segunda-feira, maio 04, 2009

Curso de Extensão sobre Mídia Locativa

O Grupo de Pesquisa em Cibercidades, da UFBa, promove o "Curso de Extensão sobre Mídias Locativas - Comunicação e Mobilidade", no período de 11 a 19 de maio, de 19h às 22h. Outras informações no site do curso.


EMENTA

O atual estágio do desenvolvimento das tecnologias digitais móveis configura-se como uma nova fase da cibercultura, a da ?internet das coisas?. Podemos utilizar aqui a metáfora do download do ciberespaço ou como diz Russel (1999), da internet ?pingando? nas coisas, para mostrar que a antiga discussão sobre a constituição de um mundo a parte com o surgimento do ciberespaço parece estar em questão com a virada espacial que os estudos das mídias locativas trazem para o debate sobre a comunicação contemporânea. Vamos examinar o uso de tecnologias e serviços baseados em localização no contexto mundial e brasileiro, apontando para a discussão de questões como espaço, lugar, comunicação e mobilidade. Mídias locativas como dispositivos, sensores e redes digitais sem fio e seus respectivos bancos de dados ?atentos? a lugares e contextos, os chamados LBS e LBT. A característica fundamental das mídias locativas é que elas aliam, paradoxalmente, localização e mobilidade. Vamos abordar nesse curso aspectos da relação dessas novas mídias: a arte, os games, as redes de sociabilidade, marketing e o jornalismo. O curso é proposto pelo Grupo de Pesquisa em Cibercultura, credenciado pelo CNPq e pioneiro dessa discussão no Brasil.

CARGA HORÁRIA
15H

PUBLICO ALVO
Estudantes de graduação e de pós-graduação em comunicação, arquitetura, geografia, sociologia e áreas afins, profissionais de comunicação como jornalistas, relações públicas, publicitários.

ONDE
Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBa.

QUANDO
11, 12, 13, 18 e 19 DE MAIO

HORÁRIO
19 às 22H

INSCRIÇÃO
Fapex/UFBA



Adriana A. Rodrigues

Marcadores: , ,

3 Comments:

Blogger Gabriela Jardim said...

Bem que este curso poderia ser dado através de alguma plataforma e-learning. Assim, teria a possibilidade de mais interessados, de outros lugares, terem acesso a este curso tão atual e interessante. Fica aí a sugestão!!

8:11 PM  
Blogger Maurício Dias said...

Concordo com a Gabriela.
Tenho muito interesse no curso, mas fica difícil sair aqui do RS para ir a Salvador. Sei de mais gente daqui que gostaria de fazer.
Abs

1:30 PM  
Blogger Palacios said...

Prezados, entrei em contato com o Prof. André Lemos e ele me assegurou que depois do curso, o material será disponibilizado no site do Grupo de Pesquisa em Cibercidades http://gpc.andrelemos.info/blog/ para benefício dos que não podem participar presencialmente.

marcos palacios

1:49 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home