sexta-feira, junho 26, 2009

Os Blogs estão com seus dias contados? - parte II

Em post de 25 de abril de 2009, Marcos Palacios questionava: "os blogs estão com os seus dias contados?". Esta semana, no The Guardian, Charles Arthur, voltava a abordar o assunto no artigo The Long Tail of Blogging is Dying enfatizando que os blogs não mantinham mais a mesma força de antes e pergunta: "O que veio a substituir os blogs?". Para Arthur, o Facebook e Twitter estariam ocupando este espaço e formando a nova cauda longa. O motivo desta tendência estaria na instantaneidade e facilidade no manejo destas ferramentas e a possibilidade de retweet mais prático que o link nos blogs. Esta argumentação coincide com o post de Palacios que colocava a questão: "terão os blogs esgotado sua vitalidade e estarão a caminho de serem substituídos por mídias mais leves e mais adaptáveis à portabilidade, como o Twitter, por exemplo?".

Fernando Firmino

Marcadores: , , ,

3 Comments:

Blogger Lira said...

É dramático demais acreditar que um meio de comunicação deixará de servir tanto aos seus propósitos quanto aos seus usuários devido ao surgimento de novas mídias. O rádio não se extinguiu com a chegada da TV, e nem a própria TV deixou de existir com o advento tecnológico da internet e suas ferramentas multimídias. Henry Jenkins em Cultura da convergência discute esse tema de forma interessante e ainda apresenta a tese da Falácia da Caixa Preta. Sugiro leitura. Um abraço

9:20 AM  
Blogger Diu Mota said...

Creio que substituição não. Mas a velocidade com que novas mídias vem surgindo é para se pensar, no mínimo, em convergência de mídias.

5:25 PM  
Blogger rodrigo martins said...

acho muito difícil que os blogs sejam substitupídos por completo pelo twitter ou pelo facebook. de fato as duas ferramentas têm sido mais utilizadas, pela praticidade, maior instantaneidade e adaptação aos dispositivos móveis. mas basta olhar para o twitter e perceber que grande parte dos tweets que recebemos contêm links para blogs ou outros sites. os emios ainda estão se adaptando à rede, todos eles.

2:05 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home