sexta-feira, março 13, 2009

youPode: "participativo de verdade"

Está no ar o site noticioso de jornalismo participativo youPode. Em sua versão beta, o site organiza o seu conteúdo em 11 canais, com a seguinte classificação: "youManda", "País", "Mundo", "Violência", "Blogs", "Cultura", "Você", "Tendência", "Memória", "youRiso", e "youPrensa".
Trata-se de um projeto independente, levado a cabo por dois jornalistas cariocas Dacio Malta (ex-Jornal do Brasil, Veja, O Dia, e O Globo) e Eucimar Oliveira (ex-O Dia, Extra, Jornal do Brasil, O Globo e TV Globo). A maior preocupação de ambos quanto à definição do site é que seja "participativo de verdade".

- Estamos convidando a todos para serem jornalistas, cinegrafistas, ilustradores, etc. É um convite em que vamos receber nossos colaboradores na sala de visitas e não no quartinho acanhado e escondido dos fundos da casa. Nada impede que uma notícia de relevância ou um comentário bem fundamentado seja a manchete do site. Aqui, quem participa terá peso e importância, enfatiza Eucimar, no texto que faz a apresentação do youPode.

Para criar o site, pelo que contaram Dacio e Eucimar ao Jornalistas da Web, eles se inspiraram nas ideias do também jornalista e professor da Universidade de Austin (Texas), Rosental Calmon Alves.

Só faria uma pergunta: o que levou os jornalistas a optarem por "you" em vez de "vocêPode" para o nome do site?

Suzana Barbosa

Marcadores: , , , ,

3 Comments:

Blogger GJOL said...

Suzana,
há também a questão dos direitos autorais. Nas Normas para os Colaboradores está estabelecido que:
"Ao disponibilizar o conteúdo para o youPode, o usuário e blogueiros transferem ao site, de forma gratuita, universal e permanente, todos os direitos patrimoniais sobre a informação produzida"
Ou seja, o Colaborador não recebe nada e transfere os direitos "de forma gratuita, universal e permanente", o que significa que o jornal pode fazer daquele material o que bem entender...
marcos palacios

9:57 PM  
Blogger GJOL said...

Sim, Marcos.
Transferência total dos direitos sobre o material enviado ao site e, em troca, apenas se garante o crédito.
Nada de remuneração... Uma parceria ProAm não muito equilibrada. Além do mais, o propósito do site é diferenciar-se da forma "cosmética" como os grandes meios estão trabalhando as seções participativas.
Vamos acompanhar.
Suzana

11:53 AM  
Blogger Ana Brambilla said...

Neste momento, a home do YouPode traz como manchete a repercussão de jornais brasileiros da visita de Lula a Obama: uma sequência de manchetes de jornalões. E duas fotos dos chefes de estado que, certamente não foram feitas por um cidadão repórter (e tb não têm crédito).

Eu costumo saudar a chegada de novos veículos colaborativos. E saúdo o YouPode, claro. Mas com ressalvas.

Já havia visitado o site outro dia e ele não me deu a impressão de ser colaborativo. Agora, sabendo que os direitos autorais são tratados da mesma forma incoerente como os tratam os braços colaborativos de grandes players brasileiros que apostam no modelo, perdeu mais um pouco da graça.

Mas como disse a Suzana, vamos acompanhar. Quero poder gostar do YouPode.

12:16 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home