domingo, agosto 31, 2008

Porque hoje é Blogsday...

Hoje é Blogday e a idéia é que cada Blog indique cinco outros, para alargar conhecimentos e incentivar passeios pela Blogosfera. Já participamos em anos anteriores, mas hoje, particularmente, sinto-me pressionado, fazendo as malas para uma viagem acadêmica de sete dias a Palmas, no Tocantins (veja mapa), e me restrinjo a fazer as indicações, sem maiores explicações.
Compete a cada um (que tiver ânimo e disposição ir até lá), ver de que se trata, descobrir quem faz e avaliar se minhas indicações têm algum interesse extra-idiossincrático.
Nenhum dos indicados tem a ver (diretamente) com Jornalismo e o número 5 não é exatamente um Blog, mas um site em atualização contínua.
Outros membros do GJOL podem, é claro, fazer suas indicações pessoais.
Estas são as minhas, que aí vão, sem ordem pré-definida de importância ou carinho:
A foto que ilustra a postagem é de um fóssil de tartaruga grávida, com 75 milhões anos, que foi postagem ontem no A Welsh View.

marcos palacios

Marcadores: , ,

2 comments links to this post

Destruição em alta definição



Via Live Leak

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sábado, agosto 30, 2008

Revista WE: participação, empoderamento, Web 2.0 e assemelhados


Lançado o primeiro número da WE, uma nova revista voltada para discussões sobre Web e participação.
Gente como Dan Gillmor, Ethan Zuckerman, Stephen Downes e Jeff Cobb, dentre outros, colaborando no número inicial.
A revista é produzida por Steffen Bueffel, Bea Gschwend, Ulrike Reinhard e, acrecentam eles, VOCÊ.
marcos palacios

Marcadores: , , , ,

1 comments links to this post

Quanto custa um anúncio em formato vídeo na home do YouTube?

Tem idéia? A revista Forbes traz um artigo sobre o assunto e afirma que inserir um anúncio em forma de vídeo naquele espaço privilegiado custa U$175 mil.
Está achando caro? Pois saiba que esse é o preço por dia e o cliente se obriga a gastar mais U$ 50 mil em publicidade no Google ou YouTube.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Manipulação de fotografias: uma coleção de exemplos e artigos sobre o assunto

Photo Tampering Throughout History é uma coleção de fotografias alteradas por manipulação analógica ou digital, com exemplos que se estendem de 1860 aos dias atuais.E há promessa de atualização contínua do material.
O site é uma iniciativa de Hany Farid, coordenador do Image Science Group, da Dartmouth Faculty, e abriga também artigos e tutoriais sobre o assunto.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sexta-feira, agosto 29, 2008

O halo paulista

Os moradores da Grande São Paulo e de cidades vizinhas puderam observar nesta sexta-feira, no céu, um fenômeno óptico conhecido como halo. Na parte da manhã, um gigantesco círculo luminoso formou-se em torno do sol, ao mesmo tempo em que uma névoa seca ia, aos poucos, tomando conta do céu.Os halos são observados quando ocorre a formação de cristais de gelo na alta atmosfera, entre 5 a 10 km de altura, e que afetam a luz solar como pequenos prismas.
A foto é de Paulo Liebert, da Agência Estado.
marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Novo A Tarde On Line

E nesta sexta-feira, o portal A Tarde On Line amanheceu de cara nova, mudança que já era esperada. Ou seja, outra novidade da semana no mercado de comunicação baiano.
Layout, arquitetura da informação, agregação de bookmarks sociais (para compartilhamento de matérias no Delicious, Technorati, Yahoo, Meneame, Wikio). As estatísticas dinâmicas aparecem em maior destaque, e uma seção multimídia abriga fotogalerias, áudios, vídeos (mas não estão incorporados na peça jornalística).
Parece claro que o sistema de gestão de conteúdo ou sistema publicador é outro ou o anterior foi implementado para suportar o novo portal.
Confiram!

Suzana Barbosa

Marcadores: ,

2 comments links to this post

Correio* terceiro dia: rumo ao gratuito?

Dia III do novo formato do ex-Correio da Bahia impresso, agora Correio*.
Pequenos ajustes, um pouquinho mais de conteúdo. Um pavão de cores.
Mas a R$1,00, para leitura rapidíssima em diagonal, ilustrado e infografado fartamente, com acesso integral à edição impressa em pdf no site, a cara é praticamente a mesma dos gratuitos européus.
É nessa direção que caminha o Correio*? Agora que Salvador vai ter metrô (vai?) a distribuição do gratuito ficaria ainda mais parecida com a dos modelos européus...
Já dá para ver a foto da banquinha de gratuitos na entrada da Estação da Calçada. Ou na Lapa...
Será?
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Alunos e professores: do conflito de gerações ao conflito informacional

Não mais conflito de gerações, mas sim conflito de formas de processamento de informação. Essa é a tese defendida pelos professores Mark Mabrito e Rebecca Medleyda Pardue University (USA), em uma análise das diferenças de alfabetização (literacy) entre a atual geração de estudantes em cursos superiores (college students) e seus professores.
Para fazer frente à nova situação são necessárias reconsiderações de métodos pedagógicos tradicionais e a introdução de maneiras mais inovativas de ensinar, como forma de aproximação com os mecanismos de processamento de informação da Geração Net (Net-Generation).
O artigo "Why Professor Johnny Can't Read: Understanding the Net Generation's Texts", foi publicado na INNOVATE, vol. 4,no. 6, August/September 2008, de livre acesso mediante registro gratuito.
Via TL INFOBITS August 2008

marcos palacios

P.S.- Hello Mark Parisi, como você não é se não gostar do uso de seu cartoon mande dizer que retiramos. Otherwise, thank you...

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, agosto 28, 2008

G1 chama Al Gore de ex-presidente

Hoje só se fala no discurso já "histórico" de Barack Obama para mais de 75 mil pessoas e as comparações com o clássico "I have a Dream" de Luther King. Devido ao imediatismo da cobertura ao vivo para o site, o G1 acabou colocando no ar que o Al Gore é ex-presidente, quando na verdade ele foi apenas vice de Bill Clinton e candidato derrotado (com bastante controvérsia) no processo eleitoral americano de 2000.

Não é tão grave quanto jogar um avião numa fábrica de colchões, mas fica registrado mais um acidente de percurso que o deadline contínuo dos portais web proporciona.

Patrick Silva

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Cartografia do imperialismo

O espírito imperialista dos governantes norte-americano está retratado num mapa interativo da presença militar dos EUA no mundo. Distanciando-me das questões políticas, avalio o mapa como um belo trabalho. Na obra, você pode selecionar o ano, que vai de 1950 a 2007, e a localidade em relação a qual deseja conhecer os dados militaristas. O mapa não contempla as regiões aquáticas, como oceanos, onde os americanos têm diversas bases, o que não desmerece o trabalho.

Consultei a presença das tropas no Brasil e, segundo eles, não estão presentes no país – e a quarta frota? O texto faz uma retrospectiva da II Guerra Mundial e fala sobre a política do presidente Bush de combate às drogas. Além disso, aborda temas como o Mercosul, fazendo um paralelo com os interesses brasileiros e americanos, guerra do Paraguai, entre outros.
Via Sicrono.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

Ministro do STF embasa voto em citação da wikipédia

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente da Superior Tribunal Eleitoral (TSE), Carlos Aires Britto, usou a Wikipédia como fonte. A citação foi utilizada, num dos pontos do seu voto, no julgamento sobre a demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol.

A menção suscita um ponto que não é novo e que ainda gera um grande debate: será que o conteúdo da enciclopédia é confiável? E, pensando academicamente, é aconselhável citá-la? O certo, para mim, é que tanto o poder judiciário, como o legislativo no Brasil já demonstraram desconhecimento sobre as características da internet.

Alberto Marques

Marcadores:

3 comments links to this post

Como se tornar um blogger famoso

Segundo a imagem, há basicamente dois caminhos:

1. Primeiro fique famoso e logo depois comece a blogar

2. Inicie um blog e depois se converta em famoso.

Alguém conhece o caminho da segunda opção?
Via Mangas Verdes.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Webfavela na parada

Na revista Meio Digital, uma reportagem sobre como as classes C, D e E vivem o mundo digital.

Tereza Barretto
0 comments links to this post

I have a dream....



Há 45 anos, Martin Luther King pronunciava um dos mais marcantes discursos da História Contemporânea. Ouça o trecho mais conhecido, com legendas em português, ou a versão completa sem legendas.

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Blog póstumo de George Orwell

George Orwell, escritor britânico (autor de "1984" e "A Revolução dos Bichos"(Animal Farm), dentre outras) começou a escrever um diário a 9 de Agosto de 1938. Desde então, registar no papel o quotidiano dos seus pensamentos e da sua vida passou a ser um hábito permanente.
Agora, desde o último 9 de Agosto de 2008, 70 anos depois, os seus pensamentos, curiosidades e reflexões estão disponíveis na íntegra na Net. A iniciativa parte da Orwell Prize, fundação que organiza o prémio para escrita política com o nome do escritor.
A sua “escrita mais pessoal”, a que está nos seus diários, pode ser vista diariamente no blog orwelldiaries.wordpress.com
As preocupações de Orwell vão desde curiosidades sobre plantas, animais, madeira e quantos ovos puseram as suas galinhas até às considerações (que serão publicadas a partir de Setembro) sobre a Guerra Civil de Espanha, o fascismo, o comunismo e a certeza de que haverá uma Segunda Guerra Mundial.
Os diários terminam em 1942, três anos depois do início do conflito.
Os diários de Orwell foram publicados em 20 volumes, em 1998, por Peter Davidson. Alguns dos textos políticos não publicados na altura vão fazer parte do blog.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quarta-feira, agosto 27, 2008

Bibliografia sobre Cibercultura

O professor Alex Primo, do PPGCOM da UFRGS, lança este blog sobre bibliografia em Cibercultura. Segundo o autor: " O foco aqui será em livros e capítulos (para mais informações sobre eles, basta clicar em seus títulos). Além disso, reuni na coluna da direita outras informações que podem ser úteis para o estudante da cibercultura. Nas próximas semanas, novas seções serão acrescentadas (como inteligência artificial, consumo online, ciborgue, etc.)".

Luciana Mielniczuk

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

Cenas do ensaio das fotos proibidas de Carol Castro segurando terço




'
No YouTube há um trecho do ensaio para as fotografias da Playboy da atriz Carol Castro que geraram a suspensão da distribuição da edição pelo juiz Oswaldo Freixinho, do Rio de Janeiro. O motivo da censura foi a foto em que Carol nua segura um terço.
No ensaio ela interpreta musas baianas. A maioria das cenas internas foram fotografadas na casa do produtor cultural Dimitri Ganzelevitch, no bairro do Santo Antonio.
Via correio24horas

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Seguindo o Twitter por palavras-chave em tempo real


O Monitter é um aplicativo online que permite seguir três palavras-chave simultaneamente e em tempo real.
No teste acima colocamos as palavras: jornalismo, webjornalismo e jornalismo online. É possível fazer ajustes também quanto à localização dos Tweeters, para selecionar apenas aqueles em um raio de distância de 10 a 100 km de qualquer cidade.
Vale experimentar.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Correio da Bahia circula com cara e formato novos

A partir de hoje o Correio da Bahia circula em novo formato (berliner), totalmente redesenhado e com preço de capa de R$1, contra os R$ 1,75 cobrados até ontem.
A edição integral pode ser acessada em pdf flip, no site do jornal que também tem novo design.

marcos palacios

Marcadores: ,

4 comments links to this post

Como medir o tempo na Internet

Via e-Cuaderno.

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Um balanço da publicidade norte-americana durante as Olipíadas

Stuart Elliot, colunista de publicidade do New York Times, produziu um comentário sobre os anúncios veiculados nos Estados Unidos durante os Jogos Olímpicos, fazendo uma avaliação da efetividade de cada um.
Até o candidato republicano à presidência, John McCainn, entrou na cena, com um ataque a Obama que, segundo Stuart, apareceu totalmente fora de hora (na Parada das Nações, na Abertura dos Jogos) e teve efeito contrário ao pretendido.
Vídeos de alguns dos comerciais estão disponíveis.
marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

FMI vai investir em publicidade para melhorar imagem

O Fundo Monetário Internacional (FMI) quer melhorar sua imagem em países da África, Ásia e América Latina, segundo reportagem do jornal espanhol El País. Para isso, vai recorrer a agências de comunicação nos três continentes, em uma aposta inédita na publicidade.
O porta-voz do FMI, Masood Ahmed, afirmou ao El País que o "custo está mais que coberto pelas economias que estamos realizando" e defende a contratação das agências como uma forma de "sair de Washington" (sede da instituição, acusada de perder o contato com a realidade) e como um "compromisso para tentar melhorar a maneira como respondemos às preocupações e críticas".

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

terça-feira, agosto 26, 2008

CNN libera vídeos para compartilhamento

Repercute na blogosfera a possibilidade de "embebimento" dos vídeos da CNN.com em blogs e sites. Para Helder Bastos, “a piscadela de olho às redes sociais é assumida sem rodeios por este gigante da comunicação” «We’ve also added a share feature to allow you to share videos on your favorite social networking sites like Facebook and MySpace.» A empresa está seguindo outros meios de grande expressão mundial, como a MSNBC e a Reuters.
Via Denkenuber.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Humyo: 30 GB para armazenamento

Com a possibilidade de armazenar 30 GB em arquivos, Humyo é uma excelente opção para guardar arquivos num espaço virtual. São 25 GB para armazenar arquivos multimídia e os cinco restantes são disponíveis para qualquer tipo de arquivo. Ainda existe a possibilidade de ter uma conta Premium, paga, com 100 GB de espaço para alojar qualquer tipo de arquivo.
Via Bitelia.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

"Éramos felizes e não sabíamos", diz diretor da Globo

O avanço da internet e o desenvolvimento de novas tecnologias deixaram o diretor de engenharia da Rede Globo, Fernando Bittencourt, com saudades da época em que a “única forma de ver televisão era pelo ar”. Segundo o diretor da emissora, “a multiprogramação na TV digital não é uma opção para a Rede Globo, pois não trará mais anunciantes”.

De acordo com o executivo, que debateu o assunto no Rio de Janeiro, os radiodifusores sentem saudades do tempo em que não havia ameaça das novas mídias ao seu modelo de negócios. "No cenário de mídia, falando do passado, nós éramos felizes e não sabíamos. Isso há dez, 15 anos".

Mais informações podem ser encontradas na Folha Online.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

segunda-feira, agosto 25, 2008

Convênio Brasil-Espanha - II. PPGCOM-UFPE e Jornal do Commercio promovem curso sobre convergência digital e jornalismo

O programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFPE) em Parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), está promovendo em Recife um curso de dois dias com o professor Javier Diaz Noci, da Universidade do Pais Basco, Espanha.


(Renato Spencer/JC imagem)

Nesta segunda-feira, no auditório do SJCC, o professor, palestrou para um público de mais de 70 pessoas, entre estudantes de graduação de pós-graduação, profissionais e interessados no assunto. O Prof. Javier tratou das características e dos novos desafios a serem enfretados pelos jornalistas, diante do cenário da convergência digital.


(Renato Spencer/JC imagem)

A visita de Javier ao Estado é fruto de uma parceria entre o SJCC e o PPGCOM da UFPE em desdobramento do Convênio Brasil-Espanha de pesquisa em jornalismo nos cibermeios, onde a UFPE participa.

A iniciativa vem no sentido de aproximar a pesquisa e debate acadêmico do ambiente da prática do jornalismo, estabelecendo uma discussão atual e pertinente entre os profissionais de todos os veículos da empresa (web, rádio, TV e impresso) e pesquisadores.

Ainda na parceria entre o PPGCOM-UFPE e o SJCC, oito jornalistas do grupo estão participando da disciplina de pós-graduação oferecida neste semestre que trata do tema de convergência e mídia contemporânea.

Amanhã, encerramento do curso, o tema será modelos e tendências de jornalismo digital em cenários de convergência.

Assista aqui depoimento do professor Javier dado durante o curso no Auditório do Sistema Jornal do Commercio.

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Convênio Brasil-Espanha possibilita novo curso na Facom

"Narratividade e Pesquisa de Análise de Mensagem no Jornalismo Online". Este é o nome do curso que será ministrado pelo pesquisador da Universidade Del País Vasco, na Espanha, professor Dr. Javier Diaz Noci. O curso de atualização em jornalismo online acontecerá na Faculdade de comunicação da Federal da Bahia e será aberto ao público em geral, mas especialmente direcionado para estudantes de jornalismo e profissionais de Comunicação.

Tem como objetivo:
a) abrir discussões em torno das tendências do jornalismo contemporâneo, especialmente no que diz respeito às formas de narratividade em uso e emergentes;
b) tomar contato com a visão de um pesquisador de ponta na área;
c) atualizar profissionais quanto às tendências do jornalismo online e de seus cenários futuros.

Este evento faz parte das atividades do Convênio Brasil-Espanha para Estudo dos Cibermeios e está na programação das atividades do Prof. Javier Diaz Noci, como professor visitante ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da UFBA.

Data: 01 a 05 de setembro de 2008
Horário: 15 às 18h.
Local: Auditório da Faculdade de Comunicação - UFBA, Campus Ondina.
Entrada franca – Vagas limitadas.

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Observatórios de Mídia: Olhares da Cidadania chega às livrarias

Organizado por Rogério Christofoletti e Luiz Gonzaga Motta, o livro "Observatórios de Mídia: Olhares da Cidadania" estará disponível nas livrarias do país esta semana. Com 230 páginas, está sendo publicado pela Paulus. Trata-se de uma reunião de textos de 17 pesquisadores brasileiros, de todas as regiões do país, e que compõem a Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi), surgida em 2005. O prefácio é assinado pelo jornalista Alberto Dines, fundador do Observatório de Imprensa. Mais informações no Monitorando.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Beijing, Beijing e tchau, tchau!!!



Uma galeria maravilhosa de imagens da olimpíada de Beijing, divirtam-se!!!

Paulo Munhoz

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

domingo, agosto 24, 2008

Novo projeto do Correio da Bahia

Acima (projeto atual) e abaixo (novo projeto em formato Berliner)
A empresa de consultoria e design Innovation apresentou hoje, no seu website, o protótipo do novo projeto do Correio da Bahia em formato berliner. Durante a semana o mercado publicitário conheceu as mudanças gráficas que vêm acompanhadas de mudanças na estrutura da redação, que se tornará multimídia. O novo projeto será lançado oficialmente em breve. A Tarde Online também lançará novo site e desenvolverá experiências mais efetivas no campo da convergência tornando a disputa entre os dois principais grupos de comunicação da Bahia mais intensa em termos de inovação e de novos formatos para o público.

Fernando Firmino

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Tendências das audiências

Mesmo sendo publicada há algum tempo, este merece especial atenção: "Audience Segments in a Changing News Environment". O mérito do estudo do The Pew Research Center for the People & the Press, segundo professor Manuel Pinto, é a possível indicação de tendências. "É certo que, tal como o jornalismo, também a relação de cada sistema social com as notícias é contextual e específico, mas também é verdade que os efeitos da pertença a um espaço global se fazem sentir".

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

sábado, agosto 23, 2008

Reputação online e possíveis desdobramentos

Internet te mata”. Este é o título de um texto da Revista Quo sobre NetRep (reputação digital). Apesar de ser pequena e de o assunto não ser novo, a matéria ventila alguns pontos interessantes. O texto é recomendável para reflexão sobre os possíveis desdobramentos do tema. Além deste, existem outras matérias correlatas que podem ser consultadas.
Via Tu Identidad Digital.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sexta-feira, agosto 22, 2008

Jornalismo móvel


Neste vídeo, o professor australiano Stephen Quinn fala sobre jornalismo móvel em entrevista a Paul Bradshaw, do Online Journalism Blog. O vídeo foi feito com um Nokia N95.
Via Global MoJo, blog que Quinn mantém sobre o tema jornalismo móvel.

Suzana Barbosa

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Concurso de microcontos



140letras é o primeiro concurso de microcontos do Brasil, realizado através do Twitter. As inscrições já encerraram e agora é possível acompanhar os contos concorrentes . O ganhador será divulgado no dia 30 de setembro.
Luciana Mielniczuk

Marcadores: ,

1 comments links to this post

Dossiê sobre redes sociais

A Revista Telos dedicou sua nova edição às redes sociais. Coordenado por Antonio Fumero e José Cerezo, o dossiê aborda aspectos como propriedade intelectual, estética, educação e os meios de comunicação.
Via Tíscar.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Le Monde compartilha cartoons

O jornal Le Monde começou a compartilhar, a partir de código (embed), os célebres cartoons de Plantu. Os desenhos são apresentados em seqüência, tipo slideshow, com a opção de mostrar por inteiro.
Via Travessias Digitais.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, agosto 21, 2008

Globomail: melhora e PIORA. Na migração usuários perdem pastas e arquivos


Até que enfim a Globo.com mudou sua plataforma de email (Globomail). Desde 2003 que não havia atualização perdendo espaço para outros serviços de correio eletrônico mais modernos. Seguindo a tendência do IG e do Estadão, que migraram para a plataforma do Gmail, o Globomail se tornou Globomail Pro com 10 gigas de espaço e com a mesma interface do Gmail.
Entretanto, um porém: alguns usuários foram pegos de surpresa ao perceber que na migração várias pastas e arquivos sumiram. Como todos sabem o email pessoal é um ambiente onde as pessoas guardam arquivos importantes - pessoal e profissional - da vida moderna. Até o momento a Globo.Com não se pronunciou sobre os problemas e prejuízos causados aos usuários do seu Globomail e não se sabe a dimensão dos estragos. Alguém mais teve problema?


Fernando Firmino

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quarta-feira, agosto 20, 2008

Mobile sites: um guia para jornais

A Newspaper Association of America (NAA) lançou, há pouco tempo, o guia para desenvolvimento de "mobile sites". Apesar de não consultar a pesquisa detalhadamente, achei interessante o estudo de caso dos “mobile sites” dos jornais New York Times, Tampa Bay Tribune, Cincinnati Enquirer e da Reuters.

Pelo texto publicado no E-media Tidbits, vale a pena conferir do trabalho.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Curso discute Web 2.0 e Mobilidade



Acontece até amanhã, das 15 às 18h, no auditório da FACOM/UFBA, o curso "Tendencias em comunicación móvil y mobile web 2.0: de usos lúdicos a usos empresariales" com o pesquisador Hugo Pardo, professor de Comunicação Audiovisual (Universidade Autônoma de Barcelona) e professor titular do Departamento de Comunicação Digital da Universidade de Vic (Barcelona). Ele também é coordenador do projeto Campus Móvil e autor do livro Planeta Web 2.0 ((faça o download gratuito), que já foi baixado mais de 100 mil cópias.
O curso é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas através dos grupos de pesquisa GPC (Grupo de Pesquisa em Cibercidades) e GJOL (Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online), da Faculdade de Comunicação da UFBA.
A abertura, ontem, foi feita pelos professores Marcos Palacios (GJOL) e José Carlos Ribeiro (GPC). No primeiro dia, o pesquisador Hugo Pardo apresentou um panorama conceitual e de aplicações da Web 2.0 partindo dos sete princípios norteadores do termo Web 2.0 estabelecidos por O´Reilly em 2004 no artigo "What Is Web 2.0 - Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software" na tentativa de estabelecer uma transição da Web 1.0 para Web 2.0 como fenômeno tecno-social. Entre as aplicações destacas como representantes deste universo 2.0 estão Wikipedia, YouTube, Flickr, Wordpress, Blogger, MySpace, Facebook, OhMyNews.

Hoje será abordado no curso a temática "Mobile Web 2.0". Pardo irá apresentar aplicações e discutirá a questão da mobilidade no acesso e na produção de conteúdo num cenário de web móvel.
Fernando Firmino

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Áudios com discussão sobre redes sociais

A revista InfoExame realizou o seminário "Redes Sociais". O evento é voltado para o mercado corporativo. Ouça todas as palestras com especialistas da área via podcasts. Entre as temáticas discutidas estão:

  • Ecossistema do Orkut e seus 60 milhões de perfis;
  • Evolução das redes sociais – O Messenger e seu impacto na comunicação e nos relacionamentos
  • Melhores práticas: como melhorar produtos e serviços através das redes sociais,
  • A blogosfera como Mídia
  • As ferramentas das redes sociais a serviço dos negócios
  • Os portais e o desafio da cauda longa, Blogs e Blogueiros – Manual de Sobrevivência empresarial,
  • Cases de sucesso em redes sociais,
  • Vídeos patrocinados do YouTube,
  • Redes móveis

Fernando Firmino

Marcadores:

0 comments links to this post

terça-feira, agosto 19, 2008

Mais Olimpíadas...


Desculpem, mas é assim que vejo o desempenho do Brasil nessa Olimpíada.

Paulo Munhoz

Marcadores:

2 comments links to this post

Tudo é uma questão de ponto de vista.


Nessa disputa no quadro de medalhas é assim que os Americanos vêem sua colocação (pesquisei mais de 15 webjornais norte-americanos, entre eles o W.Post, NYTimes, MSNBC, LA Times, Fox, CNN, Times e todos apresentam o quadro de medalhas dessa forma).

E é assim que o resto do mundo vê o quadro de medalhas (dentre tbém os quase 20 webjornais que visitei, entre eles o JB, Estadão, Elpais, Guardian, BBC, Spiegel e Gazzetta Dello Sport)



Por que a disparidade? É simples: os norte-americanos pasaram a considerar a somatória de medalhas (ouro + prata + bronze) como o critério principal para o rankeamento e não mais a quantidade de "ouros", como tem sido tradicional em Jogos Olímpicos anteriores. Aliás, ao que consta, foram os próprios norte-americanos que criaram o sistema de classificação pelos "ouros". Seguramente quando isso era favorável aos seus atletas...

Paulo Munhoz

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Tese Discute Sistemas de Produção no Jornalismo Digital

Nesta quarta-feira, dia 20/08, às 14 na sala Multiuso do POSCOM da FACOM/UFBA, ocorre a defesa da tese “Sistemas de produção de conteúdos no ciberjornalismo. A composição e a arquitetura da informação no desenvolvimento de produtos jornalísticos, de Carla Andréa Schwingel do GJOL. A banca será formada por Javier Noci, Othon Jambeiro, Marcos Palacios, Josenildo Guerra e Elias Machado.
A tese analisa como os sistemas automatizados de produção de conteúdo são utilizados ou desenvolvidos de forma específica para o Ciberjornalismo e propõe definições para os sistemas de produção ciberjornalísticos nos aspectos: (1) da composição das informações, com a compreensão da arquitetura da informação (2) da edição; e (3) da publicação dos conteúdos. Entre os casos estudados estão o G1, da TV Globo, iG, A Tarde On-line e CMI Brasil.

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Em defesa do equilíbrio jornalístico

Como tornou-se praxe, em jornais e blogs brasileiros, reproduzir a primeira página do diário desportivo argentino Olé, a cada vez que a seleção brasileira de futebol bate a los hermanos, faz-se necessário, a bem do equilíbrio jornalístico, reproduzi-la também quando das (raras) vitórias argentinas...
marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

segunda-feira, agosto 18, 2008

Social media: mais de 20 livros para baixar

Para quem tem interesse em social media, listo aqui 23 obras para baixar sobre os mais variados temas. A maioria dos arquivos estão em PDF:

The New Rules of Viral Marketing
Marketing Apple
Masters of Marketing
Podcast Marketing eBook
Google Adwords Secrets
Get Viral Get Visitors
Marketing With Case Studies
How to Write a Marketing Plan
SEO for WordPress blogs
Social Web Analytics
Geeks Guide to Promoting Yourself With Twitter
The Zen of Blogging
What is Social Media
A Primer in Social Media
Effective Internet Presence
Introduction to Good Usability
Increasing the Response to Your Email Marketing Program
We Have a Website. Now What?
Blogs & Social Media
The Podcast Customer Revealed
The Essential Guide to Social Media
The Art and Science of Social Media and Community Relations
The Art of Listening and Engagement Through Social Media
Via Chris Brogan e La Brujula Verde.

Alberto Marques

Marcadores: ,

2 comments links to this post

Report: o nascimento da internet

Encantador o trabalho produzido pelo NSF (National Science Foundation) sobre o nascimento da internet ("that changed the world"). O trabalho foi produzido com cronologia, depoimento dos pioneiros, links para documentos, vídeos, mapa do crescimento desde 1960 até 2007 nos EUA, entre outros. A dica saiu do professor André Lemos, no Carnet Notes.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Professores poderão entrar armados em sala de aula no Texas

Catastrófica a decisão do Distrito Escolar Independente de Harrold, uma zona rural do Texas (EUA), que permite aos professores entrarem armados em sala de aula. A medida entrará em vigor no próximo dia 25 de agosto e é a primeira vez que se permitirá esse tipo de violência nos Estados Unidos. As autoridades argumentam que a medida ajudará a proteger a comunidade escolar caso aconteça um tiroteio dentro do colégio.
De forma bastante superficial, analiso que, apesar de as decisões dos distritos serem independentes, esta atitude é reflexo das barbaridades perpetradas pelos governantes daquele país. Não é de surpreender que algumas ações isoladas, como essa, sejam direcionadas contra seus próprios cidadãos.
Via Eduardo Collado.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post