quinta-feira, outubro 30, 2008

Atentado do ETA com carro bomba na Universidade de Navarra

Atentado  do ETA  com carro bomba no campus da Universidade de Navarra, em Pamplona, nas proximidades da Faculdade de Comunicação, deixa dezenas de feridos.  Até o momento 17 pessoas. Este é o sexto atentado à Instituição. O atentado é uma represália a prisão de quatro integrantes do novo Comando Nafarroa que foram encontrados com material explosivo, detonadores e revólveres há dois dias pela polícia espanhola. 

Ramón Salaverría, professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra, e que faz parte do convênio Brasil-Espanha de Estudos de Ciberperiodismo, vinculado ao GJOL, expressou sua opinião no blog E-Periodistas como um atentado ao pensamento. 

Leia trechos do seu manifesto que repercute rapidamente na blogosfera e no próprio blog com os comentários de leitores: 

"Con esta acción despreciable, pretendían hacer daño a una institución y a unas personas que, a diferencia de esa banda de criminales, trabajamos día a día por el progreso de la sociedad navarra. La Universidad es el lugar del pensamiento, del diálogo, de la razón. Quienes trabajamos aquí sabemos que ese es el motivo de que quieran acabar con nosotros, pues representamos valores diametralmente opuestos a los de ETA. Y a mucha honra."

fernando firmino

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

quarta-feira, outubro 29, 2008

TV Cultura experimenta formatos na transmissão via internet


Neste momento, 10h, está começando a gravação do programa Roda Viva, da Tv Cultura, com a participação do neurocientista Miguel Nicolelis. Na página do programa no Radar Cultura está sendo transmitido ao vivo, com uma câmera dos bastidores, outra nas charges de Paulo Caruso, bem como está aberto o bate-papo para a participação dos internautas.
A Tv Cultura e o Roda Viva vêm há alguns meses experimentando formatos para a transmissão web. O programa também conta com a participação de três twiteiros, entre os quais me encontro hoje.
Carla Schwingel

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

ElPaís.com agora tem vídeos em alta definição

A proposta é oferecer vídeos i-HD para qualquer via de acesso ao site (PC, celular, MP, iPhone). Segundo eles, esta é a primeira vez que um diário digital espanhol oferece conteúdo em vídeo de alta definição. Por enquanto, em alta definição há trailers de filmes e um vídeo mostrando as primeiras neves na serra madrilenha. Legal ficar de olho no que eles vão produzir a partir de agora. Quero ver matérias.

ELPAÍS.com abre pantalla de vídeo en Alta Definición

Beatriz Ribas

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

Você conhece o Gamil? E o Gmial? Ou talvez o Gaiml?

Isso mesmo: são páginas geradas por enganos na hora de digitar GMAIL. Resultado: milhares de usuários do Gmail são levados, a cada dia, para sites que se parecem, mas não são o Gmail. E esses nomes foram registrados e os sites usam o engano em seu proveito. O Gmial, o Gimal, o Gaiml, o Gmil oferecem -adivinhem o que?- isso mesmo: contas de e-mail!
O Gmia oferece seguros. Talvez devessem oferecer seguros contra erros de digitação. Você compraria um seguro através de uma empresa à qual chegou por um erro?
O único que afirma que já estava lá desde 1995 e, portanto antes do GMAIL, é o GAMIL, site de uma empresa de design. Eles brincam com o engano que  levou você até lá, explicam que Gamil é uma palavra de origem árabe, que significa "bonito"(beautiful), oferecem seus produtos no site e, naturalmente, são clientes do sistema de publicidade do Google (Google Adwords).
O GNAIL é um site chinês que negocia produtos químicos. 
marcos palacios

Marcadores:

1 comments links to this post

terça-feira, outubro 28, 2008

O Cristo Rosa

Como parte da campanha contra o câncer de mama, o Cristo Redentor ficou rosa, esta noite no Rio de Janeiro.
(Foto: João Augusto Pina/VC no G1)
marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

O que significa a web 3.0 para jornalistas?

É o que o artigo de Colin Meek no Journalism.co.uk tenta explicar, detalhando sobre algumas ferramentas e tecnologias que já estão sendo usadas. Também aborda as especificidades da linguagem semântica e os projetos nucleares para o desenvolvimento da que será a próxima geração da web, denominada como web semântica ou web 3.0.
"The terminology used to describe the semantic web is often hard to penetrate, but the best way to understand it is to view the technology as an attempt to link up various clouds of information: flight times, weather forecasts, social network bookmarks and news stories are all delivered in different formats and readable only by different applications. The semantic web is an engineering solution that will allow this data to be meshed and available for use by machines globally".

Suzana Barbosa

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Congresso de Ciberjornalismo divulga programa

A organização do I Congresso Internacional de Ciberjornalismo, que acontece dias 11 e 12 de dezembro na Universidade do Porto (Portugal), divulgou a programação do evento - ainda em caráter provisório. A conferência de abertura "¿Uno para todos y todos para uno? Los medios de comunicación ante la convergencia digital", será proferida por Ramón Salaverría (Universidad de Navarra).
À sessão inaugural, seguirão 5 painéis com apresentação de comunicações ("Desafios da Convergência", "Ciberjornalismos", "Jornalismo Participativo e do Cidadão", "Jornalismo e Bloguismo","Inovação e Empreendedorismo") e as conferências com investigadores e profissionais de vários países:
- “Ciberjornalistas em Portugal” – Helder Bastos (Universidade do Porto);
- “Journalism in Second Life” – Eric Reuters, Eric Krangel na vida real (Reuters);
-"Cinco W's e um H para o jornalismo na web" – João Canavilhas (Universidade da Beira Interior);
- “Ciberjornalismo 2.0: o impacto das ferramentas de mídia social” - Elizabeth Saad Corrêa (Universidade de São Paulo);
- Conferência de Mário Tascón (Dixired);
- Conferência de encerramento, com Rosental Calmon Alves (Universidade do Texas).
No site do congresso há mais para saber: lista das comunicações a serem apresentadas, biografia dos conferencistas, como se inscrever no evento, onde se hospedar na cidade do Porto, ou como candidatar-se aos prêmios de ciberjornalismo.

Suzana Barbosa

Marcadores: ,

1 comments links to this post

Recreio

"What kind of doctor fixes broken websites?
A URLologist".

100's of Jokes & Cartoons

Beatriz Ribas

Marcadores:

2 comments links to this post

Twistori: monitorando sentimentos no Twitter

Um site-projeto que monitora sentimentos expressados no Twitter: Hate, Love, Believe, Feel...
marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Depois dos ímãs de geladeira, agora os pen drives...

Tinha que acontecer, mais cedo ou mais tarde.
marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

segunda-feira, outubro 27, 2008

Concursos em Comunicação: grupo reúne candidatos para troca de informações

A interdisciplinaridade nos concursos em comunicação, seja nas áreas de jornalismo, publicidade e relações públicas, é cada vez mais perceptível nos editais e provas no Brasil. A cobrança de tópicos de outras especialidades e a pequena produção de material específico para os certames transformam os candidatos em náufragos. Pensando nisso, o jornalista e especialista em comunicação digital, Alberto Marques, resolveu criar um grupo, aberto a qualquer participante, Concurseiros em Comunicação. A idéia, segundo o comunicador, é trocar informações nas mais diferentes áreas da comunicação e criar um repositório de arquivos, ampliando o material disponível e facilitando o acesso aos dados.
marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Twitter, GPS e Voip a serviço do terrorismo

As Redes sociais estão na mira do exército americano. Um relatório do exército americano apontou que o Twitter que teria ligação com o principal inimigo dos Estados Unidos- grupo terrorista Al Qaeda e do Hezbollah. Além do twitter, que para eles, integram o "eixo do mau", outros dispositivos também teria ligação com os grupos, como GPS e o VoIP.
Pela rápida disseminação da informação (em apenas 140 caracteres), o Twitter seria o maior alvo deles.
A rápida disseminação das informações no microblogging é apontado como maior motivador da vigilâncias nas redes sociais. O terremoto que aconteceu em Los Angeles, no dia 29 de julho,foi relatado por um membro do microblogging, antes mesmo da imprensa noticiar o fato, dizem os militares.
Via Info Plantão

Adriana Rodrigues

Marcadores: , , , , , , ,

2 comments links to this post

Estudantes brasileiros acompanham as eleições nos Estados Unidos

Vinte estudantes universitários brasileiros (dos cursos de jornalismo, de relações internacionais e de ciências políticas) ficam nos Estados Unidos de 25 de outubro até 8 de novembro para acompanhar o processo eleitoral. O grupo selecionado participa de uma iniciativa da Comissão Fulbright e da Embaixada dos Estados Unidos.
Os estudantes registram suas experiências no blog: http://blig.ig.com.br/brasileirosnaseleicoesdoseua

Luciana Mielniczuk

Marcadores:

1 comments links to this post

domingo, outubro 26, 2008

Marcando encontros a meio caminho

Descobri por acaso o MeetWays, um site que promete localizar e sugerir lugares de encontro (cafés, restaurantes, bares, pizzarias, etc) situados em um ponto médio entre dois endereços, para equalizar os deslocamentos de quem está querendo se encontrar.
Funciona colocando-se o CEP (ZIP Code) e escolhendo o tipo de lugar para o encontro. Achei que daria certo somente para endereços norte-americanos, mas resolvi provar. Qual não foi o meu espanto. Ao colocar meu CEP e o CEP do jornal A Tarde, aqui de Salvador, pedindo pizzarias como ponto de encontro, o danado do site me ofereceu quatro opções! Tudo no Google Map, é claro, com endereços, pinos de localização e até telefones das pizzarias.
marcos palacios

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

Porque hoje é domingo: fotografando cara-a-cara


O José Afonse Jr. me mandou o link para este vídeo que mostra o trabalho do fotógrafo Bruce Gilden, nas ruas de New York, fotografando pessoas a curtíssima distância.
"Eu não tenho ética", responde ele, quando questionado sobre seu modo de atuar.
Naturalmente o tamanho (físico) de Gilden também ajuda. Você criaria um caso com ele se fosse fotografado?
Bom Domingo.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Nova funcionalidade no YouTube: links para cenas específicas de um vídeo

Uma nova funcionalidade do YouTube permite que se faça um link para um ponto específico de um vídeo disponibilizado no serviço. Assim por exemplo, agora é possível fazer-se um link para a cena que está localizada a 01 minuto e 45 segundos do início de um determinado vídeo. Para isso usa-se um tag agregadado ao final do endereço original do vídeo, no formato "#t=1m45", onde os números indicam minutos e segundos.
Assim para linkar aos 1m45s do vídeo http://www.youtube.com/watch?v=1bibCui3lFM, basta escrever http://www.youtube.com/watch?v=1bibCui3lFM#t=1m45s
A funcionalidade já existe há algum tempo no Google vídeo.
Via TechCrunch

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Lições de 29: Especial do Estadão

Especial do Estadão.com traz entrevista de David Moisés com José Mindlin, bibliófilo, jornalista e empresário brasileiro de 94 anos, que rememora a mais grave crise econômica da história recente. Mindlin era repórter em 1929 e ajudou a escrever as reportagens que comenta no Especial e que podem ser lidas em pdf.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

sábado, outubro 25, 2008

Mapeando o posicionamento da imprensa norte-americana nas eleições

Infochimps.org produziu um mapa que retrata o posicionamento da imprensa norte-americana em relação á polarização Obama Barack (azul) x John McCain (vermelho). O mapa não só apresenta a distribuição dos apoios abertamente declarados, como também especifica a posição dos jornaias nas eleições de 2004. Juntamente com o mapa estão listados dados sobre os jornais e sua circulação. Além da evidência da forte tendência de apoio a Barack, o mapa mostra também que a opção política dos maiores jornais nem sempre coincide com o posicionamento dos colégios eleitorais dos estados onde eles estão localizados.
Via Journedism
marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Você pode votar e escolher: Barack ou McCain?

A revista Economist.com criou um espaço para uma votação mundial na escolha Barack Obama x John McCain. Os países estão proporcionalmete representados, como no caso dos colégios eleitorais norte-americanos. No momento, a vantagem mundial de Obama é absoluta. McCain está liderando apenas no Iraq, Georgia, Sérvia, Sudão, Algeria, Namíbia, Macedônia, República Democrática do Congo e Cuba. No resto do mundo Obama está arrazando.
marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

A praga do plágio e uma vã tentativa de identificá-lo

A pesquisadora Raquel Recuero circulou mensagem na Lista da Compós e fez uma postagem em seu Blog,  informando que recebeu uma denúncia de que um texto seu, "escrito e publicado em 2000, tinha sido copiado quase na íntegra e sem a citação de fonte em um edital DO GOVERNO FEDERAL deste ano"(vejam mais informações no blog).
"O que me preocupa - escreve Raquel Recuero - é que a institucionalização do plágio, da cópia, pela simples falta de tempo ou preguiça de escrever um texto próprio, está tão arraigada nas nossas universidades, que até a Secretaria de Comunicação do Governo Federal está adotando tal prática. Meus alunos que disponibilizam seus trabalhos na Internet também são constantemente alvo de cópias e, inclusive (pasmem!) recebi uma denúncia recente de um artigo de aluna publicado nos anais online de um congresso cuja cópia quase integral encontra-se publicada em revista AVALIADAS PELO QUALIS! O problema, parece-me, adquire contornos epidêmicos", assinala a pesquisadora.
Recuero indica os endereços onde estão o texto dela e o plágio.
Em sua mensagem, Recuero fala também de um mecanismo para detecção de plágios, disponível na Web. Trata-se do PlagiarismDetect.com 
Testei-o, alimentando-o com um texto composto por partes de três artigos meus disponíoveis na Internet: uma parte está na Revista da Compós, outra na Diálogos de la Comunicación Felafacs e uma terceira disponibilizada em pdf no site do GJOL. Usei a opção "deep analysis", solicitando buscas na web, pdf, blogs e livros online. Infelizmente, somente o trecho contido na Diálogos Felafacs foi identificado. Os outros dois passaram incólumes...

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

sexta-feira, outubro 24, 2008

Quem acessa o Portal de Periódicos da CAPES?

O Portal de Periódicos da Capes disponibiliza publicações científicas adquiridas de editoras internacionais a 194 instituições no Brasil.
Dados da CAPES informam que 20 instituições de ensino e pesquisa são responsáveis por quase 68% dos acessos.
Criado em 2000, o Portal possibilita o acesso a bases de dados eletrônicas e textos completos de artigos publicados nos mais importantes periódicos acadêmicos de todo o mundo, nas diversas áreas de conhecimento. Atualmente, o portal conta mais de 12 mil títulos em texto completo, 126 bases referenciais e seis bases de patentes.
A campeã de acessos é a Universidade de São Paulo (USP). A instituição, que possui o maior número de alunos e de cursos de graduação e pós-graduação no país, foi responsável por quase 10,5 milhões de acessos, o que corresponde a 18,5% do total de visitas. Logo atrás, estão a Universidade Estadual Paulista (Unesp), com 6,9%, e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 5,9%.
Veja a tabela das 20 instituições que mais acessam o Portal:


marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Novo número de Galáxia já disponível online

Está no site a Galáxia n. 15, Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC São Paulo. O dossiê desta edição desenvolve o tema “Semioses e contratos de comunicação”. ---O jornalismo como gênero discursivo - Marcia Benetti
---Telenovela: uma semiose híbrida - Raquel Paiva e Muniz Sodré
---Comunicação e ação política no contínuo mediático. Luhmann contra Habermas. e nós contra todos - Ciro Marcondes Filho
Artigos:
---Percursos das imagens e modalidades do sensível - Kati Eliana Caetano
---Fotografia e representação do sofrimento - Carolina Sá-Carvalho e Mauricio Lissovsky
---O videoclipe como extensão da canção: apontamentos para análise - Jeder Janotti Júnior e Thiago Soares
--- A pesquisa sobre design e cinema: o design de produção - Mauro Baptista
---Do fato ao acontecimento: tensividade em reportagem telejornalística - Maria Lucia Vissotto Paiva Diniz
--- Narrativas da herança multicultural: televisão e identidade discursiva - Adriana Stürmer e Ada Cristina Machado da Silveira
--- A publicidade contra-intuitiva e o efeito ricochete - Francisco Leite Leandro Leonardo Batista
Resenhas:
--- do livro de Paula Sibilia - "O show do eu - a intimidade como espetáculo"- resenha de Cíntia Dal Bello
--- do livro de Murilo Ramos e Suzy dos Santos - "Políticas de comunicação" - resenha de Laurindo Lalo Leal Filho
--- do livro de Marcia Benetti e Claudia Lago - "Metodologia de pesquisa em jornalismo" - resenha de Fernando Resende.
marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quinta-feira, outubro 23, 2008

SBPJor divulga ganhadores do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo

A SBPJor divulgou nessa quarta-feira, 22 de outubro, os ganhadores da 5ª edição do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo. Os professores Marcos Palacios, coordenador do GJOL, e Suzana Barbosa, pesquisadora associada ao GJOL, ganharam nas categorias Pesquisador Sênior e Doutorado.

Em Iniciação Científica, Gabriela Jardim Rocha, da PUC de Minas, levou o primeiro lugar com o trabalho “Mediações sociais no jornalismo colaborativo”, orientada por Geane Alzamora. Mariana de Almeida Costa, da UFF, ficou com a menção honrosa, com “Jornalistas e marginalidade social”, orientada por Sylvia Moretzsohn.

A dissertação contemplada com o primeiro lugar na categoria Mestrado foi “A pluralização no webjornalismo participativo”, de Marcelo Ruschel Träsel, da UFRGS, orientado por Alex Primo. Ana Paula Ferrari Lemos Barros, da UnB, levou a menção honrosa, com “Saúde, sociedade e imprensa”, orientada por Dione Moura.

O professor Marcos Palacios foi o orientador da Tese de Suzana Barbosa, “Jornalismo digital em base de dados”.

A divulgação do prêmio foi realizada pelo presidente da SBPJor, Carlos Eduardo Franciscato, e por sua Diretora Científica, Marcia Benetti.

A entrega do prêmio será feita no dia 19 de novembro, na solenidade de abertura do VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, na UMESP.

Carla Schwingel

Marcadores: ,

4 comments links to this post

quarta-feira, outubro 22, 2008

WikiBrasil traz a São Paulo o fundador da Wikipédia

Jimmy Wales, idealizador da Wikipédia, estará em São Paulo no dia 10 de novembro para participar do evento WikiBrasil: Mutirão de Conhecimentos Livres, que tem como tema "Os desafios e oportunidades para produções colaborativas de conhecimentos livres no Brasil".
Também estão convidados para participar do debate André Lemos, Ethevaldo Siqueira, Gilberto Dimenstein, Gilson Schwartz, Karen Worcman, Ladislau Dowbor, Lala Dezeinhelin, Reinaldo Pamponet, Renato Rovai e Sérgio Amadeu. E, na mesma ocasião, estará sendo lançado o Instituto WikiMedia Brasil.

Wales participará do Programa Roda Viva da TV Cultura, de um debate promovido pelo Jornal Folha de S.Paulo e de entrevista interativa da revista Época.

Os interessados podem se inscrever na página do evento.

Serviço:
Data: 10/11/2008 Horário: 19h30
Local: Centro Cultural São Paulo - Sala Adoniran Barbosa (capacidade para 600 pessoas)
Endereço: Rua Vergueiro, 1000

Via Jornalistas da Web.

Carla Schwingel

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Conferência Hipertexto 2009 abre chamada de trabalhos


A Hipertext 2009 Conference, que ocorre de 29 de junho a 01 de julho em Torino, Itália, divulga sua chamada de trabalhos.

Web, web semântica, web 2.0, redes sociais estarão sendo discutidas em termos de suas semânticas, de formas de apresentação, de aplicativos e aplicações, bem como do conhecimento gerado a partir de análises e de seus efeitos sociais.

A data limite para a submissão dos trabalhos é 02 de fevereiro de 2009.

Carla Schwingel

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

terça-feira, outubro 21, 2008

Podem acreditar: existe uma Deletionpedia

A Deletionpedia é uma enciclopédia (?) formada apenas pelas páginas deletadas da Wikipedia em inglês. No momento desta nossa visita havia 63538 páginas estocadas. Ninguém pode editar páginas na Deletionpedia: elas estão lá tal como foram deletadas da Wikipedia.
A explicação para a existência do site: " Quem sabe o que se pode perder no mundo se perdemos algo. Além disso, armazenamento é barato".
As páginas deletadas na Wikipedia são automaticamente armazenadas na Deletionpedia.
Há várias maneiras de consultar a Deletionpedia, uma delas é buscar os ítens que foram mais de 200 vezes deletados por usuários da Wikipedia

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Publique seus livros de graça na Internet e ganhe leitores e/ou dinheiro

Bubok.es oferece um serviço gratuito e facílimo de usar na internet para pessoas que desejam publicar seus livros. Você pode pubicar em papel ou deixar em versão para ser descarregada em PDF. O sistema é muito interessante. Você não paga nada e pode ganhar dinheiro ou não, basta querer. O livro em papel sairá a um custo "x" a depender de suas escolhas sobre tipo de papel, capa etc... o custo vai sendo calculado pelo sistema enquanto você vai escolhendo como quer que o livro fique. Tem até serviço de divulgação. Em cima desse valor de produção, entra o valor que você deseja ganhar com o livro. Então, se você diz que quer ganhar 3 euros por livro, o valor final para o comprador será o que foi calculado pelo sistema para a prdução + o que você quer ganhar. A versão em PDF pode ser paga ou gratuita. Se for paga, você ganha o que pedir e as pessoas pagam por descarregar seu livro na máquina delas. Se você não quiser ganhar nada com isso, qualquer pessoa pode descarregar seu livro de graça. A visita guiada explica tudo isso de maneira muitíssimo fácil de entender. Vale a pena conhecer.
Todos os livros estão organizados e classificados por temas. Fui assim, de primeira, sem pensar muito, na seção "informática - investigación", e achei esse livro que aparentemente me interessa bastante- "Búsqueda de respuestas basada en conocimiento semántico", de Hector Llorens. Posso compra-lo por 10 euros já com os custos de envio incluídos ou pagar 1 euro e descarregar a versão em PDF no meu computador. Dá uma olhada na Librería.
Interessante também ver o depoimento em vídeo de Alberto Vázquez-Figueroa sobre Bubok e sobre as mudanças no mundo literário com a Internet, que está na primeira página - "o importante para um escritor é ter leitores e não compradores".
Fiquei conhecendo o Bubok por essa matéria do ElPais.com que trata do Premio Bubok de Creación Literaria. Premia com 2.000 euros as criações literárias inéditas escritas em espanhol, com uma extenção mínima de 50 páginas. Para quem quiser concorrer, o envio dos originais vai até o dia 6 de janeiro de 2009 e os jurados serão conhecidos no dia 16 de abril de 2009.
Beatriz Ribas

Marcadores: , , , , , , ,

2 comments links to this post

Novo Yahoo! News entra no ar

O Yahoo! colocou no ar a nova versão do seu site de notícias Yahoo! News. O novo visual, que estava em fase beta desde o começo de outubro, usa fontes um pouco maiores e mais espaçadas que o anterior, além de dar mais destaque aos conteúdos multimídia.

O Yahoo! News é um dos sites mais populares dos Estados Unidos, alcançando a marca de 44 milhões de acessos únicos por mês.




Patrick Silva

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Pontos de ônibus com ar condicionado: lá e cá


Vendo os pontos de ônibus com  ar condicionado em Dubai, o fotógrafo e designer Paulo Munhoz imaginou como eles ficariam em Salvador, Bahia...

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Game Over

Por Carlos Eduardo Entini
Com certeza Lindemberg nunca teve um Nintendo ou aparelho semelhante. Em compensação, ninguém nunca teve um vídeo-game como ele, no qual uma partida pôde durar 100 horas e com tamanha realidade. It's show time!
Discute-se a ação da polícia, se deveria ter agido antes ou se um tiro do sniper teria resolvido a questão.
O que não se discute é o show montado pela imprensa. Como teria sido o desfecho se tivesse sido proibida a filmagem do local e da movimentação da polícia? Qual foi o peso que ela deu no resultado?
Muitos podem questionar que a proibição da transmissão ao vivo seria um atentado à liberdade de imprensa. Mas nem todo o direito é absoluto, mesmo os constitucionais.
Com todo o show montado, Lindemberg fez do telefone joysticke. A cada telefonema, no caso jogada, ele podia sentir a reação na televisão e rádio. Ele tinha todo o controle.
Agora sabe-se de uma jogada que talvez teria dado outro desfecho ao caso: ele concordou em soltar as reféns e se entregar caso o promotor divulgasse uma carta em que se comprometia a pedir uma pena leve e que ela fosse lida pelo jornalista da Record Reinaldo Gottino (leia Apresentador da Record poderia resolver o sequestro? O que diz Serra?)
Ou seja, a polícia, a única preparada para esses casos, torna-se o terceiro refém. Naquele momento um repórter surgia como o negociador. É um poder (o 4º?) assumindo outro que não lhe compete (o do 1º).
Os comandantes da operação permitiram, mas instâncias superiores não. Ainda não se sabe quem.
Ficou claro é que um crime - quantos desse não acontecem por aí a fora? - foi transformado em comoção nacional e deu ao criminoso a prerrogativa de controle e pior ainda, deixou a polícia coadjuvante entre o crime e o espetáculo. Ganharam os dois.
Cansado de jogar, restou a Lindemberg queimar as duas vidas que lhe restavam e GAME OVER!
Via Ong PI

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

segunda-feira, outubro 20, 2008

Novo projeto de O Povo Online

Depois do UOL apresentar o seu novo projeto gráfico, agora é a vez de O Povo Online, de Fortaleza - CE, redesenhar seu portal com investimento em áreas brancas, mais interatividade e multimidialidade, conforme matéria de apresentação: "As novidades no portal do Grupo de Comunicação O POVO entram no ar para reforçar a multimidialidade e o caráter participativo do jornalismo feito em plataforma eletrônica. Neste momento, de marca e formato novos, O POVO Online apresenta maior leveza no design, melhor visualização do conteúdo, mais ferramentas de interatividade, e, claro, muitas notícias para seus usuários."
Fernando Firmino

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Revista Trípodos discute tendências do jornalismo e convergência: acesso livre ao texto integral

Já está disponível o número 23 de ‘Trípodos’, revista acadêmica de comunicaçaõ editada pela Facultat de Comunicació Blanquerna da Universitat Ramon Llull, em Barcelona. Trata-se do monográfico “Més finestres per a la informació. Tendéncies en periodisme i nous suports”, coordenado pelo Prof. Pere Masip, um dos investigadores integrantes do Convênio Capes-DGU de colaboração entre Brasil e Espanha para o estudo comparativo dos Cibermeios, com contribuições de alguns outros pesquisadores do grupo. A revista inclui textos em espanhol, inglês e catalão.
Via Infotendencias

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

21 fotos espetaculares da superfície do Sol

O Boston Globe traz uma seção com 21 fotografias em alta definição do Sol. Espetaculares.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Inteligência artificial ou mágica?

Ainda não foi desta vez que o Teste de Turing demonstrou a inteligência de uma máquina. No domingo 12 de outubro, na Universidade de Reading, na Inglaterra, cinco computadores (Brother Jerome, Elbot, Eugene Gootsman, Jabberwacky e Ultra Hal - eram seis, mas Alice não foi instalada em tempo) participaram de um concurso anual para promover o desenvolvimento da Inteligência Artificial, o Prêmio Loebner. Em 17 anos de concurso, nunca um computador ganhou medalha de prata ou de ouro. Foi o que ocorreu no domingo 12/10, quando a máquina Elbot conseguiu se fazer passar por humano, enganando 3 dos 12 jurados, e ganhar a medalha de bronze.
O Prêmio Loebner baseia-se no Teste de Turing, criado pelo matemático britânico Alan Turing que ajudou a decifrar os códigos secretos do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1950, no artigo Computing Machinery and Intelligence, Turing propôs o jogo de imitação como uma maneira de se identificar consciência artificial. Uma pessoa (A) conversando com uma máquina (B) e com uma outra pessoa (C), cada um em um quarto, sem saber quem é humano e quem é máquina. A máquina passa no Teste de Turing se "A" nao consegue com segurança afirmar qual dos dois (B ou C) é a máquina.
O concurso criado por Hugh Loebner, empresário novaiorquino tido como uma figura controversa, premia com medalha de ouro e 73 mil Euros a máquina que conseguir se fazer passar por um humano numa conversa que não seja apenas escrita, mas que integre também comunicação sonora e visual. O segundo lugar (2200 Euros) fica com aquele que consegue passar no teste escrito, iludindo pelo menos metade dos juízes. O terceiro colocado, como foi o caso do Elbot, ganha 1500 Euros por ter sido o melhor concorrente.
(Terra Tecnologia, 2008) - Fred Roberts, criador do Elbot, disse não aceitar o argumento de Turing sobre o pensamento das máquinas. "Não acho que seja nada parecida com pensamento", ele disse sobre a habilidade de conversação do Elbot. "Se você sabe como um truque de mágica é feito, ele deixa de ser mágica. Lamento soar pessimista".
Turing propõe em 1950 (pg 435) que "May not machines carry out something which ought to be described as thinking but which is very different from what a man does ? This objection is a very strong one, but at least we can say that if, nevertheless, a machine can be constructed to play the imitation game satisfactorily, we need not be troubled by this objection". Para Turing, se uma máquina pode conversar como uma pessoa, ela pode pensar como uma pessoa. E faz uma previsão: "I believe that in about fifty years' time it will be possible to programme computers, with a storage capacity of about 109, to make them play the imitation game so well that an average interrogator will not have more than 70 per cent chance of making the right identification after five minutes of questioning. The original question, 'Can machines think ? ' I believe to be too meaningless to deserve discussion. Nevertheless I believe that at the end of the century the use of word and general educated opinion will have altered so much that one will be able to speak of machines thinking without expecting to be contradicted" (Turing, 1950, pg 442).
Bom, 58 anos depois, o pensamento das máquinas ainda é só uma metáfora, Turing.

Ainda não podemos conversar com uma máquina (Público.pt, 2008)
Robô engana jurados em teste de inteligência artificial (Terra Tecnologia, 2008)
Uma mente consciente não pode ser criada através de softwares (Blog do GJOL, 2007)

Beatriz Ribas

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

O fim do "404 File Not Found"? Links permanentes para citações de páginas Web

Um dos maiores problemas para o uso de material online como fonte, especialmente  em publicações jornalísticas e artigos acadêmicos que demandam que o material citado permaneça disponível para consultas e uso futuro, é justamente o risco que o endereço URL simplesmente desapareça em algum momento e o link leve tão somente ao temido e execrado aviso "404 File Not Found".Vários modelos para enfrentar o problema vem sendo tentados, inclusive através do Internet Archive, mas em todos parece haver falhas e lacunas.
Uma solução aparentemente mais simples está sendo oferecida pelo WebCite, um sistema de arquivamento de referências online (páginas e  websites ou qualquer outro tipo de objeto digital acessível pela Internet). O WebCite foi incubado e está hospedado na University of Toronto/University Health Network's Centre for Global eHealth Innovation. É de uso gratuito e está registrado como membro do International Internet Preservation Consortium (IIPC).
A utilização é facílima e arquivar um endereço não leva mais de 30 segundos. Basta informar o endereço URL e fornecer alguns metadados (opcionais), como autor, data, assunto. Não é necessário se registrar para usar o sistema. Uma vez completada informação solicitada, uma cópia do material é arquivada no WebCite e um novo endereço permanente é criado.
Fiz um teste arquivando no WebCite um texto conjunto meu e de Elias Machado intitulado "Um modelo híbrido de pesquisa: a metodologia aplicada pelo GJOL", que está arquivado no site do GJOL sob o (longo!) endereço: http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/ 2007_palacios%20_elias_metodologia_GJOL.pdf
Rapidamente o WebCite criou e me informou um novo endereço (mais curto!) de arquivamento http://www.webcitation.org/5bi0A5cO1  Uma mensagem é também enviada para o seu endereço de e-mail, informando sobre a operação de arquivamento e seu resultado. 
E como o serviço se sustenta? Além de apoio institucional das Universidades, o WebCite cobra taxas de editores, bibliotecas e outros organismos que se interessem por ter seu material copiado e arquivado.
Estamos vivendo a desaparição do "404 File Not Found"?

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Imagem e Comunicação Visual: representações urbanas na América Latina

David William Foster (ASU-EUA) e Denize Correa Araujo (UTP-Brasil) estão organizando um e-book centrado na temática "Imagem e Comunicação Visual: representações urbanas na América Latina" e convidam pesquisadores que se interessem pela iniciativa para submeter poropostas de textos.
O e-book  objetiva questionar processos culturais na América Latina representados em três mídias: cinema, fotografia e publicidade. Mais especificamente, a proposta é enfatizar questões de gênero, de relacionamentos e de posturas políticas em cidades-capitais da América Latina, como Havana, São Paulo, Cidade do México, Santiago, Montevidéu e Buenos Aires, para citar as mais proeminentes.
O e-book será em 3 idiomas: inglês, português e espanhol e reunirá pesquisadores americanos, brasileiros e de países de língua espanhola na América Latina. A previsão de publicação online é para julho de 2009.
Propostas (resumos) devem ser enviadas para david.foster@asu.edu e denizearaujo@hotmail.com até 1º. de dezembro de 2008. O texto completo (com resumo e palavras-chave em português e inglês) deve ser enviado até 1º de março de 2009.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Mapeando a História: criação de mapas históricos pelos usuários

Um Atlas Histórico que vai sendo construído pelos próprios usuários, nos moldes da Wikipedia, é o experimento que está sendo conduzindo através do Concharto. No momento 832 eventos históricos estão sendo mapeados. Ao que tudo indica a comunidade de participantes ainda é pequena, mas a idéia parece promissora.
marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

domingo, outubro 19, 2008

Sobre a beleza e utilidade do ruído na Web

Eu sempre impliquei com a idéia de "excesso de informação" e apresento objeções a ela sempre que o assunto vem à baila em debates acadêmicos e assemelhados. Costumo dizer que se a idéia de "excesso" for aceita, teríamos que começar por considerar qualquer enciclopédia como um "objeto excessivo".
O que está está em causa nesse tipo de discussão não me parece ser o "excesso", mas problemas e temas que se agrupam sob palavras-chave mais específicas como "indexação", "data mining", "buscas", "filtragem","ambiente web", etc, etc. 
Mas há também uma outra idéia que se tece em torno dessa discussão. Trata-se da "serendipity", noção sem equivalência vocabular direta e precariamente traduzida para o português como "descobertas felizes e acidentais, feitas quando se está buscando algo totalmente diferente daquilo que se encontra" ou "aquisição passiva e oportunística de informação". É a informação que se encontra, se acumula, se utiliza, sem que estivéssemos buscando-a.  Simplesmente  "damos com ela": em um livro em um sebo, em uma "revista de avião", em um programa de rádio que sintonizamos por acaso em nosso carro, num número atrasado de publicação especializada em urologia largado na sala de espera de um consultório médico, ou na Web... 
Alimentando as idéias que alimento sobre o suposto "excesso", foi com grande satisfação que encontrei ontem no ReadWriteWeb uma longa postagem de  Marshall Kirkpatrick no qual ele coloca a questão: "Ruído online é mesmo ruim para você?".
As considerações de Kirpatrick, com os muitos links para opiniões e fatos igualmente valiosos,  pode ser parte de seu serendipity de hoje.
Hoje eu convido você a refletir sobre a beleza e a utilidade (pessoal e profissional) de se dispender tempo consumindo informação não filtrada que vem da névoa/nebulosas de fontes e rios caudalosos que proliferam exponencialmente na Web. Convido você a se dar o luxo de algumas horas da Cyber-Flânerie de que já falava André Lemos em 2001, aquele ano longínquo no qual aconteceu a Odisséia no Espaço. Ou isso foi em 1968?...
Experimente e faça da postagem de Kirkpatrick um ponto de partida para as muitas seredipitidades que desejo a todos neste domingo.
marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Monstros em antigos jornais japoneses


Mais coisas de domingo...
A cinematografia japonesa de ficção científica é largamente associada com a criação de monstros e muitos deles fizeram sucesso mundial. Mas é curioso descobrir um outro espaço no qual, por um breve período, monstros dos mais variados tipos circularam e tiveram grande aceitação popular no Japão: os jornais nishiki-e, em meados da década de 1870. Eram jornais artísticos, produzidos através de técnicas de xilogravura, com notícias sensacionalistas, geralmente cobrindo escândalos e crimes hediondos, mas eventualmente contando também histórias fantásticas de aparições de monstros, fantasmas e outros acontecimentos insólitos. Os nishiki-e não duraram muito: o governo Meiji não gostou da larga difusão que estavam tendo essas publicações “não oficiais” e acabou com elas.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Taller than Trees: coisa de domingo...

Coisas de Domingo...
Taller Than Trees é uma animação de Joseph Mann usando fotografias recortadas e pixiladas (?), em um mundo em escala reduzida. Se você tem largura de banda razoável, não se contente com a telinha acima e assista em tela cheia aqui.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sábado, outubro 18, 2008

Bom infográfico no G1

O assunto não poderia ser mais desagradável: a trajetória das balas disparadas contra as duas reféns do sequestro de Santo André; o infográfico é competente e comedido. Merece registro positivo.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

127 anos de arquivos do La Vanguardia disponíveis online para livre acesso

Toda a hemeroteca do jornal espanhol La Vanguardia, estará disponível para acesso público a partir da semana que vem. A informação é de Enric Sierra, redator chefe da versão digital do jornal, em entrevista concedida a 233grados.com: “La semana próxima vamos a poner toda la hemeroteca de La Vanguardia online en forma gratuita. Es un fondo único: 127 años de periodismo y de historia”.
Na entrevista Sierra fala do funcionamento atual da redação digital e indica caminhos para o futuro.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

10 mantras para mudar a cultura das Redações


David Cohn, jornalista free-lance e gestor de projetos de comunidades, entre outras especialidades, apresenta algumas idéias sobre como mudar a cultura das redações jornalísticas. Ele as denomina 10 mantras, e entre elas há uma que me parece particularmente aplicável para fazer frente a um tipo de mentalidade retrógrada que ainda acredita que as mudanças se fazem "atrás de um manto de segredos":
"Kill the idea of scoops. Don't develop a project in secret or stealth. Hoarding your idea just means you won't build community. Nothing is gained from it unless you are 100% confident you have a Google-esque game changing application (guess what, you don't)."
Segredo e criação de comunidade em torno de uma idéia não combinam e a maioria das boas idéias hoje se desenvolvem realmente quando são abertamente desenvolvidas com participação e Crowd Sourcing.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

A recepção dos meios de comunicação social em Portugal

Um Estudo de Recepção dos Meios de Comunicação Social em Portugal foi publicamente divulgado ontem. Trata-se de um completo levantamento do uso da comunicação social no país, a partir de uma amostragem (1829 questionários) da população nacional. Além de traços gerais do uso dos meios, foram identificadas caracteristicas particulares das formas de recepção para sub-grupos como os jovens, os idosos e os imigrantes.
O estudo foi realizado por José Rebelo (coordenador geral do estudo, ISCTE), Cristina Ponte (Universidade Nova de Lisboa), Isabel Férin, (Universidade de Coimbra), Maria João Malho (Instituto de Apoio à Criança), Rui Brites (ISCTE) e Vidal de Oliveira (ESCS - Instituto Politécnico de Lisboa).
O levantamento foi financiado pela ERC, Entidade Reguladora para a Comunicação Social em Portgual, em funcionamento desde 2006, tendo como objetivo primordiala regulação e supervisão de todas as entidades envolvidas em atividades de comunicação social naquele país.A ERC está constituída como entidade coletiva de direito público, dotada de autonomia administrativa e financeira e de património próprio, com natureza de entidade administrativa independente.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sexta-feira, outubro 17, 2008

Uma ferramenta para gerenciar grupos de trabalho

O Convos é uma ferramenta que permite o gerenciamento de Grupos de Trabalho. Através dela é possivel coordenar a ação de um GT com distribuição de tarefas, agendas, acesso a arquivos compartilhados, etc. A versão gratuita permite a formação de até quatro diferentes grupos.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Jornal da Globo entrevista Steve Ballmer, CEO da Microsoft



Responsável pela área de negócios da Microsoft, Balmer acredita que o Brasil será um dos quatro maiores mercados da empresa nos próximos anos devido ao crescimento da classe média. Será que ele estava falando da quantidade de produtos Microsoft instalados ou da quantidade de licenças de uso vendidas? No nosso país esses são dois números bastante discrepantes.

Patrick Silva

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Google Blog Search: mais um agregador para blogs


Mais uma da Google Inc: seis anos após a criação do GoogleNews, a empresa lançou o Google Blog Search. Trata-se de uma ferramenta que utiliza a mesma tecnologia empregada no GoogleNews para organizar os 900.000 novos posts de blogs a cada 24 horas, mostrando-os em categorias agrupadas dentro de clusters. São 11 categorias: Politics, US, World, Business, Technology, Video Games, Science, Entertainment, Movies, Television, Sports. Por enquanto, a versão beta só contempla o inglês, mas a Google planeja oferecer a mesma ferramenta em outros idiomas.
Para uma análise sobre o Google Blog Search, leia artigo de Marshall Kirkpatrick, do Read Write Web, e saiba como essa ferramenta se posiciona em relação a outras disponíveis, como Technorati.

Suzana Barbosa

Marcadores: , ,

3 comments links to this post

Blog discute cobertura jornalística em meios baianos


Um time formado por cinco jornalistas (Borega, José Bonfim, Jorge Carneiro, Mônica Bichara, Jadson Oliveira, Joana D´Arck, Carmela Talento) criou o blog Midia Baiana, com o objetivo de acompanhar a cobertura feita pelos meios locais.
Descobri há poucos dias e considero uma iniciativa importante. Fazia mesmo falta em Salvador.

Suzana Barbosa

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Papel eletrônico já é testado na Alemanha

Este vídeo explica a produção do papel eletrônico de uma fábrica na Alemanha. A idéia foi desenvolvida por cientistas da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, com o propósito de armazenar e exibir centenas de jornais diferentes e documentos pessoais.
Adriana Rodrigues

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Livro discute democracia, jornalismo e tecnologia

Esta disponível em pdf, o livro “Democracy, Journalism and Technology: New Developments in an Enlarged Europe" , dos autores como Denis McQuail, Kaarle Nordenstreng, Peter Dahlgren e Nico Carpentier. A obra é uma compilação da Summer School de doutoramento, da universidade de Tartu, na qual também é a editora do livro.
Via Jornalismo e Comunicação
Adriana Rodrigues

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Como escrever para a Web: uma série de postagens sobre redação ciberjornalística

Christian Dunn inicia hoje no journalism.co.uk uma série de postagens intitulada Como escrever para a Web (How to write for the  web). Christian Dunn Christian Dunn é o editor de jornalismo digital da NWN Media Ltd, que publica o Evening Leader, além de manter o blog Digital Journalist.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Identidade e alteridade em contextos comunicativos

"Como são geridas identidade e alteridade em contextos comunicativos, sabendo que a comunicação vive no inescapável paradoxo, por um lado da necessidade de regularidade e partilha de significados, e, por outro, de uma desejável dose de incerteza e diferença para que algo possa ser comunicado? É a estranheza sinónimo de incomunicabilidade ou, ao invés, condição de possibilidade do comunicar?"
São estas algumas das questões colocadas por Suzana Morais no livro Comunicação e Estranheza, a mais recente publicação do Livros Labcom, da Universidade da Beira Interior (Portugal). O trabalho, como todas as publicações do Livros Labcom, está disponível para download gratuito em pdf.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Austrália estuda imposição de filtros-censura na Internet

Vem do Slashdot a informação de que o governo australiano está propondo a implementação de um plano de Ciber Segurança (Cyber Safety), que custaria cerca de 125 milhões de dólares, para criar filtros automaticamente aplicáveis a todos os usuários de Internet no país. Há duas opções de listas de filtros: uma que bloqueia o conteúdo impróprio para crianças e outra que bloqueia material ilegal.  Essa segunda atingiria todos os usuários australianos, sem exceção. Além do aspecto da inaceitável imposição obrigatória desse tipo de filtragem, testes preliminares indicam que pelo menos 10 mil em cada um milhão de páginas seriam incorretamente bloqueadas pelos filtros de "ilegalidade".

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, outubro 16, 2008

Celular como instrumento musical




marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Agência Brasil ganha Prêmio Vladimir Herzog na categoria internet


Foram anunciados hoje, 16/10, os vencedores do 30º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos nas categorias internet e jornal.

André Deak
, Rodrigo Savazoni, Spensy Pimentel e Juliana Nunes, da Agência Brasil, ganharam na categoria internet com o documentário multimídia Nação Palmares.

Publicado em novembro de 2007, o especial apresenta informações sobre a situação dos quilombos no país, a partir da comunidade quilombola Linharinho, no norte do Espírito Santo.

Lucio Lambranho, do Congresso em Foco (DF), com Vida e Morte Correntina; e Juliana de Melo Correia e Sá, do JC On Line, de Recife (PE), com Violência Velada receberam menção honrosa.

Na categoria jornal, Mário Magalhães e Joel Silva, da Folha de S. Paulo, sucursal do Rio, ganharam com "Os anti-heróis, o submundo da cana".

Via Sindicato de Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.

Carla Schwingel

Marcadores: , , , ,

1 comments links to this post