domingo, abril 05, 2009

Caráter informacional do Twitter como fator de compra

Corre solta nos meios sociais a informação sobre uma suposta compra do Twitter pela Google. A notícia saiu inicialmente no TechCrunch, que voltou atrás, falando que os fundadores do microblog não o venderiam nem por um bilhão de dólares.

O principal interesse da Google estaria, segundo informações que li em diversos meios, no sistema de busca em tempo real do Twitter. A tese só ganha relevância, para mim, quando confrontada com a ideia da Raquel Recuero, que mostra o caráter informacional da ferramenta.

Isso serviria tanto para ampliação dos critérios de relevância das informações no sistema do Google, caso os programadores tenham interesse, como também na análise dos temas mais citadas na atualidade.

Apesar da limitação de indexar apenas as informações que são publicadas no Twitter, sem dúvida, o sistema de busca do microblog serve como termômetro para os temas de maior visibilidade no momento. O mesmo acontece com as ferramentas que vasculham a blogosfera, como o Technorati.

Não é a primeira vez que surgem boatos sobre o interesse da Google em comprar buscadores em tempo real. Em 2005, existiam fortes rumores sobre a possibilidade de compra do Technorati pela empresa.

Alberto Marques

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