domingo, novembro 30, 2008

Manipulação de imagens em debate

Com a digitalização das imagens, os casos de fotos manipuladas são recorrentes. A agência Black Star acaba de disponibilizar na web um livro, de 55 páginas, que aborda e debate o tema. Os capítulos de “Photojournalism, technology and ethics – what’s right and wrong today” são:

1. Our Pictures Must Always Tell the Truth (p.1)
2. The Golden Age of Photojournalism (7)
3. Altered Photographs, Staged Shots and the Era of Distrust (20)
4. Toward a 21st Century Ethical Model (40)

Via Jornalismo e Comunicação.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Filmes: raridades asiáticas serão disponibilizadas

A Asian News International (ANI) assinou um acordo com o ITN Source, que permitirá a digitalização da biblioteca de filmes asiáticos, que remonta a 1930. As mais de um milhão de horas de filmagens estarão disponíveis na internet. A coleção é composta por notícias, esportes, negócios, ciência e outros temas. Cinco mil clipes já estão online para download.

“We’ve been looking to build up our Asian content for some time and ANI is the perfect mix of news, bollywood and unusual videos. ANI expands the global content base we represent and will deliver to our customers’ content needs,” comunicou Ashi Oberoi, um dos diretores da ITN Source, em release disponibilizado à imprensa.
Via Journalism.co.uk

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Repercutindo SBPjor 2008: Videos com entrega do Prêmio Adelmo Genro Filho

Vídeos sobre a entrega do Prêmio Adelmo Genro Filho, no 6º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo- SBPJor 2008, na Universidade Metodista-SP, em São Bernardo do Campo. 

Primeiro vídeo
Entrega dos prêmios aos vencedores das seguintes categorias: Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pesquisador Sênior.
Segundo Vídeo 
Discurso do professor Marcos Palacios após receber o prêmio. 






Adriana Rodrigues

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Ciclo noticioso em vídeo

O vídeo Newscicle mostra o que o artista experimental e professor norte-americano Jeff Scher considera "uma destilação emocional da experiência cumulativa de seguir as notícias". O trabalho apresenta o ciclo noticioso da cobertura dos últimos seis meses nos Estados Unidos e pode ser visto no Nytimes.com.

Via Ponto Media.

Suzana Barbosa

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Madeira e florestas em Marte?

O La Brujula Verde levanta mais uma "teoria da conspiração" em andamento: a NASA teria fotos de madeira (?) e de bosques (?) em Marte, mas estaria ocultando-as. A foto de uma tora de madeira (?) e de um lago circundado por florestas (?) , foram publicadas no The Crit, um site que se especializa em UFOs, poderes extra-sensoriais e principalmente teorias da conspiração. Acima a tora de madeira, do tamanho de um dormente de estrada-de-ferro (uuppsss... será?), em uma foto que teria sido obtida pelo Mars Rovers na superfície marciana. Por que a NASA teria interesse em ocultar o material não está explicado. Provavelmente porque os ETs já estão controlando o Setor de Comunicação da NASA. Ou será do Pentágono?
Confira o material e julgue você mesmo.
marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

O Twitter e as tragédias

Raquel Recuero postou texto interessante sobre jornalismo participativo e redes sociais, ela acompanhou nos últimos dias os acontecimentos de Mumbai e de Santa Catarina através de Twitters. Confira no blog Social Media.
Luciana Mielniczuk

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

Telefone à prova de grampo

No blog Modern Mechanix encontrei uma postagem de um anúncio publicado na Popular Science de janeiro de 1966, anunciando uma invenção, que viria a calhar no Brasil das escutas telefônicas clandestinas de hoje: um telefone à prova de grampo! É verdade que a coisa não parece nada confortável e é uma tremenda bandeira. Mas em casos de necessidade extrema...

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Como é mesmo seu nome?

E se o colega que vai apresentar um paper na mesma mesa em que você está, em um evento internacional, chamar-se Aahwaanith Kwiatkowski, Abheek Abhayananda, Zartosht Mahbubih, ou mesmo Earnest Buchanan ou Elfriede Schröder? Como pronunciar corretamente o nome de seu debatedor? Ou pior, convocar um participante para formar a mesa, sem sequer saber se o nome pertence a um homem ou uma mulher. Como já estou cansado de ser chamado de Dr. Paleitcios (e coisas piores!), fiquei satisfeito de saber que há pelo menos um início de solução: é o How To Say That Name, um site que lista, indica o gênero (M/F), e dá a pronuncia correta dos principais nomes e sobrenomes em várias línguas. Não vai resolver se o/a colega for basco/a, ou filandês/a, mas já existe solução para nomes em Chinês,Inglês,Farsi, Fula, Gambiano, Alemão, Hindi, Mandinka, Polonês, Português, Russo, Espanhol, Coreano, Vietnamiota e Wolof. É em Wolof também...

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Boyle disponibiliza na Web livro sobre Domínio Público e Propriedade Intelectual

The Public Domain: Enclosing the Commons of the Mind é um livro sobre o direito de propriedade intelectual e as batalhas contemporâneas em torno do livre acesso, criatividade digital e inovação científica. Seu autor, o Professor de Direito da Duke Law Faculty, James Boyle, é co-fundador do Center for the Study of the Public Domain e chairman do Creative Commons. Boyle argumenta que da mesma maneira que qualquer cidadão bem informado deve ter conhecimentos sobre direitos civis e meio ambiente, uma compreensão das leis de propriedade intelectual e as discussões em torno de suas transformações são essenciais para garantir um futuro com maior liberdade de expressão e plena circulação de idéias.
O livro pode ser lido e comentado online ou baixado em pdf para livre distribuição.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Experimentando com manipulação interativa em vídeo


Neste vídeo, disponibilizado no Engadget, Dan Goldman demonstra alguns efeitos de pós-produção em experimentação em laboratórias da Adobe, como colocar um letreiro em um carro, traçar o caminho de um personagem, colocar balões de falas em pessoas que aparecem no vídeo, ou mesmo manipular expressões faciais. Tudo de maneira muita rápida e simples.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sábado, novembro 29, 2008

IBICT organiza workshop sobre Acesso Livre

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) está organizando o I Workshop sobre Acesso Livre nas unidades de pesquisa a se realizar no auditório da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), no dia 12 de dezembro de 2008, no período das 10 horas às 12:30. A idéia é apresentar o acesso livre às unidades de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, em especial, e a outras unidades de pesquisa ligadas a outros ministérios.
Após a realização do painel sobre acesso livre, será lançado o edital de distribuição de servidores (hardware) para as instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas. Allém disso, está sendo articulada a assinatura de uma Carta Compromisso que deverá se denominar a Carta do Rio de Janeiro, no qual os diretores das unidades de pesquisa se comprometem a apoiar o acesso livre por intermédio da construção de repositórios institucionais e do estabelecimento de uma política institucional de informação em no regime de acesso livre.
O auditório do CNEN está localizado na Rua Gal Severiano, 90 - térreo Botafogo - Rio de Janeiro – RJ. O acesso é livre. Naturalmente...
Via Blog do Kuramoto

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Quando todo mundo fala, ninguém fala...

Rosental Calmon Alves, foi entrevistado no Hipercritico.com e falou sobre o presente e o futuro do jornalismo. Dois trechos:
"Hace algún tiempo le pregunté a un amigo del New York Times, cuánta gente tenía para filtrar los comentarios de la gente. El año pasado me dijo cuatro, hace ocho meses me dijo once, después me dijo 24, y la semana pasada me lo encontré en Harvard y me dijo 74. Es decir, el New York Times tiene 74 personas que se dedican a leer y filtrar comentarios de la gente. ¿Y no tercerizan el servicio? le pregunté. Me miró mal. Pero de eso no hay vuelta. Es el espíritu de la red."
" (...) soy muy optimista en relación a la importancia que el periodismo va a tener en el futuro, porque cuando todo el mundo habla, nadie habla. La voz del periodista profesional, al lado de la voz del periodista no profesional, va a tener una importancia central que va a iluminar el camino de la información".
Via Mini-Bloc
marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

A estética da apresentação visual da informação: do melhor ao pior

Information Aesthetics é um blog totalmente voltado para a estética da apresentação visual da informação. Publica e comenta o que considera o melhor. Seu lema: "Where form follows data".
Junk Charts faz o inverso e publica o comenta o pior da informação visual. Seu lema: "Recycling chartjunk as junk art".
Para se colocar no Blogroll.
marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sexta-feira, novembro 28, 2008

MetaVideogame, publicidade e rock´n´roll


Este vídeo viral, criado pela Agência Droga5 com a canção Prisioner of Society do The Living End, como publicidade para o videogame Guitar Hero World Tour , simulando uma fase de um videogame, é o que poderíamos chamar metavideogame. Ou será outro tipo de meta?
Via More Coffee Please
marcos palacios

Marcadores: ,

2 comments links to this post

Fatores nacionais influenciam no consumo de jornais

Idade, gênero, nível de educação e renda familiar explicam diferenças no consumo de jornais, mas essas variáveis não têm o mesmo efeito em todos os países. Variáveis de nível nacional com relação à situação dos jornais, uso de outras mídias, demografia e opinião pública melhoram a eficácia do modelo de "leitura de jornais na Europa". Estas são as principais conclusões de um estudo sobre leitura de jornais em 23 países europeus, conduzido por Eiri Elvestad e Arild Blekesaune , do Department of Sociology and Political Science da Norwegian University of Science and Technology (NTNU). Usando uma técnica de análise com multi-níveis (multilevel analysis technique) a leitura de jornais é estudada tanto da perspectiva individual quanto com relação a características nacionais. O artigo está no mais recente número da revista European Journal of Communication, Vol. 23, No. 4, 425-447 (2008) que pode ser acessada através do Portal de Periódicos da CAPES.
marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Mapa interativo da pobreza no Brasil

Um Especial do Estadão oferece um Mapa da Pobreza no Brasil, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social, usando indicadores do IDF (ìndice de Desenvolvimento Familiar). O Estadão explica que construiu o mapa tendo acesso "com exclusividade", ao IDF, que "foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social com base nos dados do Cadastro Único, um monumental estoque de informações sobre as famílias assistidas pelo Bolsa-Família. Formado por seis itens, o IDF varia de 0 a 1 – quanto mais perto de 1, melhor o resultado".
marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, novembro 27, 2008

Ovo de Colombo? Plataforma Lattes como Portal Unificado da Produção Científica Brasileira

No VI Encontro Nacional da SBPJor, tive oportunidade de apresentar uma idéia que volto a esquematizar e defender aqui.

Consideremos as seguintes realidades:
a) Um dos grandes problemas que enfrentamos quando nos deparamos com a questão do livre acesso à Produção Científica é justamente sua dispersão por incontáveis Portais, Repositórios Institucionais, Periódicos Científicos e livros disponibilizados online, Bibliotecas Virtuais, etc, etc.
b) Atualmente, a base da Plataforma Lattes conta com cerca de 1.100.000 currículos, sendo que 31% destes currículos são de doutores, mestres e estudantes de pós-graduação e 59% de graduados e estudantes de graduação.
c) Hoje no Brasil ninguém é Cidadão-Cientista sem ter Lattes e portanto em tais currículos, toda a produção científica brasileira das últimas décadas está registrada;
d) Crescentemente a produção científica mundial é veiculada diretamente em plataformas digitais (periódicos online, Anais de Eventos online, livros com livre acesso, etc), ou é subsequentemenete depositada em repositórios institucionais de livre acesso via Internet, Bibliotecas Virtuais, Portais Científicos, etc;
e) O CV Lattes já inclui a auto-indexação da produção disponível online, oferecendo em cada registro de Produção (artigo, capítulo, livro, comunicação, etc) campos apropriados para informação de endereço na Internet (URL), bem como para colocação de palavras-chaves (tags).
O que emerge espontaneamente quando se coloca tudo isso junto? Um formidável indexador, um Portal Unificado de toda a produção científica brasileira disponível online, bastando para isto que o CNPq agregue um Motor de Buscas à Plataforma Lattes que, além de localizar os CVs dos pesquisadores, busque e recupere a PRODUÇÃO constante nos currículos, possibilitando sua mineração seja por Autor, Assunto, Palavras-Chave do Título, Palavras-Chaves da Auto-Indexação, etc, com os devidos filtros por Área, sub-Área, etc, como em qualquer sistema de Busca Avançada/Booleana.
Um ovo de Colombo?
Talvez.
Vamos pedir ao CNPq este presente de Natal?

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

5 comments links to this post

Portal de Revistas da USP dá acesso a 30 títulos

A Universidade de São Paulo (USP) lançou um serviço que dá acesso, por meio da internet, ao texto completo das revistas produzidas pela universidade e credenciadas pelo Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da instituição.Trata-se do Portal de Revistas da USP, uma biblioteca eletrônica com acesso gratuito. Segundo a USP, a iniciativa tem como objetivos ampliar a facilidade de acesso dos usuários ao texto completo das publicações e possibilitar a obtenção de indicadores da produção científica, como relatórios de índices de citação e de co-autoria, além de ampliar a visibilidade desses periódicos nacional e internacionalmente.
O Portal de Revistas da USP disponibiliza inicialmente acesso a 30 títulos e prevê a inclusão dos demais títulos já credenciados e de outros à medida que atenderem aos critérios de credenciamento do programa.
A iniciativa conta com parceria do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), por meio do SciELO (Scientific Electronic Library Online), programa de biblioteca eletrônica virtual de revistas científicas brasileiras mantido pela Bireme e FAPESP.
marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Tecnologia do passado: onde encontrar seu velho computador em algum lugar

Max Burnet, um australiano residente em um subúrbio em Sidney, decidiu fazer um museu de computadores em sua própria casa. Brunet foi diretor de uma Corporação de Esquipamentos Digitais por anos, daí seu interesse pelo histórico da computação. Toda o espaço disponível da casa, que tem dois andares, está coberta com relíquias do passado. Sua coleção é grande, a partir de 1920 um Totalisator Julius, o primeiro UNIX PDP-7, um clássico DEC PDP-8, o IBM PC original, da Apple, Lisa, MITS Altair 8800, muitos cartões e mais de 6000 livros de referência computador. E muito mais.

Via CIO
Adriana Rodrigues

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Chamada de trabalhos para Simpósio sobre Vigilância


Estão abertas as chamadas de trabalho para o evento o Simpósio Interdisciplinar Vigilância, Segurança e Controle Social na América Latina: Passado, Presente e Futuro, que acontecerá de 4 a 9 de março de 2009 na PUC-PR, em Curitiba. As inscrições são gratuitas e as chamadas de trabalhos já está disponível no site, cujo prazo para o envio de resumos em até 250 palavras é até 14 de dezembro.
O Simpósio tem o apoio da Surveillance Studies Network e do Surveillance & Society . Alguns conferencistas estão convidados como o Prof. David Lyon (Queen's University, Ontario, Canadá) e o Prof.(Nelson Arteaga Botello, Universidad Autonoma del Estado, México). As contribuições serão também submetidas à apreciação para uma edição especial trilíngue do periódico Surveillance & Society, a ser publicado no início de 2010.
Os papers, no entanto, devem ter relação com o tema central deste evento, particularmente dos países latino-americanos, aos seguintes tópicos específicos:
A história da vigilância e controle social
Vigilância e o legado permanente de regimes autoritários e ditaduras militares
Vigilância, imperialismo e capital global
Vigilância, política e classes sociais
Vigilância e movimentos sociais: controle e resistência
Crime, insegurança urbana, políticas públicas e vigilância
Novas tecnologias da vigilância
O futuro da vigilância e controle social
Conceituando vigilância e controle social: críticas de uma ‘abordagem do hemisfério norte’

O Simpósio tem co-organização dos professores e pesquisadores brasileiros Fernanda Bruno (UFRJ), Rodrigo Firmino (PUC-PR), Marta Kanashiro (Unicamp), e David Wood (Newscastle University) e Nelson Botello (Universidad Autónoma del Estado de México)

Adriana Rodrigues

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

quarta-feira, novembro 26, 2008

Saturação de informação e relevância jornalística

Um (longo) artigo de Bree Nordeson na Columbia Journalism Review fala sobre a batalha pela relevância a ser travada pelo Jornalismo como forma de sobrevivência em um mundo caracterizado pela super-abundância de informação."Se as empresas jornalísticas dedidirem repensar seu papel e dar aos consumidores o contexto e a relevância que eles querem e necessitam, numa era de information overload, poderão alcançar a estabilidade pela qual estão batalhando". O artigo explora aspectos da economia da atenção, referencia várias posições sobre o assunto e aponta algumas iniciativas na direção da recuperação/manutenção da relevância jornalística. Um dos comentários postados assinala que Nordenson fala da information overload e cai na armadilha da saturação, ao escrever um artigo de sete páginas sobre o assunto. Vale a pena ler o artigo e os comentários. Se você ainda tiver atenção disponível para gastar, é claro...

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Popularidade derruba o site da Europeana

Inaugurada oficialmente esta semana, a Europeana – um misto de biblioteca digital, arquivo e museu, com mais de dois milhões de livros e outros itens - teve seu site derrubado por excesso de acessos. Até agora a situação continua inalterada e a mensagem informa que estão fazendo o possível para restabelecer o trâfego. Não é para menos: ao ser disponibilizada, a Europeana estava registrado uma média de 10 milhões de hits por hora!
Mais informações sobre o projeto.
marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Bahia apoia projetos de produtos culturais envolvendo tecnologias digitais

O Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura - SECULT/Fundo de Cultura da Bahia e da Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB, com objetivo de incentivar a produção e a difusão de conteúdos culturais através de suportes digitais no Estado da Bahia, torna público que no período de 26 de novembro de 2008 a 22 dejaneiro de 2009 estarão abertas as inscrições para a seleção e concessão de apoio a projetos cujo objeto ou suporte envolvam as tecnologias digitais e as novas mídias
Quatro categorias serão consideradas: a) Categoria 1: pelo menos 04 (quatro) projetos no valor de até R$ 10.000,00 (dez mil reais) cada; b) Categoria 2: pelo menos 02 (dois) projetos no valor de até R$ 30.000,00 (trinta mil reais) cada;c) Categoria 3: pelo menos 02 (dois) projetos no valor de até R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais) cada.
Mais informações e íntegra do Edital no site da FUNCEB.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Redes sociais na América Latina


Quem tiver interesse em redes sociais online, o blog de Andrés Cavelier está fazendo uma compilação de dados sobre o tema. Entre os arquivos, há informações atualizadas sobre o uso na América Latina. A lista do blogueiro está aberta para contribuições.

Alberto Marques

Marcadores:

1 comments links to this post

terça-feira, novembro 25, 2008

Uma coleção de links sobre edição em jornalismo multimídia

André Deak publica uma coleção de links que foram usados para ilustrar um curso preparado por ele sobre edição para jornalismo multimídia.
Muito útil!
marcos palacios

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

Congresso discute História da Comunicação

O X Congreso de la Asociación de Historiadores de la Comunicación, que será realizado nos dias 23 e 24 de abril de 2009, em Bilbao, Espanha, tem chamada de trabalhos aberta até o dia 10 de dezembro. Os resumos deverão ser enviados primeiro, e depois, até o dia 15 de fevereiro, os textos completos.
Como tema central o congresso propõe as grandes transformações sociais que ao longo dos últimos séculos tem sido produzidas no campo da comunicação e, em concreto, o passo da sociedade industrial à sociedade da informação (e do entretenimento). Nos comitês científico e organizador estão José Larrañaga e Javier Díaz Noci da Universidade do País Vasco (UPV/EHU).
Beatriz Ribas

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Manovich disponibiliza livro

O pesquisador Lev Manovich disponibilizou para baixar o livro "Software takes command" (PDF, DOC). A obra, em inglês, está sob uma licença Creative Commons.

This “something else” is software. Search engines, recommendation systems, mapping applications, blog tools, auction tools, instant messaging clients, and, of course, platforms which allow others to write new software – Facebook, Windows, Unix, Android – are in the center of the global economy, culture, social life, and, increasingly, politics. And this “cultural software” – cultural in a sense that it is directly used by hundreds of millions of people and that it carries “atoms” of culture (media and information, as well as human interactions around these media and information) – is only the visible part of a much larger software universe.
Via Data Beautiful.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

A mídia gorda contra-ataca: jornalismo participativo, legislação e ética

Atendendo a oportuna sugestão de Alessandra Marques, em comentário aqui no Blog, recomendamos a todos a leitura da postagem: "Jornalismo articipativo: Disfarce para burlar legislação e ética" de autoria de Rafael Fortes, publicada no Observatório da Imprensa.
Um texto forte, provocador e polêmico sobre a onda do "jornalismo participativo" na grande mídia.

marcos palacios

Marcadores: , , , , ,

1 comments links to this post

Lorem ipsum dolor sit amet

Parece que a moda agora entre os designers e arquitetos da informação é inserir mensagens em um texto usado na editoração e no design para preencher o espaço de texto em publicações. Lorem Ipsum, como é conhecido, serve para verificar o layout, a tipografia e a formatação antes de utilizar conteúdo real. É um texto padrão em latim, geralmente presente em documentos feitos para testes, para evitar que as pessoas foquem a atenção no texto e se concentrem nos aspectos visuais.
Em sua forma mais comum, o texto é este:
"Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum."
Em sua forma alterada para fins de manipulação mental (se é que isso existe e se é que essa estratégia dá resultado), o texto pode ser assim:
Do Orfanato de idéias - "Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Ninguém consegue ler fonte quatro etiam at urna. Nullam metus elit, ullamcorper a, dapibus et, ultrices adipiscing, orci. Donec posuere. Donec varius nisl non tellus. O conteúdo é mais importante que sua ilustração vestibulum mi nunc, elementum a, ultrices ac, consectetuer eu, dui menu não é feio, não esconda. Nullam in o usuário já sabe usar scroll tortor. Sed sodales, magna ut tincidunt semper, não, você não pode cortar textos dolor dolor iaculis justo, vel egestas justo nisl vel metus. Nullam contraste é bom e eu gosto a risus. Suspendisse blandit. Sed sodales velit in dui. Morbi volutpat, cinza médio no fundo cinza claro não dá pra ler massa vel pellentesque malesuada, odio velit suscipit lectus, olhe o wireframe inteiro antes de começar a consectetuer odio est quis nisi. Fusce scelerisque erat. Lorem ipsum dolor sit amet, fonte de sistema por favor consectetuer. Donec euismod odio vitae enim consulte sempre o arquiteto antes de inventar adipiscing elit".
ou mais simples:
Do Arquitetura de Informação - "At vero eos et accusamus et iusto use fontes maiores qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti o conteúdo é mais importante que o design excepturi sint occaecati a cor de fundo deve ter um bom contraste com a cor da fonte cupiditate non provident, similique sunt in culpa Quer mudar? Consulte um arquiteto. Qui officia deserunt mollitia animi, IA Rocks! Id est laborum et dolorum fuga".
Este site explica as origens do Lorem Ipsum, que é bem interessante, e mostra suas aplicações, traduz trechos e gera Lorem Ipsums para você. Impresso, fim para o qual foi criado, o mesmo texto é usado desde 1500. Legal! Essa é mais uma da série Lembretes para Designers :-)

Beatriz Ribas

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

segunda-feira, novembro 24, 2008

Digitalização do jornal Última Hora já atinge 36 mil páginas

Fizemos uma visita ao projeto de digitalização de todos os exemplares do jornal Última Hora (Rio de Janeiro) sob guarda do Arquivo Público do Estado de São Paulo, que está em andamento desde o ano passado, garantindo disponibilização gratuita ao público pela Internet. Na primeira etapa do projeto foram digitalizadas 36 mil páginas correspondentes a 60 meses de jornal. O projeto tem como meta celebrar os 200 anos da imprensa brasileira, entregando ao País esse rico acervo preservado em formato eletrônico.
Criado e dirigido pelo jornalista Samuel Wainer, Última Hora foi o único jornal brasileiro a ser publicado simultaneamente em sete cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Niterói, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Recife. Apoiando os governos de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e Jango, articulou em suas páginas a discussão política e temas do fait divers e de forte apelo popular, como futebol, o cotidiano das cidades, movimento sindical, a criminalidade, rádio e cinema. O jornal foi fundado em junho de 1951 e circulou até 1971. Sua trajetória foi marcada pela inovação estética e temática, tendo sido um marco na história da imprensa brasileira.
marcos palacios

Marcadores: , , , , ,

3 comments links to this post

domingo, novembro 23, 2008

Lembretes para designers

Design Police, um site com lembretes sobre o que se deve e o que não se deve fazer em design. "This makes no sense", ou "Learn colour theory", ou "Legible from space", ou "Comic Sans is illegal", ou ainda "Helvetica was an unimaginative choice", são ordenados de uma maneira provocativa para grudar na cabeça dos designers. E não é que faz todo o sentido!? Veja o kit todo. Os últimos são os mais engraçados.

Beatriz Ribas

Marcadores: , , ,

1 comments links to this post

Gênio da Web adivinha em quem você está pensando

Mais um dentre tantos modismos que vêm e vão na web, o Akinator tem seus méritos. Basta pensar em alguém, famoso ou não, e responder às perguntas que ele faz. Normalmente, com menos de vinte questões o "gênio" consegue deduzir em quem você está pensando.

Tentei três vezes: "Steven Spilberg", "minha namorada" e "Marcos Palácios". Nas duas primeiras, o gênio foi preciso. Na terceira recebí um genérico "seu professor", o que não deixa de ser um acerto para a lógica por trás do site.

Vale o desafio. O pessoal da Folha Online tentou até o Sací-pererê e não ficou na mão.
Patrick Silva

Marcadores:

2 comments links to this post

Jovem americano comete suicídio durante streaming

[Captura de tela mostra o momento em que oficiais entram no quarto do jovem suicida]

Abraham Briggs, jovem de 19 anos residente na Flórida, transmitiu o próprio suicídio através de um popular site de lifecasting americano, o Justin.tv. O ocorrido se deu na última quarta-feira (19/11).

Depois de ter publicado sua carta de suicídio num fórum, o rapaz tomou uma overdose de pílulas em frente à webcam ligada e repentinamente parou de se mover. Acreditando se tratar de uma brincadeira, usuários fizeram pouco caso das imagens que estavam sendo transmitidas. Depois de algumas horas, a polícia local foi avisada e confirmou a morte do jovem.

Via INFO Online e NewTeeVee.com.

Patrick Silva

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sábado, novembro 22, 2008

Você assiste TV pela Internet?

Não? Bom, eu também não assistia até encontrar esses sites indexadores de stream que permitem ver canais de diversos países do mundo, tv aberta ou fechada, filmes, seriados, campeonatos de futebol, de forma gratuita e em tempo real. Streaming é uma tecnologia utilizada para transmitir vídeo e áudio pela internet de maneira mais rápida, sem que seja necessário descarregar o arquivo para depois assisti-lo ou ouvi-lo. Os sites indexadores de stream organizam em uma página web canais de televisão ou de rádio que podem ser acessados por qualquer computador conectado à rede, em tempo real e de forma gratuita. Há alguns que pedem contribuições dos usuários, mas deixam o conteúdo aberto, e há uma outra forma de assitir que é instalando um software.
Agora, você nunca mais vai perder um capítulo da sua novela preferida, ou deixar de ver um jogo do seu time porque onde você está não tem televisão (hehehe, mas tem que ter internet). Se é brasileiro e está em um outro país, por exemplo, não vai deixar de dar boa noite ao William e à Fátima, ou até mesmo de ver aquele programa da sua cidade que não passa nas outras, sabe? Porque são tantos os sites e os canais disponibilizados, que você encontra a transmissão do canal "x" da sua cidade. Claro que para isso você precisa ter um computador conectado à Internet. A conexão precisa ser boa. Não maravilhosa, mas boa. E pronto. Ou seja, você não precisa mais gastar dinheiro com a Globo.com se a sua única razão era não perder as novelas e os telejornais.
Alguns exemplos: LIGG3 - LinkTV - TVZIL - Tonabalada - as páginas geralmente possuem um design bastante questionável, mas isso é o que menos importa.

Beatriz Ribas

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

Google disponibiliza arquivo fotográfico da revista Life

O google disponibilizou parte do acervo fotográfico da revista Life. Segundo post publicado no blog oficial da empresa, por volta de 20% das mais de 10 milhões de imagens já foram digitalizadas e publicadas.

Uma página especial no google imagens serve de ponto de partida para vasculhar desde fotos recentes a pinturas datadas de 1750.

Apenas uma pequena parte do catálogo já havia sido publicada pela revista. O resto do acervo estava na forma de negativos, gravações, estampas ou em arquivos empoeirados.
Patrick Silva

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, novembro 20, 2008

SBPjor entrega Prêmio Adelmo Genro Filho em Encontro de Jornalismo


VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPjor foi aberto ontem no auditório da Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo. Após a abertura oficial do evento foram apresentados e entregues os certificados para os vencedores do Prêmio Adelmo Genro Filho 2008 para as categorias Inciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pesquisador Sênior.  Marcos Palacios (UFBA) foi o vencedor na categoria Pesquisador Sênior; Suzanna Barbosa (UFBA) na categoria Doutorado; Marcelo Träsel na categoria Mestrado (UFRGS); e Gabriela Jardim Rocha (PUC-MInas) na categoria Iniciação Científica).  

Mais fotos e vídeos do Prêmio serão disponibilizados posteriormente.

 Adriana A. Rodrigues

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

terça-feira, novembro 18, 2008

Começa amanhã o VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPjor


Começa amanhã na Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo, o VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPjor. Serão apresentadas 13 comunicações coordenadas e 84 comunicações individuais. Para o evento foram aprovados 152 papers, de 191 autores (em autoria e co-autoria). 

PRÊMIO ADELMO GENRO FILHO

Durante o Encontro da SBPjor será entregue o Prêmio Adelmo Genro nas categorias "Iniciação Científica", "Mestrado", "Doutorado" e "Pesquisador Sênior". Confira a relação dos ganhadores de 2008:

INICIAÇÃO CIENTÍFICA:
Primeiro lugar: Gabriela Jardim Rocha (PUC-Minas), “Mediações sociais no jornalismo colaborativo” – orientadora: Geane Alzamora
Menção honrosa: Mariana de Almeida Costa (UFF), “Jornalistas e marginalidade social” – orientadora: Sylvia Moretzsohn

MESTRADO:
Primeiro lugar: Marcelo Ruschel Träsel (UFRGS), “A pluralização no webjornalismo participativo” – orientador: Alex Primo
Menção honrosa: Ana Paula Ferrari Lemos Barros (UnB), “Saúde, sociedade e imprensa” – orientadora: Dione Moura

DOUTORADO:
Primeiro lugar: Suzana Barbosa (UFBA), “Jornalismo digital em base de dados” – orientador: Marcos Palacios

PESQUISADOR SÊNIOR:
- Marcos Palacios (UFBA)


Abaixo a programação completa do evento:

QUARTA, 19 DE NOVEMBRO

18h – 20h
Entrega de Material aos participantes

20h
Abertura Oficial


Reitor da Universidade Metodista de São Paulo
Sebastião Squirra, Diretor da Facom e Coordenador Local do 6º SBPJor
Carlos Franciscato, Presidente da SBPJor
Marcius Freire, CAPES
Juremir Machado da Silva, CNPq
Gerson Martins, Presidente do FNPJ
Sergio Murillo de Andrade, Presidente da FENAJ

20h30
Entrega do Prêmio Adelmo Genro Filho
Coordenador: Sérgio Luiz Gadini (UEPG)

20h30
Conferência de Abertura


Modelos de Jornalismo na América Latina

Silvio Waisbord
School of Media and Public Affairs
The George Washington University - Washington, DC

Coordenador: José Salvador Faro (UMESP)

22h
Confraternização


 

QUINTA, 20 DE NOVEMBRO

8h30 -10h30
Mesa Temática


O Jornalismo na área da Comunicação

Juremir Machado da Silva (PUCRS, representante da área no CNPq)
Elias Machado (UFSC)
José Marques de Melo (UMESP)

Coordenador: Wilson Bueno (UMESP)

10h30 – 10h45
Coffee break

11h – 13h
Apresentação de trabalhos nas Sessões Individuais

13h – 14h30
Intervalo para almoço

14h30 – 18h30
Apresentação de trabalhos nas Sessões Coordenadas

18h30 - 20h
Assembléia Geral da SBPJor

20h
Lançamentos de Livros


SEXTA, 21 DE NOVEMBRO

8h30 – 10h30
Mesa Temática


Categorias contemporâneas da pesquisa em Jornalismo

Manuel Pinto (Universidade do Minho – Portugal)
Eduardo Meditsch (UFSC)
Marcia Benetti (UFRGS)
Christa Berger (UNISINOS)

Coordenadora: Graça Caldas (UMESP)

10h30 – 10h45
Coffee break

11h – 13h
Apresentação de trabalhos nas Sessões Individuais

13h – 14h30
Intervalo para almoço

14h30 – 18h30
Apresentação de trabalhos nas Sessões Individuais

18h30
Encerramento

.

Adriana A. Rodrigues

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

Livro sobre edição de imagens em Jornalismo será lançado na SBPjor

Na próxima quinta-feira, durante o 6º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPjor, será será lançado o livro "Edição de Imagens em Jornalismo", organizado por Ângela Felipi, Demétrio de Azeredo e Fabiana Piccinin.   O "Edição de Imagens em Jornalismo" já está disponível para vendas no site da Editora EDUNISC. O livro traz uma série de artigos que enquadra a temática da edição de imagem para televisão, design de impressos (jornais e revistas), fotografia, infografia, telewebjornalismo, jornalismo móvel e assessoria de imprensa.


Marcadores: ,

0 comments links to this post

Livro discute cibermedios na Espanha


Está disponível na rede com acesso livre em PDF, o livro "Comunicación local y nuevos formatos periodísticos en Internet".  A publicação reúne artigos de pesquisadores espanhóis sobre cibermedios com análises da 1. Situação dos cibermedios na Espanha; 2. O caso dos cibermedios de Valência; e 3. Novos formatos jornalísticos. Abaixo o índice do livro:

I. La situación de los cibermedios en España

- La investigación sobre ciberperiodismo en España: tendencias, resultados y perspectivas. Ramón Salaverría Aliaga (Universidad de Navarra)
- El ciberperiodismo en Catalunya: apuntes sobre el estado de la cuestión. Pere Masip Masip (Universitat Ramon Llull)
- Tipología de los cibermedios vascos y modelos de producto. Estado de la cuestión del estudio del fenómeno del ciberperiodismo desde la UPV - EHU. Koldobika Meso Ayerdi (Universidad del País Vasco)

II. El caso particular de los cibermedios valencianos

- Los medios valencianos en la Red: orígenes, evolución y balance de conjunto. Guillermo López García (Universitat de València)
- Vicis de Paper en el ciberperiodisme local. Dinàmiques i estils dels mitjans valencians a Internet. Dolors Palau Sampío (Universitat de València)
- La recuperación de la información en los periódicos digitales valencianos. Rosa Martínez Rubio (Universitat de València)
- www.alcoidigital.com: un ejemplo de comunicación [local] en la red Internet. Germán Llorca Abad (Universitat de València)
- Les edicions locals de Vilaweb al País Valencià. Mar Iglesias García (Universitat d’Alacant).

III. Nuevos formatos periodísticos

- Los confidenciales digitales como nuevos formatos de opinión en la Red. María Sánchez González (Universidad Internacional de Andalucía)
- Un medio nacido de Internet: el weblog. Tomás Baviera Puig (Universitat de València)
- La opinión en la web: de la columna al weblog. Martí Domínguez Romero (Universitat de València)

fernando firmino

Marcadores: ,

0 comments links to this post

segunda-feira, novembro 17, 2008

II Colóquio Brasil-Espanha sobre Cibermedios


Acontece em São Paulo até amanhã o II Colóquio Brasil-Espanha sobre Cibermedios. O evento reúne pesquisadores de 7 universidades brasileiras e 7 espanholas participantes de um convênio internacional voltado para o estudo dos cibermedios e suas características visando identificar os processos de convergência. Durante a manhã e a tarde de hoje foram apresentados os resultados de uma pesquisa ampla de aplicação do questionário Codina sobre os principais sites/portais noticiosos para identificar os recursos utilizados. Amanhã o grupo se reúne para estabelecer as metas e as próximas etapas do convênio. Na oportunidade foi disponibilizado para os participantes o livro editado pela UFBA "Metodologia para o estudo dos cibermedios - estado da arte e perspectivas", organizado por Javier Díaz Nocí e Marcos Palacios. O material é resultado das discussões do I Colóquio Brasil-Espanha sobre Cibermedios, realizado em Salvador em 2007.
Fernando Firmino


Marcadores: , , ,

1 comments links to this post

sábado, novembro 15, 2008

Blogagem Política Coletiva II - ciberativistas contra o vigilantismo

Hoje, 15 de novembro, é dia da Blogagem Política Coletiva II, contra a Lei Azeredo (cibercrimes), pela liberdade na internet. A ação via blogs pode ser o ápice do movimento ciberativista após uma intensa semana de movimentações contra esta lei com artigos controversos que tramita na Câmara em caráter de urgência.

Na quinta-feira, vários movimentos em defesa da cultura livre estiveram presentes na Audiência Pública na Câmara dos Deputados, com argumentos mais que convincentes da impropriedade que está sendo proposta.

Na sexta-feira, foi a vez do flashmob na Avenida Paulista, em São Paulo.
E na terça passada, houve a aprovação da lei do crime de pedofilia pela internet.

Caru Schwingel

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

sexta-feira, novembro 14, 2008

57% dos brasileiros aceitam governo não-democrático

O blog Toda Midia anuncia que saiu ontem o Latinobarómetro, a pesquisa anual que a "Economist" publica com exclusividade, sobre o pensamento político dos cidadãos latino-americanos. E assinala: "No destaque da revista, "cinco anos de crescimento econômico levaram a um lento, mas relativamente firme, aumento no apoio à democracia e suas instituições na América Latina". Entre os brasileiros, por exemplo, a democracia passou a ser o regime preferido de 47%, contra 43% no ano passado _e 30% em 2001, sete anos atrás. Na região toda, uma "pequena maioria" já prefere a democracia, finalmente."
Impressionou-me mais o fato de 57% dos brasileiros afirmarem que "Não se importariam de ter um governo não democrático, desde que resolvesse problemas econômicos".
Como eu vivi a ditadura, horrorizo-me...
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, novembro 13, 2008

O New York Times, utilizando a tecnologia Many Eyes da IBM, lançou o Visualization Lab para criar representações visuais de dados e informações. O jornal passa assim a apresentar uma das possibilidades muitas vezes sugerida ou mesmo requerida em trabalhos acadêmicos, a da visualização de informações de forma gráfica e relacional.

Mapas, bolhas, gráfico de linhas, pizzas, nuvens de tags, árvores de palavras, gráficos Excel, mapas concêntricos, matrizes relacionais, linhas de palavras-chave passam a facilitar a compreensão de determinado dado informativo em relação a seu contexto.

Via Intermezzo.

Caru Schwingel

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

terça-feira, novembro 11, 2008

Tomograma em vez de holograma


Uma semana depois da CNN apresentar o que chamou de primeiro holograma exibido por uma rede de TV, conforme comentamos em post anterior, o assunto ainda repercute. O professor de física teórica Hans Jürgen Kreuzer, da Dalhousie University, no Canadá, revelou que, na verdade, as imagens vistas eram tomogramas: imagens que são capturadas de todos os lados, reconstruídas por computadores para, então, serem exibidas numa tela. Hologramas, por outro lado, são imagens projetadas no espaço.


"The CNN anchors were not really speaking to three-dimensional projected images, but rather empty space, Kreuzer said. The images were simply added to what viewers saw on their screens at home, in much the same way computer-generated special effects are added to movies", explicou Kreuzer em matéria da CBCNews.ca que ganhou destaque também no NP Posted.
Imagens holográficas são geralmente capturadas e projetadas usando lasers e, de acordo com o professor canadense, não está longe da tecnologia permitir fazer o que a CNN tentou. Ele diz que em vez de laser, o diodo (Light-emitting Diodes, LED) seria mais seguro.
Segundo Rosemary D´Amour, em matéria no Editors Weblog, a quantia para realizar o holograma - exibido durante a cobertura da apuração das eleições nos EUA - foi estimada entre 300 mil e 400 mil dólares.

Suzana Barbosa

Marcadores: , , ,

2 comments links to this post

Obama: base de dados de milhões de apoiadores será usada para governar

David Carr, no The New York Times, escreve que Barack Obama não vai se contentar com ter usado a Web para sua bem-sucedida campanha: vai usá-la também para governar. Uma linha de seu mensagem por e-mail para seus apoiadores diz: “We have a lot of work to do to get our country back on track, and I’ll be in touch soon about what comes next.”
E coisa já começou numa página que funcionará como um portal de comunicação e participação na fase transição: Change.gov.
Carr assinala que Obama chega à Casa Branca munido de uma valiosíssima base de dados de milhões de endereços de apoiadores, que podem ser instantaneamente mobilizados sempre que necessário.
marcos palacios

Marcadores: , ,

2 comments links to this post

ABCiber transmite ao vivo conferências do II Simpósio Nacional em Cibercultura


A ABCIBER - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura está transmitindo Online as mesas de conferências de seu II Simpósio Nacional, em realização na PUC-SP até o próximo dia 13. As transmissões podem ser acessadas via site do evento.
O Simpósio é organizado pelo CENCIB - Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, e tem apoio da CAPES e do Itaú Cultural e apoio cultural do TUCA, do provedor LocaWeb e da Livraria Cortez.
A programação é a seguinte:
Hoje [terça-feira]
9h – MESA 3
Mediador: Alex Primo
Fátima Régis (UERJ) - Tecnologias de comunicação, entretenimento e competências cognitivas na cibercultura
Sebastião Squirra (UMESP) - As redes sociais em nuvem e a comunicação 2.0
Vinícius Andrade Pereira (UERJ e ESPM) - Pesquisas neuro-culturais e G.A.M.E.S.2.0
11h – MESA 4
Mediador: Erick Felinto
Fernanda Bruno (UFRJ) -
Vigilância, voyeurismo e contra-vigilância na cibercultura: cartografia, visão e atenção
Lucia Santaella (PUC-SP) - A pluralidade de práticas das mídias locativas
19h – MESA 5
Mediador: Lucrécia D’Alessio Ferrara
Diana Domingues (UCS) - Urbano cíbrido: átimos calmos em comunicação ubíqua e móvel por conexões transparentes
Luisa Paraguai Donati (UNISO) - Interfaces multisensoriais: espacialidades híbridas do corpo-espaço
André Lemos (UFBA) - Comunicação móvel e os novos sentidos dos lugares: crítica da espacialização na cibercultura
Amanhã [quarta-feira]
9h – MESA 6
Mediador: Theóphilos Rifiotis
Erick Felinto de Oliveira (UERJ) - Think different: estilos de vida digitais e a cibercultura como expressão cultural
Francisco Rüdiger (PUC/RS) - Love online: fragmentos da comédia humana no mundo da cibercultura
Suely Fragoso (Unisinos) - Cunctus ergo sum: crítica à compreensão cartesiana de sujeito nos estudos de cibercultura
11h – MESA 7
Mediador: Vinícius Andrade Pereira
Sandra Portella Montardo (FEEVALE) - Fotos que fazem falar: desafios metodológicos para análise de redes temáticas em fotologs
Alex Primo (UFRGS) - O post como enunciado: gênero, tema e tom na blogosfera
Yara Rondon Guasque Araujo (UDESC) - Plataforma multiusuário “nome a ser escolhido pela população local” - Participação virtual e observação direta: sedimentando um ciberestuário?
19h – MESA 8
Mediador: Fernanda Bruno
Sueli Mara Ferreira (USP) - Produção científica brasileira em ciências da comunicação: acessibilidade, visibilidade e impacto
Marco Silva (UERJ e UNESA) - Cibercultura e educação: a comunicação na sala de aula presencial e online
Marcos Palacios (UFBA) - Medindo qualidade em jornais online: novos parâmetros e novos desafios
21h – MESA 9
Mediador: Luisa Paraguai
Donatti Gisela Castro (ESPM) - O som na cibercultura: música, consumo e pirataria na Latino-América
Gilbertto Prado (USP) - Pesquisas recentes do grupo poéticas digitais

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

segunda-feira, novembro 10, 2008

Criador da Wikipédia é entrevistado no Roda Viva e você pode participar via web


Hoje, a partir das 11h, entre na página do Roda Viva, no RadarCultura, e participe via chat ou twitter da entrevista com Jimmy Wales, o criador da Wikipédia. Wales está no Brasil para o lançamento do projeto Wikimedia Brasil.

No site, há três transmissões, a do programa televisivo, a dos bastidores (que faz as perguntas dos internautas ao entrevistado nos intervalos da gravação) e outra no trabalho do cartunista Paulo Caruso.

Estarão comentando o programa via Twitter, a professora Bárbara Dieu, o comunicador Pedro Markun e o jornalista Pedro Valente. O fotógrafo Renato Targa estará mostrando os bastidores.

Os entrevistadores de Jimmy Wales serão o sociólogo Sérgio Amadeu; Carlos Eduardo Lins da Silva, ombudsman da Folha de S. Paulo; Otávio Dias, editor do caderno Link, do Estado de S. Paulo, e Ricardo Mucci, coordenador de Novas Mídias da TV Cultura.

Caru Schwingel

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

II Simpósio da ABCiber começa hoje na PUC-SP


Com a proposta de mostrar o estado da arte da pesquisa em cibercultura no país, o II Simpósio da ABCiber inicia, às 9h, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O evento terá conferências pelas manhãs e noites e painéis temáticos à tarde. Hoje haverá também, às 14h, uma plenária especial sobre liberdade na internet, coordenada pelos professores Sérgio Amadeu e André Lemos.

Na Comissão de Arte Digital serão 11 painéis temáticos compostos por três pesquisadores ou artistas apresentando seus projetos, idéias, trabalho. Já na Comissão Científica são 36, com as mais diversas temáticas. O evento ocorre de 10 a 13 de novembro.

O professor Marcos Palacios, coordenador do GJOL e diretor editorial da ABCiber, estará participando da conferência Mesa 8, no dia 12/11, às 19h, com ponderações sobre "Medindo qualidade em jornais online: novos parâmetros e novos desafios". E também coordena hoje, às 14h e 16h30, os painéis temáticos Jornalismo na Cibercultura 1: "Processos de produção, linguagens e legitimação" e 2: "Ferramentas gratuitas, linguagens híbridas e participação", que ocorrem na sala 304 do prédio Reitor Bandeira de Mello.

Caru Schwingel

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

domingo, novembro 09, 2008

Garapa retrata a tensão dos operadores da Bovespa


O Coletivo Garapa, que vem fazendo um jornalismo multimídia independente e de qualidade, acompanhou de 27 a 31 de outubro o pregão de fechamento da bolsa de valores de São Paulo.

"No bolso da Bolsa" - vídeo composto por fotos, declarações dos operadores e informações da crise - apresenta um retrato do cansativo dia-a-dia em uma semana que foi de recuperação dos mercados.

Inicialmente o trabalho seria veiculado na Folha de S. Paulo, mas essa é uma história a ser lida no Garapa.

Caru Schwingel

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

Porque hoje é domingo III: Bastidores de um sonho

O sonho anunciado em 1963:



Os familiares e equipe de Obama nos bastidores no momento do reconhecimento da vitória pela imprensa, do discurso de concessão de McCain e do discurso do presidente eleito.

Caru Schwingel

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Porque hoje é Domingo II: Governo fixa no Diário Oficial Normas para Capirinha

Não é brincadeira, nem piada: no Diário Oficial da União do dia 31/10/2008 estão as Normas Oficiais do Ministério da Agricultura determinando o que é e como deve ser preparada uma autêntica caipirinha brasileira.
A idéia, ao que tudo indica, é evitar que algum aventureiro peça patente internacional do produto, como os japoneses tentaram fazer com o açaí.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

1 comments links to this post

Porque hoje é Domingo: transformando imagens em zeros e uns

 Alguns resultados são melhores que outros, mas é divertido. É o Text-Image.com, um site que transforma imagens em séries de zeros e uns (0,1,0,0,1,0,1,0,0,0,0,0,1,0...)
Bom Domingo.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

India coloca satélite em torno da lua: veja como foi

Animação mostra entrada em órbita na lua da Chandrayaan-1, primeiro satélite lunar indiano, ocorrida ontem.
marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

sábado, novembro 08, 2008

A Memória Jornalística como produto e modelo de negócio

Se alguém ainda duvida que a Memória é um elemento fundamental em novos modelos de negócios no Jornalismo, veja isto: o The New York Times através de sua loja (The New York Times Store) colocou à venda (em envelope plástico especial) a edição história da eleição de Obama.
O preço? U$ 14,95.
Se você preferir adquirir um reprint, só da primeira página, em formato poster, vai ter que pagar de U$49,95 a U$ 275, a depender do tamanho.
marcos palacios

Marcadores: , ,

2 comments links to this post