sexta-feira, maio 15, 2009

Mais um "salvador" para o futuro dos jornais



Apontado como o "salvador" dos jornais nos Estados Unidos, o leitor de livro eletrônico Kindle DX, da Amazon, começa a chamar a atenção na sua versão atual e com tela maior que permite a leitura não somente de livros, mas também de jornais. Na reportagem do Jornal da Globo, o foco está centrado nas possibilidades abertas por estes leitores eletrônicos e como os especialistas visualizam o seu uso como forma de acesso a jornais e para superar a crise instalada. E abaixo trechos da matéria.

"Uma estante tem 1.500 livros e todos cabem em um pequeno livro eletrônico. Cada um dos títulos já está disponível em formato digital para ser transferido para cá, a um custo bem mais baixo do que aquele cobrado pela livraria, em apenas 60 segundos.
Metade dos americanos só lê um único livro por ano, quando muito, e metade dos leitores do principal jornal, o New York Times, sequer compram um exemplar, lêem de graça na internet.
Tom Rosenstiel, Diretor do Projeto de Excelência em Jornalismo em Washington, profetiza que o jornal de papel está com os dias contados. Ele diz que a crise dos jornais americanos não é de falta de leitores, é uma crise causada pela mudança de tecnologia. Os jornais na internet economizam 40% em papel, tinta e distribuição.
Rosenstiel diz que os aparelhos de leitura eletrônica ainda são uma novidade, mas podem ser uma saída para jornais e revistas. O assinante paga em torno de US$ 10 por mês e recebe o jornal toda manhã por transmissão digital. "

Fernando Firmino

Marcadores: , ,

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

"permite a leitura não somente de livros MAIS também de jornais"
MAS um jornalista escrevendo MAIS???
Que tristeza!

2:18 PM  
Anonymous GJOL said...

UUUPPPSSSS.... Obrigado pela observação. Deslize já corrigido....

1:21 PM  
Anonymous Tatiana Assis said...

Nossa simplismente show de bola será bom para quem tem riniti menos pó amo a tecnologia.

10:32 AM  
Blogger Afonso Jr said...

Quer dizer que o "futuro" do jornalismo está nas mãos, e no kindle, da amazon? Qual o futuro desse "futuro"?

7:37 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home