292 artículos, que contenían 53.488 palabras, 1.169 enlaces, 95 fotografías y 25 vídeos".

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

domingo, julho 27, 2008

Imperdível: um Mapa da Ideologia na Web


(Atualização em junho de 2011: Como o VisionPost simplesmente desapareceu (?!) coloquei no Google Docs uma versão do Mapa em pdf para preservá-lo. Acesse aqui)

Uma Mapa da Ideologia na Web foi publicado ontem no suplemento tecnológico do jornal italiano Il Manifesto.
O problema é o que Il Manifesto só funciona por assinatura paga. A solução é que o VISIONpost não só reproduziu o mapa, mas tornou-o clicável, com explicações para cada um dos grupos e personagens representados.
O mapa é muito bem construído, com dois eixos (Confiança/Ceticismo e Bem Livre/Mercado), ao redor dos quais estão colocados nove grupos de autores e ativistas. Temos os Panglossianos ("Tudo na Web é o melhor dos mundos...), representados por Nicholas Negroponte, Dan Gillmor, Giuseppe Granieri e outros; os Web-Tribais, como Sherry Turkle, Steven Johnson, Henry Jenkins; os Lisérgicos, onde estão incluídos guias e oráculos como Pierre Levy, Derrick de Kerckhove, Howard Rheingold; os Neo.com, como Dan Tapscott, Chris Anderson e companhia; os Fundadores, como Manuel Castells,Lawrence Lessig, Albert Barabási; e por aí vai .
Realmente algo para se curtir e guardar.
E ótima oportunidade para afiarmos nossa compreensão do italiano. Não canso de insistir em quanto se perde no Brasil pela pouca proximidade que temos (academicamente falando-se) com o meio intelectual italiano e pela resistência (totalmente descabida!) de alguns colegas em ler em italiano. Se manejamos tão bem o Portunhol, o que nos impede de desenvolver o Portigliano?
Cheguei a tudo isso graças ao Luca De Biasi

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

3 comments links to this post

Atividade domingueira: conhecer e explorar a nova enciclopedia do Google

Está em funcionamento há alguns dias a KNOL, enciclopedia do Google que pretende se estabelecer como uma alternativa à Wikipedia.
Diferentemente da Wikipedia, a KNOL é constituída por Unidades de Conhecimento (Knols, um termo derivado de Knowledge) assinadas por um ou vários autores.
O autor de um Knol pode optar por formas mais ou menos abertas de colaboração, desde a aceitação de correções e adições por qualquer participante registrado na KNOL, até fechamento total dos textos publicados e assinados por ele.
Por enquanto há pouca coisa disponibilizada, é claro, com uma forte preponderância de Knols sobre assuntos médicos e de saúde (algumas altamente técnicas e alentadas, como esta sobre cirurgia do joelho!). Mas há, por exemplo, um Knol sobre Música de Capoeira, escrito por Johan Megesha, de Londres.
Certamente o crescimento será exponencial nas próximas semanas.
Uma busca com a palavra-chave Brazil recuperou seis Knols.
Ao que parece, não há restrições quanto ao idioma de produção das Knols.
Explorar os inícios do experimento pode ser uma boa ocupação de Domingo.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sábado, julho 26, 2008

Lawrence Lessig fala sobre Free Culture em vídeo do Open Source Cinema Project


O vídeo em si, claro, vale a postagem. Lawrence Lessig, um dos criadores do Creative Commons, é hoje um dos principais nomes na defesa da Free Culture, da Internet Livre, com posições fortes e inovadoras sobre formas renovadas de circulação e acesso aos bens culturais e combate aos padrões superados de copyright vigentes.
Mas o vídeo vale também para chamar a atenção para o Open Source Cinema Project. Trata-se de uma iniciativa de Brett Gaylor para a criação de um documentário coletivo sobre copyright, mas que parece estar indo muito além do objetivo inicial. Usuários registrados no site podem livremente fazer upload de material novo e/ou remixar material existente no projeto.
Independentemente do que se possa pensar sobre a qualidade do material disponibilizado, e independentemente do que venha a ser o filme/documentário em sua forma final (haverá "final" numa criação desse tipo?) a idéia que move o projeto é muito boa!
Tomei conhecimento do Open Cinema Project no Marketing Usabile.

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

Agregador de notícias sobre jornalismo produzidas por blogs de jornalistas

O Journalism.me, produzido por Kiyoshi Martinez, é um agregador de notícias diferente: agrega apenas notícias sobre jornalismo, produzidas em blogs pessoais e independentes mantidos por jornalistas. Estão, portanto, eliminados blogs de jornalistas alojados em sites de jornais e empresas de comunicação.
Entram, tão somente, blogs em língua inglesa, mas vale a pena conferir. Atualmente são cerca de 40 vozes agregadas, mas Martinez promete agregar outras durante o final de semana.
De quebra, o Journalism.me também acompanha indicações dos jornalistas agregados no Del.icio.us.
Kiyoshi Martinez mantém o blog pessoal Angry Journalist.

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

Jornalismo é Arte?

É sempre oportuno conhecer os vários ângulos de uma discussão e o blog do Movimento em Defesa dos Jornalistas sem Diploma é um espaço para os que se contrapõem à obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão.
Chama a atenção uma das palavras-de-ordem que encabeçam o blog: "Jornalismo é Arte".
É mesmo?
Só se for "dentre outras coisas"...
Também, a julgar pela datas das postagens, as atualizações no blog estão longe de ser "contínuas".
marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Concurso fotográfico: a vida através das emoções

A América I.E., que está organizando em Córdoba (Argentina) o primeiro congresso mundial sobre Inteligência Emocional, abriu um concurso fotográfico sobre o tema.
Mais informações no site.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Uma análise dos outros mundos

Paulo Frias no discursos do outro mundo informa que a KZERO, uma empresa de consultadoria em mundos virtuais com sede em Cambridge, UK, publicou recentemente um impressionante estudo que analisa os inúmeros mundos virtuais. Dados sobre faixas de participantes e tipos de conteúdos.
Gráficos saborosos.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sexta-feira, julho 25, 2008

1,000,000,000,000 de páginas indexadas no Google


Qual o tamanho da Web? Google chega a nova cifra redonda de indexação. O dado é oficial.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Muniz Sodré defende diploma para jornalista

Muniz Sodré, professor da UFRJ, Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, faz a defesa do diploma para o exercício profissional do jornalismo.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Lei Seca no trânsito: a campanha no Chile

video

Um vídeo de campanha chilena contra a mistura de álcool e direção.
Uma pequena contribuição minha à implementação da Lei Seca...
Vamos mudar a cultura vigente?

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Jornalista: governo cria grupo para propor mudanças na profissão

“O Ministério do Trabalho instituiu nesta sexta-feira (25) um grupo de estudos para apresentar mudanças na regulamentação da profissão de jornalista”, informou o G1. A decisão, segundo o portal, foi publicada no "Diário Oficial da União" e assinada pelo ministro Carlos Lupi.

“O grupo de estudos, de acordo com o DOU, será composto de três representantes do ministério, três da categoria profissional e três das empresas de jornalismo. Os integrantes serão indicados por entidades do setor”.

A partir do início dos trabalhos, os integrantes terão 90 dias para apresentar sugestões, que podem passar por alterações na legislação, em um relatório final.

Alberto Marques

Marcadores: ,

3 comments links to this post

Entidades defendem formação superior em jornalismo


A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisicplinares da Comunicação (INTERCOM), Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) divulgaram notas em defesa da manutenção da exigência da formação superior para o exercício do jornalismo. Nos próximos meses o Supremo Tribunal Federal deve julgar o mérito da liminar concedida pelo presidente do STF, Gilmar Mendes, que suspendeu a exigência da formação superior, permitindo que o jornalismo seja exercido por qualquer pessoa, sem a necessidade de nenhum tipo de formação, especializada ou não. A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) está coordenando uma campanha nacional em defesa da obrigatoriedade do diploma para jornalistas.
Em contrapartida, o Movimento dos Sem Diploma lançou até um blog para defender o fim da exigência de formação superior para o exercício da profissão.

Elias Machado

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

A arte do portrait: 10 dicas e uma discussão

Foto de kkelly2007

Em postagem na dPS (digital Photography School) a arte do portrait é revelada em 10 dicas, complentadas por uma discussão sobre o "olho no olho" (eye contact) em retratos.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

GIPE-CIT com blog sobre Imaginário e Teatro

O Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatro (GIPE-CIT) criou um blog para divulgar suas atividades e oferecer dicas em sua área de atuação.
Criado em julho de 1994, por professores e alunos das Escolas de Teatro e de Dança e das Faculdades de Comunicação e de Educação, da Universidade Federal da Bahia, em Salvador, o GIPE-CIT reúne, desde então, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores.
O grupo contou com apoio do CNPq, para seu Projeto de Consolidação (1997-2000), e esteve na origem do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia - PPGAC/ UFBA e da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas – ABRACE. Também tem sido um dos pólos, em nível internacional, de desenvolvimento da etnocenologia, tendo sido anfitrião dos dois colóquios internacionais realizados em Salvador, Bahia, Brasil, em 1997 e em 2007, dedicados à etnociência das artes e formas de espetáculo.
O GIPE-CIT mantém o periódico Cadernos do GIPE-CIT, já com 19 números publicados, e realiza, regularmente, ciclos de encontros, palestras, reuniões de trabalho, além de ações de apoio a projetos em desenvolvimento e a programas de intercâmbio com seus pares.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Preparem-se: Internet através de aparelhos móveis está em boom

Uma pesquisa financiada pela Intel revelou que em 2012 existirão pelo menos um bilhão e duzentos milhões de aparelhos móveis conectados à Internet.
A notícia é da BBC.
O Blog do Gjol já pode ser recebido em telefones celulares através do endereço: http://blogdogjol.mofuse.mobi

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Navegação na Web para daltônicos

Estima-se que cerca de 8% da população mundial, principalmente masculina, sejam constituídos por daltônicos, ou seja pessoas portadoras de uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores (Van Gogh era daltônico!).
Evidentemente, o daltonismo tem consequências quando se trata de navegar na Web. Não só porque as cores são percebidas diferentemente, mas também porque - a depender dos contrastes utilizados no design da página - algumas imagens ou textos podem nem ser visualizados pelos daltônicos.
A ilustração acima mostra como um daltônico vê a página do Twitter, em comparação com uma pessoa não portadora do problema.
Para possibilitar um acesso pleno aos daltônicos, a página deve ser construída de acordo com certo padrões e evitando-se determinadas combinações de cores. O site Colorfilter discute a questão e aponta soluções. Há inclusive uma logomarca, que pode ser utilizada por sites que se ajustam aos padrões de plena visibilidade para daltônicos.
marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Memória Globo reúne acervo para estudo da história da mídia no Brasil

O site Memória Globo reúne informações relativas ao conteúdo produzido pela Rede Globo. Através de fotos, vídeos, depoimentos e verbetes informativos, o público tem acesso ao material exibido pela emissora desde a sua fundação, em 1965, até os dias atuais. Uma enorme quantidade fotos e vídeos, que certamente representam importante acervo para a recuperação da história da mídia no Brasil.
Além de acesso a perfis, depoimentos e cronologias do jornalismo, dramaturgia e entretenimento produzidos pela emissora, há também uma seção onde a Globo apresenta sua versão para casos polêmicos que marcaram a sua história: “Concessões de canais (1957 e 1962)”, “O caso Time-Life (1962-1971)”, “Proconsult (1982)”, “Comícios da Diretas Já (1983/84)”, “Debates entre Candidatos à Presidência (1989)” e “BNDES/ Setor de mídia (2004/2005)”, com enorme profusão de detalhes. No caso dos célebres debates entre candidatos à presidência (1989), todos os vídeos e entrevistas estão lá para consulta.
marcos palacios

Marcadores: , , , , ,

1 comments links to this post

Ex-astronauta fala dos ETs que nos visitam e tem destaque na Web

Edgar Mitchell (78), que em 9 de fevereiro de 1971, passou 9 horas caminhando na lua, após ter chegado lá a bordo da nave Apollo 14, declarou em uma entrevista de rádio que extra-terrestres têm visitado a Terra frequentemente e que nos últimos 60 anos uma operação de ocultamento de sua presença está em andamento por parte de vários governos.
Mitchell afirma que os ETs têm uma tecnologia muito mais avançada que nós e que "se fossem hostís, nós já teríamos sido exterminados". Segundo o ex-astronauta, os alienígenas se parecem muito com a imagem tradicional que temos deles: seres pequenos, com cabeça e olhos grandes.
A NASA rapidamente liberou um informe esclarecendo que: "A NASA não se ocupa de UFOs. Não está envolvida em qualquer tipo de ocultamento de vida alienígena neste planeta ou em qualquer parte do universo. Dr. Mitchell é uma grande americano, mas nós não compartilhamos seus pontos de vista nesse assunto."
A notícia foi marginal na imprensa tradicional, mas bombou no Digg, Delicious e outros indicadores sociais, acabando como destaque no Our Signal, um agregador de indicações para sites de notícias Web 2.0.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Deleuze, Foucault, Bourdieu e outros autores em textos raros coletados

Marcelo Garson está divulgando o blog Tese Digital com diversos textos raros de autores como Deleuze, Braudrillard, Bourdieu, Foucault, Adorno, Bauman e Said, coletados na Internet e organizados em pacotes para download. De Foucault, estão disponíveis algumas de suas conferencias em ingles e francês em formato mp3.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quinta-feira, julho 24, 2008

Loba Romana morde a revista Isto é

Totalmente inexata e confusa a matéria publicada sob o título “A Idade da Loba”, nas edições impressa e online desta semana da revista Isto é. Segundo a revista, a estátua da Lupa Capitolina, “representando a loba que teria amamentado os gêmeos Rômulo e Remo, lendários fundadores de Roma,” seria mais recente do que se supunha até agora. “Os historiadores sempre acreditaram que (o monumento) fora erigido por volta de 500 anos antes da era cristã”, porém na “semana passada ocorreu uma reviravolta envolvendo tal marco: arqueólogos revelaram que a estátua é datada do ano 1300 a. C (sic), ou seja, Roma é mais jovem do que se supunha – pelo menos se continuar a manter a loba como emblema de sua fundação”, afirma a matéria.
A informação errada é repetida duas vezes no texto, que atribui a uma historiadora e restauradora italiana a declaração de que a técnica utilizada para fundir a estátua era " utilizada por volta do ano 1300 antes do início da era cristã".
Não bastassem equívocos de 26 séculos, a matéria tira a conclusão que a nova datação sugere que a "cidade de Roma é mais jovem que se supunha". Será que a jornalista está sugerindo que Roma foi fundada depois de 1300 AD???
O mesmo assunto (sem equívocos de datação!) aparece esta semana na USA Today, porém fala-se em século oitavo ou nono depois de Cristo, como nova data presumível para a estátua.
Além do absurdo equívoco da Isto é quanto à datação, não há nada de muito novo nessa história. O jornal italiano La Repubblica publicou uma reportagem sobre o assunto, em fevereiro do ano passado, afirmando que a estátua definitivamente não era etrusca e sim medieval.
É provável que a confusão da jornalista da Isto é tenha sido gerada pelo costume "politicamente correto" de alguns autores e jornalistas, principalmente norte-americanos, que estão substituinto a.C, antes de Cristo (ou b.C. em inglês) e AD (Anno Domini), por BCE (Before the Common Era, ou Before the Current Era) e CE (Current Era), supostamente para não ferir suscetibilidades de leitores "não cristãos"...

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

2 comments links to this post

Políticas culturais para as cidades: ciclo de palestras em Salvador

Mais informações e inscrições gratuitas no site do evento.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quarta-feira, julho 23, 2008

Publicidade invasiva afasta usuários

73% dos usuários na Web já deixaram de frequentar um site favorito em virtude de publicidade irritante. O número sobe para 84% na faixa dos usuários de 25-34 anos.
As publicidades invasivas são mais comuns em sites de jogo/cassinos, serviços financeiros, utilidades domésticas e produtos de beleza.
As publicidades consideradas irritantes incluem sons altos, pop-ups qu cobrem o conteúdo editorial da página e anúncios difíceis de fechar ou minimizar.
A pesquisa foi realizada pela Opinion Matters para a HowTo.tv, na Grã-Bretanha.
Mais detalhes via The Editors Weblog

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Colunistas esportivos: espécie ameaçada?

Devorados pela TV, para onde são atraídos - e onde não podem exercitar a ironia e sutileza que em geral caracterizam suas crônicas - e negados pela Web, os colunistas esportivos das grandes cidades perdem espaço nos jornais impressos e podem ser uma espécie em perigo de extinção. Essa é a tese defendida por Robert Weintraub, no artigo Endangered Species, publicado no Columbia Journalism Review deste mês.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Google negocia compra do Digg


O blog especializado TechCrunch publica que o Google está próximo de fechar um acordo para a compra do Digg. Pelo acordo que teria sido firmado entre as duas empresas, o Digg estaria incluído no Google News. O acordo, que seria concluído em dois meses, ficaria em torno de 200 milhões de dólares.
Atualmente, a maioría dos recursos do Digg provêm de um acordo de publicidade fechado por três años com a rival Microsoft, que deverá chegar ao fim caso a compra por parte do Google seja concretizada.

Elias Machado

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

De jornalista de impresso a blogueira full time

Depois de vários anos como correspondente de artes e cultura na edição impressa do Guardian, Charlotte Higgins resolveu tornar-se blogueira em tempo integral. No próprio site do jornal, para não perder demais o pé. Mas é sempre interessante acompanhar como será a transição.

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

"Eu ainda quero ser jornalista. O jornalismo parece que não me quer."

A Columbia Journalism Review está pedindo contribuições para uma seção denominada Parting Thoughts (Pensamentos de Partida) onde se dá uma chance ao jornalista que está saindo da profissão (seja por que razão for) para expor seus pensamentos sobre a situação e sobre o que está acontecendo à indústria jornalística. Por ser fonte para reflexão e talvez até para mais que isso.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Eleições: magistrados divulgam lista de candidatos com ficha suja

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) divulgou ontem, em seu site, uma lista com os nome dos candidatos com "ficha suja", que respondem a processo na Justiça de por ação penal, de improbidade administrativa ou eleitoral.

marcos palacios

Marcadores: , ,

2 comments links to this post

terça-feira, julho 22, 2008

FAPESP coloca online programa de rádio de divulgação científica


A FAPESP colocou online seu mais recente programa de rádio. A edição fala dos estudos sobre o aprofundamento das pesquisas dos genes da cana-de-açúcar e a comparação com outros genomas como o do milho e do arroz dentro do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia, o Bioen. Para falar desse tema, Pesquisa Brasil entrevista a geneticista Marie-Anne Van Sluys, professora do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, uma das coordenadoras da área genômica do Bioen.
Outro destaque é o médico e escritor Moacir Moreira fazendo uma abordagem sociológica da obra de Clarice Lispector, com direito a leitura de trechos de um conto da escritora.

marcos palacios

Marcadores: ,

2 comments links to this post

Aspectos da Linguagem: Rumores com novo número online para livre acesso

Está disponibilizado para livre acesso na Web o número mais recente da RUMORES - Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Artigos sobre aspectos da linguagem no Jornalismo, Publicidade, Cinema, Documentário, Televisão, Vídeo-Clip.
Trata-se de uma publicação do "Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas" (ECA-USP) voltada para a divulgação de artigos científicos e resenhas que contribuam para o debate sobre temas da comunicação, mídias e linguagem.
O prazo para envio de textos para a próxima edição é 15 de setembro e as normas estão no site.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

segunda-feira, julho 21, 2008

IAMCR 2008

O congresso da IAMCR - International Association for Media and Communication Research - acontece entre 20 e 25 de julho, em Estocolmo, na Suécia, e tem como tema central 'Media and Global Divide'. Participam representantes de 88 países, sendo 52% da Europa, 12% da América do Norte, 6% da América do Sul, 7% da África e 3% da Oceania, conforme dados divulgados por Ester Pollack, presidente do comitê de organização, na seção de abertura na manhã de hoje.
Do GJOL, participam Suzana Barbosa e Luciana Mielniczuk, com o paper 'Participatory Communication in Brazil:the case of the journalism in the analogue and digital medium', apresentado no grupo de trabalho 'Participatory Communication Research'.
O site do evento disponibiliza uma lista de blogs de congressistas que estao postando sobre o encontro.

Luciana Mielniczuk
Suzana Barbosa

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Revista ACOALFA com novo endereço na Web

A revista ACOALFA (“Revista Eletrônica Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa” ) está com novo endereço na Internet: http://www.acoalfaplp.net/
Com publicação semestral, a ACOALFA é um veículo de divulgação de trabalhos de pesquisa acadêmica composto, predominantemente, por artigos resultantes de investigação científica original. Além desses trabalhos, serão acolhidas outras contribuições (entrevistas, depoimentos, resenhas e resumos) originais e significativas para a área da alfabetização / letramento de crianças, jovens e adultos em países de língua oficial portuguesa. Estas últimas têm como principal objetivo sensibilizar graduandos e professores do Ensino Fundamental e Médio para lhes despertar o interesse pela pesquisa nessa área do saber.
A “ACOALFA” envolve diferentes unidades da Universidade de São Paulo (USP), diversas universidades e instituições nacionais e internacionais, todas com o objetivo de solidificar o tripé pesquisa, ensino e extensão.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

domingo, julho 20, 2008

Árvore de Palavras: visualizando relações entre palavras em um texto

Um texto de JD Lasica sobre Engajamento Cívico no Mundo Móvel (Civic Engagement in a Mobile World) serviu para que eu ficasse conhecendo as potencialidade de Many Eyes, uma ferramenta de visualização de textos.
A partir do texto de Lasica, é possível visualizar-se as já conhecidas Nuvens de Palavras (Word Clouds). Mas ainda melhor: é possível criar-se uma Árvore de Palavras (Word Tree), que mostra as relações entre as palavras no texto.
Experimentem, por exemplo, colocar cell (de cell phone) como palavra chave na Árvore de Palavras de visualização do texto de Lasica.
Ou provem com Quiquira, um mini-conto meu sobre um galo de briga encontrado em um despacho, usando galo como palavra de busca.
Aqui uma explicação geral sobre o funcionamento da Árvore de Palavras do Many Eyes. É possível aplicá-la a qualquer tipo de texto, de um poema a um livro completo.

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

Star Wars e os Clássicos

No Worth 1000, um concurso para criações em Photoshop com a temática Star Wars nos Clássicos da Pintura.
São 47 concorrentes.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sábado, julho 19, 2008

II Simpósio Nacional de Cibercultura

A ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura - está divulgando o "call for papers" , referente ao seu II Simpósio Nacional, a ser realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no período de 10 a 13 de novembro próximo.
As normas básicas para inscrição de trabalhos são:
[1] Os trabalhos inscritos deverão ser inéditos (isto é, elaborados exclusivamente para participação no Simpósio, não podendo ser apresentados nem publicados antes do mesmo).
[2] Os textos serão avaliados e selecionados por uma Comissão Julgadora formada por membros da Diretoria e/ou do Conselho Científico Deliberativo da ABCiber.
[3] Os painéis temáticos para apresentação dos papers serão organizados por afinidade temática e divulgados oportunamente.
[4] A Comissão Organizadora lançará site de referência em breve, com informações detalhadas e progressivas sobre o evento (programação, estrutura dinâmica, valores para inscrição etc).
[5] As despesas decorrentes da participação nos painéis, não podendo ser arcadas pela ABCiber, deverão ser cobertas com verba de origem.

Tema: livre, vinculado a pesquisa em desenvolvimento e inserida no amplo âmbito de estudos da cibercultura.
Dimensão ideal do texto: entre 10 e 15 páginas (ou de 36 mil a 54 mil caracteres), incluídas as notas de rodapé e a bibliografia.

Prazo de inscrição: 14/07 a 01/08/2008;
Mais Informações:
Comissão Organizadora | cencib@pucsp.br

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post