quarta-feira, abril 01, 2009

Twitter: ferramenta começa a ser refinada

O serviço de microblog, Twitter, tem apresentado mudanças quase que diárias. Hoje, aconteceram algumas alterações: inclusão de tags de maior relevância, certamente as mais citadas, e a inserção da ferramenta de busca. A maioria das transformações estão relacionadas ao refinamento e filtragem de informações.

A aba “replies” foi substituída por uma que mostra uma arroba e o nome do usuário. A função é praticamente a mesma da anterior: apresenta menções feitas ao seu nome de usuário por outros inscritos. Isso indica que os responsáveis pela ferramenta estão atentos às apropriações das pessoas. Assim, apenas adaptaram ao uso que já estava sendo feito e, apresentam, com maior qualidade, as citações.

No entanto, a alteração é bastante relevante. O hábito de referenciar e construir novos laços sociais por afinidade ganha nova roupagem no Twitter. A partir do uso, o reflexo é o aumento de visibilidade para alguns usuários que estavam à margem do debate nas comunidades formadas na twittesfera. Os critérios já estabelecidos em outras redes sociais passam a valer, com maior intensidade, para uma amplificação ou formação de uma reputação.

Sobre a utilização das tags, apesar de não conhecer os critérios para sua classificação, acho que elas são mais interessantes quando apresentadas de forma contextualizada. A partir do conteúdo produzido pelo usuário, os resultados seriam apresentados. Isso facilitaria a identificação de palavras mais utilizadas e possibilitaria as pessoas encontrar temas mais relevantes para twittar, como também explorarem o assunto como estratégia de posicionamento.

Ao todo, o que me chama atenção é a criação de mecanismos mais claros de refinamento de informação. O que resta saber é se essas alterações são suficientes para filtrar todo o ruído gerado pelos milhares de usuários que estão a aderir ao serviço?

Entendo que as mudanças continuarão. Nesse processo, as apropriações nos diversos sites formadores de redes sociais têm mostrado o caminho a ser trilhado.

Alberto Marques

Marcadores:

1 Comments:

Blogger Cioara Andrei said...

Foarte interesat subiectul postat de tine, m-am uitat pe blogul tau si imi place ce am vazu am sa mai revin cu siguranta.
O zi buna!

1:42 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home